O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, e o ministro de Negócios Estrangeiros e Comércio Exterior da Hungria, Péter Szijjàrtó, assinaram, dia 08/10, um acordo de cooperação sobre gestão de recursos hídricos e saneamento. O memorando de entendimento chancelado pelas duas partes tem por objetivo a troca de experiências e o fortalecimento de ações bilaterais.
O acordo foi assinado durante cerimônia solene no Palácio do Itamaraty, na presença do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Os dois países se comprometem em trocar experiências no campo da segurança, igualdade de direitos e benefícios mútuos em matéria de água e saneamento.
Entre os temas que serão abordados estão regulação legal e econômica; incentivos e políticas; desenvolvimento institucional, capacitação, modelos de gestão e sistemas de governança; sustentabilidade econômica e financeira; planos de gestão de bacias hidrográficas; e monitoramento qualitativo. Também estão inseridos no escopo da parceria eficiência energética na irrigação, no saneamento e no abastecimento de água; mitigação dos efeitos das alterações climáticas; e estratégias de gestão integrada de recursos hídricos.
Além de troca de informações, o acordo prevê a organização de programas de treinamento, seminários e workshops. Especialistas e técnicos de ambos os países farão visitas de estudos para divulgar conhecimentos e experiências. O objetivo é incentivar e facilitar a cooperação entre seus respectivos órgãos governamentais, universidades, centros de pesquisa, instituições e organizações tecnológicas, empresas e outras entidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário