CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

sexta-feira, 8 de maio de 2009

GRIPE SUÍNA CHEGOU AO BRASIL - QUATRO CASOS JÁ CONFIRMADOS DA DOENÇA

"O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou nesta quinta-feira quatro casos de gripe suína - chamada oficialmente de influenza A (H1N1) - no Brasil. São um no Rio de Janeiro, dois em São Paulo e um em Minas Gerais. Todos os pacientes contraíram o vírus no exterior - três vieram do México e um dos Estados Unidos - e passam bem. Outros 15 pacientes fizeram exames e o diagnóstico deve sair nesta sexta-feira.

O caso do Rio de Janeiro, classificado por Temporão de "número 4", é de um rapaz de 21 anos que desembarcou na cidade no último sábado, dia 2, de um voo vindo de Cancún, com escala na Cidade do México. O paciente é o único internado e está no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), do Fundão, desde a última terça-feira. Ele começou a passar mal no domingo, com sintomas de gripe.

Antes mesmo de sair o laudo do exame feito no Rio com os kits de diagnóstico rápido recebidos hoje pelo Ministério da Saúde, o diagnóstico já era esperado. Segundo uma fonte da área de saúde, o paciente foi submetido a um exame para detectar influenza, que tem as variações A e B. Como o teste descartou o tipo B, o paciente foi testado, com os recursos então disponíveis, para os diversos subtipos da influenza A. Todos deram negativo, menos o da gripe suína.

Em entrevista coletiva para anunciar a confirmação dos casos, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que não há motivo para mudar a estratégia de combate à doença.
- O vírus chegou ao Brasil, mas não circula. Não há evidência, por enquanto, de que tenha contaminado outras pessoas - disse Temporão.
O ministro informou ainda que todos os contaminados são adultos jovens:
- Não há nenhuma criança ou idoso portando o vírus no Brasil.
O caso classificado por Temporão como 1 é de um morador de São Paulo que esteve de 17 a 22 de abril no México. Ele começou a sentir os sintomas no dia 24 de abril e ficou internado até 4 de maio.
O caso 2 é de um paciente de Minas Gerais que desembarcou do México no dia 26 de abril. No dia 29 de abril, ele teve alta e permaneceu em isolamento domiciliar.
O terceiro caso, também de São Paulo, chegou ao Brasil no dia 28 de abril, vindo da Flórida. No dia 29, ele começou a apresentar sintomas, mas não foi internado porque aquele estado americano ainda não era considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como área afetada pela doença. Depois que a Flórida foi considerada área de risco, o paciente foi mantido em isolamento domiciliar.
Os dois pacientes infectados com o vírus da gripe suína em São Paulo já estão em casa. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, eles estão curados e não há mais perigo de transmissão da doença. A secretaria garante que nenhuma pessoa que teve contato com os dois foram infectadas.
Nesta quinta-feira, o Ministério da Saúde recebeu, do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), dos Estados Unidos, os primeiros kits para diagnóstico rápido da gripe suína. Eles já estão sendo utilizados nos pacientes com suspeita da doença. Noventa e três casos monitorados já foram descartados.
Os kits de diagnóstico rápido foram encaminhados à Fiocruz, no Rio, e ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, que farão os testes.

Até hoje, a gripe suína (influenza A) afetou 24 países, com 2.371 casos confirmados e 44 mortes, sendo 42 no México e duas nos Estados Unidos, de acordo com os números da OMS. Os casos do Brasil ainda não foram computados pela organização."
(Fonte: Claudia Moretz-Sohn, Simone Intrator, Catarina Alencastro e Wagner Gomes para O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário