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segunda-feira, 8 de junho de 2009

VOO AF 447: JÁ FORAM RESGATADOS CORPOS DO ACIDENTE COM O AIRBUS DA AIR FRANCE

“As equipes de resgate do Brasil e da França que trabalham nas buscas pelo Airbus A330 da Air France, desaparecido no Oceano Atlântico há uma semana, recolheram um total de 17 corpos, segundo informou neste domingo o tenente-coronel Henry Munhoz, da assessoria de imprensa da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Comando da Aeronáutica. Outros corpos também foram avistados e serão resgatados.

A fragata Constituição está a caminho de Fernando de Noronha, onde deve chegar apenas na terça-feira, com os corpos de nove vítimas. A embarcação, que deveria estar a 300 quilômetros do arquipélago na segunda-feira, atrasou-se porque, quando viajava com os dois primeiros corpos, localizados no sábado, precisou retornar para recolher setes cadáveres. Desses nove, quatro são do sexo masculino, quatro do sexo feminino e um ainda não identificado. Outros oito corpos foram resgatados na tarde deste domingo pela fragata francesa Ventôse. Dos 17 corpos localizados, dois foram resgatados no sábado e 15, no domingo .

Pela manhã, o capitão de fragata Giucemar Tabosa, do Centro de Comunicação Social da Marinha, havia dito que ainda não era possível precisar a quantidade de partes do avião encontrados:
- O pessoal da fragata (Constituição) reportou que estava navegando num mar de destroços.
O voo AF 447 do Rio de Janeiro a Paris tinha 216 passageiros de 32 nacionalidades, incluindo sete crianças e um bebê. Segundo a Air France, 61 eram franceses, 58 brasileiros e 26 alemães. Dos 12 tripulantes, um era brasileiro e os demais franceses.
Investigadores estão considerando a possibilidade de os sensores de velocidade do A330 terem congelado, e a Air France informou sábado que está acelerando a substituição desses componentes em todos os Airbus de sua frota que fazem voos de longa duração.
Corpos estavam a cerca de 1.150 km de Recife, para onde serão levados

A preparação pericial inicial dos corpos será realizada em Fernando de Noronha, mas a identificação só será feita no Instituto Médico Legal (IML) de Recife, pela Polícia Civil de Pernambuco e pela Polícia Federal (PF). A PF ficará responsável pelos exames genéticos e pela identificação das impressões digitais.

De acordo Henry Munhoz, a área onde está concentrada a maior parte dos corpos e destroços encontrados fica a 1.150 km de Recife. Essa distância equivale ao trajeto entre São Paulo e Porto Alegre, que, de ônibus, pode ser percorrida em 18 horas. Como os navios atingem velocidade menor do que a dos ônibus, o transporte das vítimas para o continente é mais demorado, explicou o tenente-coronel.
- O processo logístico (de transporte dos corpos) é complexo - resumiu Munhoz.

O assessor de Imprensa da Aeronáutica também informou que dezenas de componentes do Airbus A330 foram recolhidos neste domingo.
Munhoz explicou ainda que o resgate de corpos e destroços é de responsabilidade do Brasil, enquanto França comanda as investigações sobre as causas do acidente.
As atividades de busca contam com 14 aeronaves, sendo 12 brasileiras e 2 francesas, além de cinco navios do Brasil e um da França. Detalhes sobre os objetos que estão sendo recolhidos dos passageiros da aeronave não serão divulgados.

- Pegamos, relacionamos todo esse material e apresentamos aos familiares. Se eles desejarem, eles comunicam à imprensa o que foi localizado - disse o assessor da FAB. - O que a gente não quer é criar uma tensão maior e um sofrimento maior a essas famílias que estão apreensivas - acrescentou.

Os corpos e os destroços estão sendo recolhidos por botes ou por içamento. Foram localizadas duas poltronas, que a Air France já confirmou que pertencem à companhia.

IML de Recife preparou três planos para identificação das vítimas

O Instituto Médico Legal de Recife preparou três planos para receber as vítimas do voo 447. Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, o primeiro plano é manter um esquema normal de trabalho que vai conciliar a necropsia destes corpos com o dia-a-dia do instituto.

Em média, o IML faz a necropsia de 20 corpos por dia e conta com uma equipe de 329 papiloscopistas, 105 médicos legistas e 177 peritos criminais. A equipe já foi reforçada por cinco peritos de Brasília e mais três de Pernambuco da Polícia Federal. Se o número de corpos aumentar e forem muitos ao mesmo tempo, o planejamento é fazer um IML itinerante fora do prédio central para trabalhar nas necropsias das vítimas do voo 447. Nesse cado, o prédio central vai atender somente as necropsias da cidade.

Busca por caixas-pretas começa na quarta-feira

De acordo com o jornal francês "Le Figaro", o submarino nuclear de ataque (SNA) Emeraude deve chegar ao local onde estão sendo realizadas as buscas na quarta-feira, e começará a procurar pelas caixas-pretas da aeronave. Com sonares, o submarino tentará localizar os registros do voo.
- Vamos precisar de muita sorte porque não sabemos a posição exata do acidente, mas vamos tentar - explicou na sexta-feira o capitão Christophe Prazuck, do Estado Maior das Forças Armadas.”

Atualização às 12h12
Equipes encontraram mais material do voo da Air France na manhã de hoje, inclusive uma peça grande da fuselagem da aeronave.

Atualização às 20h48

Os Comandos da Marinha e da Aeronáutica informaram que, até o momento, 24 corpos foram resgatados nas buscas pelo Airbus da Air France, que caiu no Atlântico no último domingo. Destes 24, oito corpos foram encontrados nesta segunda-feira.

(Fonte: Globonews TV; O Globo; Agências internacionais; Ig)

Um comentário:

  1. OI !! Tava passando poraqui e achei interssante o Blog. Teve um cientista que explicou dá uma possivel idéias desse tipos de acidente envolvendo aeronaves. Nas 4 observações finais dele. Os Acidente são parecidos com o do Triângulo das Bermudas.

    Leitura:


    http://www.scribd.com/doc/16331957/Teoria-do-Triangulo-das-Bermudas


    Download:

    http://www.4shared.com/file/111224052/82504f2c/Teoria_sobre_o_Tringulo_das_Bermudas.html


    Falou....

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