"Em respeito à verdade e por necessidade de transparência de afirmações feitas por conselheiros e um auditor deste Tribunal de que esta Conselheira era quem mais consumia combustível neste tribunal, sinto-me no dever moral de apresentar as tabelas que trazem o consumo de combustível de todos os veículos do TCE (que me foram entregues em 29 de maio de 2009), além de dois quadros-resumo: o primeiro trazendo o consumo dos anos de 2007 a 2009 (até maio), e o segundo quadro analítico referente ao ano de 2009, inclusive apontando os períodos de férias dos conselheiros.
Julgo oportuno esclarecer que os números relativos ao consumo de combustível desta Conselheira correspondem a deslocamentos diários feitos nos dois expedientes. Ou seja, esta Conselheira dedica tempo integral à sua presença neste Tribunal ao qual comparece todos os dias e ainda participa de palestras, seminários e solenidades para as quais é convidada na condição de membro da instituição. O fato de tratar-se de carro de representação, com placa de bronze, o veículo utilizado por esta Conselheira não era recolhido ao Tribunal ao final do expediente, mas apenas nos finais de semana.
Aliás, as informações sobre consumo de combustível nunca estiveram a disposição dos Conselheiros, nem mesmo disponibilizadas no sítio do TCE para que houvesse o acompanhamento e, consequentemente, o gerenciamento dos números. O mês de abril, que foi mencionado pelo auditor como estando ele substituindo esta Conselheira, ele o fez apenas por 14 dias que recaíram sobre os feriados da Semana Santa e de Tiradentes. Esta Conselheira ficou na terceira colocação nas cotas de consumo aludidas. E faço questão de repetir: comparecendo os dois expedientes.
Analisando-se, agora, os números que nos foram fornecidos, vemos que no ano de 2009, computados os dados de janeiro a maio, esta Conselheira ocupou as seguintes posições em consumo de combustível: janeiro - 3º lugar, fevereiro - 2º, março - 4º, abril - 3º e maio - 3º. Agora que apresentamos os números de maneira transparente, aproveitamos para informar que o veículo colocado a serviço desta Conselheira passou a ser recolhido ao Tribunal todas as noites, além da permanência no TCE no horário de almoço.
Deduz-se, portanto, do confronto entre o que foi denunciado e o que agora aqui presentamos, que não fora a intenção de denegrir o nome desta Conselheira, os números não representam nenhum descontrole nem uso inadequado do carro de representação. Mesmo assim, como em minha vida em todos os momentos difíceis procuro encontrar oportunidade de melhoramento, esta é uma boa oportunidade para que estes números agora fiquem à disposição de quem interessar e possam estar disponíveis na página deste Tribunal, bem como também as diárias e viagens deste Tribunal.
Quero mais uma vez reforçar o meu compromisso com o Estado do Ceará e com o Tribunal de Contas do Estado por entender que suas atribuições constitucionais estão acima de quaisquer outros interesses menores."
"Soraia Victor
Conselheira do Tribunal de Contas do Estado."
(Fonte: Blog do E. de Lima)
Nenhum comentário:
Postar um comentário