CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

A VERDADEIRA FINALIDADE DA MAÇONARIA (Contribuição do M.: M.: Vilemar)

Do ponto de vista estritamente místico, a Maçonaria é uma escola iniciática, que prepara o espírito dos seus iniciados, para a compreensão do Absoluto. Se só essa fosse, entretanto, a sua finalidade, ela seria uma mera seita contemplativa e totalmente destituída de fins práticos, embora altamente espiritualizada.
Na realidade, porém, em Maçonaria, cada iniciado deve agir, com plena consciência, na esfera de ação que lhe é apropriada, consagrando sua vida e seus esforços à concretização da Grande Obra , a Obra do Sol da Alquimia, mas que, diferentemente desta, simboliza o aperfeiçoamento individual do ser humano e, por extensão, o aperfeiçoamento de toda a espécie humana.
O principal objetivo do trabalho maçônico é a busca incessante da Verdade, a qual conduz à Luz.
Essa verdade pode ser moral, espiritual, ou mental, mas pode ser, também, a verdade social, da Liberdade e do bem-estar material dos povos, pois a Maçonaria, embora tenha muito de sua filosofia e de suas práticas ritualísticas baseadas no misticismo, é, na verdade, uma construtora social.
Nascida na esteira dos ideais liberais e libertários da humanidade, numa época de absolutismo e de dogmatismo clerical, a Maçonaria colocou-se na vanguarda, não só do renascimento cultural e científico --- o que lhe valeu as iras do Santo Ofício --- mas, também, na da luta por grandes reformas sociais, através de uma decisiva participação nos conflitos de idéias e de importantes intervenções na solução dos grandes problemas internacionais.
Que ela tem a sua dose de misticismo, disso ninguém duvida. O ocultista Eliphas Levi, diz dos maçons: " Pode-se ajuntar que tiveram os templários por modelo, os rosacruzes por pais e os joanitas por avós".
Seu dogma é o de Zoroastro e o de Hermes, sua regra, a iniciação progressiva, seu princípio, a igualdade regulada pela hierarquia e a fraternidade universal; são os continuadores da escola de Alexandria, herdeira de todas as iniciações antigas; são os depositários dos segredos do Apocalipse e do Zohar.
Mas, além disso, ela é muito mais: não sendo órgão de nenhum partido político, ou agrupamento social, ela firmou o seu propósito de estudar e impulsionar todos os problemas referentes à vida humana, com a finalidade de assegurar a PAZ, a JUSTIÇA e a FRATERNIDADE entre todos os homens e povos, sem dependência de raças, cores, religiões, ou nacionalidades.
(José Castellani - Do livro "Consultório Maçônico" - vol. I, Editora A Trolha- 1a. ed.: 1987 - 2a. ed.:1990)

Um comentário:

  1. Respeitável Ir. um texto bem escrito, claro e objetivo. Gostaria se o nobre Ir. me permitir acrescenta algo mais no que diz respeito aos grandes Objetivos e finalidades da maçonaria, concernente (As grandes reformas sociais)e intervenções na solução de grandes problemas.
    "Nascida na esteira dos ideais liberais e libertários da humanidade, numa época de absolutismo e de dogmatismo clerical, a Maçonaria colocou-se na vanguarda, não só do renascimento cultural e científico --- o que lhe valeu as iras do Santo Ofício --- mas, também, na da luta por grandes reformas sociais, através de uma decisiva participação nos conflitos de idéias e de importantes intervenções na solução dos grandes problemas internacionais. Nós maçõns não devemos nos ater aideologias tanto de esquerda quanto de direita, temos o dever de cobrar dos poderes publico independe de paixões politicas que façam obras sociais e usem o dinheiro publico para o povo que é o soberano a quem devem satisfação. Pois bem tenho lido e visto barbaridades da atual administração , um Estadista não pode, não deve se comportar como um qualquer, precisa ser coerente na fala e na postura publica, na verdade o que gostaria de salientar e que nõa podemos e nem devemos apoiar tais administradores. T.F.A.

    ResponderExcluir