sábado, 31 de julho de 2010

BANDIDOS AGEM MAIS UMA VEZ NO INTERIOR DO CEARÁ E FAZEM "ARRASTÃO" EM AGÊNCIA DO BANCO DO BRASIL

(Banabuiú - CE)

Na madrugada deste sábado (31/07), uma quadrilha de pelo menos 8 homens invadiu uma agência do Banco do Brasil, no município de Banabuiú, a 214 km de Fortaleza - CE.

Segundo o sargento da PM André Luiz, a ação criminosa aconteceu por volta da 1 hora da madrugada de hoje, quando os policiais do município estavam atendendo uma ocorrência em outra localidade, que fica a 40 km do local. Segundo informações, os assaltantes passaram um "trote" para a Polícia dizendo que estava acontecendo um assalto em outra localidade, na Barra do Sitiá, distrito de Banabiuú. Os bandidos levaram todo o dinheiro que estava no cofre, a quantia não foi revelada.

Policiais também revelaram, que no local do crime, muitas coisas estavam quebradas e tudo estava revirado. A porta de vidro da agência foi quebrada com a ajuda de alguma ferramenta, a mesma que auxiliou no arrombamento do cofre. Essa é a 2ª vez que a agência do Banco do Brasil é roubada só neste ano no município de Banabuiú.

Testemunhas disseram que os bandidos fugiram em três carros, um já foi encontrado totalmente queimado em uma estrada carroçável, na localidade de Quatro Bocas, na saída da cidade.

Mais de 20 ações contra bancos no Ceará

Em 2010 já foram assaltados os bancos das cidades cearenses de Fortaleza (2), Palhano, Pedra Branca (2), Banabuiú, Novo Oriente, Aiuaba, Guaraciaba do Norte, Saboeiro, Nova Russas, Orós, Piquet Carneiro, Monsenhor Tabosa, Reriutaba, Lavras da Mangabeira e Cruz.

No último dia 07/07, bandidos também furtaram um banco em Juazeiro do Norte e tentaram assaltar o Banco do Brasil de Ibicuitinga, chegando a metralhar a Delegacia da cidade. Outras tentativas também foram registradas esse ano, uma novamente em Novo Oriente e uma em Quixeré.

Também foram assaltados nos últimos dias os Correspondentes Bancários que funcionam em agências dos Correios e Lotéricas em Aiuaba, General Sampaio e Quiterianópolis, onde inclusive, os PMs e os Agentes do Pró-Cidadania foram dominados, algemados e amarrados após invasão à Delegacia da cidade.

(Fonte: Portal SVM e Jangadeiro online)

MARCHA DA MACONHA NA UNIVERSIDADE

"Marcha da Maconha mobilizou mais de 300 pessoas no campus da UFRN."

O consumo da maconha deve ser liberado. Ao menos é o que defendem os manifestantes que participaram da primeira Marcha da Maconha em Natal - RN. O evento reuniu na tarde de hoje (30/07) cerca de 300 pessoas entre usuários e não-usuários da substância. A concentração aconteceu na entrada da Praça Cívica da UFRN, às 16h, e a marcha seguiu por dentro do campus, passando pela reitoria e terminando no setor II.

“Convencionou-se que quem faz uso da maconha é vagabundo, desocupado, burro, o que não é verdade”, argumenta Leilane Assunção, membro do Coletivo Cannabis Ativa, entidade responsável pela articulação da marcha. Aluna da UFRN há dez anos, a estudante de doutorado em ciências sociais afirma que o consumo da maconha também ocorre – e principalmente – entre pessoas com alto grau de instrução. “A prova disso é que a maioria das pessoas participando da marcha é universitário”.

Leilane conta que a Marcha da Maconha é algo que vem sendo articulado há pelo menos quatro meses. “Fomos instigados pela necessidade de se promover o debate. Foi uma resposta à postura reacionária da própria universidade”. À época, o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) encaminhou e-mail aos estudantes rechaçando o consumo da substância dentro das dependências da universidade. Ainda houve uma tentativa de realizar a marcha, mas a organização da manifestação teve os dois pedidos de habeas corpus indeferidos.

Hoje, contando com o aval do Ministério Público Estadual, a Marcha da Maconha saiu às ruas. A movimentação, acompanhada de perto pela Polícia Militar, foi pacífica, sendo vedado o consumo, apologia ao consumo ou porte da substância.

O membro da comissão de organização estudantil do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Igor Soares, chama atenção para o fato de que a descriminalização da maconha é um assunto que diz respeito não só aos usuários, mas à sociedade em geral. “Não compro, não vendo e não uso, mas acho salutar que se discuta a questão. É preciso questionar o que faz algumas drogas, como o álcool e o tabaco, terem seu consumo liberado e outras não. O que faz a maconha ser tida como substância ilícita? Há vários interesses envolvidos, e há também a questão do preconceito, mas será que eles devem influir no poder de decisão do cidadão? A maconha é estigmatizada, mas é sabido que o álcool e o tabaco, amplamente consumidos e socialmente aceitos, são bem mais lesivos”, observa.

Leilane, na condição de representante do Cannabis Ativa, diz que o coletivo acredita que a política proibicionista vigente não basta para resolver a polêmica que envolve o consumo da maconha. “A discussão do assunto não pode ser embasada em preconceito. A democracia pressupõe a discussão com a sociedade, a disseminação da informação e o combate à repressão. Temos uma série de estudos sobre a substância que poderiam estar sendo desenvolvidos. A ação analgésica e terapêutica da maconha é amplamente difundida por pesquisadores respeitados como o professor Sidarta Ribeiro”.

Marcha pacífica

Munidos de cartazes e faixas, os participantes da passeata entoavam palavras de ordem enquanto eram seguidos de perto pelos PMs. A marcha, composta em sua maioria por estudantes da UFRN, foi endossada por docentes da instituição de ensino superior, ativistas, movimentos políticos e usuários da substância. O encerramento, no setor II, foi criticado por algumas pessoas que participaram da marcha. “Faria mais sentido eles encerrarem aqui, na Praça Cívica, já que o objetivo é dar visibilidade e fomentar o debate em torno do assunto”, comentou um dos que estiveram na marcha.

(Fonte: Rayanne Azevedo - www.fotec.ufrn.br)

"AS NOSSAS DIVISAS ESTÃO ABERTAS, OS TRAFICANTES ENTRAM AQUI LIVREMENTE. O CRIME ORGANIZADO TAMBÉM INVADIU O CEARÁ E O ESTADO PERDEU O CONTROLE."

"As nossas divisas estão abertas, os traficantes entram aqui livremente. O crime organizado também invadiu o Ceará e o Estado perdeu o controle”. Com essas palavras, o candidato ao governo do estado pelo PSDB, Marcos Cals, apresentou, como compromisso de governo, a proposta de criar um batalhão de fronteiras (divisas) para combater o tráfico de drogas e o crime organizado nas divisas do Ceará com outros estado, sobretudo com o Piauí.

A proposta foi anunciada em Parambu, nesta sexta-feira (30/07), onde o tucano participou de uma carreata com o senador Tasso Jereissati (PSDB), candidato à reeleição. “O Tasso, à época em que era governador acabou com a pistolagem aqui no Ceará, então é possível a gente desarticular o tráfico de drogas através do Batalhão”, enfatizou.

Durante um mini-comício, Cals conversou com moradores da cidade e afirmou ter ouvido queixas sobre o medo que sentem até de ficar sentadas nas calçadas, hábito comum em cidades do interior cearense. Outra reclamação dos moradores de Parambu, segundo Cals, é quanto a insegurança no trajeto até Tauá. “As pessoas me disseram que o risco de assaltos é muito grande. Se a viagem for à noite, o assalto é certo. Não pode ser assim. As pessoas não podem viver com esse medo, presas dentro de casa”, desabafou.

O candidato ainda reafirmou que, se eleito, a primeira mensagem enviada por ele à Assembleia Legislativa vai tratar do perdão das multas e o Refis das dividas do IPVA das motos. Além da Auto Escola Estadual Pública, “a exemplo do que acontece em hospitais e escolas, devemos ter também uma auto escola pública e gratuita para a população”, defendeu. O candidato também voltou a garantir a implantação do Piso Nacional dos Professores, para os profissionais da rede pública do Ceará."

(Fonte: Jangadeiro online)

sexta-feira, 30 de julho de 2010

TENDÊNCIA MUNDIAL - DIMINUIR O RITMO DO DIA A DIA E VALORIZAR O CONTATO COM A NATUREZA

"Slow life"

"Trabalho artesanal e retorno às coisas simples da vida são tendência mundial."

"Cada vez mais as pessoas estão procurando um modo de vida mais tranquilo e natural, almejando uma melhora da qualidade de vida. Este posicionamento pipoca em vários lugares do planeta. A sustentabilidade e a preservação da natureza são preocupações presentes e um dos motes para a opção de uma vida mais verdadeira, sensível e preocupada com o bem-estar interior, fugindo um pouco do consumo desesperado e insensato.

Todas as pequenas coisas começam a ter importância e nos trazem satisfações reais. Ir para o campo e ter sua própria verdura sem agrotóxicos, às vezes permite ter mais prazer e sabor do que um caviar beluga. Assim como fazer um belo buquê com as orquídeas plantadas em vasos no seu terraço pode fazê-la achar que ele é mais lindo do que um feito pelo Vic Meirelles.

Tudo levado às proporções normais e naturais nos fazem ter relações mais sinceras e sentimentos mais profundos. A procurar coisas de mais qualidade e duráveis, e voltar um pouco para o clássico.

Um dos primeiros destes movimentos, o Slow Food, começou no Norte da Itália quando os produtores mais antigos de queijos, vinhos e massas começaram a sentir que estavam perdendo terreno para as grandes cooperativas e, assim, estavam se afastando de suas tradições e artesãos.

Por isso se uniram e começaram a fazer uma feira onde eram oferecidos produtos de melhor qualidade, incentivando o plantio, a fabricação e o consumo de hábitos tradicionais relacionados às comidas clássicas, que estavam perdendo terreno para as inovações.

Assim como no setor de alimentação, esse movimento está se propagando também em casa, em áreas que só nos enriquecem como os bordados feitos à mão, o couro curtido à antiga, a tapeçaria artesanal e a restauração. Podemos ver exemplos similares no Japão, nos Países Baixos e nos nórdicos. Por aqui, temos inúmeras fontes tanto na natureza, como na arquitetura colonial e moderna, no artesanato e na culinária. Devíamos também colocar a palavra “slow” na nossa vida."

(Fonte: Esther Giobbi - delas/iG)

INSEGURANÇA - QUANDO O FEITIÇO VIRA CONTRA O FEITICEIRO

"Nas disputas eleitorais os debates naturalmente ganham um teor mais passional. Os candidatos procuram conquistar eleitores, e para isso, tentam se apresentar como a melhor opção para solucionar os problemas que afligem a sociedade. Mediando essa luta, equipes de propaganda atuam com a função de equalizar os perfis de seus clientes com as expectativas do público.

Dessa forma, nas principais candidaturas, a preferência por um assunto é determinada a partir de pesquisas que buscam identificar a opinião da população sobre temas universais, como educação, saúde e segurança. Com esses dados, os estrategistas de campanha avaliam como atender as demandas apontadas nos levantamentos. Foi assim, por exemplo, que Lula deixou de pregar contra o Plano Real para tornar-se seu ardoroso defensor, em 2002.

No Ceará, desde as eleições de 2006, o assunto de maior apelo é a segurança pública e seus correlatos: medo, violência e atuação da polícia. Não por acaso o atual governo fez do programa Ronda do Quarteirão o seu carro-chefe na campanha eleitoral passada. A ideia original seria um guarda por quarteirão, com celular, pronto para atender chamados em cinco minutos. Marketing puro. Com o sucesso da proposta, que logrou êxito também na captação de votos, o programa foi mudando para que pudesse ser implantado, até ganhar o formato que hoje conhecemos.

No entanto, como os índices da criminalidade não pararam de crescer, a administração optou por inchar o Ronda às pressas e assim tentar amenizar o problema se valendo da tal “sensação de segurança”. Resultado: a nova polícia, que seria uma solução genial e simples para dar fim a um problema crônico, acabou por adotar os vícios da “antiga” polícia. E como sensação não é o mesmo que realidade, com o passar do tempo, a natureza cosmética do projeto passou a ficar mais evidente, deixando-o sujeito a constrangimentos.

É dentro desse histórico que o lamentável assassinato do adolescente Bruce Cristian se insere. A associação entre o calendário eleitoral, o medo crescente, a ineficiência da ação policial, a frustração da população e um crime que ganhou repercussão nacional, estava contratada desde a eleição estadual passada. O movimento é automático. Não precisa nem de adversários incitando as massas. Os fatos por si, somados à expectativa criada quatro anos atrás, bastam para juntar os elos dessa cadeia de fatos e símbolos.

Como essa associação é inevitável, resta ao governo que busca a reeleição administrar o desgaste certo. Isso não significa que o mesmo resultado de 2006 se repita. Mas é evidente que o episódio deixa a candidatura governista fragilizada, e reforça uma lição que aprendi com o mestre Lucas Pacheco: "nunca prometa algo que não possa cumprir, pois o marketing de campanha poderá afetar o marketing de governo no futuro".

É isso. O governo Cid se vê em crise justamente na área que escolheu como bandeira eleitoral no passado. Agora corre o risco de ver o feitiço virar contra o feiticeiro."

(Fonte: Wanderley Filho - Jangadeiro online. Foto: Wellingron Macêdo do Diário do Nordeste)

JUSTIÇA CONDENA PMs DE GRUPO DE EXTERMÍNIO A 18 ANOS DE PRISÃO

"Após 16 horas de julgamento, os policiais militares Moisés Alves dos Santos, Joaquim Aleixo Neto, Anderson dos Santos Salles e Rodolfo da Silva Vieira foram condenados a 18 anos e oito meses de prisão cada um. Eles foram condenados por decapitar o deficiente mental Antonio Carlos da Silva Alves, de 31 anos, o Carlinhos. O crime ocorreu em outubro de 2008.

O julgamento terminou às 2h15 da madrugada de hoje (30/07), no Fórum de Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo. Os quatro integravam um grupo de extermínio que ficou conhecido por Highlanders e estão presos desde o começo do ano no Presídio Militar Romão Gomes, no bairro do Tremembé, zona norte da cidade. Mas ainda podem recorrer da decisão.

No despacho, o juiz Antonio De França Hristov afirmou que o caso provocou “grande desassossego social e comprometimento da imagem da Polícia Militar do Estado de São Paulo”. Os policiais eram do 37º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e há suspeitas de participação em outros crimes, em que as vítimas também foram encontradas com cabeça e mãos cortadas.

O grupo de extermínio recebeu o nome de Highlanders em referência a uma série de filmes em que o guerreiro decapitava seus inimigos, considerados imortais. No relatório de investigação, os Highlanders são comparados ao Esquadrão da Morte, um grupo de extermínio que surgiu no final dos anos 60 no Rio de Janeiro e que “eliminava bandidos comuns”.

As investigações começaram em outubro de 2008, quando a família denunciou o desaparecimento de Carlinhos. Uma viatura policial pegou a vítima próximo à sua casa. No dia seguinte, o corpo de Carlinhos foi encontrado com cabeça e mãos cortadas.

A partir da investigação da morte do deficiente, a polícia incluiu no caso o registro de mais três corpos decapitados, localizados pela polícia entre abril e maio do ano passado. A suspeita é que outros policiais possam ter ajudado a acobertar os crimes adulterando, suprimindo ou manipulando documentos, tais como relatórios de patrulhamento."

(Fonte: Agência Brasil e Correio Braziliense)

quinta-feira, 29 de julho de 2010

FÓRUM TRANSNACIONAL DA EMANCIPAÇÃO HUMANA

"O Instituto Crítica Radical promoverá, entre os dias 1º e 5 de agosto, o Fórum Transnacional da Emancipação Humana – Desafios da Humanidade e do Planeta, cujo principal objetivo é debater ideias sobre o atual momento do sistema capitalista, o qual, segundo os organizadores do evento, está em “colapso”, constituindo desta forma uma ameaça à humanidade e ao planeta, cujo desfecho pode representar o fim da humanidade e a destruição da natureza.

Os participantes do Fórum querem, segundo pregam, a construção de um ambiente favorável para o pensar e o agir emancipatórios, contribuindo para que integrantes dos movimentos sociais de vários países, e também locais, apropriem-se da problemática, difundindo novas ideias e conceitos, com base na crítica radical do valor e do fetichismo, debatendo as mais recentes elaborações, reflexões e pesquisas de uma crítica social avançada.

Com a realização do fórum, o grupo pretende ainda avançar na compreensão crítica do mundo e fundamentar a atividade teórica e prática dos movimentos sociais, que se colocam no terreno da transformação das condições de “dominação fetichista” sobre os seres humanos, transcendendo o sistema produtor de mercadorias e inaugurando uma nova relação social.

O evento, que será realizado na Concha Acústica da Universidade Federal do Ceará (UFC), é fruto de uma parceria entre o Crítica Radical, a UFC e a Universidade Estadual do Ceará (Uece). O público alvo são pesquisadores, professores, estudantes e trabalhadores dos diversos movimentos sociais, estando também aberto à população.

Os conferencistas do Fórum serão: Anselm Jappe, doutor em Filosofia e Ciências Sociais, professor e ensaísta alemão; Gérard Briche, doutor em Filosofia, professor e ensaísta francês; Luis Andrés Bredlow, doutor em Filosofia e diplomado em Ciências Sociais, professor e ensaísta espanhol, editor da revista Mania; Felicidad Espinoza Soto, mestra em Desenvolvimento Rural, Ciências Ambientais e a bióloga na Espanha; Além de Jorge Paiva, ensaísta e integrante do Instituto Crítica Radical de Fortaleza.

As inscrições podem ser feitas através do site www.forumdaemancipacaohumana.org

Também no endereço eletrônico, estão disponíveis a programação do evento e informações adicionais, como os perfis dos conferencistas que participarão do fórum.

O Grupo Crítica Radical conta com a participação da ex-prefeita de Fortaleza, Maria Luiza Fontenele, e da ex-vereadora Rosa da Fonseca."

DADOS

Horário: 1º à 5 agosto 2010
Local: UFC-Universidade Federal do Ceará - Concha Acústica (Av. da Universidade com 13 de Maio - Benfica - Fortaleza - CE)
Organizado por: UFC e UECE

(Fonte: Por e-mail do Ademir Rocha - events@5setores.ning.com)

POR QUE O GOVERNADOR DO CEARÁ DISCRIMINA TANTO A POLÍCIA MILITAR ?

Com a recente execução do adolescente Bruce Cristian de Souza Oliveira, 14 anos, em Fortaleza - CE, no dia 25 de julho do corrente ano, pelo Soldado Yuri da Silveira Batista Alves, do Programa de Segurança Pública do Estado do Ceará Ronda do Quateirão, toda a questão da formação desses policiais foi posta em discussão.

Ocorre que a primeira turma do Programa Ronda do Quarteirão, na qual foi formada o PM acusado do crime, teve duração de apenas três meses, sendo que a carga horária a qual foram submetidos foi reduzida de 1.068 para pouco mais de 600 horas/aulas.

Desrespeito para com a Polícia Militar do Ceará

O Governador do Ceará assinou no dia 23 de abril de 2009, durante a abertura da 18ª edição da Brazil National Tourism Mart (BNTM), a ordem de serviço para a construção do Centro de Eventos do Ceará. O evento aconteceu com muita pompa no La Maison Dunas, às 20h30min daquele dia.

Para dá lugar ao empreendimento, a Academia de Polícia Militar General Edgard Facó foi destruída. A Polícia Militar do Ceará ficou sem o seu principal órgão de ensino.

O Valor da obra orçado foi de R$ 279 milhões. Somando esse valor com o que será gasto no Aquário a ser construído na Praia de Iracema, também em Fortaleza, no valor de R$ 250 milhões, serão investidos nas duas obras cerca de R$ 529 milhões, ou seja, mais de Meio Bilhão de Reais. Esse dinheiro seria suficiente para custear toda a Polícia Militar do Ceará durante 20 anos, levando-se em conta o orçamento atual.

Por outro lado, em menos de três meses depois daquele duro "golpe" contra a Academia de Polícia Militar General Edgard Facó e o povo do Ceará, os professores da Polícia Civil foram prestigiados com a implantação do SUBSÍDIO da Academia de Polícia Civil.

Por que tanta discriminação contra a Polícia Militar do Ceará?

LEI N° 14.389, de 03.07.09 (Diário Oficial de 09.07.09)

DISPÕE SOBRE A FIXAÇÃO DO SUBSÍDIO DA CARREIRA DE PROFESSORES DA ACADEMIA DE POLÍCIA CIVIL, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ

Faço saber que a Assembleia Legislativa decretou e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º O subsídio dos Professores da Academia de Polícia Civil, integrantes do grupo Atividade de Polícia Judiciária, constante no anexo V da Lei nº 14.112, de 12 de maio de 2008, passa a vigorar de acordo com o anexo único desta Lei.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.

PALÁCIO IRACEMA, DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, 03 de julho de 2009.

Cid Ferreira Gomes

GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ

ANEXO ÚNICO A QUE SE REFERE O ART. 1º DA LEI N° 14.389, DE 03.07.09

GRUPO OCUPACIONAL ATIVIDADE DE POLÍCIA JUDICIÁRIA – APJ

PROFESSORES DA ACADEMIA DE POLÍCIA CIVIL

40 horas

Classe

Subsídio R$

Cargo/Função



Professor da Academia de Polícia Civil

3.193,90

Professor da Academia de Polícia Civil

3.976,46

Professor da Academia de Polícia Civil

5.132,90


MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL DEFENDE AUDITORIA EM VERBAS REPASSADAS PARA A SEGURANÇA NO CEARÁ

O Ministério Público Federal (MPF) quer que a liberação de novos recursos do Programa de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) para o Governo do Estado do Ceará ocorra apenas após a realização de uma auditoria para averiguar a destinação dos recursos já liberados. Pedido nesse sentido foi apresentado à Justiça Federal pelo procurador da República Oscar Costa Filho, conforme divulgado ontem (28/07).

Na avaliação do procurador da República, a administração estadual não está comprometida com a qualificação dos policiais, o que é um dos objetivos do Pronasci. A falta de compromisso, segundo Oscar Costa Filho, teria ficado ainda mais evidente com o recente episódio em que um policial militar do Ronda do Quarteirão assassinou um adolescente em Fortaleza.

O pedido de condicionamento da liberação de recursos à realização de auditoria é um aditamento a uma ação civil pública ajuizada em julho pelo Ministério Público Federal. Na ação, Oscar Costa Filho questiona a terceirização dos serviços de monitoramento das viaturas do Ronda do Quarteirão e pede: a suspensão do contrato de terceirização de monitoramento das viaturas; a suspensão do exercício das funções de escrivão por terceirizados.

O Ministério Público Federal já havia demonstrado ao Governo do Estado preocupação com a formação dos policias e com os impactos da terceirização na área de segurança. Em junho, durante uma reunião com o Secretário de Segurança Pública, Roberto Monteiro, esses assuntos foram discutidos. Como não foi apresentada nenhuma solução, o MPF decidiu ajuizar uma ação civil pública que ainda tramita na Justiça Federal.

(Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ministério Público Federal no Ceará)


quarta-feira, 28 de julho de 2010

MAIS QUATRO CIDADES DO INTERIOR DO CEARÁ SOFREM COM OS CONSTANTES ASSALTOS

General Sampaio - CE

Funcionários da agência dos Correios de General Sampaio, na Região do Vale do Curu do Estado do Ceará, foram rendidos por dois homens armados na manhã desta quarta-feira (28/07), quando abriam o estabelecimento. A dupla entrou na agência e obrigou os empregados a entregarem o dinheiro que tinha no local.

Os dois bandidos fugiram usando uma motocicleta. Não há informações sobre o valor que levaram. A Polícia também não sabe o paradeiro deles.

Pentencoste - CE

Ainda na mesma região, quatro homens armados e encapuzados assaltaram um comerciante no município de Pentecoste - CE, na manhã de ontem (27/07). A ação durou menos de 9 minutos e os bandidos levaram um valor de aproximadamente 70 mil reais da vítima. Os criminosos fugiram com destino a cidade de São Luis do Curú.

Aiuaba - CE

A Casa Lotérica e Correspondente Bancário do Município de Aiuaba foi assaltada na manhã de ontem (27/07), por 2 homens armados, que não se intimidaram com a presença de inúmeras pessoas que estavam na fila para serem atendidas.

Os bandidos levaram todo o dinheiro do Caixa, cerca de R$ 30 mil e fugiram em uma moto vermelha sem placa, que mais tarde foi encontrada abandonada na Localidade de São Nicolau.

Os assaltantes fugiram em outra moto, em direção ao Município de Antonina do Norte. A polícia não tem pistas dos bandidos. Foi o segundo assalto a Casa Lotérica de Aiuaba em 2 meses.


Tauá - CE

De ontem para hoje dois indivíduos armados e usando capacetes voltaram a agir e assaltaram várias pessoas na Estrada carroçável que liga a BR 020 à Localidade de Limão, Distrito do Carrapateiras, Tauá - CE.

A primeira vítima foi Cassiano Rodrigues, 26 anos, residente na Vila de Cachoeirinha do Pai Senhor. Os indivíduos, após efetuarem disparo, tomaram-lhe sua mochila contendo R$ 250,00, celular e documentos pessoais além da moto Honda CG 125, cor vermelha ano 94, Placa HUN 2999, que foi abandonada a 1km do local do assalto. O fato se deu às 7:30h da manhã.

O professor Francisco Romero de Araújo, 27 anos, residente na Localidade de Raposa, trafegava pela mesma estrada e quando viu a ação dos bandidos, deu meia volta, foi perseguido, mas conseguiu fugir dos assaltantes.

Ariston Alves dos Santos, 21 anos, residente no Bairro Tauazinho, também foi vítima do assalto e ficou sem a moto Honda KS, ano 2010, cor vermelha, placa NUN 4574-Tauá e R$ 20 reais.

Ninguém foi preso.

(Fonte: Rádio Difusora dos Inhamuns e Jangadeiro online)

CANDIDATO LÚCIO ALCÂNTARA COMPARA O GOVERNADOR DO CEARÁ COM AVESTRUZ E DIZ QUE VAI APERFEIÇOAR O RONDA E FORTALECER O RAIO


"Ao comparar o governador Cid Gomes (PSB) com um “avestruz” – animal que, segundo o imaginário popular, esconde a cabeça no buraco em situações de perigo –, o candidato do PR ao Executivo, Lúcio Alcântara, criticou ontem a demora de Cid em se manifestar sobre a morte do o adolescente Bruce Cristian de Souza, morto no último domingo, em Fortaleza, por um policial do Ronda do Quarteirão.

Ao ser indagado pelo O Povo, Lúcio disse que “isso demandava uma demonstração de condolências. Cid fez de conta que não foi com ele”. A declaração foi dada no fim da tarde de ontem, após caminhada no Conjunto Ceará. Até aquele momento, Cid ainda não havia falado em público sobre a morte do garoto. A primeira manifestação do governador ocorreu na noite de ontem.

Ponto central da fatalidade, o Ronda do Quarteirão também voltou a virar alvo dos ataques de Lúcio. Embora tenha garantido que, se eleito, irá manter e “aperfeiçoar” o programa, ele acusou o governador de ter criado uma “terceira polícia” no Estado. “Foi uma ideia desastrosa! Esse foi um erro fatal! Há uma desigualdade de tratamento entre os policiais militares. Ele (Cid) podia até ter falado de renovação, mas nunca desprezando a experiência, o conhecimento da Instituição, que é mais que centenária”, opinou.

Questionado sobre o que mudaria no Ronda, entretanto, Lúcio demonstrou não saber ao certo. “Não tenho soluções mágicas. Tenho um grupo, estamos discutindo, ouvindo opiniões. Um dos problemas foi esse: criar uma terceira polícia. Isso tem de estar vinculado às companhias”, analisou.

Raio fortalecido

Como proposta para reduzir os índices de violência no Ceará, Lúcio citou a ampliação do “Raio”, grupo da Polícia Militar criado em 2004, durante sua gestão no Governo, cujo símbolo é um policial e uma moto. Segundo o ex-governador, além de ser uma iniciativa barata, o Raio deu bons resultados e tornou-se “querido” pela população. “O atual governador privilegiou o marketing e a fachada, não a parte substantiva da Polícia”.

(Fonte: Com informações de Hébely Rebouças - Portal O Povo)

IMPOSSIBILIDADE DE ESTORNO COMPLICA DOAÇÕES COM CARTÃO DE CRÉDITO PARA CAMPANHAS

"A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) enviou ontem (27/07) uma carta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo que a corte reconsidere a questão do estorno de doações por cartão de crédito devido a fraudes. Segundo o diretor da Abecs, Rômulo Dias, esse é o principal impeditivo para que as doações com cartão de crédito deslanchem nestas eleições.

“Fica complicado, porque as credenciadoras são apenas um meio para repassar o dinheiro e não podem dar um dinheiro que não receberam. Do jeito que está, a credenciadora fica a ver navios”, explicou. A resolução do TSE que regulamenta as doações por cartão de crédito diz que o estorno, também conhecido como charge back, não pode ser feito. “Mas acredito que vamos chegar a um bom termo”, prevê Dias.

O diretor da Abecs disse que as doações de campanha são ainda mais suscetíveis a fraudes, já que são feitas pela internet. “Com a máquina, a fraude acontece bem menos, é mais fácil controlar. Além disso, as fraudes geralmente acontecem com transições de maior valor, pois se a pessoa vai fraudar, já aproveita para dar um golpe maior”, explica.

Outro problema que foi detectado pelas operadoras é a proibição de doações com cartões corporativos ou internacionais. “As credenciadoras não têm informações se o cartão é corporativo ou internacional, quem tem são os bancos ou as bandeiras”. Entretanto, Dias afirmou que o problema já está sendo solucionado com a criação de sistemas que transferem esse tipo de dados entre as bandeiras e as operadoras. “Buscamos uma solução porque achamos que a preocupação do TSE é válida”, completou.

Apesar das dificuldades, o representante das operadoras de cartão de crédito acredita que o sistema de doação será implantado com sucesso ainda este ano, mas não sabe estimar quanto de dinheiro será movimentado nem o aumento percentual em operações que a novidade acarretará. “É muito prematuro fazer qualquer juízo se (a doação com cartão de crédito) vai pegar. Agora, estamos apenas preocupados em seguir a determinação da Justiça”, disse Dias."

(Fonte: Correio Braziliense)

MAIORIA DOS CANDIDADOS NAS ELEIÇÕES DESTE ANO TEM ENTRE 45 E 59 ANOS DE IDADE

"Quase metade dos 21.756 candidatos registrados na Justiça Eleitoral – 10.340 - tem entre 45 e 59 anos. Entre os nove candidatos à Presidência da República, quatro se encontram nessa faixa etária: Marina Silva, do Partido Verde (PV), e Zé Maria (PSTU), os mais jovens candidatos, com 52 anos, Rui Pimenta (PCO), com 53 anos, e Levy Fidélix (PRTB), com 58 anos.

A segunda faixa etária que concentra mais presidenciáveis – 60 a 69 anos – é a quarta entre todos os cargos, reunindo 2.253 candidatos (10%). Nesta faixa estão Dilma Rousseff (PT), com 62 anos, José Serra (PSDB), com 68 anos, e Ivan Pinheiro (PCB), com 64 anos. Os candidatos à Presidência mais idosos são José Maria Eymael (PSDC) com 70 anos, e Plínio Sampaio, que completou ontem (26) 80 anos.

Entre os registros gerais, a segunda faixa etária que reúne mais candidatos é a entre 35 e 44 anos, com 27% dos registros, seguida pela faixa entre 25 e 34 anos, com 11%. A faixa etária com menos candidatos é a de acima de 79 anos, com 68 postulantes, seguida pela faixa entre 21 e 24 anos, com 295 candidatos, e pela faixa entre 70 e 79 anos, com 492 registros.

Para os cargos disputados nestas eleições, a lei não permite candidatos menores de 21 anos, mas 12 pessoas entre 18 e 20 anos se registraram. Segundo a Constituição Federal, candidatos à Presidência da República e Vice-Preidência e ao Senado devem ter a idade mínima de 35 anos. Para governador e vice dos estados e do Distrito Federal, a idade mínima exigida é de 30 anos, e 21 anos para os cargos de deputados federal, estadual e distrital."

(Fonte: Agência Brasil)

terça-feira, 27 de julho de 2010

MORRE DEPUTADO ACUSADO DE ENCOMENDAR ASSASSINATOS PARA APRESENTAR EM SEU PROGRAMA DE TELEVISÃO

"O ex-deputado estadual do Amazonas Wallace Souza (PP), acusado de encomendar assassinatos para depois exibi-los em seu programa de televisão, morreu hoje aos 51 anos em São Paulo depois de sofrer uma parada cardíaca, informou a família.

Souza, que sofria de uma ascite (ou 'barriga d'água'), morreu no Hospital Bandeirantes de São Paulo, no qual estava internado desde o dia 18 de março.

Cinco dias antes de sua hospitalização, a Justiça do Amazonas concedeu o pedido de liberdade provisória solicitado pela defesa do ex-deputado e revogou a ordem de prisão preventiva pela acusação de encomendar a morte do suposto traficante de drogas Cleomir Pereira Bernardino.

Souza teve seu mandato na Assembleia Legislativa amazonense cassado em 1º de outubro do ano passado por "manchar a honra" da Casa e, com isso, perdeu o direito a foro privilegiado. Em seguida, ficou preso durante cinco meses.

Em fevereiro, Souza recebeu o benefício da prisão domiciliar devido aos seus problemas de saúde, que o mantiveram internado a maior parte do tempo de sua prisão no Hospital Beneficente Português de Manaus. O ex-deputado sofria de um problema pulmonar crônico, uma trombose que cria nódulos que obstruem as veias, e hipertensão arterial."

(Fonte: EFE, iG)

SEMANA TERMINA COM 20 ASSASSINATOS NA GRANDE FORTALEZA

Segunda-Feira (19/07/2010)

1) HOMICÍDIO A BALA
20h04
LOCAL: RUA SENADOR JAGUARIBE, MOURA BRASIL - FORTALEZA.
VÍTIMA: FRANCISCO HUMBERTO PEREIRA MOURA.

Terça-Feira (20/07/2010)

2) HOMICÍDIO A BALA
17h28
LOCAL: RUA DOS FARRAPOS, JARDIM DAS OLIVEIRAS - FORTALEZA.
VÍTIMA: IDENTIFICADA COMO DEDÉ.

3) HOMICÍDIO A BALA
21h15
LOCAL: RUA JOAQUIM ALFREDO, VILA MANOEL SÁTIRO
VÍTIMA: JOSÉ JOAQUIM DO NASCIMENTO NETO. ACUSADOS: DOIS HOMENS NÃO IDENTIFICADOS.

Quarta-Feira (21/07/2010)

4) HOMICÍDIO A BALA
01h20
LOCAL: RUA JOÃO NOGUEIRA, ÁLVARO WAYNE - FORTALEZA.
VÍTIMA: PEDRO DA COSTA BARROSO.

5) HOMICÍDIO A BALA
19H08
LOCAL: RUA JULIO CÉSAR, BENFICA - FORTALEZA.
VÍTIMA: MELQUIZEDEQUI FERNANDES CAVALCANTE JUNIOR.

6 e 7) DUPLO HOMICÍDIO A BALA
21h51
LOCAL: RUA MAR VERMELHO, GRANJA PORTUGAL - FORTALEZA.
VÍTIMAS: 1ª) LUIZ CARLOS SILVA NASCIMENTO e 2ª) FRANCISCO ALBERTO EVANGELISTA DA SILVA.

Quinta-Feira (22/07/2010)

8) HOMICÍDIO A BALA
00h04
LOCAL: RUA QUATRO, ALTO ALEGRE, MARACANAÚ - RMF.
VITIMA: FRANCISCO JERÔNIMO DO NASCIMENTO SILVA.

Sexta-Feira (23/07/2010)

9) HOMICÍDIO A BALA
03h48
LOCAL: RUA PASTOR PEDRO QUEIROZ, PACHECO, CAUCAIA - RMF.
VÍTIMA: SEXO MASCULINO, SEM IDENTIFICAÇÃO.

10) HOMICÍDIO A BALA
14h57
LOCAL: ALAMEDA DO GIRASSOL, VILA VELHA - FORTALEZA.
VÍTIMA: FRANCISCO WALISON COELHO MENDES.

11) HOMICÍDIO A BALA
18h57
LOCAL: RUA VINTE E QUATRO DE MAIO, PLANALTO CIDADE NOVA, MARACANAÚ - RMF.
VÍTIMA: JOSÉ FELÍCIO MOREIRA.

12) HOMICÍDIO A BALA
20h11
LOCAL: RUA GUSTAVO BARROSO, GRANJA PORTUGAL - FORTALEZA.
VÍTIMA: HEBER FILGUEIRAS PEREIRA.

13) HOMICÍDIO A BALA
23h35
LOCAL: AV. CORONEL CÍCERO SÁ, EUSÉBIO - RMF.
VÍTIMA: VAGNER JOSÉ MORAIS DOS SANTOS.

Sábado (24/07/2010)

14) HOMICÍDIO
04h14
LOCAL: RUA XAVIER DA SILVEIRA, BOM JARDIM - FORTALEZA.
VÍTIMA: SEXO FEMININO, SEM IDENTIFICAÇÃO.

15 e 16) DUPLO HOMICÍDIO A BALA
19h15
LOCAL: RUA 30 DE DEZEMBRO, JANGURUSSU .
VÍTIMAS: DOIS MENORES DE IDADE.

17) HOMICÍDIO A BALA
20h07
LOCAL: CENTRO, MARACANAÚ - RMF.
VÍTIMA: FRANCISCO WAGNER MESSIAS DOS SANTOS.

18) HOMICÍDIO A BALA
22h13
LOCAL: RUA NIBER SIQUEIRA, ALTO ALEGRE, MARACANAÚ - RMF.
VÍTIMA: JOSÉ LEONARDO DE MELO.

Domingo (25/07/2010)

19) HOMICÍDIO A BALA
03h51
LOCAL: AV. CASTELO DE CASTRO, JANGURUSSU - FORTALEZA.
VÍTIMA: MARCELO RODRIGUES DA SILVA.

20) HOMICÍDIO A BALA
16h34
LOCAL: RUA BENI CARVALHO, ALDEOTA - FORTALEZA.
VÍTIMA: BRUCE CHRISTIAN DE SOUZA OLIVEIRA.

(Fonte: SSPDS/CE)

segunda-feira, 26 de julho de 2010

BANDIDOS INVADEM DELEGACIA E PROMOVEM ASSALTOS EM CIDADE DO INTERIOR DO CEARÁ, DEIXANDO OS POLICIAIS ALGEMADOS

(Quiterianópolis - CE)

Uma quadrilha invadiu a cidade de Quiterianópolis - CE, na noite deste domingo, (25/07), e levou todo o dinheiro que havia no cofre da Agência dos Correios. Seis assaltantes renderam os policiais militares, CB Andrade e SD Santos e os 3 Agentes do Pro-Cidadania, Jailton, Uires e Sandra, que estavam de plantão na Delegacia da Cidade. Os bandidos se apropriaram de todo o armamento existente na Delegacia. Em seguida, utilizando a viatura do Pró-Cidadania, bandidos, PM's e Agentes, foram até a Agência dos Correios. Lá os policiais e agentes foram algemados, amarrados e colocados de joelho, enquanto os assaltantes com uso de um maçarico arrombavam o cofre.

A ação durou aproximadamente 45 minutos. Vários disparos foram efetuados para afastar as pessoas que estavam na praça central de Quiterianópolis e fica em frente aos Correios. O corre-corre foi geral. Após arrombar o cofre, a quadrilha fugiu em um Honda Civic de cor preta, que foi encontrado incendiado a altura da localidade de Cruz.

Antes de deixarem a cidade, os bandidos atiraram na lateral e pneus da viatura do Pró-cidadania.

Segundo populares, outros bandidos estariam em apoio, podendo o número de bandidos chegar a 12 fortemente armados.

De acordo com informações repassadas pelo capitão Waldevan Alves de Freitas, da Polícia Militar da área, na ação, os bandidos além de um veículo Honda Civic, teriam também usado um Golf.

Ainda segundo o capitão Waldevan, os bandidos estavam armados de fuzis, metralhadoras e pistolas. Ele disse ainda que o bando levou cerca de R$ 70 mil do cofre, dinheiro que seria usado no pagamento dos aposentados de Quiterianópolis, que começaria nesta segunda-feira.

(Fonte: Portal O Povo, Rádio Difusora dos Inhamuns)

FOCO

"Pegue alguma coisa comum, adicione um pouco de foco, dedicação e esforço, e você terá um grande resultado. A grandeza surge do comum e do ordinário. O material inicial do sucesso não é algo especial.

Uma mansão magnífica é construída usando madeira, tijolos comuns e alguns pregos. Uma obra literária, por mais genial que seja, parte de um material comum a todos: a vida. Uma sinfonia maravilhosa é criada tocando-se instrumentos comuns. A grandeza não depende do material que temos disponível para trabalhar, mas sim daquilo que fazemos com ele.

O sucesso é conquistado não pelo que temos, mas sim como resultado das nossas ações. Embora a grandeza seja, por definição, bastante rara, ela está ao alcance de qualquer um. Porque os maiores sucessos começam de maneira comum, ordinária.

Seja você quem for, onde estiver, com o material que tiver à sua disposição, o sucesso e a grandeza estarão sempre esperando que você os faça acontecer. Não deixe que seu dia-a-dia seja comum, transforme-o em algo grandioso!"

(Fonte: Diabetenet - Por e-mail do Célio)

domingo, 25 de julho de 2010

TRAGÉDIA EM FORTALEZA - POLICIAL DO RONDA DO QUARTEIRÃO MATA ESTUDANTE INOCENTE COM TIRO NA CABEÇA

(Pai do estudante chora agarrado ao filho assassinado pelo policial)

Final de tarde triste para familiares e amigos do adolescente Bruce Cristian de Souza Oliveira, de apenas 14 anos. O estudante morreu com um tiro na cabeça, durante abordagem do Ronda do Quarteirão. A ação aconteceu, neste domingo (25/07), próximo do cruzamento da Avenida Desembargador Moreira com a Rua Padre Valdevino, no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza - CE.

O pai do adolescente, Francisco das Chagas de Oliveira, conduzia o filho em uma moto com placa de Maracanaú. Quando no cruzamento, policiais do Ronda teriam mandado os dois pararem. Francisco, que afirmou não ter ouvido o pedido, seguiu o trajeto.

De acordo com o responsável pelo disparo, soldado Silveira, do Ronda do Quarteirão, como o pedido não foi acatado, ele teria atirado. E detalhe: a bala que deveria ter acertado o pneu da moto, acabou pegando na cabeça do adolescente – que mesmo usando o capacete – morreu ainda no local. O projétil entrou na nuca e saiu na testa da vítima, atravessando o capacete.

O policial acusado foi levado para o 2º Distrito Policial, no bairro Meireles, onde prestou esclarecimentos sobre o caso ao Dr. João Marcelo.

De acordo com o major Valberto Melo da Polícia Militar, o acusado deve responder por homicídio doloso, ou seja, quando há intenção de matar. Valberto classificou a atuação como “desastrosa e infeliz”.

Atenção! Cenas e áudio fortes

(Fonte: Leal Mota - Jangadeiro online, Portal O Povo e Portal SVM)

MAIS UM CASO DE VIOLÊNCIA POLICIAL NO CEARÁ

A corregedoria da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará vai investigar a denúncia de um representante comercial. Ele contou que foi agredido na rua por um policial militar fardado e, para reforçar a denúncia, apresentou um vídeo como prova.

Nas imagens, feitas com uma câmera de celular, um rapaz de camisa azul conversa com o vizinho. Um outro homem com blusa amarela, que aparece de costas, é policial civil, e segundo testemunhas queria que um caminhão fosse retirado do local. O veículo é de um homem, que prefere não ser identificado. Ele veio de São Paulo há 5 dias para o batizado do filho do amigo.

As imagens foram feitas no início da semana em um trecho da rua Castro Monte, no bairro Varjota, em Fortaleza - CE. Segundo os moradores, que não quiseram gravar entrevista, o caminhão estava parado no local e o homem que se sentiu incomodado mora na casa do outro lado da rua.

Ação da polícia

Policias militares que estavam de plantão em uma guarita há cerca de 100 metros foram chamados no momento do bate boca. O que era pra ter sido resolvido com diálogo, acabou em agressão.

O policial militar mostra a identificação na farda e em seguida, parte para a violência.

Pouco tempo depois, o caminhoneiro chega com outro policial militar disposto a retirar o caminhão. Mas o tumulto já estava formado. Uma viatura do Ronda do Quarteirão também se aproxima e os moradores se revoltam.

O homem agredido, que também não quer ser identificado, diz que não esperava esta reação do policial. A esposa e o filho do representante comercial presenciaram tudo e quase entraram na confusão.

