CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL TEM SEGURANÇA REFORÇADA EM BELÉM - PARÁ

Consta na Agência Brasil de Notícias, que uma parceria entre a Força Nacional de Segurança Pública e a Polícia Militar do Pará foi montada para garantir a segurança dos participantes do Fórum Social Mundial em Belém. O evento, que começa amanhã, dia 27, deve reunir 120 mil pessoas.
Duzentos e dezoito homens da Força Nacional já estão trabalhando na capital paraense e, até amanhã, o efetivo será de 230 agentes. Segundo informou o Ministério da Justiça, a Força atuará no "reforço do policiamento de proximidade". Eles estarão concentrados nos bairros de Guamá e Terra Firme, áreas periféricas da cidade com índices elevados de violência, além do centro e das docas.
Cães farejadores, um helicóptero e equipamentos antibomba serão utilizados pela Força nos trabalhos de localização de artefatos explosivos, drogas, além da prevenção de outros crimes. O efetivo permanece em Belém até o fim do encontro.
Além da Força Nacional de Segurança Pública, haverá 7.000 agentes de segurança atuando na Região Metropolitana de Belém. O policiamento fluvial contará com cinco bases que serão atendidas por 17 barcos. Uma sala operacional terá 38 câmeras de monitoramento distribuídas pela cidade, 20 delas no território das universidades que sediarão o Fórum.
De acordo com o Coronel Mário Solano, do Comando de Missões Especiais da Polícia Militar do Pará, a prioridade será uma ação preventiva, já que o encontro tem caráter pacífico. Segundo o Coronel, mais de 200 pistolas Teiser serão usadas na semana do Fórum. Essa arma emite ondas que interrompem a comunicação do cérebro com o corpo. Quando disparada, a pistola imobiliza o agressor pelo tempo suficiente para que o policial possa algemá-lo. Cerca de 100 dessas armas foram doadas à Polícia Militar do Pará e vão permanecer no estado após o encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário