CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

terça-feira, 31 de agosto de 2010

VÁRIOS PMs PRESOS POR SUCESSÃO DE CRIMES NO CEARÁ

O sargento Francisco Gilberto Costa e os soldados Elano Ribeiro Freitas e Francisco Marinho Silva Queiroz, presos em flagrante, por extorsão contra um comerciante do bairro Ellery, em Fortaleza - CE, foram transferidos, na manhã desta terça-feira (31/08) para o Presídio Militar da PMCE, no quartel do 5ºBPM. O trio aguardará preso as conclusões do inquérito policial, instaurado no 1º DP (Monte Castelo), e do procedimento aberto no Conselho de Disciplina da Polícia Militar.

Além dos três policiais presos por extorsão na noite de ontem (30/08), houve a prisão do soldado Francisco Edílio Paulo dos Santos, em Pindoretama, quando dirigia o carro ocupado pelos irmãos Roberto Norberto de Souza, 39 anos, e Pedro Nazareno Norto de Souza, 46 anos, acusados de tentativa de assalto a um mercadinho localizado no distrito de Guanacés, em Cascavel - CE.

Esses crimes que têm policiais militares como autores continuam a abalar a imagem da corporação. O relações públicas da Polícia Miltiar, major Marcus Costa disse que os fatos trazem duas vertentes. A primeira realmente mancha a reputação da corporação, tendo em vista que pessoas que fizeram juramento de honrar a farda estão, na verdade, sendo bandidos.

A vertente positiva é que, nos episódios da última segunda-feira, as prisões dos policiais militares foi efetuada pelos colegas de farda. Segundo Marcus Costa, para o comando geral da PM, isso mostra que a maioria dos policiais militares não compactua com o comportamento dos acusados.

Os policiais militares serão submetidos ao Conselho de Disciplina porque estão há mais de 10 anos na corporação. O prazo de conclusão é de 30 dias, prorrogável por mais 20. O major Marcus Costa ressalta que a sociedade deseja que todos sejam expulsos de imediato, mas não existe base legal para tal decisão. “A nossa preocupação é fzer um procedimento bem feito, para evitar que eles, caso seja comprovada a culpa, não logrem êxito nos recursos a que têm direito. É por isso que o prazo para a conclusão é longo”, frisa.

Com relação ao inquérito policial, como houve flagrante, o prazo é de dez dias, entretanto o delegado, ao encaminhar os autos à Justiça, pode solicitar a devolução para que as investigações tenham prosseguimento. Nesse caso, o novo prazo é determinado pelo juiz responsável pelo processo.

(Fonte: Com informações de Jangadeiro online)

JOVEM É FILMADA JOGANDO CACHORRINHOS NO RIO

"Um vídeo publicado na internet que mostra uma garota jogando cachorrinhos em um rio provocou indignação. Segundo o jornal inglês "Daily Mail", o vídeo teria sido filmado na Croácia. Nas imagens chocantes, a jovem é flagrada arremessando filhotes dentro do rio.

As imagens já foram retiradas de sites como o YouTube e Live Leak. Mas uma página criada no Facebook para tentar identificar a agressora traz uma cópia.

A partir do vídeo, grupos de defesa dos animais tentam identificar os responsáveis pelo ato cruel. Recentemente, uma britânica foi flagrada jogando uma gata na lixeira, mas as autoridades conseguiram identificá-la através das imagens das câmeras de segurança."

(Fonte: G1)

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

PMs SÃO ASSALTADOS E BALEADOS NO INTERIOR DO CEARÁ

Dois policiais militares foram assaltados e baleados nos primeiros 40 minutos desta segunda-feira (30/08), no município de Novo Oriente, nos Sertões de Crateús, Ceará. Quatro homens encapuzados, fortemente armados e em um veículo Polo, cor prata, efetuaram os disparos contra os PMs que, no momento, faziam o policiamento da Praça Matriz. Ambos foram baleados.

O cabo Francisco Wellington Souza Silva, de 44 anos, foi atingido no fêmur direito. Já o policial Wedson Bonfim, ferido no pulmão. Após a série de disparos, que levou pânico às pessoas que estavam no local, o bando roubou duas pistolas e dois fuzis. Há indícios de que os criminosos davam cobertura a outros homens, que estariam em uma saveiro preta.

Tão logo cometeram o crime, fugiram em seguida. O veículo Polo utilizado no crime foi encontrado incendiado. Até agora, mesmo após diligências e apoio de policiamentos vizinhos, ninguém foi preso. Os cabos feridos foram levados para Fortaleza.

(Fonte: Junior Ximenes e Márcio Dornelles - Ceará Agora; http://twitter.com/carlosrene)

JOSÉ SERRA DIZ QUE O NORDESTE PRECISA DE GRANDES INVESTIMENTOS


"Serra diz que pretende investir em distribuição de água e em moradia no Nordeste."

"O candidato à Presidência da República pelo PSDB, José Serra, disse hoje que é preciso voltar a fazer grandes investimento no Nordeste para solucionar problemas como o da seca.

"Vou voltar com esses grandes projetos de investimento na adução de água e na irrigação porque a irrigação diminuiu muito no Brasil. Está se fazendo a transposição do Rio São Francisco, mas é preciso levar a água do São Francisco para quem está do lado do São Francisco.%u201D"

Serra esteve reunido na tarde de hoje com membros da Associação dos Nordestinos de São Paulo (Anesp), na zona norte da capital. Essas pessoas entregaram várias reivindicações a Serra, a maior parte delas sobre moradia. Serra prometeu investir no setor. "Temos que enfatizar moradia para as famílias que ganham até três salários mínimos."

Segundo o presidente da Anesp, Carlos Roberto, outros candidatos à Presidência da República também foram convidados a participar de um encontro com a associação, mas até agora não responderam ao convite.

"Como presidente, vou olhar para o Brasil como um todo. Não é possível que o Brasil se desenvolva sem que todas as suas regiões se desenvolvam também. E dentro das minhas prioridades cabe um lugar muito importante e especial que é o Nordeste", disse Serra, depois de ter arriscado até alguns passos de dança nordestina com representantes da associação.

Segundo o candidato, os investimentos serão principalmente na área de infraestrutura. "Temos que investir bastante em estradas, ferrovias, portos e aeroportos. E muito em saúde, em segurança e educação, inclusive na educação para o trabalho", destacou. "O porto de Salvador é hoje o mais engarrafado e o mais precário do Brasil. A mercadoria baiana vai para [o porto de] Suape, em Pernambuco, e vem para Santos [litoral de São Paulo] para ser exportada, quando poderia ser exportada de lá mesmo, com custos menores para os exportadores e com mais emprego para quem lá mora."

(Fonte: Agência Brasil e Terra)

domingo, 29 de agosto de 2010

GRUPOS DE EXTERMÍNIO, TERCEIRIZAÇÃO DA POLÍCIA E O DESMONTE DO EFETIVO POLICIAL DO ESTADO


"Relatório mostra impunidade de grupos de extermínio."

"Os esquemas de extermínio envolvendo policiais militares e civis no Ceará já contam dez anos, mas o clima de impunidade ainda prevalece. Relatório apresentado semana passada ao Conselho de Defesa dos Direitos Humanos (CDDPH), órgão ligado à Secretaria Especial de Direitos Humanos, informa que “verifica-se, como de praxe, nas atividades criminosas típicas de extermínio de pessoas, a participação maciça de policiais”. Como informa a Agência Brasil, supostos ladrões que agem no comércio e testemunhas que denunciam crimes são as vítimas.

O relatório analisa diversos casos. O mais emblemático deles diz respeito a uma rede de farmácias. Os proprietários dos estabelecimentos contrataram quatro policiais militares e sete civis para “agredir e eliminar adultos e adolescentes acusados de roubar as lojas da rede”. As páginas do documento abordam episódios de tortura e homicídio, inquéritos e processos judiciais de cinco mortes e mais 19 vítimas de lesão corporal. Apesar das evidências, o relatório informa que “nenhum resultado, até o momento, foi obtido”. No caso das lesões corporais, a maioria ainda padece de inquérito. Das quase vinte ocorrências, apenas em quatro o procedimento foi tomado. Destes, três estão tramitando na Justiça.

A delegada Carmem Lúcia Marques de Sousa, da Corregedoria-Geral da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, tentou justificar o ocorrido. Ela informa que, apesar de não apurar as agressões, inquéritos foram abertos para verificar as denúncias de roubo. “Eram levados à delegacia própria para adolescentes em conflitos com a lei, eram incriminados pelo assalto, mas a lesão que haviam sofrido não era investigada”, disse a delegada.

É a conivência da sociedade que permite a perpetuação dos casos, acredita Carmem Lúcia: “As vítimas são os indesejáveis. Na verdade, eles não conseguem gritar. É uma geração de excluídos que a sociedade não quer. A sociedade produz esse indivíduo, mas ela não quer que ele permaneça. Por isso é que surgem esses grupos de extermínio”.

Já para Roberto Freitas Filho, representante da Associação Nacional de Defensores Públicos, os grupos de extermínio, no Ceará, funcionam como bodes expiatórios. “Nós temos um gravíssimo desvio de função do efetivo policial do estado. Tem gente contratando serviço policial terceirizado para fazer o ilícito. É o desmonte do efetivo do Estado nas suas funções próprias”, afirmou."

(Fonte: http://www.conjur.com.br/2010-ago-29/relatorio-mostra-impunidade-grupos-exterminio-cearenses; ForumdoAdvogado. Relatório mostra impunidade de grupos de extermínio cearenses http://tinyurl.com/2al9h3o; http://twitter.com/ideiasdobrasil/ideias-do-brasil)

CADÊ OS PNEUS DA POLÍCIA ?

"Quarenta pneus “somem” do setor de almoxarifado da PM do Ceará."

"Um mistério na Polícia Militar do Ceará. Andou sumindo 40 pneus do almoxarifado da Corporação. O setor, inclusive, está passando por inspeção, segundo informa o relações pública da PM, Major Marcus Costa. Ele disse que foi detectada uma “discrepância” entre o número de pneus adquiridos para as viaturas e o que consta no sistema.

O sumiço de 40 pneus foi número encontrado em um levantamento inicial, de acordo com o major, observando ainda ser cedo para se concluir que o “sumiço” possa fazer parte de algum esquema de desvio ou furto. “Alguém pode ter entregue pneu sem dar baixa no sistema”, admite.

O setor de almoxarifado da PM fica na sede da Diretoria de Apoio Logístico, no bairro Olavo Oliveira, em Fortaleza - CE. O trabalho de inspeção deve ficar pronto até a próxima semana."

(Fonte: Blog do Eliomar com O POVO)

sábado, 28 de agosto de 2010

CIDADE DO CEARÁ É SITIADA POR BANDIDOS PELA SEGUNDA VEZ EM 50 DIAS E GERA PÂNICO ENTRE OS MORADORES

Ibicuitinga - CE

Em 2010 já foram assaltados mais de 20 (vinte) bancos nas cidades cearenses de Fortaleza (2), Palhano, Pedra Branca (2), Banabuiú, Novo Oriente, Aiuaba, Guaraciaba do Norte, Saboeiro, Nova Russas, Orós, Piquet Carneiro, Monsenhor Tabosa, Reriutaba, Lavras da Mangabeira e Cruz.

Afora isso, bandidos também furtaram um banco em Juazeiro do Norte e outro em Banabuiú. Outras tentativas também foram registradas esse ano, uma novamente em Novo Oriente, outra em Quixeré e duas em Ibicuitinga.

Por outro lado foram assaltados nos últimos dias os Correspondentes Bancários que funcionam em agências dos Correios e Lotéricas em Itatira, Aiuaba, General Sampaio e Quiterianópolis, onde inclusive os PMs e os Agentes do Pró-Cidadania da Guarda Municipal foram dominados, algemados e amarrados após invasão à Delegacia da cidade.

Ibicuitinga novamente

No dia 07 de julho de 2010, cerca de oito homens tentaram roubar o cofre do Banco de Ibicuitinga, a 181 quilômetros de Fortaleza, por volta de duas horas da madrugada. Segundo informações do soldado Luiz Roberto da Silva, do destacamento policial de Ibicuitinga, os bandidos serraram parte do cofre, mas não conseguiam levá-lo. Na saída os assaltantes metralharam a Delegacia da cidade.

Madrugada de hoje

Na madrugada de hoje (28/08) Ibicuitinga foi novamente sitiada pelos bandidos. Um grupo de 15 homens foi responsável por uma ação ousada na cidade. Parte da quadrilha invadiu a Delegacia e rendeu quatro PMs que estavam na unidade, enquanto os outros tentavam arrombar um caixa de uma agência do Banco Bradesco.

Eles estavam com escopetas calibre 12, pistolas ponto 40 e submetralhadores ponto 40, segundo a Polícia, mas ainda assim não conseguiram abrir o caixa.

Toda a ação durou cerca de 30 minutos e, antes de fugirem, ainda dispararam 30 tiros em uma viatura da PM.

Assalto a banco aumentou 400%

Em 2010 os assaltos a bancos no Estado do Ceará cresceram 400%.

(Fonte: Com informações do Portal O Povo, SVM e Jangadeiro online)

DENÚNCIAS CONTRA O GOVERNO DO CEARÁ COMEÇAM A SER RELEMBRADAS NA CAMPANHA ELEITORAL

- Candidatos ao Governo do Ceará em 2010 -

Denúncias graves que envolvem a atual gestão do Governo do Ceará entre 2007 – 2010 começaram a ser relembradas pelos concorrentes ao cargo majoritário nesse atual período da campanha eleitoral. As denúncias envolvem desde críticas relativas à área da Segurança Pública, como o fato do Programa Ronda do Quarteirão haver formado sua primeira turma com carga horária reduzida para pouco mais de 600 horas/aulas em três meses; a reforma milionária do Estádio Castelão; compras sem licitação; Roubos de armas nos Quartéis da PM; Contratos milionários, como o da Newland; prisão da cúpula da SEMACE pela PF; denúncia da Revista Veja dando contra que o Governador comprou um Apartamento milionário em Nova Iorque, dentre outras.

Entretanto, outros fatos já despontam e já foram relembrados nos últimos comícios oposicionistas e principalmente na internet, e ao que tudo parece, agora prometem esquentar os debates e a propaganda eleitoral.

Vejamos quais fatos estão sendo relembrados:

  • REVISTA VEJA LEVANTA SUSPEIÇÕES SOBRE COMPRA DE LIVROS DIDÁTICOS NA GESTÃO CID

A Revista Veja desta semana traz tópico sobre o Governo Cid Gomes e compra de livros didáticos. O título mostra bem a forma como a publicação trata o governador, mas, principalmente, o irmão do presidenciável Ciro Gomes (PSB). Confira:

Papai Noel da caatinga

Há um ano, o governador do Ceará, Cid Gomes, dispensou uma licitação de compra de livros didáticos para fechar um contrato de 7,5 milhões de reais com a editora Aprender. A empresa é ligada a Edgar Linhares, que preside o Conselho de Educação do Ceará e foi assessor de Cid Gomes quando o político era prefeito de Sobral. O Tribunal de Contas do estado considerou que a operação fora irregular e só não mandou cancelá-la porque isso deixaria os alunos sem livros no meio do ano letivo. Na semana passada, Cid mostrou que não está nem aí para o tribunal. Dispensou outra licitação, desta vez de 5,8 milhões de reais, para comprar mais livros da editora Aprender.
(Blog do Eliomar de Lima às 08:25 – 20 de dezembro de 2008)

  • EXAME DE DNA - AINDA RENDE EPISÓDIO EM QUE CID SE COMPAROU A COCÔ DE CAVALO

E repercute nos meios políticos e empresariais episódio nada agradável registrado nesta semana entre o governador Cid Gomes (PSB) e o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Fernando Carvalho. Foi durante a cerimônia de assinatura da ordem de serviço para a instalação da roda óptica do Cinturão Digital. E tudo por conta de quem era o "Pai da criança", ou seja, do projeto. A cena ocorreu quando Fernando Carvalho, empolgadíssimo, afirmou que a idéia era de sua autoria e que Cid entrou como patrocinador da iniciativa. O dirigente da Etice até admitiu que o governador foi essencial para o início da instalação do Cinturão, mas a classificação de simples "financiador" não agradou em nada ao chefe do Executivo. Incomodado, Cid reagiu e, em tom de reprovação e sarcasmo, disparou: "O amigo me resumiu a um simples cocô de cavalo!". E garantiu: "A idéia é minha!"
(Postado no Blog do Eliomar de Lima às 08:48 – 19 de dezembro de 2008)

  • PRESO MORRE DENTRO DE CARRO DO RONDA

Preso morreu no interior de Hilux do Ronda do Quarteirão. Ele teria passado quatro horas algemado no xadrez do veículo.

Um usuário de crack morreu no interior de um veículo Hilux do Ronda do Quarteirão, na noite do último sábado, após ter sido detido na Pajuçara, em Maracanaú, na Região Metropolitana, por crime de dano ao patrimônio alheio e desobediência à autoridade policial. O POVO apurou com familiares e testemunhas que Francisco Gleison Sales da Silva, 26 anos, chegou a ser conduzido à Delegacia Metropolitana de Maracanaú, para procedimento de Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO), mas o delegado Delmiro Zamenrosf teria se recusado a assinar o documento ao ser informado que o preso estaria morto. Os policiais então levaram o corpo até o Hospital Municipal de Maracanaú, que também não foi recebido. Segundo o Departamento de Serviço Social do hospital, a situação estava "meio estranha". O corpo acabou mesmo no Instituto Médico Legal (IML) para necropsia.

De acordo com o relatório da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), o Ronda do Quarteirão foi chamado por moradores da rua São Sebastião, para atender a uma ocorrência contra um homem, em "estado alterado" por uso de substância química, que corria sobre o telhado de três casas. Segundo ainda o relatório, ao ser preso o homem teria mordido o braço de um policial. Segundo ainda o relatório, após ser feito o TCO o homem teria tido um mal súbito e morreu a caminho do hospital.

A versão de familiares e testemunhas contradiz o relatório da Ciops em alguns pontos. De acordo com eles, Francisco Gleison passou cerca de quatro horas algemado nos braços e nas pernas, no xadrez do veículo do Ronda do Quarteirão. Nesse intervalo de tempo, o veículo ficou parado na delegacia, enquanto os dois policiais, três testemunhas de acusação e o pai e uma irmã do acusado aguardavam o atendimento. Após algum tempo, os policiais disseram que iriam medicar o acusado, quando aproveitaram para uma troca de expediente. Dois outros policiais retornaram com a viatura.

Segundo ainda familiares e testemunhas, o xadrez do veículo somente foi aberto depois de mais algum tempo, após muita insistência do pai do acusado, que estranhou o silêncio no interior da Hilux. O POVO apurou ainda que Francisco Gleison levou uma queda do alto de uma das casas, antes de ser preso. De acordo com o IML, a causa da morte do acusado deverá ser divulgada em 20 dias.

O POVO tentou entrar em contato com o comandante do Ronda do Quarteirão, coronel Túlio Studart, mas seu celular não foi atendido. O relações públicas da Polícia Militar, major Marcos Costa, disse que uma posição oficial deverá ser apresentada hoje. O delegado Delmiro Zamenrosf não foi localizado para comentar sobre o procedimento na delegacia. A equipe do plantão do domingo informou que não havia como checar se o delegado havia se recusado a assinar o TCO, mas assegurou que não havia registro de ocorrência com algum acusado de nome de Francisco Gleison.

E-MAIS

Francisco Gleison Sales da Silva trabalhava como feirante na Ceasa, em Maracanaú, onde vendia uvas e goiabas. Era casado e tinha quatro filhos. O mais novo com dois meses de vida.

Segundo familiares e vizinhos, "ele só fazia mal a ele mesmo quando usava crack". Por conta das alucinações, segundo ainda familiares e vizinhos, ele dizia que alguém estaria em sua perseguição para matá-lo, por isso corria o tempo todo.

Uma pessoa da família contou ao O POVO que ele passou a consumir crack a partir das 13 horas de sábado. De acordo com a família, ele era usuário da droga há pouco mais de um ano.
(Nicolau Araújo - O Povo - 10/03/2008)

  • POLICIAL DO RONDA DISPARA REVÓLVER EM DELEGACIA E FERE MULHERES

Depois da morte do comerciante Francisco Gleison Sales da Silva, no último dia 8, dentro do xadrez de uma viatura do Ronda do Quarteirão, em Maracanaú, policiais integrados ao programa voltam a se envolver num episódio em que o treinamento dos profissionais é questionado. Desta vez, o fato aconteceu dentro de uma delegacia de Polícia.

No 30º Distrito Policial (DP), no Conjunto São Cristóvão, a doméstica Francisca Teixeira da Silva, de 34 anos, e a adolescente C.S., de 16 anos, foram atingidas por estilhaços, após o disparo acidental da arma de um suspeito detido por policiais militares poucos momentos antes. Segundo a Polícia, no momento do disparo, a arma estava com o soldado PM do Ronda do Quarteirão, Davi Cavalcante Nascimento.

Acidente

De acordo com informações de testemunhas, o policial manuseava o revólver calibre 38 do suspeito quando, de repente, a arma disparou, ferindo as duas mulheres. Elas foram socorridas para o hospital Frotinha de Messejana e, posteriormente, liberadas.
O fato aconteceu por volta das 23h30 de quinta-feira (13), pouco tempo depois da chegada ao 30º DP do rapaz identificado como Cristiano Teixeira da Silva, de 19 anos.
Ele foi detido por policiais do Ronda do Quarteirão no bairro São Cristóvão sob a acusação de porte ilegal de arma em via pública.

Feridas

A mãe do acusado, Francisca Teixeira da Silva, e sua cunhada, Camila da Silva, souberam da ocorrência e se dirigiram à delegacia para inteirar-se sobre o porquê da prisão. Ali, as duas mulheres acabaram feridas acidentalmente.A ocorrência foi registrada pelo delegado plantonista, Carlos Eduardo Pires Rocha.As vítimas optaram por não registrarem queixa contra o policial militar que disparou a arma do preso, embora tenham sido ouvidas sobre o fato pelo delegado Carlos Eduardo.

Segundo ele, "as duas mulheres têm um prazo de até seis meses para formular uma representação contra o policial, que neste caso, poderá responder pelo crime de lesão corporal culposa".
(Diário do Nordeste - 15/03/2008)

  • PORTEIRO DIZ QUE FOI ESPANCADO POR POLICIAIS DO RONDA

Um porteiro se diz agredido por policiais do Ronda do Quarteirão, no último fim de semana, em ocorrência no Bom Jardim. Na madrugada de domingo, o porteiro de 30 anos, que trabalha há mais de cinco anos em um condomínio no Meireles, foi detido sob acusação de tentativa de furto. Segundo o porteiro, ele havia saído de um pagode quando passou a ser perseguido por dois homens. Para tentar escapar do que acreditava ser uma abordagem de assalto, escalou o muro de uma residência, na avenida Bom Jesus, e ficou em cima do telhado. De acordo ainda com o porteiro, ele mesmo começou a alarmar como forma de afastar os prováveis perseguidores. O barulho chamou a atenção dos proprietários da residência e de alguns vizinhos. Os proprietários avisaram que iriam acionar o Ronda do Quarteirão.

Segundo o porteiro, ele mesmo pediu que chamassem a Polícia para uma busca na área à procura dos supostos assaltantes. Mas ao chegarem os policiais não teriam lhe dado chance de explicar a situação. O algemaram e o levaram para o 12º Distrito (Conjunto Ceará). Na delegacia, conforme o porteiro, os policiais passaram a espancá-lo com chutes, socos e tapas para que ele assinasse uma confissão por tentativa de furto.

"Como ele (porteiro) não assinou a confissão, os policiais o mandaram embora pela manhã. Mas ele insistiu em mostrar para os policiais que não era bandido, mas trabalhador. Mesmo ameaçado, conseguiu ligar de um telefone comunitário para o síndico do prédio. O síndico foi até a delegacia e prestou informações a favor dele", contou uma moradora do condomínio, onde o porteiro trabalha. "Ele (porteiro) está com muitos hematomas e com dificuldade para caminhar. Mesmo assim, não quer representar queixa contra os policiais. Mas gostaria que os policiais tivessem mais responsabilidade nas abordagens e no tratamento aos suspeitos", completou a moradora.

O POVO entrou em contato com o 12º Distrito, mas um inspetor disse que não tinha conhecimento da suposta ocorrência, por se tratar de um caso que teria acontecido no plantão de uma outra equipe.

E-MAIS

Outros dois casos de violência policial foram registrados no fim de semana. No bairro Ellery, policiais do Ronda do Quarteirão teriam invadido uma residência e espancado o morador, após reclamações de som alto, na noite de domingo. Um policial ainda efetuou um disparo para chão e os estilhaços atingiram o braço do morador e de um outro homem. A ação foi presenciada por vários vizinhos. Ninguém foi preso.
(O Povo - 09/02/2009)

  • MORADORES RECLAMAM DE ABORDAGENS DO RONDA DO QUARTEIRÃO

Moradores da rua Gonçalo Alves Rodrigues, no Pici, reclamam da abordagem realizada por policiais do Ronda do Quarteirão naquela área, na noite de ontem. Acionados para atender a uma ocorrência de estupro, os PMs teriam espancado, a golpes de cassetetes, cinco pessoas que não tinham ligação alguma com o caso. A costureira Lucimar de Freitas afirma ter sido agredida na perna. Segundo o relato dela, o irmão e o sobrinho também foram espancados, com golpes nos braços. O caso mais grave foi o do supervisor de área Rivaldo Epifânio, submetido a uma cirurgia no rosto por causa das agressões sofridas. O comandante operacional do Ronda do Quarteirão, Túlio Studart, disse que, de acordo com os policiais, eles foram recebidos com paus e pedras pelos moradores. A Polícia se manifestará oficialmente sobre o caso hoje. O 12º DP (Conjunto Ceará) está investigando a denúncia.
(O Povo - 09/02/2009)

  • PM’s DO RONDA SÃO SUSPEITOS DA MORTE DE DOENTE MENTAL

Policiais do Ronda do Quarteirão, do Jardim Iracema, foram acusados por moradores do bairro de espancarem e causarem a morte de Francisco Rogério Pinheiro, 28. A vítima sofria de transtornos mentais e, após invadir residências, teria sido espancada pelos PMs. Depois apareceu morta dentro de casa.
(Diário do Nordeste – 27 de fevereiro de 2009)

  • VIOLÊNCIA ENVOLVENDO POLICIAIS DO RONDA

Uma denúncia envolve três policiais da última turma do ronda do quarteirão. A vítima tinha se envolvido em uma briga, em Fortaleza. A polícia foi acionada, mas os policiais, em vez de resolver o problema, de encaminhar o caso para a delegacia, teriam partido para a violência.

A violência foi registrada pela câmera de um celular. O homem, que não quer ser identificado, denuncia que foi espancado por policiais do ronda do quarteirão, que trabalham no bairro Vicente Pinzon. O vídeo mostra primeiro dois policiais. Um terceiro chega e continua a pancadaria.

Dois dos policiais foram identificados e os nomes dos supostos agressores foram registrados em um boletim de ocorrência. A mulher da vítima assistiu às agressões.

Após a ação, o homem foi levado ao 9º distrito policial e encaminhado ao 2º, que estava de plantão. Embora machucado, ele só recebeu atendimento horas depois e precisou ficar internado no IJF.

Nossa equipe de reportagem procurou os delegados do 2º e 9º distritos policiais, mas nenhum quis gravar entrevista. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública informou que a denúncia foi encaminhada a corregedoria para investigação.

Se comprovada a agressão, um inquérito policial militar vai ser aberto contra os agressores. Até lá, os PM’s vão continuar trabalhando normalmente.

O irmão da vítima registrou o caso na comissão de direitos humanos da Assembléia Legislativa. Para a família, houve despreparo por parte da polícia.

O prazo para a abertura do inquérito é de no máximo 30 dias, a contar da liberação do relatório final da corregedoria.
(CETV - TV Verdes Mares – Canal 10 – 2ª Edição – 05/05/2010)

  • DUAS PERGUNTAS SOBRE LICITAÇÃO DA SSP DO CEARÁ

Contratada sem licitação pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, a Fundação Universidade de Brasília organizará e realizará o concurso público para o preenchimento de duas mil vagas de Soldado PM da Polícia Militar do Ceará. Surge a primeira pergunta: não há aqui no Ceará uma instituição capaz de realizar um concurso assim? A Fundação UNB também treinará os aprovados. Aí surge a segunda pergunta: como serão dois mil treinandos, de onde virá tanta munição para os exercícios de tiro? São apenas duas de 12 perguntas que especialistas no assunto mandaram, via e-mail, para este blog.
(Egídio Serpa – Diário do Nordeste - Publicado às: 6:37 • 04/12/2008)

  • MORTES DENTRO DOS QUARTÉIS DA POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ EM 2009 ASSUSTAM

Os 03 (três) casos de mortes registradas somente neste ano de 2009 dentro dos Quartéis da Polícia Militar do Ceará atormenta e assusta a tropa da Corporação e seus respectivos familiares.
Em 2009 já foram registrados um assassinato de um Cabo PM pelos próprios companheiros dentro do Quartel do 2º BPM, em Juazeiro do Norte - CE, o suícídio de um Sargento no seu Posto de Serviço dentro do Quartel do Colégio da Polícia Militar, no bairro de Antônio Bezerra, em Fortaleza - CE e o suicídio do Cabo PM FRANCISCO S. F. ARAÚJO, na tarde de ontem (06/11/), dentro do Quartel da 1ª Companhia do 5º BPM, no bairro da Aldeota, também em Fortaleza.Esse volume de casos deixa atônita toda a comunidade policial militar, que vem passando por uma série de dificuldades até agora insanáveis e que atinge em cheio os seus corações e mentes.

OUTROS CASOS:

  • TRÁFICO: ROBERTO PESSOA ACUSA FILHO DE ARIALDO DE TER PROTEÇÃO POLICIAL

(Antonio Oliveira - Site Ceará Agora - http://www.cearaagora.com.br - 21/10/2009 - 08:13)

  • NOVA VIAGEM DA PRIMEIRA-DAMA DO CEARÁ AO EXTERIOR VIRA ASSUNTO NACIONAL

(Blog do Eliomar de Lima - 7 de novembro de 2009 às10:33)

  • VEJA DENUNCIA "ATO MEIO SECRETO" DO GOVERNADOR CID GOMES

(Luciano Augusto – Ceará Agora - 25/07/2009 - 05:50)

  • GOVERNO DO CEARÁ PAGA VIAGENS DA MULHER E DA SOGRA DE CID

(Isabela Martin - 27/07/2009 - 23h41m)

  • QUEDA DE HELICÓPTERO DA CAMPANHA DE CID GOMES AINDA SEM RESPOSTAS

(Blog do Eliomar de Lima - 19 de setembro de 2009 - 9:47)

ESPIÃ APARECE EM FOTOS SENSUAIS

"Espiã russa Anna Chapman reaparece em fotos sensuais."

"Anna Chapman, a pouco discreta espiã russa detida no final de junho nos Estados Unidos, voltou a aparecer em fotos sensuais que estão causando polêmica, informou nesta sexta-feira (27/08) a imprensa local.

A espiã ruiva não aparecia em pública desde sua volta a Moscou, no início de julho, dentro de uma troca de espiões entre a Rússia e os Estados Unidos, algo sem precedentes desde a Guerra Fria. Aparentemente, foi submetida a um longo interrogatório do Serviço de Inteligência Externa russo (SVR).

No entanto, o jornal popular russo Tvoi Den desta sexta e o site Lifenews publicaram meia dúzia de fotos de Anna Chapman tiradas em 25 de julho, durante uma sessão para a revista russa Jara (Calor).

Nessas fotos tiradas perto de uma janela do quarto de um hotel de luxo de frente para o Kremlin, Anna Chapman usa um vestido azul justinho e, às vezes, óculos escuros.

O Lifenews (www.lifenews.ru) também posta um vídeo que mostra como foi realizada a sessão de fotos.

A publicação dessas imagens só deveria acontecer no final do ano, segundo um acordo entre os participantes da sessão. No entanto, apareceram no Facebook de Anna Champman.

Em consequência, a revista Jara informou que abrirá um processo contra Anna Chapman, ao estimar que seus direitos sobre essas fotos foram violados.

(Fonte: AFP, Uol)

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

TASSO LIDERA A PESQUISA PARA O SENADO NO CEARÁ

"O Senador Tasso Jereissati (PSDB) lidera a disputa ao Senado com 31% seguido por Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT), com 14%. Tarcísio Leitão (PCB), Alexandre Pereira (PPS) e Milene Torres (PSOL) marcaram 1%. Os brancos e nulos somam 7% e os indecisos 25%.

Os dados consideram a soma das votações para as duas vagas no Senado. Quando questionados a quem dedicariam o primeiro voto, 47% dos entrevistados responderam Tasso, 13% indicaram Eunício e 10% Pimentel.

A maioria dos entrevistados, 60%, acredita que Tasso será eleito na primeira vaga ao Senado pelo Ceará, enquanto 28% apostam em Eunício e 20% em Pimentel para a segunda vaga."

(Fonte: Vox Populi, iG)

JUIZADO PROMOVE PALESTRAS PARA AJUDAR AS MULHERES A ENFRENTAR O ALCOOLISMO NA FAMÍLIA

"O Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Fortaleza promove, todas as quinta-feiras, a partir das 9h, palestras sobre alcoolismo. A ação é voltada para mulheres e seus familiares vitimizados pelo uso dessa substância.

As palestras são realizadas por voluntários de entidades parceiras do Juizado da Mulher, como o Grupo de Amigos e Familiares de Alcoólicos (AL-ANON). O objetivo é ajudar a mulher a enfrentar essa realidade. “A maioria das mulheres, muitas vezes, além da punição, desejam que seus agressores tenham consciência do mal que representam as drogas lícitas e ilícitas e busquem tratamento”, frisa a juíza Rosa Mendonça.

Além desse trabalho desenvolvido pelo AL-ANON, o Alcoólicos Anônimos (AA) ministra palestras informativas direcionadas aos réus presos provisoriamente."

(Fonte: http://www.tjce.jus.br/noticias)

CID GOMES LIDERA A PESQUISA PARA GOVERNADOR DO CEARÁ

“O governador e candidato à reeleição, Cid Gomes (PSB) cresceu em praticamente todas as faixas de sexo, idade, escolaridade e renda, aponta a pesquisa O POVO/Datafolha. Cid só não cresceu entre os eleitores com ensino médio, grupo no qual seu desempenho permaneceu estável: os mesmos 52%. Já o ex-governador Lúcio Alcântara (PR) perdeu votos em todos os segmentos e faixas de renda.

O maior crescimento de Cid foi observado entre os eleitores de 60 anos ou mais, grupo de eleitores entre os quais o atual governador havia tido pior desempenho na pesquisa O POVO/Datafolha feita em julho. Naquela pesquisa, ela havia obtido 37% das intenções de voto entre os eleitores mais velhos. Agora, cresceu 14 pontos percentuais e chegou a 51%. Apesar do melhor desempenho, o candidato à reeleição ainda tem seu melhor desempenho, entre as faixas de idade, entre os mais jovens. Com os três pontos percentuais que conquistou entre os eleitores de 16 a 24 anos, chegou a 55%.

Já a maior diferença de Cid para o segundo colocado é observada entre os eleitores mais ricos: ele tem 59% no grupo com renda familiar mensal acima de cinco salários mínimos, 29 pontos percentuais de vantagem para a soma dos adversários. A menor diferença está entre os eleitores com escolaridade até o ensino médio: 19 pontos percentuais.

Lúcio teve a maior queda entre eleitores com nível superior, justamente o segmento no qual tinha melhor desempenho. Ele aparecia com 34% na pesquisa anterior do Datafolha, caiu 19 pontos percentuais e agora tem 15%.

Já Marcos Cals (PSDB) cresceu mais entre os eleitores mais ricos: ganhou 10 pontos percentuais e chegou a 18% na faixa com renda familiar mensal superior a cinco salários mínimos. Contando ainda com os 15 pontos que Lúcio perdeu nesse setor, ele já aparece na frente do candidato do PR nesse segmento – o único no qual isso acontece.

Cals também se deu bem no grupo de eleitores no qual Lúcio mais caiu: subiu sete pontos percentuais entre eleitores com nível superior. E já aparece empatado com o candidato do PR: ambos com 15%.

Rejeição

A rejeição do ex-governador Lúcio Alcântara (PR), novamente candidato a governador, permaneceu a mesma desde a pesquisa anterior: 24% de eleitores que dizem que não votariam nele de jeito nenhum. O maior índice entre os concorrentes.

Já o sucessor de Lúcio, Cid Gomes (PSB), que aparecia com 23% de rejeição na pesquisa passada, conseguiu melhorar seus números, reduzindo o percentual.

Já Marcos Cals (PSDB) foi o único entre os principais candidatos a ver sua rejeição crescer: 15% para 19% desde julho.

Para líder tucano, pesquisa Datafolha/O POVO é só o “retrato de um momento”

Do líder do PSDB na Assembleia Legislativa, João Jaime, ao avaliar o resultado da pesquisa Datafolha/O POVO que manteve o tucano Marcos Cals em terceir lugar com 9%, enquanto Lúcio apareceu em segundo com 19% e Cid Gomes registrou 53%, o que lhe garantiria vitória logo no primeiro turno:

“Pesquisa é pequisa. Temos que continuar trabalhando, porque isso é só o retrato do momento. Nós não vemos esses números como algo que desmotive. De forma alguma. Vamos reforçar a campanha na rua, porque pesquisa é o indicador. Bom lembrar que ainda falta muito para o dia da eleição e, até lá, muita coisa ainda pode acontecer”.

Quando Setembro Chegar

Faltam 37 dias para as eleições (3 de outubro de 2010). Segundo analistas o mês de setembro será decisivo, quando os candidatos de oposição à Cid Gomes irão detalhar seus planos de governo e apresentar opções de propostas para o eleitorado do Ceará.

Com um tempo hegemônico no Rádio e Televisão, Cid obtém vantagem sobre os demais, entretanto, segundo os analistas políticos, nada de clima de "já ganhou" pois política é dinâmica e tudo pode acontecer, principalmente em Fortaleza - lembra-se do fenômeno Maria Luiza e das eleições passadas, quando o Governo de Lúcio tinha 68% de aprovação e perdeu logo em primeiro turno", dizem.

Realmente é para ficar alerta, pois Cid ganhou as eleições de 2006 com 63% dos votos, e agora mesmo estando no Governo, com a "máquina na mão" e um tempo maior na propaganda eleitoral, 53% ainda é pouco comparado àquelas eleições.

(Fonte: Com informações do O Povo, Jangadeiro online, Datafolha, Política e Cidadania)

BOM DIA PRÁ VOCÊ!

"Bom dia pra Você!

Desejo também um maravilhoso dia junto aos seus!

Trago-te um recado da vida,

vem selado em carta com carimbo de urgência

e tem o seu nome escrito em letras simples,

mas fortes o bastante

para que não ocorra mal entendidos.

A carta tem apenas algumas linhas,

que é para que você leia com atenção

e grave em sua alma a mensagem

de amor que os anjos querem te oferecer,

para ver você feliz.

"Tenha felicidade bastante

para que possa suportar os momentos tristes,

dificuldades para que venças

e te fortaleça a cada luta,

sonhos para que busque a cada dia um novo objetivo,

Um amor INFINITO que te aqueça a alma,

Uma FÉ inabalável e esperança sempre,

para que não te falte o desejo de

viver cada dia melhor, todos os dias.

O que a vida quer da gente é

simplesmente coragem!"

(Fonte: Via e-mail de Natan Falcão)

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

OPERAÇÃO CANAL VERMELHO DA POLÍCIA FEDERAL CONTINUA REALIZANDO PRISÕES NO CEARÁ

A Operação "Canal Vermelho", desencadeada desde a semana passada pela Polícia Federal no Ceará continua rendendo novas prisões. A operação foi montada para desmantelar o esquema milionário que envolve o iraniano Farhad Marvizi, responsável por contrabando e descaminho de eletro-eletrônicos, inclusive com várias lojas em Fortaleza - CE, além de esquema de sonegação de impostos, execuções contra concorrentes e até um atentado contra um Auditor da Receita Federal do Brasil. A segurança do iraniano era feita por praças da Polícia Militar do Ceará, dentre eles, alguns acusados de participarem de "grupos de extermínio".

Francisca Elieuda Lima Uchôa, esposa do sargento da Polícia Militar Jean Charles da Silva Libório, foi presa, nesta quinta-feira (26/08), no sítio pertencente ao casal, em Aquiraz. O caseiro do imóvel, Alexandre Pereira do Nascimento também foi preso, acusado de porte ilegal de arma.

A mulher teve a prisão preventiva decretada pelo juiz da 11ª Vara da Justiça Federal, Danilo Fontenele. O marido dela está preso na Penitenciária Federal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, juntamente com o empresário iraniano, Farhad Marvizi. O magistrado se baseou nas investigações dos agentes da Polícia Federal, durante a operação Canal Vermelho.

Os indícios, segundo o inquérito policial, apontam que Elieuda Uchôa teve participação no duplo homicídio que vitimou o casal Carlos José Medeiros Magalhães e Maria Elizabeth Almeida Bezerra. O crime foi cometido no 2 dia deste mês, no bairro Conjunto Esperança, em Fortaleza.

O material apreendido no sítio em Aquuiraz, passa por análise dos policiais federais. Lá, foram encontrados arma, munição, celulares e carros. O sargento Jean Charles Libório é suspeito de como segurança de Farhad Marvizi, participar de pelo menos 11 homicídios.

Envolvimento de PMs

Já foram decretadas as prisões de vários PMs, dentre eles, os Sargentos Jean Charles da Silva Libório, Cláudio Nascimento Cardoso e Joaquim Alves Marinho. E dos Soldados Antônio Santos Pereira Júnior, Emílio Goes de Lima e Mário Jarbas Andrade de Carvalho.

Parte desses PMs trabalham na segurança do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.

(Fonte: Plantão Policial, Jangadeiro online, Portal O Povo)

MAIS UMA SEMANA QUE ESTÁ SENDO MARCADA PELA EXTREMA VIOLÊNCIA NA GRANDE FORTALEZA

23/08/2010 (Segunda-Feira)

1) HOMICÍDIO A BALA
05h33
LOCAL: RUA EMILIANO DE ALMEIDA BRAGA, PASSARÉ - FORTALEZA.
VÍTIMA: FRANCISCO PEREIRA DE ALMEIDA.

2) HOMICÍDIO A BALA
05h47
LOCAL: RUA PERO DE GÓIS, CONJUNTO PREFEITO JOSÉ WALTER - FORTALEZA.
VÍTIMA: FRANCISCO EDNARDO PEREIRA MOREIRA.

3) HOMICÍDIO
09h19
LOCAL: RUA CLÉLIA, CIDADE DOS FUNCIONÁRIOS - FORTALEZA.
VÍTIMA: FRANCISCO ANILDO ALEXANDRE DA SILVA.

4) HOMICÍDIO A BALA
15h42
LOCAL: RUA JANGADEIRO, CASTELO ENCANTADO - FORTALEZA.
VÍTIMA: KLEBER SILVA DE SOUZA.

5) HOMICÍDIO A BALA
19h04
LOCAL: RUA VITÓRIA DA CONQUISTA, EUSÉBIO - RMF.
VÍTIMA FATAL: RUTE MARIA XAVIER DE SOUSA.

6) HOMICÍDIO A BALA
21h16
LOCAL: RUA ELVIS PRESLEY, PAJUÇARA - MARACANAÚ - RMF.
VÍTIMA: FRANCISCO TIAGO PEIXE DE OLIVEIRA.

24/08/2010 (Terça-Feira)

7) HOMICÍDIO A BALA
05h53
LOCAL: RUA JORGE DUMAR, JARDIM AMÉRICA - FORTALEZA.
VÍTIMA: ANTÔNIO UALA DE SOUZA.

8) HOMICÍDIO A FACA
20h02
LOCAL: RUA SENADOR JAGUARIBE, CENTRO - FORTALEZA.
VÍTIMA: SEXO MASCULINO, NÃO IDENTIFICADA.

9) HOMICÍDIO A BALA
21h51
LOCAL: RUA ANTÔNIO EDUARDO, PAUPINA - FORTALEZA.
VÍTIMA: MENOR DE IDADE.

25/08/2010 (Quarta-Feira)

10) HOMICÍDIO A BALA
20h10
LOCAL: RUA SÃO FRANCISCO, BONSUCESSO - FORTALEZA.
VÍTIMA FATAL: MARCIO SILVA BRITO.

26/08/2010 (Quinta-Feira)

11) HOMICÍDIO A BALA
03h23
LOCAL: RUA CANDIDO CASTELO BRANCO, BARRA DO CEARÁ - FORTALEZA.
VÍTIMA: DO SEXO MASCULINO, SEM IDENTIFICAÇÃO.

12) HOMICÍDIO A BALA
04h43
LOCAL: RUA SAMUEL UCHOA, COLÔNIA - MARACANAÚ - RMF.
VITIMA: SERGIO GOMES TOMAZ.


(Fonte: SSPDS/CE)

SÓ METADE DA PM TRABALHA NAS RUAS

"Só metade do contigente da PM faz ronda. Por dia, 2,6 mil estão nas ruas."

"A Polícia Militar do Distrito Federal tem cerca de 14 mil homens. O efetivo, segundo especialistas em segurança pública, é suficiente para cobrir todas as regiões administrativas. No entanto, são poucos os policiais que realmente atuam diretamente no combate ao crime. Desse total, somente a metade concorre à escala de plantão de rua. Devido à folgada jornada de serviço, que permite ao agente da lei trabalhar um dia e ficar três em casa, apenas 2,6 mil PMs, de fato, estão todos os dias fazendo policiamento ostensivo, o que representa 18,6%. O restante da tropa exerce funções burocráticas dentro dos quartéis, está cedida a órgãos do governo, ou trabalha em lugares em que a atuação se dá somente em casos específicos, como o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e o Batalhão de Trânsito (Bptran).

O chefe do Departamento Operacional da PM, coronel Alberto Pinto, garante que o quadro é suficiente e defende a presença de tantos PMs na burocracia. “De forma nenhuma é um número grande. Inclusive, a PM trabalha com o mínimo (de policiais atuando em funções burocráticas). São áreas de inteligência, planejamento, logística, entre outras, que requerem a presença de um policial militar. Todos eles são necessários para o funcionamento da máquina”, argumentou Alberto Pinto.

O oficial ressaltou ainda que o contingente nas ruas, em alguns dias, chega a 3,1 mil, pois muitos policiais aderem ao serviço voluntário gratificado, que consiste em abrir mão de um dia de folga para ganhar R$ 200 pelo serviço extra. “Com esse regime especial, a escala média da tropa fica sendo 12 por 36. Lógico que, se você me perguntar se eu viveria melhor com R$ 10 mil ou R$ 100 mil, eu diria R$ 100 mil. Queríamos, sim, mais policiais, mas nós estamos conseguindo realizar um bom trabalho com o que temos, tanto que o índice de crimes na região central de Brasília caiu bastante”, disse o coronel, ressaltando que a PM tem um deficit de 4 mil militares.

O consultor em segurança pública, ex-secretário Nacional de Segurança e ex-comandante da PM paulista José Vicente da Silva se espantou ao tomar conhecimento dos números. “Brasília é uma das cidades com mais policiais em relação à sua população no mundo, mas também é uma das que mais tem policiais desviados de função no mundo. Em São Paulo, por exemplo, dos 95 mil policias, apenas 5% exercem funções burocráticas”, comparou Vicente.

Ele também criticou a escala de serviço dos policiais brasilienses. “Só em Brasília existe essa escala tão folgada. É uma coisa que não dá para entender. Pagam hora extra para o policial trabalhar na folga, mas não mudam a escala. Isso é malversação do dinheiro público. O próximo governador do DF tem que fazer algo para alterar essa bagunça porque, do jeito que está, quem paga a conta é a população”, disparou Vicente.

Violência

O baixo número de policiais militares nas ruas pode ser a explicação para tantos casos de violência. Na edição de ontem, o Correio mostrou que, somente nos primeiros sete meses deste ano, foram registradas 53.107 ocorrências de furtos e roubos em todo o DF. O Plano Piloto é a região mais atingida, com 12.406 casos. Os moradores e comerciantes são os que mais sentem a falta de policiamento, principalmente nas quadras das asas Sul e Norte. Há mais de 20 anos Inezildo Vieira Cassiano, 50 anos, trabalha como chaveiro na 716 Norte, próximo à parada de ônibus. De dentro da cabine, ele testemunhou vários episódios de violência. Já viu colegas serem assaltados à mão armada em plena luz do dia, nos becos entre os blocos das quadras 700. “Hoje, bandido não tem medo da Justiça. Se houvesse punição real, o criminoso pensaria duas vezes”, diz. Segundo ele, a Polícia Militar até passa pelo local, mas não inibe a ação de marginais, rápidos nos golpes. “Eles (os bandidos) são caras de pau. Sabem que nós não podemos fazer nada”, critica.

Insegura também está Soraia Aparecida Ferreira, dona de um salão de beleza na 315 Norte e moradora da 716 Norte. “Meu filho tem 12 anos e já foi assaltado duas vezes no caminho da parada para casa. Na semana passada, minha cliente foi assaltada ao sair do BRB, na 516 Norte, e o cara colocou uma arma no peito dela”, conta. Soraia afirma que quase todas as esquinas de blocos da 716 Norte são tomadas por movimentação estranha ao anoitecer. “Até pouco tempo atrás, tinha gente traficando dentro de um carro abandonado. No parquinho, então, nem se fala. Sempre tem mendigo, pivetes por aqui”, diz. Em sua avaliação, o trabalho da PM no local é muito ruim: “Acho que nunca vi um policial por aqui”.

Aliás, a Asa Norte tem sido palco de vários crimes. No último sábado, o comerciante Sebastião Carneiro de Souza, 52 anos, foi assassinado com um tiro na cabeça ao tentar impedir um assalto que acontecia em frente ao seu estabelecimento, na Quadra 710. Os três adolescentes acusados de cometer o ato infracional foram apreendidos. Eles tinham acabado de deixar uma instituição de semiliberdade para menores, no Gama."

(Fonte: Ariadne Sakkis e Saulo Araújo - Correio Braziliense)

O CORONEL, A LOURA E O LEÃO


O dono de um circo publicou um anúncio no Jornal, procurando um domador de leão. Apareceram 2 pessoas: um senhor de boa aparência, Coronel da Reserva, e uma Loura espetacular de 25 anos.

O dono do circo fala com os 2 candidatos e diz:
- "Eu vou direto ao ponto. Meu leão é extremamente feroz, e matou os meus dois últimos domadores. Ou vocês são realmente bons, ou vão durar 1 minuto! Aqui está o equipamento - cadeira, chicote, pistola! Quem quer entrar primeiro?"

A Loura fala:
- "Eu vou !"

Ela ignora cadeira, chicote e pistola e entra rapidamente na jaula. O leão ruge e começa a correr na direção da Loura. Quando falta um metro para ela ser alcançada, a Loura abre o seu vestido e fica pelada, mostrando todo o esplendor do seu corpo. O leão para como se tivesse sido fulminado por um raio! Ele se deita na frente da Loura e começa a lamber os seus pés! Pouco a pouco, ele vai subindo e lambe o corpo inteiro da Loura durante longos minutos! Finalmente ele se deita de novo com a cabeça deitada nos pés da Loura.

O dono do circo, com o queixo caído até o chão diz:
- "Eu nunca vi algo assim na minha vida!"

Ele se vira para o velho Coronel e pergunta:
- "Você consegue fazer a mesma coisa?"

E o velho Coronel responde:
- "Claro ! É só tirar o leão da jaula..."

(Fonte: Via e-mail do Carvalho)

ROBERTO TÁVORA É CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL


(Fonte: Via e-mail de robertotavora@hotmail.com)

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

25 DE AGOSTO - FELIZ DIA DO SOLDADO


"Hoje, 25 de agosto, ao celebrarmos o Dia do Soldado, reverenciamos a figura de LUÍS ALVES DE LIMA E SILVA, o Pacificador, Duque de CAXIAS.

CAXIAS foi escolhido para Patrono do Exército Brasileiro pelos seus valores, seus predicados de bravura, sua honradez, sua desambição pessoal, seu profundo amor ao BRASIL e, principalmente, pela sua liderança. Buscou-se um soldado-modelo, cujos princípios não desbotassem com o tempo e servissem como referencial permanente a impulsionar as gerações que se sucederiam.

CAXIAS foi um líder que conduziu seus homens à vitória em todos os combates que enfrentou para manter a unidade nacional e a integridade do território brasileiro. Muitos dos seus liderados tombaram nos campos de batalha para que a Nação prosseguisse unida, livre e soberana. Esse é um dos aspectos singulares da profissão militar: liderar homens em condições excepcionais, levando-os até à morte, se preciso for, em defesa de um bem maior do que sua própria vida. Em tempos de facilidades, apegos ao conforto e fragilidade de compromissos, como fazer alguém honrar o juramento de dedicar-se inteiramente ao serviço da Pátria, defendendo-a com o sacrifico da própria vida? Só vejo uma forma: incutindo valores, exigindo o sacrifico da superação, acostumando ao necessário desconforto, e ensinando o significado de honra, liberdade, soberania, Pátria e Deus. E como fazer isso? Dando exemplos. E os exemplos têm que ser percebidos na vida dos comandantes de todos os escalões, no concreto de sua existência. A palavra e a vida do comandante precisam estar perfeitamente alinhadas.

A autoridade e a liderança provêm exatamente dessa coerência. Isso exige vocação, amor à profissão, dedicação integral, atenta responsabilidade, desprendimento e muita disciplina. Além de presença ativa e dinâmica para inibir excessos, antecipar-se a riscos, fortalecer ânimos e inspirar confiança.


O soldado serve à Pátria. Servir é o sentido maior de sua existência. À Pátria ele se doa por inteiro. Doa sua vida para que muitas outras vidas possam florescer. A missão de defender a Pátria impõe a cada soldado servidões que transcendem sua própria existência, e que só encontram abrigo em profissionais vocacionados. Se no passado, quando o Brasil era Colônia ou nascente República, essa missão era difícil, hoje, quando o País se alinha entre as principais potências emergentes, ela se torna muito mais complexa, importante e dependente de meios adequados.

As Forças Armadas são o seguro do Estado. Entendo que quanto mais valioso o bem segurado, maior deve ser o valor desse seguro. A Constituição Federal define o Exército como instituição nacional “permanente e regular”. O que dá rosto a essa permanência e regularidade são sua imprescindibilidade na paz e na guerra, sua coerência histórica e seus valores sempre alinhados com a Nação Brasileira. Nesse contexto de bem servir, cabe ao Estado entregar-nos meios adequados e suficientes, e ao Exército, identificar ameaças e dissuadi-las. Isso impõe quadros e tropa adestrados. E permanente estado de prontidão. Soldados do Exército Brasileiro, parabéns pelo seu dia maior!

Parabéns pelo seu Patrono Pacificador - o Duque de CAXIAS - que nos serve de inspiração e exemplo! Preparem-se com ânimo forte e dedicação integral para cumprir a nobre missão que nos foi confiada! Correspondam à confiança que a sociedade nos credita! Combatam o bom combate!"

(Fonte: Texto do General de Exército ENZO MARTINS PERI)

SURPRESA ! ...



Assistir e ouvir o vídeo click play e ligue o Som do computador.

(Fonte: Via e-mail do Silveira)

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO SUSPENDE COMPRAS DE HILUX PELA SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA DO CEARÁ

"O pleno do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) decidiu, por unanimidade, em sessão realizada nesta terça-feira (24/08), favoravelmente à emissão de medida cautelar determinando que o Governo do Estado suspenda o procedimento licitatório tipo Pregão Eletrônico, instaurado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para a aquisição de Hilux que seriam destinadas ao reaparelhamento das frotas do órgão.

O principal motivo para a decisão do TCE-CE foi a escolha da marca dos veículos que seriam adquiridos pela SSPDS. O relator do processo, conselheiro Edilberto Pontes, argumentou que, embora o princípio da padronização seja expressamente previsto na Lei de Licitações e Contratos (Lei 8.666/93), a exigência da marca é vedada pelo mesmo estatuto. O relator frisou que apenas em condições excepcionalíssimas, quando houver comprovação inequívoca de que produtos similares não atendam aos objetivos da administração, é que se admite a escolha da marca.

A medida cautelar havia sido emitida pelo relator, na última quarta-feira (18), a partir de representação desenvolvida pela 7ª Inspetoria de Controle Externo (7ª ICE). O pleno da Corte de Contas determinou ainda a notificação do secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Roberto Monteiro; e do procurador-geral do Estado, José Leite Jucá Filho, para que, no prazo de cinco dias, apresentem documentação e esclarecimentos solicitados pela 7ª ICE.

Os conselheiros Alexandre Figueiredo, Soraia Victor, Valdomiro Távora e Pedro Timbó, bem como o auditor Itacir Todero, no exercício do cargo de conselheiro, acompanharam o voto do relator."

(Fonte: Jangadeiro online)

PM COLIDE COM ÔNIBUS EM FORTALEZA

O Policial Militar Hugo Leonardo Maia que trafegava em uma moto colidiu com um ônibus, no cruzamento das avenidas Barão de Studart com Historiador Raimundo Girão, em Fortaleza - CE. O acidente aconteceu no início da manhã desta quarta-feira (25/08). Segundo o motorista do ônibus, que faz a linha Circular II, a colisão foi causada por imprudência do motoqueiro, que é policial militar e estava de folga.

O PM Hugo Leonardo Maia recebeu os primeiros socorros no local e foi levado para o Instituto Doutor José Frota (IJF).

(Fonte: Com informações dos Portais o Povo e SVM)

terça-feira, 24 de agosto de 2010

ACIDENTE GRAVE ENVOLVE HILUX DA POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ NA BR 222

O Portal do Jornal Diário do Nordeste conta que um policial militar morreu, depois de capotar uma viatura Hilux da Polícia Militar, na BR-222, entre os municípios de Sobral e Freicheirinha, mas não relata detalhes.

Segundo ainda o Diário do Nordeste, imagens após o acidente, que aconteceu por volta da 15 horas, desta terça-feira (24/08), foram registradas pelo internauta Olímpio Azevedo, que contou sobre as primeiras informações a respeito do ocorrido.

"VC-repórter: Olímpio Azevedo
Cidade/UF: Ubaúna-Coreaú/CE
Notícia: " Uma viatura da Policia Militar capota várias vezes e mata policial militar. Foi na BR- 222, no quilômetro 255, entre Sobral e Frecheirinha. A viatura pertencia ao 3º BPM da 2ª Cia. de Freicheirinha.

Na viatura vinha um PM que morreu na hora com ele uma mulher, que não sei informar quem era. Ela foi mandada pra Santa Casa de Sobral muito mal. Eles foram arremessados para fora da viatura. Ele vinha sem cinto de segurança".

Já o Portal Ubaúna, narra que aconteceu nesta terça-feira (24/08) um grave acidente na Br-222 próximo ao Distrito de Aprazível a 28km de Sobral - CE, possivelmente deixando morto um Soldado da Polícia Militar do Ceará destacado na cidade de Freicheirinha. O Soldado e a Viatura Hilux pertencem à 2ª Companhia do 3º BPM, sediada em Tianguá - CE.

Segundo as primeira informações, ainda não confirmadas, o Soldado encontrava-se alcoolizado e farreando na viatura Hilux da PM, tendo como companheira uma mulher que segundo curiosos, fora apanhada num Cabaré na saída do Distrito de Ubaúna, pelo soldado.

Ambos sairam farreando na viatura em direção a Sobral, quando a mesma capotou. Um Caminhoneiro afirma que o Soldado era casado. Em estado muito grave a mulher foi levada para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral.

(Fonte: Blog do Gleison - http://portalubauna.blogspot.com/, http://twitter.com/reportergleison e Portal do SVM - Diário do Nordeste)

Atualizada às 10h48 do dia 25/08/2010:

"O Cabo da Policia Militar José dos Navegantes Almeida Tabosa, de 41 anos, morreu na tarde desta terça (24) após perder o controle de uma viatura Hilux da 2ª Cia do 3º BPM e capotar várias vezes. O acidente aconteceu na BR- 222 – entre os municípios de Frecheirinha e Mucambo.

De acordo com populares, o PM levava uma passageira não identificada, que foi encaminhada para a Santa Casa de Misericórdia, com graves ferimentos. A equipe da Jangadeiro FM foi ao hospital e recebeu informações de que não havia registro de nenhuma entrada.

Testemunhas atestam terem visto o policial em companhia de uma mulher em um bar no distrito de Ubaúna, zona rural de Coreaú. Ainda segundo populares, o policial e a mulher não usavam cinto de segurança, tendo sido arremessados para fora da viatura.

A produção do Jangadeiro Online tentou ouvir o comando da Polícia na região, mas o celular encontrava-se desligado.

(Fonte: Elenilton Roratto - Jangadeiro online)

MAIS UMA PERSEGUIÇÃO DO RONDA EM FORTALEZA TERMINA EM TRAGÉDIA E MORTE

Mais uma perseguição policial do Ronda em Fortaleza - CE, terminou em morte, após uma família ser atropelada na avenida Mister Hull, no bairro de Antônio Bezerra, no fim da manhã desta terça-feira (24/08). Liliane Lopes de Sousa, 31 anos de idade, não resistiu ao impacto e morreu no local do atropelamento. A criança de cinco meses que ela conduzia e o pai, foram levados para o Instituto José Frotra (IJF), no Centro de Fortaleza.

Depois de tomarem de assalto um carro e objetos de uma família residente na praia de Icaraí (Caucaia), dois homens saíram desgovernados pela BR-222 e colidiram com outro veículo. Em seguida, atropelaram a família com o bebê.

Perseguição desastrosa ao invés de uma Operação de Cerco ou Fechamento

A dupla de assaltantes abordou duas mulheres de uma mesma família na calçada da casa onde moram. Uma delas falava no telefone celular com outra parente. Do outro lado da linha, essa terceira pessoa percebeu o tumulto e acionou a Polícia. Viaturas do Ronda do Quarteirão seguiram o veículo roubado pela BR.

Durante a perseguição, bandidos e policiais do Ronda trocaram tiros e um dos carros da Polícia ficou danificado. Quando os assaltantes chegaram na altura da avenida Mister Hull com Perdigão Sampaio, bateram em outro carro e atropelaram Liliane Sousa, a filha bebê e o marido dela. Eles faziam a travessia da via.

Prisão

Após o atropelamento da indefesa família, um dos bandidos, Valdemir de Sousa, 28, foi baleado na perna e socorrido para IJF. O outro, Leandro dos Santos Alves, 27, foi preso e levado para o 10º Distrito Policial. Com eles estavam uma pistola 380 e outra de brinquedo, além de um revólver calibre 38.

As armas estão apreendidas no DP, em Antônio Bezerra, onde a ocorrência foi registrada.

O Ronda ou o Governo do Ceará até o momento não prestou nenhuma ajuda a família atropelada.

(Fonte: Plantão Policial, Jangadeiro online, Portal do SVM- Diário do Nordeste e Portal o Povo)

BRASIL - CENSO 2010 DO IBGE





(Fonte: Via e-mail da Letícia)

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O QUE MELHOROU NA SUA VIDA NOS ÚLTIMOS QUATRO ANOS?

Assistindo um debate entre os candidados ao cargo de Governador do Estado do Ceará na noite de ontem pela TV O Povo fiquei dividido entre o pessimismo e o otimismo.

Na amplitude do pessimismo me preocupou a posição do Governo atual que tenta a reeleição no Ceará falar de uma maneira a transparecer que estávamos vivendo o melhor período da história das nossas vidas. Ora, esse governo prometeu e sequer cumpriu suas promessas. Chegou o período eleitoral de 2010 e nada!

O atual governo prometeu construir dois Hospitais Regionais (Sobral e Juazeiro) e não concluiu os dois hospitais.

O atual governo prometeu construir 50 Delegacias e não construiu todas as 50 Delegacias?

O atual governo prometeu construir o Centro de Feiras e Eventos e não terminou o Centro de Feiras e Eventos.

O atual governo prometeu a duplicação da CE 040 e não terminou a duplicação da CE 040.

O atual governo prometeu um Aquário (?) e não construiu o Aquário.

O atual governo prometeu a Refinaria e a Refinaria não foi constuida.

O atual governo prometeu a Siderúrgica e a Siderúrgica não foi construida.

O atual governo prometeu construir "num sei quantas" Policlínicas e não construiu todas as "num sei quantas" Policlínicas.

O atual governo prometeu aumento salarial compatível para os militares estaduais, a média do Nordeste e até o SUBSÍDIO através do Ofício Nº 382/2007-GAB/SSPDS, de 26 de abril de 2007 e não cumpriu.

O atual governo prometeu regulamentar a jornada de trabalho dos militares estaduais que inclusive foi prevista no art. 5º da Lei estadual nº 14.113, de 12 de maio de 2008, cujo prazo era de 180 dias e até hoje não cumpriu. A lei diz que o Poder Executivo encaminharia Projeto de Lei dispondo sobre o Regime de Trabalho Semanal dos militares da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, mas o Estado não cumpriu a lei.

O Governo prometeu implantar o Ronda do Quarteirão e atender uma ocorrência em 5 Minutos e não cumpriu, pois o Ronda não atende uma ocorrência em 5 minutos e sequer o Programa foi institucionalizado por uma Portaria, Decreto ou Lei. Ademais, diariamente pelo menos 13 (treze) setores ficam a descoberto na principal área que foi prometido sua implantação - a Região Metropolitana de Fortaleza. O 9º Princípio da Polícia Moderna diz que "o teste de eficiência da polícia será pela ausência do crime e da desordem, e não pela capacidade de força de reprimir esses problemas". Ora, os homicídios aumentaram 50%, os assaltos a banco 400%, as fugas de presos continuam em volume constrangedor tanto nas Delegacias, como nos Presídios, os roubos e furtos de veículos assustam a população, dentre outros índices desfavoráveis, como os assassinatos de policiais, que já são onze somente em 2010.

O que então melhorou nas nossas vidas nos últimos quatro anos? Se não dava para cumprir em quatro anos o que foi prometido, que fosse dito que seria em oito ou não prometesse nada.

O Ceará tem o pior piso salarial do país:

TETO SALARIAL DO PODER EXECUTIVO ESTADUAL


ESTADOS TETO SALARIAL VINCULAÇÃO

Paraná 24.500,00 Subsídio dos Ministros do STF

Tocantins 24.500,00 Subsídio dos Ministros do STF

Amapá 22.111,25 Subsídio do Desembargador

Distrito Federal 22.111,25 Subsídio do Desembargador

Goiás 22.111,25 Subsídio do Desembargador

Mato Grosso 22.111,25 Subsídio do Desembargador

Mato Grosso do Sul 22.111,25 Subsídio do Desembargador

Minas Gerais 22.111,25 Subsídio do Desembargador

Pará 22.111,25 Subsídio do Desembargador
10º
Rio Grande do Norte 22.111,25 Subsídio do Desembargador
11º
Rio Grande do Sul 22.111,25 Subsídio do Desembargador
12º
Santa Catarina 22.111,25 Subsídio do Desembargador
13º
Sergipe 22.111,25 Subsídio do Desembargador
14º
Acre 18.794,56 Subsídio do Governador
15º
Roraima 18.600,00 Subsídio do Governador
16º
Pernambuco 18.400,00 Subsídio do Governador
17º
Paraíba 18.371,60 Subsídio do Governador
18º
Amazonas 17.125,00 Subsídio do Governador
19º
São Paulo 14.850,00 Subsídio do Governador
20º
Maranhão 13.544,70 Subsídio do Governador
21º
Rio de Janeiro
12.765,00 Subsídio do Governador
22º
Piauí 12.384,00 Subsídio do Governador
23º
Alagoas 12.268,00 Subsídio do Governador
24º
Espírito Santo 12.218,00 Subsídio do Governador
25º
Bahia 12.000,00 Subsídio do Governador
26º
Rondônia 12.000,00 Subsídio do Governador
27º
Ceará 11.299,40 Subsídio do Governador

Nós mesmos, militares estaduais do Ceará, vivemos uma época de terror e o governo gastando milhões e milhões em campanha política. Falta-nos tudo:

  • Falta de aumento salarial compatível, que inclusive foi prometido ao menos com a média do Nordeste e ou que seria implantado em forma de SUBSÍDIO e nada foi cumprido (ofício Nº 382/2007-GAB/SSPDS, de 26 de abril de 2007). A Polícia Civil e os Agentes Prisionais, que histórica e respectivamente ganhavam igual e menos que os PMs e BMs, tiveram implantados o SUBSíDIO (Polícia Civil) e aumento acima da média (Agentes Prisionais). O SUBSÍDIO para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, além de direito previsto na constituição, já consta na Lei Estadual nº 13.729, de 11 de janeiro de 2006 (art. 54, 55, 56 e 57). O mais grave é que o SUBSÍDIO foi implantado além da Polícia Civil, para outras categorias como para os médicos da PERFORCE, Procuradores do Estado, Defensores Públicos, etc, e os Militares Estaduais ficaram de fora.
  • A quase extinção das Indenizações por Reforço do Serviço Operacional extra (IRSO).
  • Extinção das Promoções Compensatórias.
  • Extinção dos PMs Voluntários.
  • Falta de promoções.
  • Falta de cursos.
  • O Hospital da Polícia Militar do Ceará está praticamente fechado. Falta-nos um plano de saúde.
  • A Gratificação "do Ronda" não é paga para quem entra de férias, Licença Médica ou mesmo falece em objeto de serviço.
  • Um Soldado do Ronda com menos de 1 ano de serviço ganha mais que um Soldado, Cabo, Sargento, Subtenente, Tenente ou Capitão da "PM Comum".
  • Inexistência da Gratificação de Risco de Vida.
  • Obrigatoriedade de dirigir viatura sem que os Militares Estaduais tenham a especialização legal exigida pela legislação de trânsito. Os PMs alegam que não tem curso técnico para dirigir as Viaturas e citam o artigo 145 do Código Brasileiro de Trânsito, que estabelece a obrigatoriedade de aprovação em curso de treinamento de prática veicular em situação de risco, como premissa básica para poderem trabalhar em tal atividade.
  • Os militares estaduais têm que pagar prejuízos em casos de acidentes com as Viaturas, embora essas estejam com as manutenções preventivas atrasadas e operacionalizando com a documentação "retardada", e pior, na maioria dos casos sem a documentação ou até cópia autenticada (CRLV, antigo DUT) em poder dos motoristas.
  • Falta uma política habitacional para a tropa.
  • Transferências são realizadas à revelia (falam de casos da CPRv, Companhia de Eventos, PMTUR e Companhia de Guarda do Presídio...). Inclusive, alguns policiais civis, militares e bombeiros militares, deveriam passar somente 2 anos em Delegacias, Unidades ou Subunidades, prorrogáveis por mais 2 anos, tudo conforme os Decretos Estaduais nºs 27.878 e 27.879, ambos de 18 de agosto de 2005, mas ali estão há mais de quatro anos, enquanto alguns Militares Estaduais são transferidos sem nem tomar conhecimento das movimentações e sem o "auxílio para mudança - transporte", previsto na lei nº 11.167, de 07 de janeiro de 1986 (arts. 34 e 35).
  • Atraso no pagamento das Diárias de Alimentação e ou Alimentação e pousada para quem viaja em serviço.
  • Atraso na publicação das Reservas e Reformas.
  • Que há descumprimento das normas constitucionais - Constituição Federal (art. 144) e a Constituição do Estado do Ceará (art. 178) -, porquanto o Governo está criando grupos "paramilitares", chamados "Pró-Cidadania", para cuidar da segurança pública fim nos municípios do Estado, deixando inclusive de investir na tropa regular do interior, que se encontra em abandono.
  • As Corporações, a SSPDS e o Governo, não cumprem os prazos nas respostas aos requerimentos e ou outros documentos protocolados.
  • Muitos têm que trabalhar duramente enquanto outros ficam em "casa", dispensados pelos superiores e até exercendo atividades ilegais, como segurança particular e outros "bicos".
  • Existe "retardamento" e até casos de descumprimento de decisões judiciais em favor dos Militares Estaduais.
  • Existe atraso no repasse de algumas peças do fardamento, ademais só receberam uma farda, quando têm que usar o uniforme vários dias consecutivos (4 x 1 e 3 x 1).
  • Falta de condições e material para o trabalho, tais como coletes, lanternas, algemas, apitos, tonfas, munição, luvas, fitas de isolamento de local de crime, cones, spray para demarcação de local de acidente, cavaletes, lençóis descartáveis para "proteger" cadáveres enquanto aguardam a chegada da perícia, material de controle de distúrbios, capa de chuva, capacete, protetor solar, fone de ouvido para HT (policiais das motos reclamam que não conseguem ouvir o rádio de mão tendo que pilotar a moto, quando um simples fone de ouvido resolveria o problema).
  • Reclamam que estão sem o Sistema de Ensino das Corporações, que são amparados pelas Constituições Federal e Estadual e ainda pela LDB – Lei de Diretrizes e Bases para Educação, a Lei Federal n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, no seu artigo 83 (“O Ensino Militar é regulado em lei específica, admitida a equivalência de estudos, de acordo com as normas fixadas pelos sistemas de ensino”), em face da SSPDS ter criado uma Academia nova, comandada por um Períto da Polícia Federal, cuja Academia não pode conduzir o Ensino Militar, mesmo assim até hoje sem funcionar.
  • Não estão sendo vacinados contra tétano, Gripe e outras moléstias.
  • Endividamento, haja vista que passaram quase um ano sem poder contrair empréstimos consignáveis, cujos juros são baixos em relação ao do empréstimo pessoal, ademais não podiam renegociar dívidas, em face do monopólio do Cartão Único/Bradesco.
  • Falta de valorização, principalmente com folgas adicionais, pois têm que trabalhar agora 24 dias/mês. Também não recebem elogios, medalhas, cestas básicas etc.
  • Dentre outras...

O otimismo

Por outro lado o otimismo deixou-nos prá cima, pois alguns candidatos de oposição mostraram um discurso afinado, humanista e mais verdadeiro, próximo dos reais interesses do povo. Candidatos que estão mostrando sua cara e com vontade de ajudar o próximo e participar ativamente nas suas vidas na busca de soluções resolutivas e ou minimizadoras dos seus sofrimentos.

Na amplitude na segurança pública, por exemplo, vimos dentre os candidatos da oposição o interesse em lutar pela implantação da PEC 300 para os servidores da segurança pública. Vimos a citação de projetos como a criação do Batalhão de Fronteiras (Divisas), para proteger o Ceará de forças antagônicas; a construção de dezenas e dezenas dos equipamentos tipo Estrelas da Paz, com uma perspectiva de polícia humana voltada na amplitude da Segurança Global, dentre outros.

O que melhorou nas nossas vidas nos últimos quatro anos? Pois o governo atual prometeu continuar gastando, gastando, gastando... Prometeu prometer, prometer, prometer... E os resultados? E as nossas vidas?

(Fonte: Com informações da TV O Povo, Febrafite, Blog do Eliomar e Blogosfera Policial)