CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

terça-feira, 16 de junho de 2009

1000 POSTAGENS E MAIS DE 90.000 ACESSOS EM 150 DIAS DE EXISTÊNCIA DO CIVITATE – BLOG DO CORONEL BESSA

Isso mesmo, mil postagens em cinco meses de atuação do CIVITATE – BLOG DO CORONEL BESSA.

Lançado no dia 12 de janeiro de 2009, este espaço visa fortalecer a cidadania. O site está sendo construído com a ajuda de nossos AUTORES DAS MATÉRIAS (AUTORIA PRÓPRIA, JORNALÍSTICAS OU DE TERCEIROS), SEGUIDORES, COMENTARISTAS e por VOCÊ que contribuiu com mais de NOVENTA MIL ACESSOS em apenas 150 dias de existência. Por isso, o blog CIVITATE não é meu, é NOSSO.

Nossos principais objetivos são:

A Segurança...
“A eficácia de uma política de prevenção do crime e produção de segurança está relacionada à existência de uma relação sólida e positiva entre a polícia e a sociedade”.
“A enorme desproporção entre os recursos humanos e materiais disponíveis e o volume de problemas, forçou a polícia a buscar fórmulas alternativas capazes de maximizar o seu potencial de intervenção. Isto significa o reconhecimento de que a gestão da segurança não é responsabilidade exclusiva da polícia, mas da SOCIEDADE como um todo”.

A Sociedade...
“É a comunidade animal natural que agrupa indivíduos da mesma espécie, ligados entre si pela potência dos fenômenos interatrativos, e ocupando um biótipo que a comunidade condiciona estreitamente”. Este conceito, advertem Georges Thines e Agnes Lempereur, é do ponto de vista puramente biológico (In Dicionário Geral das Ciências Humanas, Lisboa, Edições 70, 1984, p. 852).
Já Régis Jolivet define como “a união moral estável, sob uma única autoridade, de várias pessoas, físicas ou morais, que tendem a um fim comum” (In Curso de Filosofia, São Paulo, Agir, 13ª ed., 1979, p. 408).
Giorgio Del Vecchio, define sociedade como “um complexo de relações pelo qual vários indivíduos convivem e trabalham conjuntamente, de modo a formarem uma nova e superior unidade” (In Lições de Filosofia do Direito, Coimbra, 2ª ed., 1951, p. 329).
Santo Tomás de Aquino (1225-1274), considera que o homem é sociável por natureza e só viveria em solidão em três situações: excellentia naturae – natureza excelsa, divina, carismática, vive em comunhão; corruptio naturae – o indivíduo atingido por anomalias físicas ou mentais; mala fortuna – o indivíduo é privado do convívio social em razão dos azares do destino, por exemplo, um naufrágio, uma queda de uma aeronave, donde ele fosse privado do convívio com os demais, solitariamente...
Já Thomas Hobbes (1588-1679), diz que o homem é anti-social por índole, e adverte: homo homini lupus (o homem é lobo do próprio homem). Mas reconhece que devido a necessidade de sobrevivência pessoal o impele para a VIDA COMUNITÁRIA.
Aristóteles dizia que o homem era um animal político (zoom politikon), afirmava ainda:...”resta evidente que o Estado é uma instituição natural e que o homem vem a ser, por natureza, um animal político. Um homem que, por temperamento, e não em razão de determinadas circunstâncias, não vive em sociedade, ou é um degenerado, ou é muito superior a um homem” (Aristóteles In: A Política, Livro I, Capítulo 2º).
Para finalizar, cito Lahr: “o homem nutre simpatia (do grego sympathia – disposição puramente passiva dos seres sensíveis compartilhar espontaneamente as emoções com aqueles que convivem) pela vida em sociedade. A interação faz parte do nosso cotidiano. Para tal mister o homem criou a comunicação, que facilitou sua vida em sociedade, onde pode ser constatada como o indicio marcante da sociabilidade humana”.
O Novo Código Civil (Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002), trata da sociedade no Livro II, Título II, Capítulo único, art. 981 e seguintes.

A Polícia...
“A importância da POLÍCIA pode ser resumida na célebre afirmativa de Honoré de Balzac: ... os governos passam, as sociedades morrem, a polícia é eterna.
O Desembargador Antônio de Paula – SP, citado por Bismael Moraes, entende que a POLÍCIA pode ser definida “como a organização destinada a previnir e reprimir delitos, garantindo assim a ordem pública, a liberdade e a segurança individual”.
A polícia em seu ideal de bem servir, deve ser tranqüila na sua atuação, comedida nas suas ações, presente em todo lugar e sempre protetora, velando pelo progresso da sociedade, dos bons costumes, do bem estar do povo e pela tranqüilidade geral.
Na condição de necessidade básica, a impulsão interna na pessoa para a conquista e manutenção da segurança torna-se muito forte, individualmente ou coletivamente, levando o homem e a civilização a caminhar na esteira da autodefesa. A autodefesa do indivíduo tem como conseqüência a preservação da vida e da espécie. Já vimos épocas em que a autodefesa individual dependia do físico do homem na luta contra seus inimigos naturais. A defesa coletiva, além do físico dependia também de barreiras naturais ou artificiais como as montanhas, as águas, as muralhas da China ou os castelos medievais.

O Fortalecimento da Cidadania nas Comunidades, nas cidades...
...quanto mais civilizada é uma comunidade, menos atos de polícia administrativa são praticados. Daí é preciso que a questão da segurança pública seja discutida e assumida como tarefa e responsabilidade de todos, do Estado e da Sociedade. (Adail Bessa de Queiroz)

As residências têm, comumente, espaços depreciativos (como os “aposentos de terceiros” e os quartos de depósito – “bregueços”) e espaços mais valorizados (bonitas salas de estar, bar – que substituíram os santuários). Em geral, os lares não apresentam espaços homogêneos. Assim, são as cidades – devemos trabalhar contra isso, pois via de regra esta realidade se estende para todos os espaços habitados pelos seres humanos, marcadamente no interior do sistema capitalista. O mencionado confronto entre fracos e fortes.
Ao olharmos o mapa de uma metrópole nela veremos favelas, bairros pobres de periferia. Mas nem sempre foi assim, ao que tudo indica os primeiros ajuntamentos humanos devem ter sido formas de reação ao medo. Os homens vivendo bem próximos poderiam apoiar-se mutuamente e se solidarizar ante os perigos que vinham de fora do grupo. O Capital surgiu daí: Homem + Produção + Dinheiro.
As grandes cidades concentram a propriedade dos meios de produção. Consta que as ações humanas são determinadas por dois elementos: o desejo e o poder. Razão pela qual devemos ter otimismo e esperança, pois o indivíduo não pode viver sem desejos, vontade, senão inicia sua auto-anulação. De outra parte, mantendo-se o desejo e havendo um colapso do poder, a pessoa se vê tomada pela ansiedade e pelo medo. Estes dois últimos fatores gera o sentimento de impotência e de fragilidade. Um ser humano cheio de aspirações e sem nenhum poder de realizá-las, torna-se, de uma ou outra forma, violento. Torna-se hostil.
Autoridades policiais e os meios midiáticos costumam afirmar que nos bairros pobres de periferia é onde a violência é mais crua e deflagrada. Isto não quer dizer que os pobres são, naturalmente mais violentos. Quer isto significar que o grau de impotência que lhes foi imposto acua-os de tal forma que, em certos momentos, só os atos de violência se apresentam para eles como alternativa de libertação e sobrevivência.
Lapierre disse: “a brutalidade é a violência dos fracos. A violência dos poderosos é calma, fria, segura de si mesma; suas técnicas de opressão são discretas, refinadas e, enfim, terrivelmente eficazes”.
Auzele, urbanista, afirma que há espaços depressivos (mal cuidados, sujos, tristes, abandonados); espaços agressivos (ruas estreitas, ruas com excesso de parafernálias de propaganda, som, poluição que agride, ousadia dos automóveis); espaços depreciativos (locais onde morar, as vezes pelo próprio nome os moradores procuram omitir, pois pode gerar preconceitos); espaços absurdos (os que fogem o controle até do “Estado” e realmente carecem de qualquer sentido de vida para nós).
Na maioria das nossas cidades quem manda são os automóveis, as fábricas, o comércio... Não existem espaços tranqüilos ou suficientes para o lazer, o viver, o bem-estar... Compete, principalmente à Polícia Comunitária restabelecer essa realidade. Devolver aos cidadãos seus espaços, ... , sua cidade, sua cidadania...
Outrossim, a sociedade não abre mão de reagir contra o crime. O símbolo mais vivo do crime é o criminoso, aí inicia-se um processo consciente ou inconsciente de se eliminar, destruir o criminoso. É mais difícil combater as causas. Aí compete, também, à Polícia Comunitária restabelecer essa realidade. Envolver os cidadãos como AGENTES DAS CAUSAS E NÃO DAS CONSEQÜÊNCIAS. Devolver aos cidadãos seu sagrado direito de ir e vir... suas vidas...

O SER HUMANO CONSTRUÍDO PELO AMOR, PELO RESPEITO ÀS DIFERENÇAS...
"O amor é a melhor música na partitura da vida. Sem ele você será um eterno desafinado no imenso coral da humanidade." (Roque Schneider )

"Nunca ande pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até onde os outros foram." (Graham Bell)

RESUMOS DAS POSTAGENS NOS NOSSOS MARCADORES...
Atividades (97)
Cidadania (93)
Cotidiano (87)
Didática (43)
Direito (73)
Militar (167)
Pesquisas (87)
Segurança (242)
Soluções (107).

OBRIGADO E PARABÉNS A TODOS...

ADAIL BESSA DE QUEIROZ & ADMINISTRAÇÃO DO BLOG.

P.S.: Lembre-se, você nunca estará só, pois este espaço é seu !

ATUALIZADO ÀS 15H04, do Dia 26/06-2009
RESPOSTA AO LEITOR:
Será um prazer qualquer intercâmbio ou colaboração. Nosso link de "seguidores" está à disposição.

3 comentários:

  1. Prezado Cel. Adail Bessa,

    Parabéns mais uma vez pelo excelênte trabalho, o reconhecimento natural de quem trabalha para uma sociedade mais justa e sobretudo humana, sou leitor do diário desse portal, adicionei em meu blog o CIVITATE, por considerar de grande qualidade.

    Que Deus o proteja e ilumine seus caminhos...

    Fabio de Oliveira
    quixadaenoticias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ola gostaria de firmar parceria entre nossos blos se tiver interesse me mande um email bolero_master@yahoo.com.br dê uma olhada no blog http://merevolta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Porque você não coloca Adsense e começa a ganhar dinheiro com esse blog? Com esses acessos dá para tirar uns 5 dolares por dia se souber colocar os anuncios bem posicionados.

    ResponderExcluir