CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

segunda-feira, 11 de maio de 2009

SOLDADO AMERICANO NO IRAQUE MATA CINCO COLEGAS MILITARES

“Um soldado americano abriu fogo contra companheiros de tropa no Iraque, nesta segunda-feira, matando cinco militares, informou um oficial de Defesa dos Estados Unidos à CNN. Outros três soldados ficaram feridos no incidente, ocorrido na base americana Camp Liberty, em Bagdá, por volta das 14h (8h de Brasília). O agressor está sob custódia do Exército, informou a emissora. Não foi esclarecido se o atirador está entre os feridos.

O atentado é o pior ataque a tropas realizado por um companheiro de serviço durante a Operação Liberdade Iraquiana, de acordo com os registro do Exército do EUA. Uma nota foi divulgada informando apenas a morte dos cinco soldados, sem esclarecer as circunstâncias ou divulgar a identidade deles.

O presidente americano, Barack Obama, reagiu com choque e tristeza ao ser informado do incidente e programou para a tarde desta segunda-feira uma reunião com o secretário de Defesa Robert Gates, segundo o secretário de Imprensa da Casa Branca, Robert Gibbs.

- O coração do presidente está com todos os familiares e amigos de todos osenvolvidosnessatragédiahorrível. Ele ficou chocado com a notícia do incidente e pressionará para se assegurar de que todos saibamos o que aconteceu na clínica e de que estamos fazendo tudo que podemos para nos certificar de que nossos homens e mulheres de uniforme estão protegidos - disse Gibbs.

Os tiros foram disparados dentro de uma clínica para tratamento de estresse da base de Camp Liberty, onde militares americanos recebem tratamento psicológico. Não se sabe se o atirador passava por algum tratamento na clínica.

O ataque desta segunda-feira é o quinto incidente em que um militar americano é morto por um companheiro deserviçodurante a Operação Liberdade Iraquiana, de acordo com o Exército dos EUA.

Até hoje, 4.292 soldados dos EUA morreram em território iraquiano desde o início da invasão, em março de 2003.

Camp Liberty é parte do complexo que reúne as maiores bases militares americanas no Iraque e fica a nordeste do aeroporto internacional de Bagdá. A base também fica próxima do palácio Al-Faw, do ex-ditador executado Saddam Hussein.”

(Fonte: O Globo e Agências internacionais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário