No período de 13 a 15/08, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Órgão Central do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron), supervisionou o Exercício de Emergência e Segurança Física Nuclear, realizado nas instalações da Fábrica de Combustível Nuclear das Indústrias Nucleares do Brasil (FCN/INB), situada em Resende-RJ.
Para o exercício deste ano, de forma inovadora, foi efetivada a integração entre as áreas de Emergência e de Segurança Física Nucleares. Além disso, foi possível avaliar a capacidade de coordenação entre as instituições componentes dos centros de resposta a emergências nucleares e as equipes de resposta da FCN/INB.
O ineditismo deste ano também contou com a utilização, com sucesso, do “Simulador de Respostas a Emergências Nucleares - SIREN”, software desenvolvido pelo Centro de Análises de Sistemas Navais para auxiliar o planejamento, condução e avaliação dos exercícios realizados no âmbito do Sipron.
O resultado alcançado no exercício demonstra o elevado nível de preparo e de coordenação existentes entre as instituições do Sipron, ratificando a excelência das instituições participantes na proteção das pessoas, do meio ambiente e das instalações nucleares, em uma situação de emergência ou de evento de segurança física nuclear.
Nenhum comentário:
Postar um comentário