Com a meta de elevar em 80% o total de matrículas em cursos técnicos e de qualificação profissional até 2023, o Ministério da Educação (MEC) lançou dia 08/10, o programa Novos Caminhos. A iniciativa quer estimular o ensino técnico e facilitar a entrada dos jovens no mercado de trabalho.
Até o final de 2023 devem ser ofertadas mais 1,5 milhão de matrículas em cursos técnicos e em qualificação profissional, totalizando 3,4 milhões em todo o país. As vagas serão ofertadas tanto no ensino médio quanto para jovens e adultos que já estão fora da escola.
Outra meta é abrir 40 mil vagas para a formação de professores das redes públicas estaduais na educação profissional e tecnológica até 2022. Outras 2 mil vagas de mestrado em educação profissional e tecnológica devem ser ofertadas a professores e gestores entre 2020 e 2022.
Além da ampliação das vagas e da capacitação de professores, o Novos Caminhos vai alinhar a oferta de cursos e a demanda do setor produtivo e mobilizar os estados para a implementação dos itinerários de formação técnico e profissional no ensino médio.
Para 2019 ainda está previsto o lançamento de editais no montante de R$ 5 milhões para apoio a projetos de iniciação tecnológica nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário