CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

domingo, 21 de junho de 2009

PENSAMENTO POSITIVO PODE FAZER MAL ?

"Frente a qualquer adversidade, somos encorajados a pensar de maneira positiva. Mas uma pesquisa da Universidade de Waterlo, no Canadá, publicada na revista Psychological Science sugere que essa atitude pode causar mais danos do que trazer benefícios.
O estudo mostrou que frases positivas não ajudam a reverter estados de ânimo em pessoas com baixa auto-estima e, sim, apenas reforçam seus pontos de vista negativo.

A pesquisa partiu do fato comprovado pela psicologia de que as pessoas são mais propensas a aceitar ideias parecidas com seus pontos de vista e mostram resistência àquelas diferentes. Por exemplo, se uma pessoa que se acha tímida ouve isso de alguém, ela tende a aceitar a ideia. Mas, ao contrário, é provável que mostre resistência e dúvida se receber a informação de que é muito sociável.

A pesquisa quis investigar se esse padrão de comportamento se aplicaria à elaboração de frases positivas. Um grupo de 68 pessoas, formado por homens e mulheres, respondeu a perguntas usadas para medir a auto-estima. Depois, passaram quatro minutos escrevendo qualquer pensamento que viesse à mente. Metade dos participantes repetiu, em momentos diferentes, a frase "Eu sou uma pessoa adorável".

Imediatamente depois desses exercícios, os voluntários responderam a perguntas que mediam o grau de otimismo, numa escala de 0 a 35. As pessoas com alta auto-estima que disseram para si que são adoráveis obtiveram maior índice médio de otimismo, 31 contra 25 das que não repetiram a frase. Entre os que demonstraram baixa auto-estima o índice foi de 10 entre os que repetiram a frase para si e de 17 entre os que não escreveram serem adoráveis.

Segundo a psicóloga Joanne Wood, que conduziu a pesquisa, frases positivas causam desânimo em pessoas com baixa auto-estima porque são conflituosas com a imagem que elas têm de si mesmas. "Quando frases positivas conflitam com a percepção pessoal, há um reforço da imagem pessoal. Em vez de reverter, fortalece a ideia negativa."

(Fonte: Terra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário