CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

terça-feira, 16 de junho de 2009

SILAS DE AGUIAR MUNGUBA

Silas de Aguiar Munguba foi um dos mais renomados médicos cearenses­. Homem polivalente, realizou inúmeros outros serviços em prol da comunidade, tendo inclusive integrado a Força Expedicionária Brasileira FEB que combateu na Itália, durante a 2ª Guerra Mundial, fundado diversas entidades assistenciais, proferido incontáveis conferências e recebido igual número de homenagens por ser o que é para a sociedade cearense e brasileira.

Reconhecida "Força Viva" do Ceará, nasceu em Manaus, na Amazônia, no dia 29 de setembro de 1923, filho querido de José Munguba Sobrinho e de Amazonila de Aguiar Munguba. Dedicado estudante, iniciou seus estudos no colégio Americano Batista, em Recife, Pernambuco, onde completou o primário e o ginásio. A seguir o curso Pré‑médico no Ginásio Pernambuco, também em Recife. Graduou‑se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco, tendo interrompido os estudos nos de 1944 e 1945, para lutar pela pátria e pelo mundo livre que combatia, então, as famigeradas hostes Alemãs de Hitler e fascistas de Mussolini que aliadas ao Império do Sol Nascente, do imperador Hiroito, ameaçavam a paz no globo terrestre.

Integrou a FEB de julho de 1944 a setembro de 1945. Mostrou‑se um soldado de valor, e sua bravura em combate foi reconhecida pela cúpula do Exército Brasileiro. Foi condecorado pela FEB com a "Cruz de Combate 1ª Classe", Medalha "Cruz Campanha", Medalha de guerra "Sangue do Brasil", todas em reconhecimento pelo seu valor na luta pelos ideais do mundo livre.

Ao voltar da Guerra retomou seus estudos, se formando efetivamente em 1950, desde então, concluiu diversos cursos de especialização a fim de se aperfeiçoar na Medicina. Além disso participou de diversos encontros, seminários e Convenções profissionais. Foi também presidente do terceiro Congresso Nordestino de Ginecologia e Obstetrícia.

Entre suas diversas atividades médicas profissionais, não houve uma sequer que maculasse seu brilhantismo profissional.

Mas é no "Desafio Jovem", que Silas Munguba encontrou a realização maior de sua vida. Fundado por ele em 15 de fevereiro de 1975, é uma clínica cuja finalidade é a recuperação de toxicômanos e alcoólatras. Lá, são efetuadas curas de qualquer dependência de quaisquer tipo de drogas, sendo que mais comum é a cura do vício da maconha, álcool e psicotrópicos.

A base principal do tratamento do "Desafio Jovem” é a fé, em si mesmo, no próximo e em Deus, na forma do amor, fundamentos essenciais para a reeducação de toxicômano ou alcoólatra.

Para o médico, a parte mais difícil é o aspecto psicológico, posto que o aspecto físico é praticamente curável no primeiro mês. "Tudo o que é necessário no indivíduo", afirmava Silas Munguba, “é o amor a Deus e às coisas de Deus", partindo do princípio de que quem ama a Deus não destrói o seu próprio corpo com drogas, pois o corpo humano é uma das maravilhas do Criador.

Dr. Silas faleceu em Fortaleza - CE, ontem, dia 15 de Junho de 2009.
(Fonte: Temas de Chefia & Liderança)

Nenhum comentário:

Postar um comentário