Segundo a Reuters, o avião partiu do Rio às 19h de domingo e deveria chegar a Paris nesta segunda-feira às 11h15 (06h15, hora de Brasília).
Controladores de voo do Aeroporto Charles De Gaulle perderam contato com o avião por volta das 6h00 GMT (3h00, hora de Brasília). Segundo a televisão francesa, o alerta sobre o desaparecimento da aeronave foi emitido quando o contato com os controladores de voo da costa marroquina não foi feito.
Uma fonte do aeroporto disse à agência AFP que é possível que o transponder do avião (um rádio receptor-transmissor que envia e recebe sinais, incluindo o tipo de avião e sua altitude, para outros aviões e as torres de controle) esteja com defeito, mas isto é raro.
"A preocupação é muito grande. O avião desapareceu dos monitores de controle há várias horas", disse uma fonte aeroportuária de Paris. "Pode ser uma falha técnica dos radares, mas este tipo de avaria é pouco comum e o avião não pousou como estava previsto", continuou a mesma fonte.
O presidente da França, Nicolas Sarkozy, disse estar "muito preocupado" com a confirmação da Air France. Em nota, ele informou ter enviado o ministro do Transporte, Dominique Bussereau, e o ministro do Desenvolvimento, Jean-Louis Borloo, ao aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, para acompanhar a situação. Sarkozy pediu que as autoridades investiguem o caso.
De acordo com o diário francês "Le Figaro", um funcionário do aeroporto afirmou que não "há nenhum tipo de esperança".
Segundo o aeroporto Charles De Gaulle, já há foi aberto um centro de operações para receber as famílias. Os parentes de passageiros devem entrar em contato com a companhia aérea no aeroporto. A Air France disponibilizou um número de telefone para que parentes dos passageiros. O telefone é 00 xx 33 1570 210 55."
(Fonte: O Globo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário