No total serão acrescidas 36 novas áreas nos municípios escolhidos. Com o incremento, passarão das atuais 213 para 249 o total de áreas de até três quilômetros que compõem a proposta de polícia cidadã do Ronda do Quarteirão. Já o número de municípios passa dos 24 para 42 até 18 de setembro, uma elevação de 75% no total de cidades com o policiamento comunitário.
Seguindo a proposta de aliar a tecnologia ao policiamento comunitário, cada viatura é equipada, dentre outros mecanismos, com um sistema de monitoramento via satélite e um computador que permitirá aos policiais saber, por exemplo, se algum suspeito possui mandado de prisão em aberto. Cada viatura contem câmeras que visualizam as ações dentro e fora do veículo, gravando as ações policiais.
Efetivo
Parte do efetivo para a ampliação do Ronda do Quarteirão vem da formação de 1.581 novos policiais militares. A cerimônia de posse aconteceu no último dia 8 de setembro, às 9 horas, no Centro de Convenções. Segundo o secretário executivo da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), coronel Joel Brasil, todos os novos policiais serão empregados ao Ronda do Quarteirão. "A ideia é renovarmos parte dos atuais policiais para que eles expandam os conceitos de policiamento comunitário assimilados durante seus períodos no Ronda para o restante da Polícia Militar", destaca Joel Brasil.
Durante quatro meses, alunos do curso de formação - realizado pela SSPDS em parceria com a Fundação da Universidade Estadual do Ceará (Funece) - participaram de mais de 1.020 horas-aula. Foram ministradas instruções sobre defesa pessoal, direitos humanos, utilização de armas não-letais, como taser, além da realização de 250 tiros durante o curso. Os alunos com carteira de habilitação foram, também, capacitados no curso de direção de veículos de emergência.
Serviço:
A solenidade de posse dos 1.581 policiais aconteceu às 9 horas do dia 8, no Centro de Convenções. No dia 8 de setembro a terceira fase do Ronda foi lançado em Tauá.
Saiba mais
A primeira fase do Ronda do Quarteirão iniciou-se no final de 2007 em Fortaleza e municípios da região metropolitana da Capital.
A segunda fase do programa foi a ampliação do policiamento comunitários às cidades com mais de 80 mil habitantes, totalizando ao final 24 municípios contemplados com o projeto.
Desde sua implantação o Programa Ronda do Quarteirão e sua metodologia, de aliar uma formação mais humana ao policial aliada à tecnologia, foi visitado por policias de estados como o Rio Grande do Norte, Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, além de militares do Distrito Federal.
Ronda em números
42* - Total de municípios com o programa
249* - Total de áreas do Ronda no Estado
2000 - Armas apreendidas
(*) Números já contem a ampliação
Municípios cobertos pelo Ronda:
Região Metropolitana de Fortaleza: Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Eusébio, Aquiraz, Pacatuba, Itaitinga, Maranguape, Pacajus, Horizonte, São Gonçalo do Amarante, Guaiuba, Cascavel, Pindoretama e Chorozinho
Interior do Estado
Quixadá, Sobral, Juazeiro do Norte, Canindé, Crato, Barbalha, Iguatu, Itapipoca, Crateús . Com a terceira ampliação, serão incorporados os municípios de: Tauá, Limoeiro do Norte, Russas, Morada Nova, Brejo Santo, Icó, Boa Viagem, Quixeramobim, Acopiara, Tianguá, Viçosa do Ceará, Camocim, Granja, Acaraú, Itapajé, Trairi, Aracati e Beberibe.
(Fonte: Com informações da Assessoria de Imprensa da SSPDS/CE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário