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domingo, 7 de junho de 2009

A VISÃO DE FUTURO DE UMA ORGANIZAÇÃO É UM PODEROSO INGREDIENTE PARA FAZER COM QUE AS COISAS ACONTEÇAM

"É necessário que todas as organizações tenham um sonho a realizar, isto lhes dá uma direção a seguir. Entretanto, o sonho não é suficiente para que as coisas aconteçam; é necessário construir um caminho seguro, rumo ao sonho; por exemplo: definir ações que tornarão o sonho realidade é importante porém igualmente importante é construir este caminho de forma participativa.

“Para as Organizações gerarem comprometimentos nos seres humanos, com os planos traçados, é necessário que os mesmos participem ativamente do processo de definição do plano”.

É necessário que estejam adequadamente sensibilizados para sua importância, para que fiquem motivados, a motivação é outro ingrediente importantíssimo e indispensável.

“O sonho, cujo caminho não esteja adequadamente construído, nunca será nada além de um sonho a mais”.

Sonhar e não transformar o sonho em realidade, pode gerar grandes frustrações nas pessoas, contribuindo para a desmotivação e a alienação.

Se somarmos os dois ingredientes, nossos sonhos e nossas ações, bem e rapidamente realizadas, veremos que somos capazes de realizar grandes realizações em nosso trabalho o que manterá todos satisfeitos e motivados, pois os resultados aparecerão.

Segundo Warrem Bennis, “Assim como nunca nenhuma grande pintura foi criada por um comitê, as massas jamais criaram grandes visões", ­quando se trata de definir a visão, a tarefa é basicamente nossa, como podemos desenvolver uma visão atraente para uma empresa se não tivermos urna visão atraente em nossa própria vida – uma melhor compreensão de nossos próprios valores, necessidades, expectativas, esperanças e sonhos? Quando descreveu a Disneylândia, Walt Disney não estava falando de um parque de diversões; estava descrevendo seu porto feliz. Foi muito pessoal e expressava seus valores, necessidades, expectativas e sonhos.

Uma visão é algo mais do que a convocação a aumentar a participação de mercado, arrasar a concorrência ou duplicar os lucros do ano passado. É mais emocional do que analítica. Em suma, é algo que toca o coração, não apenas a mente. Uma visão, segundo Karl Albrecht, é uma “imagem compartilhada do que queremos que a organização seja ou se torne...ela nos dá um ponto que objetiva uma futura orientação. A visão responde à pergunta: Como desejamos que as pessoas queridas nos vejam? A declaração da visão ... envolve um elemento de objetivo nobre e altos valores, de algo considerado especialmente valioso"."


(Fonte: Temas de Chefia & Liderança)

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