CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

terça-feira, 10 de setembro de 2019

GOVERNO BOLSONARO ATRAVÉS DO “MEU INSS” AGILIZA O ATENDIMENTO AO CIDADÃO

 
Horas na fila, muitos papéis e tempo de espera. Depois de uma vida de trabalho, essa era a realidade de muitos brasileiros que buscavam a aposentadoria. Com a chegada da tecnologia, isso mudou. O governo criou o aplicativo. Meu INSS e, com isso, muitos serviços que precisavam ser feitos presencialmente podem ser resolvidos sem sair de casa.

Foi o caso de Raul Rosinha que solicitou a aposentadoria, pela Internet, pelo Meu INSS. “Logo quando eu cliquei, o próprio sistema já me disse que eu teria direito, eu já tinha cumprido os requisitos legais para requisitar a aposentadoria”, disse. Em pouco tempo, Raul finalizou o processo e 35 minutos depois foi avisado por e-mail que o requerimento foi aprovado. “Veio o número da carta do benefício, o valor que eu teria direito a receber e também o banco que eu receberia. Então, assim, foi muito rápido”, ressaltou.

O empresário de Juiz de Fora, Bernardo Bahia, também fez o pedido de aposentadoria pela Internet. E contou que foi tudo muito mais rápido que esperava. Depois de fazer o requerimento, pouco tempo depois recebeu uma mensagem via e-mail e uma via SMS sobre a aprovação do pedido.

Bernardo lembrou que antigamente tinha gente que chegava a contratar advogado para resolver a aposentadoria e hoje está tudo mais fácil. “Tinha que juntar documentação, encaminhar dentro do próprio INSS. Era uma dificuldade muito grande. E eu consegui uma aposentadoria por três horas, assim que eu entrei com o pedido. Então, foi um ganho fenomenal”, contou.

A Central de Serviços Meu INSS é uma ferramenta criada para facilitar a vida dos segurados. O Meu INSS é acessível por meio de computador ou celular. A ferramenta permite fazer agendamento e realizar consultas. O segurado acessa e acompanha todas as informações da sua vida laboral (ou seja, sua história de trabalho) como dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados.

Para utilizar esses serviços, é necessário se cadastrar e obter senha no próprio site. Em caso de dúvida, é possível ligar para o telefone 135.

O presidente do INSS, Renato Vieira, destacou a importância da transformação digital. Segundo ele, em agosto, 80% de todos os requerimentos ao instituto foram feitos por telefone, aplicativo ou Internet. “O cidadão tem mais conforto, mais comodidade”, destacou.

Saiba como acessar os serviços do Meu INSS pelo portal gov.br.

Portal Gov.br
O Meu INSS é dos serviços digitais oferecidos pelo governo. Na atual gestão, 315 serviços já foram digitalizados. Até o fim de 2020, a meta é digitalizar mil serviços. E no fim de 2022 a expectativa é de alcançar os 3293 serviços oferecidos pela administração pública federal.

O secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro, explicou que um mesmo serviço prestado de forma digital é 97% mais barato do que se ele fosse prestado de forma presencial. Isso porque, segundo ele, há, por exemplo, uma redução de custos logísticos e de uma série de processos administrativos. “Para o cidadão também é muito melhor. Porque ele tem a facilidade do acesso, não precisa se deslocar e ficar em fila. E aquele cidadão que não acessa a internet ou que, por opção, não queira fazer o acesso pelo canal digital, quando ele for numa agência do governo, essa agência vai estar vazia”.

(Fonte: https://www.gov.br/pt-br/noticias/financas-impostos-e-gestao-publica/2019/08/meu-inss-agiliza-o-atendimento-ao-cidadao)

Nenhum comentário:

Postar um comentário