sábado, 20 de junho de 2009

ESPERMATOZOIDE GIGANTE NO CEARÁ ?

"O site do jornal da Folha de São Paulo divulgou uma notícia, nesta sexta-feira, para lá de curiosa. Graças a fósseis brasileiros, pesquisadores europeus conseguiram datar pela primeira vez o surgimento de uma das maiores bizarrias sexuais da história da Terra: os espermatozoides gigantes, que muitas vezes são maiores que o corpo do animal que os produziu, foram encontrados no Ceará, na bacia do Araripe.

Segundo o estudo, publicado nesta sexta-feira no periódico "Science", crustáceos minúsculos conhecidos como ostracodes "inventaram" esses gametas imensos há pelo menos 100 milhões de anos. A comprovação surge de ostracodes fossilizados na bacia do Araripe. O grupo em questão, o dos Cypridopina, tem espermatozoides com até dez vezes o tamanho do seu corpo, que tem 1 milímetro.

"É a incidência mais antiga desse interessante modo de reprodução entre os animais", afirma Renate Matzke-Karasz, da Universidade de Munique, a principal autora do estudo.

O grupo estudado existe até hoje. "Eles são abundantes, apesar de praticamente desconhecidos. Habitam quase todos os tipos de ambiente aquático", diz Ricardo Pinto, biólogo da Universidade de Brasília.

Os ostracodes do Araripe são famosos pelo grau elevado de preservação. Esse fato permitiu que exemplares da região fossem estudados em Grenoble, na França, com uma nova técnica de investigação não destrutiva, a holotomografia.

Após a análise das partes internas do bicho, a surpresa: as estruturas sexuais gigantescas, que ocupam um terço do volume do corpo, estavam lá."

(Fonte: O Povo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário