CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

terça-feira, 13 de abril de 2010

284 ANOS - PARABÉNS FORTALEZA !

FOTOGRAFIAS DE FORTALEZA - CEARÁ - BRASIL





Hoje é o aniversário da cidade de Fortaleza, capital do Estado Brasileiro do Ceará, a 4ª cidade brasileira dentre 5.563, a 1ª dentre as 184 cidades do Ceará e a 80ª dentre as 100 maiores cidades do mundo, não da sua primeira ocupação desde o descobrimento oficial do Brasil (1500), mas da data de sua elevação à condição de Vila a 284 anos.

Marcada pela desigualdade, desde a sua fundação, no século XVIII, Fortaleza entra no século XXI carregando o estigma de ser uma cidade para poucos. Esta herança histórica de ser uma cidade desigual faz com que, ao completar 284 anos de elevação à condição de vila, em 1726, nem todos os seus cerca de 2.700.000 de habitantes sejam reconhecidos, formando a Fortaleza invisível que tanto incomoda quanto contribui para a vida e a economia do Estado, participando, indiretamente, inclusive do seu Produto Interno Bruto (PIB).

Fortaleza é uma das cidades com piores índices de distribuição de renda no mundo. A riqueza está na mão de poucos. A taxa de concentração de renda na mão dos ricos é elevadíssima.

Você percorrendo os menos de 400 km quadrados da cidade é tomado pela supresa de se deparar com áreas nobres, lindas, com ares de primeiro mundo, bem como em áreas como que fossem devastadas por uma guerra com pobreza e miséria generalizada à céu aberto, um "submundo".

Conforme dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, a última pesquisa realizada pelo Instituto do Desenvolvimento do Trabalho (IDT), em 2008, identificou 57% de pessoas no setor informal, invertendo a situação verificada, em 1984, quando o percentual era de 44%. Em 2006, estudo realizado pela Prefeitura, em 114 bairros da periferia, zona que abriga grande parte de sua população invisível, identificou 80% da população no setor informal em algumas áreas."

(Fonte: Informações dos Jornais O Estado, O Povo, Diário do Nordeste e Internet)

Um comentário:

  1. EU AMO MINHA fORTALEZA,ELA É LINDA CHEIA DE GLAMOUR,E ALEGRIA A CIDADE DE LUZ E SOL.EU TENHO MUITO,MUITO ORGULHO DE MORAR NESSA CIDADE MARAVILHOSAQUE FEZ 284 ANOS.

    PARABÉNS FORTALEZA,
    OBRIGADO FORTALEZA.

    ResponderExcluir