CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

domingo, 13 de dezembro de 2009

CEARÁ - GREVE DOS AGENTES PRISIONAIS CAUSAM TRANSTORNOS EM PRESÍDIOS

"Em Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza - CE, familiares que foram visitar os detentos da Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto na manhã deste domingo (13/12) não conseguiram entrar no prédio. Segundo os parentes, agentes penitenciários em greve estão dificultando a entrada dos visitantes.

A paralisação ficou definida em uma assembleia ocorrida no último dia 28 de novembro, caso o Governo do Estado não homologasse, até a última sexta-feira (11), o acordo firmado com a categoria.

Bento Laurindo, coordenador do Sistema Penitenciário do Ceará, informou que os agentes teriam trancado os cadeados e escondido as chaves, o que estaria dificultando o acesso ao local. De acordo com informações de parentes dos preso, os detentos estão revoltados com o fato e ameaçam uma rebelião. Os familiares também denunciam que estariam sendo ofendidos verbalmente pelos agentes.

IPPOO II

Em frente ao Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), os familiares dos presos também não tiveram acesso ao Presídio por causa da greve dos agentes penitenciários. Do lado de fora, é possível escutar barulho de gritos e explosões vindos do lado de dentro do Instituto.

Reivindicações dos Agentes

Os profissionais querem um aumento salarial e a redução da carga horária de trabalho. Atualmente os agentes recebem um salário de R$ 1.116,00, valor já inclui gratificações, e trabalham 48 horas semanais. Mas de acordo com o sindicato da categoria, esse valor é para ser de 1.790 reais com 30 horas semanais de trabalho.

Ele explica que o salário atual é correspondente a profissionais de nível de ensino fundamental, e os agentes prestaram concurso para nível médio. Ainda de acordo com Coutinho, todas essas reivindicações contam com o apoio de uma lei aprovada em março de 2008, que diz que os agentes penitenciários devem trabalhar 30 horas por semana."

(Fonte: TJonline)

GREVE DOS AGENTES PRISIONAIS É SUSPENSA APÓS MUITA CONFUSÃO NESTE DOMINGO

"Tensão, revolta, correria e explosões no interior dos presídios da Região Metropolitana de Fortaleza, neste domingo, 13/12, durante as doze horas de greve dos agentes penitenciários, que reivindicam reajuste salarial e redução da carga horária de trabalho.

Na Casa de Custódia de Itaitinga, um policial militar sacou a arma e passou a intimidar parentes dos presos, que pressionavam a entrada para o início do horário de visita.

A Secretaria de Justiça acusa o movimento grevista de ter escondido as chaves das celas, como forma de impedir a visita dos familiares dos detentos, com apoio de policiais civis e militares.

Uma reunião na Procuradoria Geral do Estado, entre a diretoria do sindicado dos agentes penitenciários e o procurador Fernando Oliveira suspendeu a greve da categoria, diante da promessa do procurador da disposição do governador Cid Gomes em atender as reivindicações da categoria, sinalizadas pelo próprio Governo do Estado, em setembro do ano passado."

(Fonte: Nicolau Araújo - Portal O Povo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário