segunda-feira, 28 de outubro de 2019

PRESIDENTE BOLSONARO REALIZA VISITA OFICIAL A CHINA



O presidente da República, Jair Bolsonaro, em viagem oficial à China, desembarcou naquele país dia 24/10.

Foi o segundo país da viagem da comitiva presidencial pela Ásia e Oriente Médio. 

INVESTIMENTO E PARCERIA
Além de maior parceiro comercial, atualmente a China é o 9º maior investidor no país, de acordo com dados do Banco Central. Atualmente, o estoque de investimento chinês no Brasil equivale a US$ 79 bilhões, de acordo com o Boletim de Investimentos Estrangeiros do Ministério da Economia (julho/2019). Esses recursos concentram-se majoritariamente em energia (geração e transmissão, além de petróleo e gás) e infraestrutura (portuária e ferroviária). 

Brasil e China já possuem intensa parceria na área de ciência, tecnologia e inovação. Destaca-se, na área espacial, o programa de satélites CBERS. (“China-Brazil Earth Resources Satellite/Satélites Brasil-China de Recursos Terrestres”), criado em 1988.  Novo satélite fruto dessa cooperação, o CBERS-4A, será lançado ainda este ano, no mês de dezembro. Foram também estabelecidos centros binacionais dedicados a pesquisa em áreas da vanguarda tecnológica, como nanotecnologia e mudança do clima e tecnologias inovadoras

RELACIONAMENTO  
Desde o início de 2019, diversos representantes do governo brasileiro visitaram a China. Em maio, o vice-presidente, Hamilton Mourão, copresidiu, juntamente com o vice-presidente chinês, Wang Qishan, a V Sessão Plenária da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN), a mais alta instância de mecanismo bilateral entre os dois países. Também já haviam visitado o país os ministros Tereza Cristina e Bento Albuquerque.

Do mesmo modo, autoridades chinesas de alto nível estiveram no Brasil neste ano. Em julho, o ministro de Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, esteve no país para participar da terceira edição do Diálogo Estratégico Global Brasil-China (DEG) e do encontro de ministros das Relações Exteriores do BRICS. O Brasil recebeu ainda, em setembro, visita do ministro de Defesa da China, Wei Fenghe, e, em outubro, de membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, Yang Jiechi, no contexto de reunião dos conselheiros de segurança nacional do BRICS.  

(Fonte: www.planalto.gov.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário