CIVITATE - INCENTIVADORES

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

PANETONES CASEIROS

"Receitas de Panetones Caseiros"

"Com recheio de frutas cristalizadas ou de chocolate, aprenda a preparar dois tipos de bolo de Natal."

"A combinação de ingredientes simples com uma boa dose de paciência ajuda a preparar, em casa, ao menos duas opções de panetone. “Sendo bem cuidadoso, o resultado pode sair perfeito, mesmo fazendo tudo de forma caseira”, avalia a confeiteira Christina Hatt, da Confeitaria Christina, em São Paulo.

A partir de receitas profissionais, Christina fez duas fórmulas caseiras. As medidas foram adaptadas para ingredientes fáceis de encontrar e de trabalhar. Mesmo para o cozinheiro amador.

Panetone de frutas cristalizadas

Rende 2 unidades de 500g cada.

Ingredientes

1 xícara (chá) de leite
4 tabletes de fermento biológico
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de farinha de trigo
6 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
4 gemas
1/2 xícara (chá) de manteiga
250 g de frutas cristalizadas
250 g de uvas passas escuras
1 colher (sopa) de essência de panetone

Modo de preparo

Misture em uma panela o leite e o açúcar e leve ao fogo até amornar (não exceder 40 graus celsius). Transfira para uma tigela, junte o fermento e mexa até dissolver. Adicione uma xícara (chá) de farinha de trigo, mexendo até ficar homogêneo. Cubra a tigela com filme plástico e deixe crescer por 30 minutos em local aquecido.

Após esta primeira etapa, junte as gemas, a farinha de trigo, o sal, a essência de panetone e a manteiga. Sove a massa até ficar lisa e despender da mão. Na batedeira, bata até que a massa se desprenda e fique bem elástica.

Junte as frutas cristalizadas e as uvas passas e misture tudo até ficar bem espalhadas pela massa. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada, cubra com o filme plástico e deixe crescer por mais 45 minutos em local aquecido. Em seguida, divida a massa em duas e sove mais uma vez ligeiramente para retirar o ar.

Distribua em duas formas de papel untadas, próprias para panetone, com capacidade para 500 gramas cada uma. Coloque a massa até a metade da altura das formas e deixe crescer por mais 30 minutos. Ligue o forno a 180 ou 190 graus. Antes de colocar no forno, faça um pequeno corte em “X” na superfície, para evitar que a massa rache. Leve para assar por 45 minutos, ou até os panetones ficarem dourados.

Panetone Trufado

Rende 2 unidades de 500g cada.

Ingredientes

1 xícara (chá) de leite
4 tabletes de fermento biológico
½ xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de farinha de trigo
6 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
4 gemas
½ xícara (chá) de manteiga
500 g de massa trufada de gianduia

Para massa trufada

100 g de chocolate meio amargo
200 g de chocolate ao leite
100 ml de creme de leite em caixinha
100 g de avelãs moídas em farelos
50 ml de licor de cacau
1 colher de chá de essência de baunilha

Massa Trufada

Pique os chocolates bem finos. Ferva o creme de leite e despeje sobre o chocolate. Bata bem até a mistura ficar bem lisa e brilhante. Junte o licor de cacau e as avelãs moídas. Leve para gelar por 30 minutos. Faça pequenas trufas e reserve na geladeira.

Modo de preparo

Misture em uma panela o leite e o açúcar e leve ao fogo até amornar (não exceder 40C). Transfira para uma tigela, junte o fermento e mexa até dissolver. Adicione 1 xícara (chá) de farinha de trigo, mexendo até ficar homogêneo. Cubra a tigela com filme plástico e deixe crescer por 30 minutos em local aquecido.

Depois, junte as gemas, as 6 xícaras de farinha de trigo, o sal, a essência de baunilha e a manteiga. Sove a massa até ficar lisa e despender da mão. Na batedeira bata até começar a soltar a massa do tacho, e a massa estiver bem elástica. Em seguida, junte as mini trufas e misture tudo até ficar bem espalhadas pela massa. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e cubra com o filme plástico e deixe crescer por mais 45 minutos em local aquecido. Em seguida,divida a massa em duas e sove mais uma vez ligeiramente para retirar o ar.

Distribua em duas formas de papel untadas, próprias para panetone, com capacidade para 500 gramas cada uma. Coloque a massa até a metade da altura das formas e deixe crescer por mais 30 minutos. Ligue o forno a 180 ou 190 graus. Antes de colocar no forno, faça um pequeno corte em “X” na superfície, para evitar que a massa rache. Leve para assar por 45 minutos, ou até os panetones ficarem dourados."

(Fonte: Confeitaria Christina, Flávia Pegorin - Ig)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.