A realização de objetivos com e através de pessoas, na realidade é liderança.
O papel do líder nas empresas, hoje mais do que nunca, é de vital importância para que uma organização mantenha‑se competitiva e atuante no mercado frente às suas concorrentes.
O sucesso de um líder é medido pelo resultado do grupo que dirige e refere‑se à maneira como o indivíduo ou grupo se comporta.
Nos últimos anos temos visto um aumento muito grande com relação a investimentos na área de pessoal, principalmente na formação de líderes, através de cursos e treinamento interno ministrados por consultorias e assessorias especializadas.
O líder deve ser moldado, trabalhando no sentido de desenvolver esta qualidade, a liderança, para o grupo.
Muitas pessoas já nascem com uma espécie de liderança natural e que, se não trabalhada corretamente, poderá ao invés de gerar progressos no grupo, acontecer o inverso e provocar "rachas" entre os componentes.
O trabalho do líder é justamente administrar as diversas faces existentes no grupo. As vaidades e personalidades de cada indivíduo são diferentes e cabe ao líder ter a percepção do que há em sua volta e encaixar cada "peça" na engrenagem da organização para que seu rendimento seja otimizado. Como dizem, o grupo é exatamente a cara de seu líder.
Se um grupo não produz com eficácia e fica aquém dos resultados esperados, pode ter certeza de que falta qualidade na liderança.
(...) se os gerentes forem bem‑sucedidos e eficazes ao mesmo tempo, sua influência tenderá a levar a uma produtividade, e desenvolvimento organizacional duradouro. (Psicologia para Administradores ‑ Hersey/Blanchard).
O líder moderno tem que saber principalmente motivar os indivíduos no grupo, mesmo frente às condições mais adversas e canalizar esta motivação diretamente para o aumento da produtividade, com a qualidade desejada.
(Fonte: Temas de Chefia & Liderança)
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