CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

CARTA DO PRESIDENTE DO PSDB NO CEARÁ

"Fortaleza, 28 de setembro de 2010.

Companheiro(a),

Não é apenas o destino do PSDB que está em suas mãos, mas a garantia do Estado do Direito e das liberdades democráticas.

Liderança carismática, medidas populistas e aparelhamento partidário do Estado conduziram muitas nações a ditaduras civis.

SERRA, um democrata convicto, conduzirá o Estado brasileiro a um novo patamar de eficiência, com redobrados ganhos sociais.

TEMOS DE MOSTRAR AGORA O NOSSO COMPROMISSO! UM ÚNICO VOTO GANHO PARA SERRA PODE GARANTIR O SEGUNDO TURNO!

No Ceará, a coragem, o desprendimento e o espírito de sacrifício de MARCOS CALS, que abraçou a bandeira do nosso Partido, trocando uma candidatura vitoriosa de parlamentar pelo risco de uma campanha majoritária, precariamente estruturada em função do tempo escasso, MERECE DE TODOS NÓS UM ÚLTIMO ESFORÇO PARA QUE SEJA REVELADO EM TODA SUA EXTENSÃO O POTENCIAL CONTIDO NESTA GRANDE LIDERANÇA.

Quanto à eleição do TASSO, a questão não é só de justiça a um homem público com mais de duas décadas de grandes serviços prestados à sociedade brasileira, mas de GARANTIR VOZ E ATITUDES QUE FORTALEÇAM E ASSEGUREM ALTIVEZ AO CONGRESSO NACIONAL.

Hora de agir. Quantas pessoas você pode ajudar a tomar a decisão mais correta nestas eleições?

Marco Penaforte

Presidente do PSDB-CE."

(Fonte: Por e-mail presidentepsdbce@fortalnet.com.br)

NO LIMITE DO IMPOSSÍVEL

Um rio tem todos os motivos para não querer encontra-se com o mar, seria um confronto, é como se colocasse uma criança para discutir com um adulto, no entanto ele não se intimida, e segue o seu percurso, muitas das vezes por corregozinho bem estreito ele vai lentamente por trilha que só ele conhece, deixando seu rastro por onde passa, fazendo a diferença, trazendo vida, matando o deserto que encontra, vence cada obstáculo do seu caminho, se preciso, abraçar até pedras e quando ele ver o grande mar, ele se joga, mergulha mais fundo e lá se mistura, de maneira que fica impossível vemos a diferença entre as águas do rio e as do mar. Isso é algo muito interessante! Você já parou para pensar nisto? Mais sabe qual é o fator principal? Se, tanto as do rio quanto as do mar tudo são águas; Se você experimentar um pouco verá que existe uma imprópria para ser ingerida! Dentro do teu ser uma pode trazer-te a vida, a outra te matar, mais elas continuam águas.


Eu e você somos pequenos rios percorrendo pelo mar ou o mundo. Às vezes passamos situações tão complicadas que nem nós mesmos conseguimos entender, quantas são as vezes que usamos a expressão “ficou estreito” mesmo assim continuamos, pois temos consciência que não podemos parar, ninguém sabe os caminhos que percorremos nessa vida, as lutas que enfrentamos, as lagrimas que derramamos escondido, as tristeza e frustrações que nos abateram. Mas, você pode decidir o que fazer, continuar tentando sozinho, sem saber a onde vai chegar, indo pelo mundo sem direção, porque esta aqui é para viver, sem objetivos, sem expectativas, o sol escaldante te absorvendo, e o resto de água que tem em você ficando cada dia mais amarga, difícil de suportar. Ou você pode aliar-se ao único que tem poder sobre as águas “Jesus”, foi ele que mandou o mar se acalmar, foi ele que andou sobre as águas, só ele pode conduzir tua vida, só Jesus deve ter poder sobre você, decida mergulhar-se nele.


Um rio sozinho, fica isolado, termina minado, podem vedarem, poluírem, deterem, por mais forças que ele tenha, poderão construir barragens que o impeçam de correr.


Jesus é o rio de águas cristalinas que jorra do trono de Deus, você pode seguir a trilha deixada por ele, com ele ainda que esteja estreito ele fará você continuar teu percurso sem desfalecer diante os obstáculos, misture-se neste rio, que ele nunca deixara você ficar seco, sem vida, porque Ele é a própria vida.


O mal pode ter investido caro para te destruir, mais se você acreditar em Jesus, nada sugará tuas forças! Você irá, minando, filtrando, correndo e irá ultrapassar tudo que tentar te deter, porque você é água, e ninguém consegue segurar água sem se molhar, ninguém consegue deter a velocidade das águas quando elas vêm, com fúria. Só aquele que fez as águas, Ele manda e ela obedece, Recurse a sequidão do mundo. A palavra de Deus é o guia para a fonte das águas da vida; leiam, meditem, procure viver com Deus, ele limpará de seus olhos toda a lágrima.


Jesus é o rio, ele já fez seu trajeto neste mundo abrindo brechas e alas onde eram impossível de atravessar, deixou o espaço limpo para que você fizesse seu percurso e se encontrasse com o eterno mar que é os céus. Onde fica o soberano Deus. Nada pode te parar, nada pode deter tuas forças, ninguém pode sugar a vida que há em você, se caminha junto com Jesus.


Se você esta se sentindo uma poça acuada, uns passam e te faz de lama, outros te jogam pedra só para ouvir teu grito de dor, outros fazem questão de te pisar para ver teus pingos de forças que resta se espalhar. Chegou sua vez! Hoje é dia de chuva, as chuvas de Deus virão sobre você, e o que parecia ser impossível ficará fácil, você não estará sozinho. Queria anda junto a essa água, Deseje beber dessa água viva, Vem. E quem ler, Venha. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida, derrama o teu coração como águas diante da presença do Senhor; levanta a ele as tuas mãos, diga que precisa dele.


Existe apenas um rio da vida, Jesus! Existem diversas fontes que somos nós! Nosso trajeto é o mundo! Os obstaculos são as forças do mal! Existe porém dois mares que domina para toda a eternidade: Céus e inferno! Em qual dos dois você está percorrendo para desaguar?

Saiba que toda a criatura vivente que passar por Jesus, onde quer que entrarem ainda que os rios estejam secos, viverá! Longe dele certamente morreremos, e seremos como águas derramadas na terra que não se ajuntam mais; Deus, pois, lhe não tirará a vida, mas cogita meios, para que não fique banido dele o seu desterrado. Ainda que esta vida te leve a caminhar em desertos; Jesus e a rocha que jorra aguas que cura as feridas, toque nele, ele te dára agua que irá refrescar a tua alma eternamente.


Mergulhe nos braços de Jesus!

Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna (joão 4:14)


E será que toda a criatura vivente que passar por onde quer que entrarem estes rios viverá; e haverá muitíssimo peixe, porque lá chegarão estas águas, e serão saudáveis, e viverá tudo por onde quer que entrar este rio (Ezequiel 47:9).

(Fonte: Por e-mail de
mitiellinda@gmail.com )


sábado, 25 de setembro de 2010

ASSASSINADO O 13º POLICIAL NO CEARÁ EM 2010

Com o assassinato na tarde da última quinta-feira (23/09), do Soldado PM José Regineudes Freitas, do Programa de Segurança Pública do Ceará Ronda do Quarteirão, na rua Capitão Clóvis Maia, bairro Aerolândia, em Fortaleza - CE, subiu para 13 o número de policiais assassinados no Ceará em 2010.

o Soldado do Ronda José Regineudes Freitas, de 27 anos, saía de casa quando foi abordado por 2 homens que estavam em um Corsa, cor chumbo.

Os bandidos efetuaram vários disparos, que atingiram principalmente a cabeça e a boca da vítima.

Para os familiares do PM, a morte de José Regineudes é misteriosa, pois ele não recebia nenhum tipo de ameaça.

Soldado estava de licença

O policial pertencia ao quadro do Batalhão de Policiamento Comunitário, da Polícia Militar do Ceará, era lotado na área da 4ª Cia do 5º Batalhão (Tancredo Neves), mas estava de Licença Para Tratamento de Saúde (LTPS) em virtude de um acidente com moto em serviço.

POLICIAIS ASSASSINADOS NO CEARÁ EM 2010

Com o caso acima do José Regineudes Freitas, esse é o 13º policial assassinado no Estado do Ceará somente em 2010.

Os outros doze casos de policiais assassinados no Ceará são: 02 Policiais Civis (01 em Brejo Santo e 01 Fortaleza); 01 Policial Rodoviário Federal (bairro Pio XII, Fortaleza) e outros 09 PMs (02 PMs em Barbalha; o Soldado Edson Bonfim de Souza,que havia sido baleado por há dias em Novo Oriente, faleceu no decorrer da semana em Crateus. 02 PMs em Fortaleza, sendo o Soldado PM Marcondes Sampaio de Menezes e o Cabo Duarte, que se encontrava internado vítima de agressão a bala PM no IJF; 02 PM em Caucaia; 01 PM em Maranguape, 01 PM em Eusébio, também, na Grande Fortaleza).

Ex-PM

Também em 2010, o ex-policial militar da PMCE, Alan Kardec Pereira de Sousa, 44 anos, foi encontrado morto na manhã de 15 de março, na sala da casa onde morava, no bairro Vila Velha, em Fortaleza - CE

(Fonte: Com informações do Jornal Diário do Nordeste e Blogosfera Policial)

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

MAIS UM POLICIAL MORRE EM CONSEQUÊNCIA DA VIOLÊNCIA NO CEARÁ

O soldado da Polícia Militar Edson Bonfim de Souza, de 39 anos, morreu na terça-feira (21/09), em Crateús - CE, distante 350 quilômetros de Fortaleza. O PM estava em uma viatura que foi metralhada pela quadrilha de assaltantes que invadiu a cidade de Novo Oriente (a 397 km da capital), na madrugada do dia 30 de agosto. Na ocasião, ele e o cabo Francisco Uélito de Souza Silva, 44, foram baleados e tiveram as armas roubadas pelos bandidos. Edson foi lesionado no tórax, o que provocou lesão permanente na coluna. Já o cabo, acabou baleado na perna.

Segundo o Camando do Policiamento do Interior, o PM e se recuperava em casa, mas passou mal na tarde desta terça e morreu. De acordo com a assessoria do Instituto Doutor José Frota (IJF), ele recebeu alta no dia 9 de setembro.

POLICIAIS ASSASSINADOS NO CEARÁ EM 2010

Com o caso acima do Edson Bonfim de Souza, esse é o 12º policial assassinado no Estado do Ceará somente em 2010.

Os outros onze casos de policiais assassinados no Ceará são: 02 Policiais Civis (01 em Brejo Santo e 01 Fortaleza); 01 Policial Rodoviário Federal (bairro Pio XII, Fortaleza) e outros 08 PMs (02 PM em Caucaia; 02 PMs em Barbalha, interior do Ceará; 02 PMs em Fortaleza, sendo o Soldado PM Marcondes Sampaio de Menezes e o Cabo Duarte, que se encontrava internado vítima de agressão a bala PM no IJF; 01 PM em Maranguape, 01 PM em Eusébio, também, na Grande Fortaleza).

Ex-PM

Também em 2010, o ex-policial militar da PMCE, Alan Kardec Pereira de Sousa, 44 anos, foi encontrado morto na manhã de 15 de março, na sala da casa onde morava, no bairro Vila Velha, em Fortaleza - CE

(Fonte: Com informações do Jangadeiro online e Blogosfera Policial)

domingo, 19 de setembro de 2010

A MILIONÁRIA "INTEGRAÇÃO CEARENSE"

"A Revista Veja desta semana denuncia escândalo envolvendo o governador do Ceará, Cid Gomes, e o irmão dele, deputado federal, Ciro Gomes. A reportagem fala de um esquema de corrupção responsável pelo desvio de R$ 300 milhões das prefeituras do Estado entre 2003 e o fim do ano passado.

“Com o segundo mandato praticamente assegurado, o governador cearense Cid Gomes não vai poder concentrar-se na festa da vitória”, começa a reportagem da revista semanal.

De acordo com a publicação, o esquema de corrupção foi descoberto por acaso pela Polícia Federal em 2009, durante investigação de fraudes cometidas pelo empresário Raimundo Morais Filho. A “teia de ilegalidades” foi batizada, segundo a Veja, de “Integração Cearense”, em alusão ao Ministério da Integração Nacional, cujo comando era de Ciro Gomes, entre os anos de 2003 e 2006, no primeiro mandato do Governo Lula. “A operação começava com o repasse de recursos do ministério a prefeituras cearenses”, completa a matéria.

A reportagem explica que “licitações viciadas favoreciam sistematicamente as 17 empresas de Morais, que se apropriava de 4% do valor do contrato e entregava o restante ao deputado estadual Zezinho Albuquerque (PSB), principal articulador político de Cid Gomes na Assembleia”.

Depois disso, o dinheiro iria para as prefeituras, que por sua vez pagavam pelas obras um valor inferior ao registrado em contrato.

Documentos apreendidos pela PF mostram, conforme a Veja, que a quantia excedente financiou, na campanha de 2006, as candidaturas de Cid a governador e de Ciro a deputado.

A reportagem finaliza: “Interessado em negociar uma delação premiada, Morais produziu um minucioso relatório sobre as operações criminosas. Procurados por Veja, Zezinho e os irmãos Gomes negaram qualquer envolvimento com o episódio. Ciro afirma que sequer conhece o pivô do escândalo”."

A MILIONÁRIA "INTEGRAÇÃO CEARENSE"

"Documentos em poder da Polícia Federal envolvem o governador do Ceará, Cid Gomes, e seu irmão, o deputado Ciro Gomes (PSB) em um esquema de corrupção que desviou 300 milhões de reais das prefeituras do estado entre 2003 e o fim do ano passado.

Raimundo Morais Filho, empresário que participava da lambança, deixou tudo registrado em 27 gigas de memória, de que VEJA tem cópia.

Laurélia Cavalcante, delegada federal que investiga o caso, foi atropelada por um carro não-identificado nas ruas de Fortaleza.

Morais Filho escreveu um outro relato em que se diz ameaçado.

Cid nega qualquer irregularidade. Ciro, que já anunciou a disposição de construir “uma nova hegemonia moral e intelectual no país” diz não conhecer o empresário: “Jamais fiz com ele ou com qualquer pessoa essa sórdida prática que estão querendo me imputar”."

"Cid e Ciro Gomes emitem notas e negam denúncia de revista sobre corrupção"

"Diante das denúncias divulgadas pela Revista Veja, os irmãos Ferreira Gomes reagiram com notas à imprensa. O deputado federal Ciro Gomes (PSB) afirma que a denúncia é “sórdida trama”. Já o governador e candidato à reeleição, Cid Gomes, afirma que a revista “mente”. A reportagem fala de um esquema de corrupção responsável pelo desvio de R$ 300 milhões das prefeituras do Estado entre 2003 e o fim do ano passado.

A resposta de Cid Gomes

“A revista Veja mente, e esta não é a primeira vez. Ela mentiu quando disse que eu tinha um apartamento em Nova York, mentiu quando lançou falsas acusações sobre a concorrência do Castelão, e mente agora novamente. Trata-se de um comportamento tendencioso, contumaz e mal intencionado para comigo e para com o Ceará.”, diz um dos quatro ítens que compõem a resposta de Cid Gomes.

No restante do texto, ele diz que as acusações são absurdas, indignas e mentirosas. Ele afirma estar acionando a Policia Federal para saber se existe algum inquérito em que o nome dele seja citado. A partir disso, ele promete tomar providências “enérgicas e duras”.

A resposta de Ciro Gomes

“Nego e repudio, com veemência, qualquer acusação contra minha conduta, tanto no plano pessoal, como no exercício dos cargos que tive a honra de ocupar ao longo de 30 anos de vida pública”, diz a nota de Ciro Gomes.

Assim como o irmão, o parlamentar afirma que tomará “todas as providências jurídicas cabíveis” para resguardar a reputação e para processar os autores do que ele chama de “sórdida trama”.

Ele encerra a nota pedindo aos seus eleitores que se mantenham alertas contra “denúncias” fabricadas a 15 dias das eleições. “Elas representam uma grave ameaça à Democracia, pois pretendem, com acusações levianas e mentirosas, alterar a vontade popular que se manifesta na preferência pelo Cid em todas as pesquisas”, completa."

(Fonte: Jangadeiro online - Reinaldo Azevedo - http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/ - Revista Veja, Blog da Janga e Blog do Eliomar de Lima)

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

DR. LÚCIO PROMETE SEGURANÇA PÚBLICA GLOBAL E O PROJETO CONSTELAÇÃO COM CENTROS DE CIDADANIA DE POLICIAMENTO E AÇÕES INTEGRAIS 24 HORAS PARA O CEARÁ

(Para assistir e ouvir o vídeo click play e ligue o som do computador)

O Candidato ao Governo do Ceará, Dr. Lúcio Alcântara 22, explica como pretende diminuir o problema da insegurança no Estado do Ceará, apresentando o Projeto Constelação. O seu vice Claudio Vale aparece apoiando a nova idéia.

O que é Segurança Global e por que o nome do projeto é CONSTELAÇÃO?

A questão da segurança pública não pode ser resolvida só com polícia.

Quando pensarmos em soluções para a segurança pública devemos pensar de forma sistêmica.

Hoje, a SEGURANÇA GLOBAL, é a novidade internacional para a área da segurança pública.

No Ceará, diante da atual e fracassada política de segurança pública desenvolvida pelo atual governo, cujos resultados desastrosos com números de homicídios nunca antes vistos, além dos assaltos a bancos que aumentaram em quase 500%, com mais de vinte cidades do interior invadidas e sitiadas por quadrilhas armadas, que promoveram verdadeiros “arrastões”, colocam todos os cearenses em pânico. Assim, entre algumas propostas para a área, como a interiorização do RAIO, a criação da Secretaria Estadual Antidrogas, o candidato do PR ao governo do Ceará, Dr. Lúcio Alcântara 22, também vem apresentando a política governamental de SEGURANÇA GLOBAL, que foi denominada de CONSTELAÇÃO.

O Ceará deverá dispor doravante de uma atual e melhor metodologia de abordagem e enfrentamento para essa tão problemática e sensível área da gestão pública, que é a Segurança Pública.

A denominação CONSTELAÇÃO é porque nos próximos quatro anos serão implantados no Ceará, os PAIs, que serão Centros de Policiamento e Ações Integrais. Serão Centros de Cidadania, cuja forma arquitetônica é de uma estrela de cinco pontas (cada ponta é um ente de uma família), as denominadas ESTRELAS DA PAZ.

Essas ESTRELAS DA PAZ formarão uma grande rede de serviços sistêmicos e interdependentes, formando uma grande CONSTELAÇÃO.

Serão reunidos nesses e em outros equipamentos existentes próximos das ESTRELAS DA PAZ, os serviços essenciais no atendimento à comunidade.

A Política CONSTELAÇÃO DE SEGURANÇA GLOBAL, desenvolverá de forma eficaz, eficiente, efetiva e econômica uma SEGURANÇA PÚBLICA E SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA INTEGRAL PARA TODOS OS CEARENSES 24 HORAS. Atuará principalmente na PREVENÇÃO, visando combater as causas da violência e minimizando conseqüências que afetam patrimônios e vidas.

As ESTRELAS DA PAZ através das suas EQUIPES DINÂMICAS PRESENCIAIS DE ASSISTÊNCIA INTEGRAL terão:

1) CÉLULA DE SEGURANÇA GLOBAL, que contará com Policiais Militares, Policiais Civis, Bombeiros Militares, integrantes da Defesa Civil e poderá contar com outras Forças Amigas, como SAMU, Autarquia de Trânsito, Guarda Municipal, Agentes de Cidadania, representantes dos Conselhos Comunitários de Defesa Social etc.

2) CÉLULA BIOPSICOSSOCIAL, que contará com Psicólogos, Enfermeiros, Médicos, Dentistas e agentes do Programa de Saúde da Família e endemias, inclusive com foco no combate às drogas.

3) CÉLULA DE ASSISTÊNCIA INTEGRAL, que contará com Psicopedagógos, Assistentes Sociais, Terapeutas Ocupacionais, Professores e Instrutores. Contará com estrutura de Lan House comunitária, reforço escolar, incentivo à leitura, Cursos de qualificação, como os de línguas estrangeiras, hardware, software, além de jogos como o xadrez e outros de entretenimentos e inclusivos etc.

4) CÉLULA DE ATENÇÃO À CIDADANIA, com profissionais para expedir documentos, certidões, oferecer acesso ao microcrédito e encaminhamento ao primeiro emprego.

5) CÉLULA DE FORTALECIMENTO FAMILIAR, com capela ecumênica, núcleo de mediação comunitária e apoio às famílias e Conselhos Tutelares.

(Fonte: Propaganda Eleitoral Gratuita do TRE, http://www.lucio22.com.br e Release a respeito do projeto)


APÓS DENÚNCIAS, MINISTRA CHEFE DA CASA CIVIL DEIXA O GOVERNO


"Após denúncias, ministra da Casa Civil, Erenice Guerra, deixa o governo."

"Erenice Guerra não resistiu às pressões e deixou o cargo de ministra-chefe da Casa Civil no fim da manhã desta quinta-feira (16/09). A informação foi dada há pouco pelo porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach, depois que Erenice se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em sua carta de demissão, Erenice alega que precisa de tempo para preparar a defesa dela e de sua família depois das denúncias trazidas à tona pela revista Veja que acusa Israel Guerra, filho da ministra, de intermediar contratos de uma empresa de transporte aéreo MTA com os Correios mediante pagamento de propina.

Quem assume interinamente o comando da Casa Civil é o atual secretário executivo, Carlos Eduardo Esteves Lima. O nome mais cotado para assumir definitivamente a pasta é a coordenadora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Míriam Belchior.

O governo esperava pelo pedido de demissão de Erenice, após uma série de denúncias de tráfico de influência e lobby envolvendo o filho da ministra, Israel Guerra. Reportagem publicada nesta quinta pelo Correio Braziliense mostra a atuação de Erenice nos bastidores do poder também no Distrito Federal, com parentes exercendo funções comissionadas em postos-chave de órgãos do GDF.

Leia a íntegra da carta de demissão de Erenice Guerra:

"Senhor Presidente

Nos últimos dias, fui surpreendida por uma série de matérias vinculadas por alguns órgãos da imprensa contendo acusações que envolvem familiares meus e um ex-servidor lotado nesta pasta, tenho respondido uma a uma, buscando esclarecer o que se publica e principalmente a verdade dos fatos, defrontando-me com toda a sorte de afirmações, ilações e mentiras que visam a desacreditar o meu trabalho e atingir o governo ao qual sirvo.

Não posso, não devo e nem quero furtar-me a tarefa de esclarecer todas essas acusações nem posso deixar qualquer dúvida pairando acerca da minha honradez e da seriedade com a qual me porto no serviço público. Nada fiz e permiti que se fizesse ao longo de 30 anos de minha trajetória pública que não tenha sido um estrito cumprimento dos meus deveres. Prova irrefutável dessa minha postura, é que já solicitei à Comissão de Ética a abertura de procedimento para esclarecimento dos fatos aleivosamente contra mim levantados. À Controladoria-Geral da União (CGU), a auditagem dos atos relativos à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), dos Correios e da contratação de parecer jurídico da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), além de solicitar ao Ministério da Justiça a abertura dos procedimentos que se fizerem necessários no âmbito daquela pasta para também esclarecer os citados fatos.

No entanto, mesmo com todas essas medidas por mim adotadas, inclusive com a abertura dos meus sigilos telefônico, bancário e fiscal, a sórdida campanha para desconstituição da minha imagem, do meu trabalho e da minha família continuou implacável. Não apresentam uma única prova sobre minha participação em qualquer dos pretensos atos levianamente questionados, mas mesmo assim estampam, diariamente, manchetes cujo único objetivo é criar e alimentar artificialmente um clima de escândalo. Não conhecem limites.

Senhor presidente, por ter formação cristã, não desejo nem para o pior dos meus inimigos que ele venha a passar por uma campanha de desqualificação como a que se desencadeou contra mim e minha família. As paixões eleitorais não podem justificar esse vale-tudo. Preciso agora de paz e tempo para defender a mim e a minha família, fazendo com que a verdade prevaleça, o que se torna incompatível com a carga de trabalho que tenho a honra de desempenhar na Casa Civil.

Por isso, agradecendo a confiança de vossa excelência ao designar-me para a honrosa função de ministra-chefe da Casa Civil da República, solicito em caráter irrevogável que aceite meu pedido de demissão. Cabe-me daqui por diante a missão de lutar para que a verdade dos fatos seja restabelecida.

Brasília, 16 de setembro de 2010"

(Fonte: Correio Braziliense)

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

OAB DEFENDE O AFASTAMENTO IMEDIATO DA CHEFE DA CASA CIVIL DO BRASIL

"OAB defende afastamento imediato de Erenice Guerra"

"O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ophir Cavalcante, defendeu nesta quarta-feira (15/09) o afastamento imediato da ministra Erenice Guerra (Casa Civil), Erenice Guerra, cujo filho, Israel Guerra, é apontado como lobista no governo federal. Para a entidade, ela pode influenciar nas investigações.

"Não se pode falar em moralidade, em transparência e em apuração se a ministra se mantiver no cargo", afirmou o presidente nacional da OAB. "A partir do momento em que se coloca em dúvida a credibilidade e a postura da ministra, isso é algo que deveria atrair o imediato afastamento dela".

O presidente nacional da OAB disse ainda que a ministra e seu filho devem ser investigados pelo Ministério Público e, internamente, pelo governo. "Para que essa investigação interna seja feita é necessário que haja o afastamento da ministra Erenice Guerra, já que ela pode influenciar essas investigações", disse.

Para Ophir Cavalcante, "acusações que se fazem em relação ao tráfico de influência permitido pela ministra Erenice Guerra são gravíssimas e colocam em xeque a credibilidade do próprio governo".

Para a OAB, o filho de Erenice, Israel, pratica crime ao "intermediar" conversar com a ministra. "Quanto às intermediações feitas pelo filho da ministra Erenice, são inclusive criminosas, porque ele está exercendo, ou pelo menos disse exercer, a advocacia - algo que não pode por ele ser exercido, na medida em que ele não é advogado. Ele estaria aí cometendo um ilícito penal, a falsidade ideológica, e isso tem que ser apurado pelo Ministério Público", afirmou Ophir.

Procurado pela Folha, o advogado de Israel Guerra não ligou de volta."

(Fonte: Felipe Coutinho - Folha.com)

terça-feira, 14 de setembro de 2010

CIDADES DO CEARÁ CONTINUAM SENDO SITIADAS POR BANDIDOS QUE ATACAM BANCOS

( Cidade de Milhã - CE )

Mais uma assalto ousado de um grupo de bandidos fortemente armados no Interior do Ceará. Desta vez, a quadrilha formada por 15 homens, encapuzados e fortemente armados de escopeta, fuzis e pistola, tentou arrombar o cofre do Banco do Brasil, nesta cidade, localizada na região Sertão Central (300Km de Fortaleza), nos primeiros minutos da madrugada de ontem. Os assaltantes não conseguiram abrir o cofre, mas fugiram levando R$ 20 mil que estavam nos caixas.

A ação dos bandidos durou cerca de 30 minutos e começou um pouco depois da meia-noite. De acordo com a delegada plantonista, em Senador Pompeu, Sulamita Alves Teixeira, os assaltantes chegaram atirando e renderam os três policiais militares que estavam no destacamento local.

O soldado da PM, identificado por Renan, foi levado como refém, juntamente com dois operários de uma empresa prestadora de serviço para a Coelce, que faziam um reparo na rede de energia. Os assaltantes levaram os funcionários, o militar e a camioneta Hilux da empresa.

Barricadas

No banco, arrombaram a porta de vidro com marretadas e um dos bandidos feriu a mão, segundo relato de uma das testemunhas. Enquanto parte da quadrilha agia no banco, outros bandidos ficaram na esquina do cemitério em frente à unidade da Polícia Militar.

A cidade foi isolada com barricadas de pneus e troncos que foram incendiados. A população viveu momentos de apreensão e pânico.

Não havia vigia no banco. Os bandidos tentarem abrir o cofre com maçarico, mas não conseguiram. Fugiram levando dinheiro dos caixas. "O cofre tem abertura programada e essa quantia roubada estava nas gavetas dos caixas", explicou a delegada Sulamita Teixeira Mendes, que preside o inquérito. "Já ouvimos os que foram tomados como reféns e solicitamos perícia da Polícia Federal.

De acordo com a delegada, a Polícia já tem suspeita sobre o paradeiro da quadrilha e está realizando levantamentos. Até o fim da tarde de ontem, os bandidos não haviam sido localizados. Durante o dia, policiais civis e militares de Senador Pompeu, Quixeramobim, Quixadá e Banabuiú realizaram diligências na região. Os bandidos chegaram à cidade usando um veículo Corsa e duas motocicletas. O carro foi abandonado e incendiado numa estrada de terra próxima ao distrito de Ipueiras, zona rural de Milhã. A camioneta Hilux foi deixada numa estrada que dá acesso à cidade de Banabuiú.

Invasões

Ataques a cidades do Interior cearense viraram rotina. Bandidos aproveitam-se do pouco efetivo policial e dominam completamente a situação. As agências bancárias e dos Correios são os principais alvos dos delinquentes. Na semana passada, cena igual aconteceu na cidade de Palmácia, no Maciço de Baturité. Na ocasião, dois bandidos acabaram sendo detidos.

NO CEARÁ OS ASSALTOS A BANCOS AUMENTARAM QUASE 500% EM 2010

Em 2010 já foram assaltados mais de 20 (vinte) bancos nas cidades cearenses de Fortaleza (2), Palhano, Pedra Branca (2), Banabuiú, Novo Oriente, Aiuaba, Guaraciaba do Norte, Saboeiro, Nova Russas, Orós, Piquet Carneiro, Monsenhor Tabosa, Reriutaba, Lavras da Mangabeira, Cruz, Catarina e Milhã.

Afora isso, bandidos também furtaram um banco em Juazeiro do Norte, Limoeirto do Norte e outro em Banabuiú. Outras tentativas também foram registradas em 2010, uma novamente em Novo Oriente, outra em Quixeré e duas em Ibicuitinga. Também em Novo Oriente, no decorrer da semana, dois Policiais Militares foram fuzilados na praça da cidade por um bando fortemente armado. Um dos PMs já está paraplégico.

Por outro lado foram assaltados nos últimos dias os Correspondentes Bancários que funcionam em agências dos Correios e Lotéricas em Palmácia, Itatira, Aiuaba, General Sampaio e Quiterianópolis, onde inclusive os PMs e os Agentes do Pró-Cidadania da Guarda Municipal foram dominados, algemados e amarrados após invasão à Delegacia da cidade.

(Fonte: Com informações do Jornal Diário do Nordeste e Blogosfera Policial)

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

POLÍCIA FEDERAL APREENDE PANFLETOS CONTRA TASSO EM GRÁFICA EM FORTALEZA

"Uma operação da Polícia Federal realizada na tarde desta segunda,13/09, apreendeu 100 mil panfletos irregulares tamanho A4 na gráfica Printcolor, na rua Epaminodas Frota, 420, no bairro Vila União, Fortaleza - CE. A PF deu busca e apreensão e levou toda a propaganda que atacava o Senador do PSDB, Tasso Jereissati. No panfleto estava escrito: "Vote Pimentel para derrotar o coronel".

Segundo o dono da Printcolor, Miguel, sua empresa apenas executou um serviço terceirizado por outra gráfica, a Servtel. Foram impressos 200 mil panfletos. 100 mil já havia sido distribuídos e os outros foram levados por agentes da Polícia Federal.

A distribuição do panfleto contra Tasso é considerado irregular porque no material não havia assinatura do candidato responsável e nem a publicação do CNPJ do responsável pelo ataque ao senador do PSDB além do descumprimento de outras normas impostas pela Lei Eleitoral, explicou o advogado da campanha de Tasso Jereissati, Tibério Cavalcanti."

(Fonte: Ceará Agora)

domingo, 12 de setembro de 2010

POLÍCIA REGISTRA MAIS UMA SEMANA DE ASSASSINATOS EM FORTALEZA E REGIÃO METROPOLITANA


SEGUNDA-FEIRA (06/09/2010)

1) HOMICÍDIO A BALA
10h45
LOCAL: SOL NASCENTE, PARQUE LEBLON - CAUCAIA -RMF.
VÍTIMA: UM HOMEM APARENTEMENTE COM 25 ANOS.

2) HOMICÍDIO A BALA
12h50
LOCAL: RUA BUENO, BONSUCESSO - FORTALEZA.
VÍTIMA: JOSÉ DJACIR CORDEIRO.

3) HOMICÍDIO A BALA
14h16
LOCAL: RUA ANTONIO FELIX, BONSUCESSO - FORTALEZA.
VÍTIMA: MENOR DE IDADE.

4) HOMICÍDIO A BALA
17h31
LOCAL: RUA COSTA FREIRE, PARQUE SÃO JOSÉ - FORTALEZA.
VÍTIMA: LUIS EDUARDO LIMA SOUSA.

5) HOMICÍDIO A BALA
15h26
LOCAL: RUA JOSÉ FELIX DE LIMA, PARQUE ÁGUA FRIA - FORTALEZA.
VÍTIMA: ADAILTON DO NASCIMENTO COSTA.

6) HOMICÍDIO A BALA
21h55
LOCAL: AV. CÍCERO SÁ, CENTRO - EUSÉBIO - RMF.
VÍTIMA: CABO PM SALOMÃO VITOR BARROSO.

TERÇA-FEIRA (07/09/2010)

7) HOMICÍDIO A BALA
18h48
LOCAL: RUA GERALDO BARBOSA - BOM JARDIM - FORTALEZA.
VÍTIMA: FRANCISCO JUCIER RODRIGUES DA SILVA FILHO.

QUARTA-FEIRA (08/09/2010)

8) HOMICÍDIO A BALA
13h42
LOCAL: RUA JAMACARU, JANGURUSSU - FORTALEZA.
VÍTIMA: ANTONIO JOSIEL TEIXEIRA DE FREITAS.

9) HOMICÍDIO A FACA
17h20
LOCAL: ALAMEDA ELIANE LÚCIA - CIDADE 2000 - FORTALEZA.
VÍTIMA: CLEUTON SANTOS MATOS.

10) HOMICÍDIO A BALA
18h40
LOCAL: TRAVESSA 5, PADRE ROMUALDO - CAUCAIA - RMF.
VÍTIMA: VLADINILTON VIEIRA DAS CHAGAS.

QUINTA-FEIRA (09/09/2010)

11) HOMICÍDIO A BALA
00h13
LOCAL: RUA DAS ARARAS, TANCREDO NEVES - FORTALEZA.
VÍTIMA: REGIS BARBOSA DE SOUSA.

12) HOMICÍDIO A BALA
06h34
LOCAL: RUA ANTÓNIO COSMO BRASIL, JAÇANAÚ - MARACANAÚ - RMF.
VÍTIMA: ARISTÓFELES RODRIGUES DE LIMA.

SEXTA-FEIRA (10/09/2010)

13) HOMICÍDIO A BALA
00h16
LOCAL: RUA OLIVEIRA SOBRINHO, BONSUCESSO - FORTALEZA.
VÍTIMA: SEXO MASCULINO NÃO IDENTIFICADO.

14) HOMICÍDIO A BALA
19h02
LOCAL: RUA MIRTES CORDEIRO, BOM JARDIM - FORTALEZA.
VÍTIMA: JONAS CÉLIO DE ALMEIDA LIMA.

15) HOMICÍDIO A BALA
21h19
LOCAL: RUA TIM MAIA, PICI - FORTALEZA.
VÍTIMA: FRANCISCO ANTONIO DA SILVA.

16) HOMICÍDIO A BALA
22h48
LOCAL: RUA ADELAIDE PAULINO, PARQUE ELIZABETE II - CAUCAIA - RMF.
VÍTIMA: EDIGLEISON COSTA ARAÚJO.

SÁBADO (11/09/2010)

17) HOMICÍDIO A BALA
14h32
LOCAL: RUA ANTONIO FERREIRA, CONJUNTO JARDIM CASTELÃO - FORTALEZA.
VÍTIMA: THIAGO DO NASCIMENTO.

18) HOMICÍDIO A BALA
17h26
LOCAL: RUA CENTRAL, GOIABEIRAS, BARRA DO CEARA - FORTALEZA.
VÍTIMA: FRANCISCO REGINALDO TEODÓSIO.

DOMINGO (12/09/2010)

19 e 20) DUPLO HOMICÍDIO A BALA E A FACA
00h53
LOCAL: RUA SETE, ALTO ALEGRE II - MARACANAÚ - RMF.
VÍTIMAS: 1º) LUIZ ÂNGELO MACIEL GOMES e 2º) JOÃO PAULO FERNANDES DA SILVA.

21) HOMICÍDIO A BALA
01h43
LOCAL: RUA DOUTOR ERNESTO MONTEIRO, EDSON QUEIROZ - FORTALEZA.
VÍTIMA: MILSON NOBERTO DA SILVA.

22 e 23) DUPLO HOMICÍDIO A BALA
LOCAL: RUA MINISTRO COELHO - JARDIM GUANABARA - FORTALEZA.
VÍTIMAS: 1º) LUZIA MARIA MACHADO e 2º) O NAMORADO DE LUZIA, CONHECIDO PELA ALCUNHA DE "NEGÃO".

(Fonte: SSPDS/CE. Foto: Diário do Nordeste)

ACSMCE E CABEMCE PROMOVEM DEBATE COM OS PRINCIPAIS CANDIDATOS A GOVERNADOR DO ESTADO

A Associação dos Cabos e Soldados Militares do Ceará (ACSMCE) e Caixa Beneficente dos Militares do Ceará (CABEMCE) promovem um debate político com os principais candidatos a governador do Estado, no dia 13 de setembro de 2010, a partir da 15h30min, no auditório da OAB/CE, situado na Av. Pontes Vieira, esquina com Senador Virgílio Távora, contando com amplo estacionamento privativo.

O Objetivo do encontro é conhecer as propostas dos candidatos para a Segurança Pública e apresentar documento com as sugestões para o planejamento estratégico com relação às aspirações dos militares estaduais.

Dos três principais candidatos convidados, já confirmaram presença o ex-governador Lúcio Alcântara e o deputado Marcos Cals. Esperamos para breve a confirmação do governador Cid Gomes.

Além de suas sugestões, a CABEMCE espera contar também com sua valiosa presença ao evento, como demonstração de interesse pelos destinos de nossas Corporações e, conseqüentemente, pela paz social e tranqüilidade da família cearense.

A diretoria da ACSMCE convida os PMs e BMs bem como seus familiares a se fazerem presentes no dia 13 de setembro, às 15h30, no auditório da OAB, para o debate político.

(Fonte: Via e-mail de ACSMCE - sabino@acsce.com.br)

sábado, 11 de setembro de 2010

PROGRAMA RONDA DO QUARTEIRÃO CHEGA A MAIS 18 MUNICÍPIOS DO CEARÁ



A terceira fase do Programa Ronda do Quarteirão teve início no último dia dia 8/09, quarta-feira, quando 18 municípios com população estimada entre 50 mil e 80 mil habitantes passaram a ser contempladas pelo projeto de policiamento comunitário.

No total serão acrescidas 36 novas áreas nos municípios escolhidos. Com o incremento, passarão das atuais 213 para 249 o total de áreas de até três quilômetros que compõem a proposta de polícia cidadã do Ronda do Quarteirão. Já o número de municípios passa dos 24 para 42 até 18 de setembro, uma elevação de 75% no total de cidades com o policiamento comunitário.

Seguindo a proposta de aliar a tecnologia ao policiamento comunitário, cada viatura é equipada, dentre outros mecanismos, com um sistema de monitoramento via satélite e um computador que permitirá aos policiais saber, por exemplo, se algum suspeito possui mandado de prisão em aberto. Cada viatura contem câmeras que visualizam as ações dentro e fora do veículo, gravando as ações policiais.

Efetivo

Parte do efetivo para a ampliação do Ronda do Quarteirão vem da formação de 1.581 novos policiais militares. A cerimônia de posse aconteceu no último dia 8 de setembro, às 9 horas, no Centro de Convenções. Segundo o secretário executivo da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), coronel Joel Brasil, todos os novos policiais serão empregados ao Ronda do Quarteirão. "A ideia é renovarmos parte dos atuais policiais para que eles expandam os conceitos de policiamento comunitário assimilados durante seus períodos no Ronda para o restante da Polícia Militar", destaca Joel Brasil.

Durante quatro meses, alunos do curso de formação - realizado pela SSPDS em parceria com a Fundação da Universidade Estadual do Ceará (Funece) - participaram de mais de 1.020 horas-aula. Foram ministradas instruções sobre defesa pessoal, direitos humanos, utilização de armas não-letais, como taser, além da realização de 250 tiros durante o curso. Os alunos com carteira de habilitação foram, também, capacitados no curso de direção de veículos de emergência.

Serviço:

A solenidade de posse dos 1.581 policiais aconteceu às 9 horas do dia 8, no Centro de Convenções. No dia 8 de setembro a terceira fase do Ronda foi lançado em Tauá.

Saiba mais

A primeira fase do Ronda do Quarteirão iniciou-se no final de 2007 em Fortaleza e municípios da região metropolitana da Capital.

A segunda fase do programa foi a ampliação do policiamento comunitários às cidades com mais de 80 mil habitantes, totalizando ao final 24 municípios contemplados com o projeto.

Desde sua implantação o Programa Ronda do Quarteirão e sua metodologia, de aliar uma formação mais humana ao policial aliada à tecnologia, foi visitado por policias de estados como o Rio Grande do Norte, Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, além de militares do Distrito Federal.

Ronda em números

42* - Total de municípios com o programa
249* - Total de áreas do Ronda no Estado
2000 - Armas apreendidas
(*) Números já contem a ampliação

Municípios cobertos pelo Ronda:

Região Metropolitana de Fortaleza: Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Eusébio, Aquiraz, Pacatuba, Itaitinga, Maranguape, Pacajus, Horizonte, São Gonçalo do Amarante, Guaiuba, Cascavel, Pindoretama e Chorozinho

Interior do Estado

Quixadá, Sobral, Juazeiro do Norte, Canindé, Crato, Barbalha, Iguatu, Itapipoca, Crateús . Com a terceira ampliação, serão incorporados os municípios de: Tauá, Limoeiro do Norte, Russas, Morada Nova, Brejo Santo, Icó, Boa Viagem, Quixeramobim, Acopiara, Tianguá, Viçosa do Ceará, Camocim, Granja, Acaraú, Itapajé, Trairi, Aracati e Beberibe.

(Fonte: Com informações da Assessoria de Imprensa da SSPDS/CE)

GOVERNO DO CEARÁ INAUGUROU A DIVISÃO DE HOMICÍDIOS

"O Governo do Estado inaugurou, na noite desta quinta-feira (09), a Divisão de Homicídios da Secretaria Segurança Pública e Defesa Social, um dos equipamentos mais importantes na área da segurança pública. O prédio, que fica na Avenida Aguanambi, tem quase três mil metros quadrados e abrigará quatro delegacias.

De acordo com o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro, a meta é reduzir o número de mortes violentas identificando, especialmente, os autores de crimes de execução. “Serão sete delegados que trabalharão de acordo com as técnicas que aprenderam em cursos de capacitação nos departamentos especializados em investigação de mortes violentas de São Paulo e Pernambuco. Será um importante passo para a segurança do nosso Estado”, afirma.

O prédio possui sala de interrogatório, sala de reconhecimento, uma unidade de inteligência, além de sala de advogados e elevadores, para facilitar o acesso de pessoas com deficiência às dependências. No total, foram investidos mais de R$ 5,7 milhões na obra, recurso oriundo totalmente do MAPP (Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários) da Segurança Pública. O diretor da divisão será o delegado Rodrigues Júnior, que terá Francisco Pinheiro como substituto."

(Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo/CE - Casa Civil)

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

MAIS UM ESCÂNDALO AÉREO ENVOLVENDO O GOVERNO DO CEARÁ

"Cid Gomes admite uso de avião de empresa que tem contratos com o governo do Ceará"

"Denunciado por abuso de poder político e econômico, o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB) admitiu que está usando na sua campanha de reeleição um avião que pertence a uma construtora que tem contratos de R$ 9,8 milhões com o governo estadual e de R$ 33,4 milhões com a Assembléia Legislativa do Ceará, presidida pelo deputado Domingos Filho (PMDB), candidato a vice.

Segundo a assessoria, o Cessna de prefixo PPDLC foi alugado da Construtora CHC Ltda pelo comitê financeiro da coligação desde o dia 16 de julho ao preço de 15 reais o quilômetro rodado, dois reais mais barato do que o governo do estado paga por uma aeronave semelhante locada da empresa Easy Air, de propriedade do empresário Disraeli Ponte, amigo do governador.

A Easy Air venceu licitação em fevereiro desse ano com a aeronave PPMTG, ao custo de R$ 17,23 o quilômetro voado. A empresa que cotou o menor preço foi desclassificada.

Para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a CHC não poderia locar o avião para a campanha do governador porque foi licenciada para fins privados e não como táxi aéreo.

- A coligação alugou na boa fé. Se a empresa não tem autorização para voar, receber (alugar) ou licença é ela que precisa se explicar, disse a assessora de imprensa da coligação, Christiane Sales.

Ao pagar pelo avião, a coligação do governador pode ter ferido também o artigo 24 da legislação eleitoral, que proibe partidos e candidatos de receberem dinheiro ou estimável em dinheiro de entidades ou governos estrangeiros.

É que até 26 de julho - quando completavam dez dias da vigência do contrato de locação - o avião tinha matrícula estrangeira (N 52498) e estava registrado nos Estados Unidos em nome da empresa North Atlantic Aircraft Services to Brazil.

A matrícula brasileira da aeronave, em nome da CHC, só saiu no dia 18 de agosto. Antes disso, estava voando sem autorização da Anac que abriu um procedimento administrative e irá multar a empresa e o piloto pelos vôos irregulares.

O uso do avião pela campanha do governador foi denunciado à Justiça Eleitoral pelo candidato Lúcio Alcântara (PR), da coligação "Para fazer brilhar o Ceará". Além de Cid e o vice, Domingos Filho, são denunciados os candidatos ao Senado Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT). A assessoria do governador informou que a coligação foi notificada.

O advogado de acusação Paulo Goyaz disse que o preço a menor pago pelo avião da campanha, comparado com que preço pago pelo governo, representa uma vantagem concedida pela empresa ao candidato e isso caracterizaria abuso de poder econômico e político.

- Eu jamais faria isso, disse o governador sobre possivel irregularidade no uso do avião. - Nossa campanha tem uma contabilidade própria. Isso tudo é disponível e qualquer pessoa que queira pode acompanhar.

(Fonte: Isabela Martin - O Globo)

GOVERNADOR E OUTROS 17 COMPARSAS FORAM PRESOS

"Governador do Amapá é preso em operação da PF."

A Polícia Federal (PF) confirmou que o governador do Amapá, Pedro Paulo Dias de Carvalho, foi preso em sua residência, enquanto os agentes cumpriam mandado de busca e apreensão. A finalidade é encontrar indícios do envolvimento de Pedro Paulo no desvio de recursos públicos. A ação da PF faz parte da Operação Mãos Limpas que se iniciou nesta sexta-feira (10/09) no estado do Amapá.

Segundo a Polícia Federal, o governador e mais 17 pessoas entre políticos, servidores públicos e empresários presos serão trazidos para Brasília ainda hoje. Alguns detidos deverão ser encaminhados à sede da Polícia Federal e outros serão levados para presídios.

Os envolvidos estão sendo investigados pelas práticas de crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, advocacia administrativa, ocultação de bens e valores, lavagem de dinheiro, fraude em licitações, tráfico de influência, formação de quadrilha, entre outros crimes.

Integram as investigações, que se iniciaram em agosto de 2009, a Receita Federal, a Controladoria-Geral da União e o Banco Central e o Superior Tribunal de Justiça (STJ). O ministro João Otávio de Noronha, da Corte Especial do STJ, decretou as prisões.

Trabalham na operação 600 policiais federais. Foram expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça 18 mandados de prisão temporária, 87 mandados de condução coercitiva e 94 mandados de busca e apreensão. Além do estado do Amapá, os mandados estão sendo cumpridos no Pará, na Paraíba e em São Paulo. Participam da ação 60 servidores da Receita Federal e 30 da Controladoria-Geral da União.

Segundo a Polícia Federal as apurações revelaram indícios de um esquema de desvio de recursos da União que eram repassados à Secretaria de Educação do Estado do Amapá, provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

Foi verificado pela PF que a maioria dos contratos firmados pela Secretaria de Educação não respeitava as formalidades legais e beneficiava empresas previamente selecionadas. Apenas uma empresa de segurança e vigilância privada manteve contrato emergencial por três anos com a Secretaria de Educação, com fatura mensal superior a R$ 2,5 milhões, e com evidências de que parte do valor retornava, sob forma de propina, aos envolvidos.

As investigações constataram também que o mesmo esquema era executado em outros órgãos públicos. Foram identificados desvios de recursos no Tribunal de Contas do Estado do Amapá, na Assembleia Legislativa, na Prefeitura de Macapá, nas secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública, de Saúde, de Inclusão e Mobilização Social, de Desporto e Lazer e no Instituto de Administração Penitenciária.

Presidente do TJ assume governo do Amapá após prisão do governador

O presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJ-AP), Dôglas Evangelista Ramos, assumiu o governo do Amapá após o escândalo que afastou o atual governador, Pedro Paulo Dias de Carvalho, preso nesta quinta-feira (10) com mais 17 pessoas. Entre os presos estão o ex-governador Waldez Góis (PDT) e o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), José Júlio Miranda. Eles são acusados de envolvimento em um esquema de desvio de recursos públicos.

De acordo com o tribunal, Ramos está reunido com autoridades estaduais para definir como fica o governo do Amapá a partir de agora. O governador em exercício foi o primeiro presidente do TJ-AP.

Com o afastamento do governador, o presidente da Assembleia Legislativa do estado, Jorge Amanájas (PSDB), seria o primeiro na linha sucessória. Mas ele não pôde assumir pois se desincompatibilizou do cargo para disputar a eleição ao governo estadual. Ele é uma das 87 pessoas contra as quais foram expedidos pela Justiça mandados de condução coercitiva para dar explicações à Polícia Federal.

A Operação Mãos Limpas desarticulou hoje (10) uma organização criminosa composta por servidores públicos, agentes políticos e empresários, que desviava recursos públicos do estado do Amapá e da União. Além da PF, a Receita Federal, a Controladoria-Geral da União, o Banco Central e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) acompanham a operação.

(Fonte: Com informações da Agência Brasil e Correio Braziliense)

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

CONTROVÉRSIAS NA LEI DA "CADEIRINHA"

"Falha jurídica impede aplicação integral da Lei da Cadeirinha."

"A Lei da Cadeirinha, que começou a vigorar no dia 1º de setembro em todo o País, possui uma falha jurídica que impede sua aplicação integral. A resolução 277, de 28 de maio de 2008, está baseada na idade das crianças. Mas a Constituição Federal não obriga crianças, seus pais ou quem as conduza a portarem documento das mesmas.

O RG só é obrigatório no País a partir dos 18 anos - e, após os 16 anos, recomendável. Neste ponto, há uma das principais incoerências da Lei: crianças de até sete anos e meio devem ser transportadas no banco traseiro - sendo que para aquelas de até quatro anos é obrigatório o uso da cadeira especial ou do bebê conforto - mas o motorista não é obrigado a provar a idade de quem transporta. Fica a palavra dele contra a do agente de fiscalização.

Para Marcelo José Araújo, professor e consultor na área de trânsito e presidente da Comissão de Direito de Trânsito da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Paraná, se a resolução não responder rapidamente às questões em aberto pode virar mais uma das leis que já nascem mortas. “Por entrar em descrédito”, diz.

O uso da cadeirinha é fundamental. Segundo dados da ONG Criança Segura, acidentes de trânsito - pedestres, passageiros e ciclistas - são a principal causa de morte por acidentes entre crianças de 0 a 14 anos. O uso correto de cadeiras de segurança em veículos pode diminuir o risco de morte em até 70% em caso de acidente. Diante disso, espera-se que pais e motoristas tenham bom senso para garantir a segurança das crianças que transportam.

Brecha jurídica

A brecha jurídica permite que motoristas que recorram da multa tenham quase a garantia de ganharem a disputa. A assessoria do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) diz que, se o agente tiver dúvidas, não deve autuar. Se o condutor não comprovar a idade da criança e ainda assim for multado, o Contran afirma que ele poderá recorrer. Para o advogado Araújo, há uma “inversão de valores” neste posicionamento. “É um absurdo, depositar no usuário a falta de critérios. O agente de trânsito ou policial tem de seguir um princípio de certeza”, afirma.

O Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran), órgão que realiza as blitze em São Paulo, está ciente da possibilidade de fraude no momento da abordagem. “Sabemos que muitos pais, que não estão preocupados com a segurança do filho, podem dizer que a criança que está no carro sem o equipamento de retenção tem idade superior ao exigido na norma. Por isso, nossa orientação é que o agente, em caso de dúvida, não autue o condutor”, explica o capitão Paulo Oliveira, chefe do setor operacional do CPTran. "Já se estiver nítido que o condutor está tentando enganar o fiscal, a autuação deve ser feita e o motorista pode entrar com recurso”.

A “flexibilidade” da lei da cadeirinha é criticada por Araújo, que enfatiza a necessidade de um único discurso. “Sabemos, por exemplo, que o sinal vermelho é para parar. É certo. Não posso estabelecer para uma lei um critério do bom senso”. No caso da Lei Seca há o bafômetro para confirmar embriaguez. Para comprovar excesso de velocidade, há os radares. Há câmeras que provam outras infrações no trânsito. Do jeito que está, no caso da Lei da Cadeirinha, não há o princípio da certeza: o que vale é olhar do agente.

Ciro Vidal, advogado e presidente da Comissão de Trânsito da OAB-SP, afirma que levar em consideração a idade e não o porte físico é uma forma mais fácil de se fazer a fiscalização, mas também o principal problema. "Ela deveria levar em consideração o tamanho da criança porque tem criança de oito anos com tamanho de criança de seis, e o contrário também”, considera.

Araújo completa que, mesmo se o órgão optasse por pesar e medir as crianças, a balança e a fita métrica precisariam ser regulamentadas e usadas em todo o território nacional.

O capitão Paulo Oliveira, do CPTran, explica que a não exigência do porte de documento das crianças pelo condutor faz com que o foco da fiscalização seja diferente, pelo menos na capital paulista. “Estamos procurando fiscalizar carros com crianças que deveriam estar na cadeirinha ou no bebê conforto”, diz. O fato de crianças acima de quatro anos de idade não serem obrigadas a andar no acento elevatório, segundo ele, é um dos motivos de as fiscalizações serem feitas em sua maioria em crianças abaixo dessa idade. “A lei autoriza que crianças acima de quatro anos trafeguem utilizando o cinto de dois pontos”, diz.

Procurada, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) engrossou o discurso do Contran e disse que as autuações são realizadas quando o agente vê crianças muito pequenas sem o cinto de segurança ou quando “é muito nítido que aquela criança tem idade inferior ao exigido na norma”."

(Fonte: Márcio Apolinário e Lecticia Maggi - iG)

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

MAIS UM POLICIAL É ASSASSINADO NO CEARÁ

O Cabo Salomão Vitor Barroso, lotado no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Ceará, foi vítima de latrocínio na noite da última segunda-feira (06/09), em um sítio no município do Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Segundo a Polícia, o Cabo PM Salomão Vitor Barroso foi executado com oito tiros. Uma quadrilha de cinco ou seis homens armados teriam pulado o muro do sítio, dominado o PM, levando-o até os fundos da propriedade e executado o militar em seguinda.

Os bandidos fugiram levando a pistola do PM. Segundo testemunhas, o policial estava no sítio fazendo um “bico” de segurança. A informação foi negada pelo proprietário do local. “Ele disse que o policial era um amigo e estava apenas fazendo uma visita”, informou o Supervisor do Policiamento da Capital que compareceu ao local do acontecido.

Quadrilha

O proprietário do sítio contou à Polícia que ele e o Cabo Salomão Vitor Barroso estavam no alpendre, conversando. A quadrilha teria ido direto até o policial e o levado para o quintal que fica por trás da casa. O dono do sítio teria corrido para dentro da residência e se trancado em um dos cômodos, junto com seus familiares. Ele acrescentou que os integrantes da quadrilha estavam encapuzados.

Os tiros acertaram a cabeça, o tórax e os braços do policial. Até a tarde de hoje, nenhum integrante da quadrilha havia sido localizado. “Há uma suspeita de que seja um grupo que já atua no Eusébio”, disse a polícia. Essa quadrilha é acusada de assaltos contra casas de veraneio, sítios, chácaras, condomínios residenciais e pontos comerciais, além de homicídios e tráfico de drogas.

Ontem, reportagem do Jornal O Povo foi até o Quartel do Comando Geral da PMCE. Sem se identificar, um dos guardas contou que o Cabo Salomão Vitor Barroso era “tranquilo” e estava há quase 20 anos na Polícia. “Ela fazia bico como quase todo policial faz. A gente precisa porque ganha pouco”, disse.

O PM assassinado é irmão de um outro policial.

POLICIAIS ASSASSINADOS NO CEARÁ EM 2010

Com o caso acima do Cabo Salomão Vitor Barroso, esse é o 11º policial assassinado no Estado do Ceará somente em 2010.

Os outros dez casos de policiais assassinados no Ceará são: 02 Policiais Civis (01 em Brejo Santo e 01 Fortaleza); 01 Policial Rodoviário Federal (bairro Pio XII, Fortaleza) e outros 07 PMs (02 PM em Caucaia; 02 PMs em Barbalha, interior do Ceará; 02 PMs em Fortaleza, sendo o Soldado PM Marcondes Sampaio de Menezes e o Cabo Duarte, que se encontrava internado vítima de agressão a bala PM no IJF; 01 PM em Maranguape, também na Grande Fortaleza).

Ex-PM

Também em 2010, o ex-policial militar da PMCE, Alan Kardec Pereira de Sousa, 44 anos, foi encontrado morto na manhã de 15 de março, na sala da casa onde morava, no bairro Vila Velha, em Fortaleza - CE

(Fonte: Com informações dos Portais O Povo, TV Verdes Mares e Jangadeiro online)

MORRE O ÚLTIMO CANGACEIRO DO BANDO DE LAMPIÃO

“Um dos últimos cangaceiros do bando do histórico Lampião – que aterrorizava fazendeiros e saqueava comércios no Nordeste brasileiro, no início do século passado – foi enterrado, na manhã deste 7 de setembro, em Belo Horizonte - MG. Aos 100 anos, Antônio Inácio da Silva, o “Moreno” (foto acima), afimava já estar cansado de viver e pedia descanso.

Neli Maria da Conceição, 60, filha de Antônio, contou que o pai sofria depressão há três anos. A tristeza maior veio depois que Durvalina Gomes de Sá, sua mulher e também cangaceira morreu, aos 92 anos, vítima de um acidente vascular cerebral, em 2008. Em seguida, problemas de saúde limitaram as atividades do cangaceiro e há cerca de um ano ele passou a usar uma cadeira de rodas. “Já estava se sentindo fraco. As doenças e a morte da minha mãe lhe tiraram a vontade de viver”, disse. Moreno morava no bairro Tupi, região Norte de Belo Horizonte, com um dos seis filhos. Ele acordou na manhã de anteontem, tomou café da manhã, deitou-se de novo e morreu.

Apesar do centenário, a memória não falhava e Antônio adorava lembrar dos seis anos que viveu ao lado de Lampião. “O Cangaço era o assunto sempre”, disse a filha.

Fogos. Antes do sepultamento, no cemitério da Saudade, região Leste da capital, parentes e amigos assistiram a uma chuva de fogos de artifício. Um dos filhos do cangaceiro leu um texto em homenagem ao pai. O cineasta cearense, Wolney de Oliveira, que finaliza o longa-metragem “Os últimos cangaceiros”, contou que os fogos foram um pedido de Antônio. “Ele queria isso por ter sobrevivido aos tempos de Cangaço. Naquela época, cangaceiro morto pela polícia era degolado e a cabeça era uma promoção ao policial”, contou.

Inácio Carvalho Oliveira, 72, filho deixado pelo casal em Tacaratu (PE), era um dos presentes no enterro. Ele lembrou do encontro com o pai e a mãe, em 2005.”Foi a primeira vez que vi os dois, aquele momento não vai morrer”, disse o filho do cangaceiro.”

(Fonte: Jornal O Tempo, Blog do Eliomar e http://lampiaoaceso.blogspot.com)

USO DA INTERNET E CELULAR AUMENTA ENTRE OS MAIS VELHOS


"Uso de internet e celular aumenta entre os mais velhos."

"Internet e celular no Brasil não são mais coisas de jovenzinho. O número de pessoas com mais de 50 anos conectadas à internet, apesar de pequeno, é o que mais cresce no Brasil, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada nesta quarta pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Nesta faixa etária o número de internautas cresceu 40,4% entre 2008 e 2009. Apesar disso, dentro da faixa etária, os conectados ainda representam apenas 15,2% do total.

Os cinqüentões também estão adotando mais o celular. Entre 2008 e 2009, cerca de 18,1 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 50 anos declarou ter um aparelho celular, o que corresponde a 15,3% mais usuários que em 2008 – o maior crescimento registrado em todas as faixas etárias.

Para realizar a Pnad, o IBGE entrevistou 399.387 pessoas em cerca de 153 mil domicílios de todas os estados do País em setembro de 2009. Pela primeira vez, questões sobre o acesso à internet e a posse de celulares fizeram parte do questionário da pesquisa – nas edições anteriores, os temas foram investigados como suplementos do estudo.

Mais que o dobro

A edição 2009 da pesquisa também mostra que o total de brasileiros que declararam já ter acessado a web pelo menos uma vez aumentou 112,9% em cinco anos. A edição atual da pesquisa mostra que 67,9 milhões de pessoas se declararam internautas, contra 31,9 milhões em 2005. Se comparado a 2008, a quantidade de brasileiros conectados aumentou 21,4%.

A faixa etária entre 30 e 39 anos é a que concentra o maior número de internautas no Brasil, com 12,1 milhões de pessoas.

Apesar do grande número internautas, somente 20,3 milhões de domicílios (35% do total) possuem computador de mesa (desktop) ou portátil (notebook) e o número diminui ainda mais quando se tratam de dispositivos conectados à internet: apenas 16 milhões (27,4% do total). Ou seja, a maioria dos brasileiros ainda acessa a internet a partir do trabalho, escola ou lan house.

Maioria dos internautas está no Sudeste

Como esperado, o Sudeste se manteve na primeira posição entre as regiões com maior número de internautas. Em 2009, a região concentrava 33,5 milhões de pessoas, 20,8% mais do que em 2008. O Sudeste também é a região que possui a maior proporção de usuários conectados à internet: 48,1% do total.

As regiões Norte e Nordeste apresentaram as menores proporções de internautas nos três anos analisados pela Pnad, com 34,3% e 30,2% do total de moradores da região, respectivamente. A região Norte também é a região que tem menos internautas no País, com 4,2 milhões.

Em todas as regiões do País as mulheres representam a maior parte das pessoas que já se conectaram à internet. Segundo o Pnad, 34,6 milhões de internautas são mulheres contra 33,2 milhões de homens. A situação se repete em todas as regiões do Brasil, onde as mulheres superam os homens por uma margem similar à nacional.

As mulheres também estão à frente dos homens quando se trata do uso de celulares. Já existem 48,5 milhões de usuárias de celular no Brasil, ao mesmo tempo em que 45,4 milhões de homens têm um aparelho móvel. No Nordeste, a diferença entre os dois gêneros chega a quase 1,5 milhão de mulheres.

Cerca de 57,7% da população brasileira já possui celular. As regiões Norte e Nordeste são as únicas que registraram que menos da metade da população possuem celular, com 49% e 45,4%, respectivamente. A região Centro-Oeste lidera, pois 68,5% da população têm celulares. O Sudeste só aparece em terceiro lugar, com 62,7% do total.

Celular substitui telefone fixo

Em 2009, 94 milhões de pessoas tinham telefone celular de uso pessoal, 68,4% mais do que em 2005, quando existiam 55,8 milhões de usuários. Por conta da expansão do mercado de celulares no Brasil, eles se tornaram o meio de comunicação exclusivo na maioria dos domicílios. De acordo com a Pnad, 41,2% das casas possuem somente celular, 37,3% possuem tanto celular como telefone fixo e apenas 5,8% só tem telefone fixo.

Desde 2004, o número de domicílios que possuem somente celular só cresce, ao mesmo tempo em que o número dos que possuem apenas telefone fixo diminui. Naquela época, apenas 16,5% dos domicílios usavam apenas celulares, contra 17,5% que tinham apenas telefones fixos. O total de casas que possuem ambos os tipos de telefone segue estável desde 2005 e hoje representa 37,3% do total.

(Fonte: Claudia Tozetto, iG)

sábado, 4 de setembro de 2010

POLICIAIS MILITARES, O SERVIÇO, O SONO E A INCOERÊNCIA

(Coronel BM Duarte Frota)

"Ao ler em jornais locais de hoje 03 de setembro de 2010, o artigo: Policiais flagrados dormindo em serviço, construiremos referência a um tema paralelo e, em seguida as observações pertinentes a discussão do assunto em tela.

Este texto é fundamentado no excelente trabalho monográfico da lavra de Francisco Hilângelo Viera Barros, com o tema: avaliação da privação do sono e dos padrões fisiológicos nos profissionais de enfermagem do município de Quixadá, orientado pela profª MS Luisa Helena de Oliveira Lima.

Entre os mais antigos grupos profissionais que trabalham em sistemas de turnos, encontram-se os dos serviços de saúde, dentre os quais os enfermeiros e os auxiliares de enfermagem. Vários estudos foram realizados para avaliar as conseqüências do trabalho em turnos no ciclo vigília-sono dos trabalhadores da área da saúde.

Foi relatado que pode haver prejuízos à saúde do trabalhador deixando seqüelas, quer seja nos aspectos psíquicos, físicos, emocionais, quer seja nos seus aspectos sociais, familiares e interpessoais. O sono desempenha importante papel na fisiologia de diversos sistemas. A privação do sono ocorre com freqüência em situações de trabalho, particularmente o trabalho em turnos, nas doenças do sono, nos transtornos de ansiedade e depressão e na presença de estresse inevitável.

A espécie humana, como muitas outras, organiza suas atividades segundo um ciclo de 24 horas. O sono desempenha importante papel na fisiologia de diversos sistemas. O estresse ligado ao trabalho noturno resulta de três fatores gerais: desincronização do ritmo circadiano, alteração da vida social e familiar e privação do sono. Estes fatores podem interagir para produzirem os efeitos prejudiciais sobre o bem-estar geral, psicológico e físico, do trabalhador noturno. Dormir durante o dia é extremamente desfavorável devido à não adaptação dos ritmos biológicos.

A fadiga aguda ou crônica produzida por muitas horas de trabalho, associada à privação ou redução significativa das horas de sono, são os principais fatores que influenciam no desempenho do indivíduo. Nos casos dos policiais dormindo em serviço este fato está sendo rotineiro nas escalas do programa Ronda do Quarteirão.

A Polícia Militar, através de um oficial, afirma em matéria divulgada: "que atitudes como essas não serão aceitas. O policial é pago para trabalhar em prol da sociedade. Quem não se adequar vai sair”. Já o presidente da Associação do Militares, Flávio Sabino, afirma que a escala atual de três dias de trabalho noturno por um de folga é insuportável.

O que fazer? Continuar esta escala desumana e prender todo o efetivo que fatalmente não resistirá aos anseios do organismo? Reorganizar a escala em base científica e humana? Ou continuar na verdade absoluta? As autoridades constituídas devem apresentar uma resposta calcada na dignidade da pessoa humana, ou será que o militar não é humano?"

(Fonte: Via e-mail de José Ananias Duarte Frota - Coronel da reserva. Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará - 2003 a 2006. Presidente da Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil - 2005 a 2006. Foto: Facebook)

NA TELEVISÃO É MAIS BONITO

"A Candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff apresentou em seu programa eleitoral um hospital que funciona precariamente. Inaugurado às pressas na última semana pelo governo baiano, o Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, na Bahia, consumiu quase um minuto do horário eleitoral gratuito da última terça. Segundo a direção da própria unidade de saúde, apenas 27 leitos do Pronto Atendimento estão aptos a receber pacientes. O edital previa 180 no primeiro ano de funcionamento e 250 até o segundo. Os centros cirúrgicos, anunciados como especialidade da unidade, ainda não podem ser usados. Equipamentos, como o tomógrafo, não chegaram. Foram investidos R$ 60 milhões na obra, administrada por uma organização não governamental.

“Eu acho que hospital tinha que ser dessa qualidade aqui. Acho que é um padrão que a gente quer buscar para todos os hospitais”, diz a ex-ministra da Casa Civil no vídeo, depois de serem exibidas imagens internas do local. As áreas estão fechadas e os equipamentos estão parados.


Na sequência, Dilma pergunta: “Como é que você se sente em relação ao hospital? Vocês que trabalham aqui?”. O questionamento é feito para o diretor do Instituto Sócrates Guanães, vencedor da licitação para comandar o hospital, e para Renan Araújo, funcionário da Secretaria de Saúde. Os dois são apresentados apenas como médicos. Araújo diz que “é uma satisfação mudar um paradigma e fazer uma construção da melhor qualidade, com todos os equipamentos necessários para o atendimento completo e humanizado”. Já Guanães afirma que “não há nada de melhor e mais avançado para a segurança do paciente”.


Espera


Apesar de o programa de Dilma exibir profissionais na unidade, faltam servidores. Ontem, de acordo com informações da recepção, apenas um pediatra e um ortopedista estavam no local, que deveria ser “o mais moderno hospital (Planos remodelados) infantil do país”. O número contraria a informação do comando do HEC, de que a equipe atual era formada por um ortopedista, um cirurgião-geral, um cirurgião muco-maxilar, três cirurgiões-pediátricos e um anestesista. Durante a manhã, a fila de espera era de 10 pacientes. No Hospital Geral Clériston Andrade, congestionado com a demanda da segunda maior cidade da Bahia e dos arredores, os funcionários ainda não orientam os pacientes a procurarem a nova unidade. “Ninguém sabe se está funcionando”, disse uma enfermeira que preferiu não se identificar.


De acordo com o material de divulgação, o HEC é a maior unidade do Norte e do Nordeste e a previsão é que realize 48 mil consultas, 24,3 mil cirurgias e 8.172 internações no primeiro ano, além de gerar 700 empregos diretos. Entre as especialidades estão oncologia, nefrologia, cardiologia e UTI. Cirurgias cardíacas e tratamento de oncologia, contudo, só a partir de 2012. “Essa primeira fase é assim. Os profissionais precisam fazer treinamento, conhecer a planta do hospital, os equipamentos. É processo natural”, disse André Guanães.


Aliado do governo Lula, o candidato à reeleição no governo da Bahia, Jaques Wagner, tenta colar a obra na sua gestão. Segundo a campanha petista no estado, o governador investiu R$ 94,2 milhões em três hospitais públicos no interior do estado. O presidente Lula e o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, iriam participar da cerimônia de inauguração. Porém, o mau tempo atrapalhou os planos do candidato.


"Essa primeira fase é assim. Os profissionais precisam fazer treinamento, conhecer os equipamentos. É natural” - André Guanaes, vencedor da licitação para construir o hospital.


Sem dedo de Lula


Presidenciável entre as crianças: creche perto do Varjão se mantém sem qualquer incentivo governamental.

As crianças da creche Dona Diva nunca vão esquecer o dia em que a candidata Dilma Rousseff desceu de helicóptero no terreno baldio ao lado, no Núcleo Rural Córrego do Palha, perto do Varjão. A ex-ministra ficou duas horas gravando cenas para o seu programa no horário eleitoral gratuito. Na TV, mostrou uma creche modelo, igualzinha às que promete ajudar no seu governo, se eleita for. O local é realmente bem cuidado, colorido, limpo. Conta com instalações simples, mas acolhedoras. Em nada, porém, depende do poder público. Vive das doações de voluntários. Há dias em que resta apenas um quilo de açúcar na despensa. Após oito anos no governo Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma descobriu a creche modelo. Justamente quando anda atrás de votos.


A creche foi construída e é mantida pela servidora pública Ana Paula Soares, 37 anos. Em 2007, ela pegou as economias que havia juntado com o marido para comprar um apartamento (R$ 60 mil), conseguiu um terreno doado e construiu a casa que hoje abriga 50 crianças, sem contar as que aparecem para fazer refeições diárias. Quatro monitoras tomam conta de crianças de seis meses a 12 anos, todas filhas de mulheres humildes que trabalham fora, a maior parte como doméstica. O gesto de Ana Paula foi uma homenagem à sua mãe adotiva, Diva Martins, que a acolheu aos três meses de vida, apesar de já ter 12 filhos.


“Esta creche é um agradecimento à minha mãe, um agradecimento pela vida que recebi”, conta Ana Paula, que ainda hoje mora num apartamento alugado na Asa Norte. Ela fez magistério e foi aprovada em concurso público para a Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal. Está cedida há vários anos para a Câmara dos Deputados. Hoje, está lotada no gabinete do deputado Antônio Palocci (PT-SP), coordenador da campanha de Dilma. Mas Ana afirma que não foi esse o motivo da escolha da sua creche. “Quem escolheu foi a equipe de produção da candidata. O meu trabalho nada tem a ver com a creche. A sua manutenção é garantida por ajuda voluntária de pessoas amigas e de empresas”, conta.


No dormitório, que conta com somente uma janela, há apenas colchonetes. Camas ocupariam muito espaço. Os livros da pequena biblioteca foram cedidos pelo projeto Casa do Saber. De vez em quando, as crianças vão ao teatro. A dispensa vive uma fase de fartura. Não se sabe até quando. Os banheiros são limpos, iluminados, como a casa e os olhos das crianças que ali passam os dias.


Gravação na greve


Cenas de campanha para televisão da candidata do PT à Presidência gravadas dentro da biblioteca da Universidade de Brasília causaram descontentamento entre os alunos da instituição. O edifício está fechado desde março deste ano por conta da greve dos servidores. Alunos estão impedidos de consultar e emprestar livros ou mesmo de estudar no ambiente. Mesmo com a restrição, a gravação foi autorizada pela reitoria da universidade e pela diretoria da biblioteca.


De acordo com o chefe de gabinete da reitoria, Wellington de Almeida, diversos partidos fizeram pedidos para gravações dentro das dependências da fundação e a nenhum deles foi negado acesso. “Talvez tenha faltado um filtro na seleção dos locais onde as gravações foram autorizadas, já que os alunos estão sem acesso total à biblioteca”, afirmou. Segundo Sely de Souza, diretora da Biblioteca, no prédio são realizados eventos específicos marcados com antecedência, como aulas de professores e uso do auditório. “Quem limita o acesso dos alunos e o funcionamento dos serviço prestados é o sindicato. Ele alega que, em função da greve, não existem funcionários suficientes para controlar o fluxo de alunos”, explica.


Coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub), Cosmo Balbino diz desconhecer a realização de filmagens para campanhas políticas, mas defende o uso do espaço. “A universidade é patrimônio público. Não deve haver restrições”, afirma.


Há vinte dias, os alunos da universidade podem pedir e devolver livros pela porta dos fundos da biblioteca, mas sem acesso direto ao acervo. Amanda de Oliveira, 19 anos, estudante de farmácia, sentiu falta do espaço para estudo durante o semestre e reclama da restrição imposta aos alunos. “Se uma equipe de filmagem pode entrar na biblioteca, os alunos também deveriam poder. Mas independentemente disso, a questão da greve precisa ser resolvida”, lamenta.


Flávio Silva, 22 anos, aluno de comunicação social, também se sentiu prejudicado: “Acho que não deve haver flexibilização. Se os estudantes não podem usar o espaço, ninguém mais pode”. Ele tinha três livros para serem devolvidos e não teve como fazê-lo até a abertura parcial da biblioteca. Para que as filmagens fossem realizadas, dois servidores da UnB ficaram designados para acompanhar a equipe da produtora. Procurado por esta reportagem, o comitê responsável pela campanha da candidata não quis se pronunciar. Quem limita o acesso dos alunos é o sindicato. Ele alega que não existem funcionários suficientes - Sely de Souza, diretora da Biblioteca da UnB."


(Fonte: Correio Braziliense. Lúcio Vaz - Instituto Dona Diva. Via e-mail da Regina)