Reconhecida "Força Viva" do Ceará, nasceu em Manaus, na Amazônia, no dia 29 de setembro de 1923, filho querido de José Munguba Sobrinho e de Amazonila de Aguiar Munguba. Dedicado estudante, iniciou seus estudos no colégio Americano Batista, em Recife, Pernambuco, onde completou o primário e o ginásio. A seguir o curso Pré‑médico no Ginásio Pernambuco, também
Integrou a FEB de julho de
Ao voltar da Guerra retomou seus estudos, se formando efetivamente em 1950, desde então, concluiu diversos cursos de especialização a fim de se aperfeiçoar na Medicina. Além disso participou de diversos encontros, seminários e Convenções profissionais. Foi também presidente do terceiro Congresso Nordestino de Ginecologia e Obstetrícia.
Entre suas diversas atividades médicas profissionais, não houve uma sequer que maculasse seu brilhantismo profissional.
Mas é no "Desafio Jovem", que Silas Munguba encontrou a realização maior de sua vida. Fundado por ele em 15 de fevereiro de 1975, é uma clínica cuja finalidade é a recuperação de toxicômanos e alcoólatras. Lá, são efetuadas curas de qualquer dependência de quaisquer tipo de drogas, sendo que mais comum é a cura do vício da maconha, álcool e psicotrópicos.
A base principal do tratamento do "Desafio Jovem” é a fé, em si mesmo, no próximo e em Deus, na forma do amor, fundamentos essenciais para a reeducação de toxicômano ou alcoólatra.
Para o médico, a parte mais difícil é o aspecto psicológico, posto que o aspecto físico é praticamente curável no primeiro mês. "Tudo o que é necessário no indivíduo", afirmava Silas Munguba, “é o amor a Deus e às coisas de Deus", partindo do princípio de que quem ama a Deus não destrói o seu próprio corpo com drogas, pois o corpo humano é uma das maravilhas do Criador.
Dr. Silas faleceu em Fortaleza - CE, ontem, dia 15 de Junho de 2009.
(Fonte: Temas de Chefia & Liderança)
Nenhum comentário:
Postar um comentário