segunda-feira, 6 de abril de 2009

ESPECIALISTAS ENSINAM COMO MANTER A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DURANTE A PÁSCOA

“Quem não resiste ao chocolate na Páscoa pode fazer algumas mudanças no cardápio para comer sem culpa. Especialistas em nutrição explicam que, em excesso, o doce pode causar alergias e agravar doenças crônicas como diabetes, mas em moderação melhora o humor, protege o coração e pode até ser um aliado na dieta.

O nutricionista Carlos Frederico, do Espaço Débora Pinto, recomenda os ovos de chocolate puro, de preferência o chocolate amargo, que sacia mais, é rico em antioxidantes e ajuda a diminuir a compulsão por doces.
Aproveitar a sobremesa para comer o doce ajuda a reduzir os picos de insulina, que aumentam a fome e as taxas de glicose.
- "Prefira os chocolates ao leite sem cremes, recheios ou amêndoas e avelãs, que têm muita gordura" - ensina.
Carlos também sugere quebrar o ovo em pedaços e ingerir apenas 30 gramas diariamente (cerca de uma barra pequena ou quatro quadradinhos de uma barra grande), quantidade equivalente a 150 calorias e que não compromete a dieta.
- "Se não conseguir resistir e acabar comendo demais, a ingestão de pelo menos 2 litros de água por dia ajuda a desintoxicar" - explica.
A endocrinologista Eliane Pupin alerta que os chocolates diet só devem ser consumidos por quem tem alguma restrição ao açúcar.
- "A palavra "diet" do chocolate dá muitas vezes uma conotação de que ele é pouco calórico. Mas a troca do açúcar por adoçantes no momento da fabricação modifica em grande parte a textura do alimento. Para conseguir a textura habitual, os fabricantes acabam adicionando mais gordura. Ou seja, engorda mais do que o normal" - diz a médica.

Restrições podem aumentar a compulsão por comida
Quem não quer engordar neste período deve ficar atento ao que coloca no prato, porém sem exageros. A nutricionista Sônia Almeida, do Vigilantes do Peso, explica que uma alimentação muito restrita nos dias que antecedem a Páscoa pode causar ansiedade e, por consequência, a compulsão alimentar.
- "Fazer jejum ou seguir dietas restritivas por vários dias é prejudicial à saúde. O peixe, se for acompanhado de ingredientes leves, é um prato saudável que pode ser consumido sem restrições. Indico principalmente o salmão, o atum, a sardinha e o arenque, ricos em ômega 3, gordura que protege o coração" - completa Sônia."

(Fonte: Maria Vianna, O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário