O Governo Federal recebeu dia 16/09, na Casa Civil, representantes de garimpeiros paraenses, que haviam bloqueado trecho da BR-163 na semana passada.
O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, assegurou que o governo se compromete a achar uma solução “estruturante e de longo prazo” para as demandas trazidas pelos garimpeiros.
“O governo do presidente Jair Bolsonaro respeita o setor produtivo e tem a verdade como um valor fundamental”, afirmou. “Em duas semanas nos reuniremos novamente e apresentaremos nossas propostas de soluções para a questão da regularização fundiária e a exploração mineral em terras indígenas”, acrescentou.
Os representantes do setor, inclusive indígenas, receberam bem a sinalização e voltarão a se reunir com o governo federal no dia 02 de outubro, novamente na Casa Civil. Os garimpeiros ressaltaram que querem trabalhar dentro das regras e que esperam há décadas a regularização da atividade.
Participaram também da reunião os ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles; da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos; da Secretaria Geral da Presidência, Jorge Oliveira; do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno; além do Advogado-Geral da União, André Mendonça e dos secretários executivos de Minas e Energia, Marisete Pereira; da Justiça, Luiz Pontel; da Infraestrutura, Marcelo Sampaio; da Agricultura, Marcos Montes os presidentes do IBAMA, INCRA e FUNAI, parlamentares da região e o secretário da Casa Civil do Governo do Pará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário