CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

CHINA CENSUROU TRECHOS DO DISCURSO DE POSSE DO PRESIDENTE NORTE-AMERICANO BARAK OBAMA

Conforme “O Globo”, partes do discurso de posse do presidente norte- americano, Barack Obama, que falavam sobre "comunismo" e "dissidentes", foram censurados na China.
O principal canal de TV estatal, CCTV, e portais de internet tiveram que suprimir as referências feitas por Barak Obama a temas considerados sensíveis na China.
No discurso de posse, o Presidente, afirmou:
"Lembrem-se que gerações anteriores encararam o comunismo e o fascismo não apenas com mísseis e tanques, mas com vigorosas alianças e convicções duradouras".
Na transmissão da CCTV, o áudio da tradução foi interrompido a partir do momento em que a palavra "comunismo" apareceu na tela e a imagem do discurso foi cortada em Pequim.
Os portais Sina.com e Sohu.com, os mais usados na China, também tiveram que omitir a palavra "comunista" do discurso de Obama.
Outro trecho do discurso de Barak Obama que foi suprimido dos chineses falava da "opressão de dissidentes". "Àqueles que se agarram ao poder através de corrupção e enganação e silenciando dissidentes, saibam que vocês estão do lado errado da história, mas nós vamos estender a mão a vocês se estiverem dispostos a abrir seus punhos".
Nas traduções para chinês, somente sites de Hong Kong puderam publicar a versão integral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário