terça-feira, 15 de outubro de 2019

PARA PROMOVER A ACESSIBILIDADE DAS PESSOAS COM SURDEZ OU DEFICIÊNCIA AUDITIVA, GOVERNO BOLSONARO LANÇOU O VLIBRAS



Para promover a acessibilidade das pessoas com surdez ou deficiência auditiva, o Governo Federal lançou o VLibras, que é uma ferramenta que realiza a tradução de conteúdos digitais do português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A ferramenta já existia, porém, recebeu modificações. Agora, cada um pode acessar o serviço num só clique nas páginas, sem precisar instalar plugin. E o usuário também conta com a tradução automática, sem ter de marcar previamente os trechos a serem traduzidos.

A nova versão do serviço oferece 2 mil sinais a mais em libras ao usuário e também o VLibras Widget, componente que permite que a pessoa que está acessando o site não precise mais instalar o serviço de tradução. Ou seja, a navegação fica mais rápida, basta clicar no botão de acessibilidade dos sites que indicam a existência do VLibras. O acesso é imediato ao aplicativo e à tradução dos conteúdos das páginas nos sites que já implementaram a 'barra de governo'.

"O governo está se tornando mais digital a cada dia e queremos estar próximos de todos os brasileiros, em todos os canais. O VLibras é uma ferramenta incrível de acessibilidade e inclusão digital", ressalta o secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro. A meta anual é de tornar este ano 400 serviços públicos digitais. Desde janeiro, já foram 328, entre eles a obtenção da Carteira de Trabalho digital e do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia.

SOBRE O VLIBRAS
É um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) em Libras, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas Web acessíveis para pessoas surdas. Com isso é possível que pessoas surdas possam acessar os conteúdos dessas tecnologias em sua língua natural de comunicação, reduzindo as barreiras de comunicação e acesso à informação.

AVATAR CUSTOMIZADO
Além de contar com o já conhecido 'Ícaro', a ferramenta apresenta o avatar feminino 'Hozana', recém-criado. Agora, cada um escolhe as identidades virtuais que irão lhe auxiliar na navegação pelos sites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário