CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

sábado, 24 de janeiro de 2009

O SER HUMANO SÓ É FELIZ COM DESAFIOS

Nascemos com a destinação biológica de preservar a espécie, essa é a maior preocupação da natureza, que só consegue alcançar esse objetivo preservando os indivíduos, como é lógico.
Para que a natureza atinja seu maior objetivo por nosso intermédio, estamos equipados com estruturas cerebrais para encontrar meios de ultrapassar obstáculos e vencer desafios. É por isso que se diz: “os obstáculos são colocados à nossa frente para que possamos pôr em prática nossa capacidade de vencê-los”.

Precisamos distinguir entre obstáculos-ameaça e obstáculos-desafio. Diante de uma ameaça, o ser tem duas opções: atacar ou fugir. No momento de ambas as hipóteses não é hora de analisar a situação e, sim, agir imediatamente.

Aqui estamos cuidando de desafios, isto é, obstáculos- dificuldades que não ultrapassem os limites até onde podem estender-se as capacidades humanas, que, em situações normais, são sempre geradas por uma pequeníssima fatia das potencialidades de cada qual. Em situações normais, o ser humano usa apenas uma pequena parte de seu potencial, vale dizer, de suas reservas cerebrais. O ser humano deve encarar os obstáculos como desafios.

Como viver é vencer desafios, a natureza equipou-nos para isso. Por esse motivo, se diz que “DEUS não dá carga além da que a pessoa pode suportar”. Se não estamos aceitando os obstáculos como desafios, não estamos realmente vivendo e não estamos sendo felizes, quer dizer, não estamos nos realizando. Destaquemos que realizar é tornar real, existente, e quando falamos em realização, auto-realização, estamos dizendo “tornar patente o potencial”; por isso, só podemos ser felizes, de fato, se tivermos desafios. A esta altura podemos entender melhor por que se diz que a felicidade é uma escolha, desde que transformemos dificuldades em desafios.

Nas crianças, desde o nascimento, podemos observar como elas procuram vencer desafios, buscando sempre ultrapassar limites, comportamento que é usualmente designado, mais tarde, como “artes”. A criança precisa fazer “artes” para desenvolver-se. É um treinamento para a vida. E esse treinamento jamais deve ser interrompido. Precisamos viver treinando como vencer desafios vencendo-os. Enfim, precisamos continuar fazendo “artes”, no bom sentido, pela vida afora.
(Fonte: Prof. Luiz Machado, Ph.D.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário