Um levantamento divulgado pela ABRES aponta que são 900 mil estagiários em todo o Brasil, sendo 250 mil de Ensino Médio e 650 mil do Ensino Superior. "Tivemos uma queda de 200 mil postos em relação a setembro devido à lei de estágios e a crise financeira mundial", afirma Seme Arone Junior, presidente da ABRES, em comunicado à imprensa.
Entretanto, o quadro mudou após a publicação da Cartilha Esclarecedora sobre a Lei do Estágio, preparada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em 24 de dezembro de 2008. "Muitas dúvidas foram esclarecidas, por isso, as empresas perceberam a segurança jurídica da nova lei e retomaram as contratações", explica Seme.
O Núcleo Brasileiro de Estágios (NUBE) disponibiliza entre janeiro, fevereiro e março, 10 mil novas ofertas para diferentes cidades. Esse índice é 48% superior em relação ao mesmo período do ano passado. Os interessados podem se cadastrar pelo site http://www.nube.com.br.
Segundo dados do último Censo do Inep/MEC são 4,6 milhões de jovens matriculados no Ensino Superior, no Brasil, mas somente 13,9% estagiam. Para o nível médio e técnico, a concorrência é ainda maior; do total de alunos -8,3 milhões - apenas 3,02% conseguiram uma vaga.
(Fonte: IG)
Nenhum comentário:
Postar um comentário