CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

sábado, 31 de janeiro de 2009

CAMPANHA DE PUBLICIDADE DE REDE ITALIANA QUE MOSTRA POLICIAIS MILITARES ASSEDIANDO MULHERES CAUSA POLÊMICA






Os principais jornais do Rio de Janeiro, dentre eles "O GLOBO", estam abordando matéria a respeito de uma campanha publicitária da coleção primavera/verão de uma rede italiana de roupa feminina está provocando a indignação das mulheres. Fotografada em Ipanema, a campanha, veiculada em outdoors na cidade de Nápoles, Itália, mostra duas modelos sendo revistadas por dois Policiais Militares de forma abusiva e com uma clara conotação sexual. Além do abuso contra as mulheres, chama a atenção dos brasileiros a forma com que a polícia fluminense é vista no exterior, já que os modelos masculinos da campanha usam "fardas da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro" (Sic).


Em nota, o Secretário Especial de Turismo e Presidente da RIOTUR, Antônio Pedro Figueira de Mello, repudia veementemente a propaganda. O Secretário vai enviar à embaixada Italiana no Brasil um pedido de retirada imediata da propaganda das ruas. "Esse tipo de publicidade desrespeita não só a Coorporação da Polícia Militar como compromete a imagem do Rio de Janeiro e a dos próprios cariocas. É lamentável que fatos desrespeitosos e preconceituosos como esses ainda ocorram em pleno século XXI", revolta-se o Secretário.


O Governo do Estado desconhece a realização de tal campanha, que não teria sido autorizada. Segundo a assessoria da Polícia Militar, a farda usada pelos modelos não é a oficial. "Apesar da semelhança com a farda da Corporação, observamos que o brasão não é o do Estado do Rio de Janeiro", disse por e-mail o Tenente-Coronel Rogério Leitão, Relações Públicas da PMERJ. O Oficial, no entanto, garante que a foto enviada pelo site do GLOBO será analisada por setores especializados.


A campanha foi feita pela Relish, uma rede de roupas femininas de linha jovem, com lojas em Nápoles, Bolonha e Milão, e já virou polêmica na Itália. A imagem do policial passando as mãos por baixo da roupa de uma das modelos circulou na internet e já há uma comunidade no site de relacionamento Facebook com 145 membros pedindo a remoção dos outdoors e convocando para um boicote às lojas. O site do jornal napolitano "La Reppublica" também estampa o assunto.


"É um dos outdoors mais feios que já vi na vida. Me dá nojo! A fantasia provavelmente se perdeu em qualquer filme pornô de terceira categoria", diz Antonietta Simeone na comunidade "Eliminar a publicidade da Relish em Nápoles" do Facebook. "É verdadeiramente vergonhoso. Me parece que, quando a criatividade termina, esses publicitários recorrem à 'inovação', que na verdade acaba sendo a decadência moral. Devemos dizer um basta", declara Marco Allegretti no Facebook.


A informação sobre a campanha publicitária e a polêmica em Nápoles chegou ao site do GLOBO por meio do comentário do leitor Luís Celestino de França Júnior no Blog do Ancelmo. Para a intelectual e feminista Rose Marie Muraro, as fotos tem consequências terríveis para a sociedade.- "Existe uma tara masculina de que o amor está ligado à violência. E isso não é nada bom. Se eu fosse modelo, não aceitaria fazer esse tipo de foto" – comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário