quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

ADOLESCÊNCIA E CRIMINALIDADE

Matérias policiais do Jornal Diário do Nordeste, Fortaleza - CE, edição de hoje:

"BONSUCESSO
Bandidos fazem sete reféns em mercadinho

... o primeiro a se render foi um adolescente de 16 anos.


NOVA ASSUNÇÃO
Ladrão tenta assaltar e acaba morto pela vítima


... Vagner Roberto Gomes Pereira, 17 anos, foi morto, ontem, com um tiro na cabeça, quando tentava assaltar um homem."


Uma constatação dura ante a realidade. Em ambos os casos vemos a marcante presença de adolescentes envoltos com a criminalidade. Lembro então o que disse o médico inglês Ronald Gibson, quando começou uma de suas conferências - “CONSOLO AOS PAIS”, citando estas quatro frases:

1) "Nossa juventude adora o luxo, é mal-educada, caçoa da autoridade e não tem o menor respeito pelos mais velhos. Nossos filhos hoje são verdadeiros tiranos. Eles não se levantam quando uma pessoa idosa entra, respondem a seus pais e são simplesmente maus."

2) "Não tenho mais nenhuma esperança no futuro do nosso país se a juventude de hoje tomar o poder amanhã, porque essa juventude é insuportável, desenfreada, simplesmente horrível."

3) "Nosso mundo atingiu seu ponto crítico. Os filhos não ouvem mais seus pais. O fim do mundo não pode estar muito longe."

4) "Essa juventude está estragada até o fundo do coração. Os jovens são malfeitores e preguiçosos. Eles jamais serão como a juventude de antigamente. A juventude de hoje não será capaz de manter a nossa cultura."

Após ter lido as quatro citações, ficou muito satisfeito com a aprovação que os espectadores davam às frases. Então o médico inglês Ronald Gibson, revelou a origem delas:

A primeira é de Sócrates (470-399 a.C .);
A segunda é de Hesíodo (720 a.C.);
A terceira é de um sacerdote do ano 2000 a.C.;
E a quarta estava escrita em um vaso de argila descoberto nas ruínas da Babilônia (Atual Bagdá) e tem mais de 4000 anos de existência.

Um comentário:

  1. o adoscelente Wagner roberto era meu namorado e tinha acabando de ser pai e se viu no desespero de não arranjar emprego por causa da idade.Isso levou ele ao desespero e a fazer a pior burrada da vida dele
    Ele era um bom rapaz querido por todos mas a injustiça que fazem com nos adolescentes levou a ele errar
    hoje o filho dele tem 9 messes e penso quando ele cresce e perguntar pelo pai?o que vou dizer?fico sem resposta.
    deixo-lhe uma pergunta
    todos erramos e temos direito de melhora pq ele não?Se fosse ele que tivesse matado estaria preso....

    ResponderExcluir