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domingo, 7 de junho de 2009

LÍDERES COM A INTENÇÃO DE REALIZAR ALGO VÁLIDO DEVEM ENVOLVER OS OUTROS EM SUA CAUSA

"Ter seguidores‑aliados voluntários é algo que diferencia claramente líder de não‑líder. Se um líder deve ter seguidores, grande parte de sua atividade está relacionada à obtenção de apoio das pessoas, ou seja, a conseguir seguidores.

A liderança é um campo de interação, onde a tarefa central é o desenvolvimento de um sólido relacionamento profissional com os outros. Os novos líderes atuam como agentes de mudança, forçando as pessoas a pensar em um futuro incerto, e se preparar para esse futuro. Esses líderes concentram‑se menos em direcionar e controlar o comportamento dos trabalhadores e mais em desenvolver a iniciativa dos funcionários apoiando suas idéias.

Alguns fatores são eficazes para manter a interação ou o envolvimento da equipe de trabalho:
· Estabelecer metas válidas ‑ objetivos estratégicos dentro da organização;

· Obter o comprometimento das pessoas ‑ ter a certeza de que o colaborador produzirá resultados específicos numa faixa de tempo razoável dentro dos limites estabelecidos;
· Aceitar responsabilidades ‑ pelos resultados de seus subordinados;

· Apoiar e assistir os subordinados ‑ fornecendo‑lhes os recursos e apoio moral que os capacitará a executar seus trabalhos;

· Tomar decisões ‑ esta é a atividade que o líder desempenha para chegar a conclusões e fazer seus julgamentos. As decisões se aplicam ao grupo como um todo. Uma vez que a decisão de orientação geral seja formulada, o líder delega tanta autoridade ao subordinado quanto lhe for possível;

· Comunicação ‑ trocar informações com os subordinados, associados, superiores e outros, sobre planos, progressos e problemas;

· Melhorias ‑ utilizar metodologia da "Qualidade Total" para melhorar os processos de trabalho.

O líder faz com que o grupo se comprometa com o seu plano. É necessário assumir os riscos do que irá fazer e ouvir os resultados de uma certa forma cobrando‑os e determinando o que é prioridade. Deve ser um possibilitador, ou seja, ter a função de facilitar contatos com pessoas de outras áreas e ajudar a desenvolver planos de ação."

(Fonte: Temas de Chefia & Liderança)

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