CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

sexta-feira, 15 de maio de 2009

ADOLF HITLER - UM LÍDER SANGUINÁRIO ?


Hitler nasceu na pequena cidade austríaca de Braunau-am Inn, em 20 de abril de 1889; tentou ser artista, mas não passou nos testes da Academia de Belas – Artes de Viena.

O máximo que conseguiu foi se tornar pintor de cartazes de propaganda. Com o início da Primeira Guerra, em 1914, Hitler se apresentou voluntariamente para servir no Exército alemão, depois de fugir do alistamento nas forças armadas austríacas um ano antes. Foi considerado um ótimo soldado, tendo sido ferido duas vezes em combate. Quando o conflito acabou, em 1918, ele estava hospitalizado e quase cego.

No período entre guerra, Hitler iniciou sua vida política em Munique. Em 1919 filiou-se a um grupo de extrema direita, o Partido dos Trabalhadores Alemãos, que no ano seguinte passou a se chamar Partido Nazista, que defendia a supremacia da raça ariana. Em 1923, já em uma destacada liderança da política partidária, Hitler foi preso por liderar uma tentativa de golpe de estado realizada numa cervejaria de Munique. Seu julgamento serviu para difundir suas idéias por toda a Alemanha. A sentença foi branda : pena de doze meses de prisão, período em que escreveu o livro Mein Kampf (Minha Luta).

Ao deixar a prisão Hitler havia se tornado uma personalidade política no país. Nas eleições parlamentares de 1930. O Partido Nazista se tornou o segundo maior da Alemanha.

Em 30 de janeiro de 1933, já chefe do Partido Nazista, Hitler foi nomeado chefe de governo pelo presidente Paul von Hindenburg, então à voltas com uma crise política. No poder, ele começou a perseguir oposicionistas e judeus e a rearmar rapidamente a Alemanha, contrariando termos do acordo que pôs fim à Primeira Guerra.

“O Fuhrer é o Partido e o Partido é o Fuhrer; assim como me percebo como apenas uma parte do Partido, o Partido se percebe apenas uma parte de mim”, afirmou Hitler em 1935, num congresso do Partido Nazista. Em 1939 Hitler lançava seu golpe definitivo na tentativa de colocar em prática a doutrina do nazismo: forças alemãs invadiram a Polônia em busca do “espaço vital”. Tanto nos primeiros anos do conflito, quando a Alemanha demonstrava seu vigor militar conquistando territórios, quanto nos últimos, quando ficou clara a derrota, Hitler portou-se da mesma maneira: tinha fé inabalável na supremacia alemã.

Hitler na Segunda Guerra Mundial

A Alemanha, humilhada após a Primeira Guerra Mundial, durante 15 anos, viveu a sua pior crise econômica motivada pelo Tratado de Versalhes. Em 1933, Adolf Hitler conquistou, por vias legais, o cargo de chanceler alemão. Em sua candidatura, acabou com os partidos de esquerda e os sindicatos, censurou meios de comunicações e rompeu com o Tratado de Versalhes.

De 1933 à 1938, a Alemanha construiu fábricas de material bélico, treinou soldados e mobilizou tropas para sua revanche.

Hitler juntou a Alemanha, a Itália e o Japão e criou uma nova aliança, o Eixo, que partia do principio de que a Alemanha precisava de mais espaço para seu desenvolvimento econômico, justificando com isso, a intenção da Alemanha de reconquistar o território perdido na guerra. Então, em 1938, a Alemanha começou a invasão dos países que estavam ao seu redor : a Áustria, em 1938 a Tchecoslováquia (República Tcheca e República Eslovaca), em 1939. Em setembro de 1939, quando a Alemanha invadiu a Polônia, a França e a Inglaterra (Aliados) declararam guerra à Alemanha. Em menos de um ano, a Alemanha já havia invadido a Holanda, Luxemburgo, Dinamarca, Noruega e a maior parte da França.

O Japão e a Itália, como estavam a favor da Alemanha, ajudaram na invasão de alguns países. A Itália invadiu a Albânia e a Somália. Já o Japão não só invadiu a Malásia, Singapura, Filipinas e outras regiões, como destruíu o principal porta da Marinha Americana, Pearl Harbor, restando somente aos Estados Unidos, 3 porta-aviões. A guerra se estendeu também à China e ao norte da África. No final do ano de 1941, os Estados Unidos e a Rússia, entraram na guerra ao lado das tropas aliadas.

Em meio à guerra, na Alemanha, Hitler perseguia todos os que não eram alemães, que ele considerava arianos, principalmente os judeus. No final da guerra, Hitler havia matado cerca de 30 milhões de pessoas.

Em 1943, a Itália assinou um acordo de paz com os países aliados. Em maio de 1945, quando o exército russo invadiu a Alemanha, ela se rendeu incondicionalmente, época que marca o suicídio de Hitler.

A guerra só terminou com o lançamento de duas bombas atômicas no Japão, em Hiroshima e Nagasaki. No final da guerra, os grandes beneficiados foram os Estados Unidos e a Rússia. A Segunda Guerra Mundial teve grandes desenvolvimentos, tanto político, econômico, social e militar. Com o lançamento da primeira bomba atômica em 8 de agosto de 1945, os Estados Unidos iniciavam um grande momento da História : a Era Atômica.

(Fonte: Temas de Chefia & Liderança)

Nenhum comentário:

Postar um comentário