Consequências

O caso foi parar na corregedoria. Além de relatar a agressão, os dois amigos tentam reverter o termo de ocorrência onde o policial militar, autor do tapa, Reginaldo Miranda do Nascimento, aparece como vítima. O policial civil Eudésio Luiz dos Santos, como testemunha. O caminhonheiro deve responder por desacato à autoridade.

Veja o vídeo

AQUI

(Fonte: Com informações da TV Verdes Mares, ipnews)

SERRA, CANDIDADO À PRESIDENTE DO BRASIL PELO PSDB FEZ E PROMETE MAIS


"É provável que você ou alguém que você conheça tenha sido muito beneficiado por alguma política criada ou tornada real pelo Serra e nem saiba. Ele sempre foi muito mais de fazer do que de se gabar e está na hora da gente poder falar por ele. O site www.serra45.com.br já tem algumas de suas muitas realizações.

Formação excelente para os jovens


Em um país em que o crescimento vai exigir força de trabalho qualificada, Serra já fez muito na área do ensino técnico – “aquele que vira emprego”, como ele costuma dizer. E vai fazer ainda mais. Para se ter uma ideia dos resultados, 93% dos estudantes das Faculdades de Tecnologia já saem empregados. Se você conhece alguém que estuda em uma ETEC ou FATEC, sabe como essas escolas são excelentes.


Veja as propostas de Serra para o Ensino Técnico: criar mais escolas públicas (ETECs) e dar bolsas de estudo em escolas técnicas credenciadas, criando o PROTEC.

Serra quando jovem

“Foi a pior noite de minha vida. Pelo rádio, soube da invasão e do incêndio da sede da UNE. Já estávamos sendo procurados. E se fôssemos presos naquela casa?” Com ajuda de Juscelino Kubitschek, Serra conseguiu abrigo na embaixada da Bolívia. Ficou lá três meses esperando um salvo-conduto. Saiba mais sobre como aquele momento tenso da história do Brasil afetou a vida de nosso candidato a presidente.

O afeto das pessoas

Andando pelo Brasil todo, Serra é recebido com carinho impressionante. E as pessoas que chegam perto também se impressionam com o jeito dele, muito caloroso. Pergunte a quem já teve essa oportunidade. Veja as fotos do Serra em Curitiba, no Ceará, em Vitória... É simples assim: as pessoas gostam de Serra e Serra gosta das pessoas. E ele tem a disposição e competência para melhorar a vida delas.

Por hoje é só – e já é muito! Você já tem bastante coisa para ler, refletir, recomendar – e todo dia o site www.serra45.com.br tem muito mais. Se alguém repetir, sem nem pensar direito, “nenhum candidato tem proposta”, diga: “Calma lá. O Serra tem, e muitas. Pode ver no site."

(Fonte: Soninha Francine, por e-mail de contato@serra45.com.br)

PP JOEL APRESENTA-SE COMO OPÇÃO À DEPUTADO ESTADUAL NO CEARÁ COM PROPOSTAS DE LUTAS

PPJOEL nasceu e criou-se no bairro do Lagamar na cidade de Fortaleza - CE. Foi ex-dependente químico, e como menor chegou a participar do tráfico na comunidade, tendo algumas passagens nas casas de detenção e no Presídio Olavo Oliveira. Aos 21 anos PPJOEL resolve mudar de vida com a ajuda de Deus e de amigos.

PPJOEL deixou o sub mundo da criminalidade e teve a oportunidade dentro de uma instituição filantrópica para se profissionalizar na área da beleza. Hoje PPJOEL é um renomado cabeleireiro, ademais em 2005 tornou-se escritor e lançou seu primeiro livro, ''LAGAMAR CENÁRIO DE VIDAS'', este já na segunda edição. em 2009 lança ''AS NARRATIVAS DE MINHA TESOURA''. Nestes livros ele conta seu testemunho de vida, histórias de sua comunidade e sua profissão .

PPJOEL hoje com 44 anos, já está casado a 16 anos com Nira Ventura e é pai de dois filhos, Joabe e Josias. Atualmente também exerce seus trabalhos sociais como padrinho de vários projetos, que inclusive luta contra às drogas, participando até de grandes marchas no estado do Ceará.

PPJOEL pretende ampliar seus projetos no estado do Ceará e agora se lança em campanha como canditado a Deputado Estadual com o número 36777.

(Fonte: Por e-mail do jeudenir)

sábado, 24 de julho de 2010

PLUTOCRACIA E VAGABUNDAGEM

Estamos vivendo o processo da campanha política do Brasil. Em 2010 teremos que escolher um novo Presidente da República, Governadores para os 27 Estados e Distrito Federal, 2 Senadores por Unidade Federada, Deputados Federais e Estaduais proporcionais. Entretanto, é incrível como atualmente o processo político está entregue à plutocracia e à vagabundagem.

Políticos, principalmente detentores dos poderes, não abrem mão de usar a "máquina" e o erário estatal em benefício próprio. Campanhas milionárias, mesmo para Estados pobres como o Ceará, estarrecem ante a realidade e às nossas vistas.

Hoje tive a oportunide, por acaso, de ligar a televisão num noticiário local de Fortaleza, capital do nosso Estado do Ceará e ver um dos candidados a Governador do Ceará desenvolvendo sua campanha política. Foi estarrecedor, primeiro, porque aquela "figura" simpática, aberta, democrática, afável, amiga, disponível, etc, não é a "figura" cotidiana que vemos. Aliás, a maioria dos nossos políticos, passado o processo das eleições se "acastelam", se emolduram no poder e desaparecem. São figuras raras, longe dos afagos, abraços, toques e do alcance popular.

Foi incrível. Vi o candidado bebendo num mesmo copo de cerveja de um popular, dançar com uma desconhecida no leito da via pública ante o toque do seu "rico" jingle de campanha, distribuir sorrisos fáceis, abraços e acenos de forma múltipla e despudorada.

O candidado chegou ao ponto de, em sintonia com uma criança que apareceu à sua frente, mandar "bater", estendendo-lhe à mão em forma de soco para o correspondente "bate" da criança. Tornou-se naquele momento um "jovem radical", mas será que em sintonia com suas reais necessidades?

Enquanto isso, no cotidiano, o que vemos é a falta de empregos, fome, miséria, crimes, desordem, impostos aviltantes, saneamento precário, saúde falida, doenças endémicas, educação descontinuada, falta de perspectivas e morte...

Nós mesmos, militares estaduais do Ceará, vivemos uma época de terror, onde falta-nos quase tudo e o governo gastando milhões e milhões em campanha política. É a plutocracia estatal. É a pura VAGABUNDAGEM.

O que preocupa os militares estaduais do Ceará:
  • Falta de aumento salarial compatível, que inclusive foi prometido ao menos com a média do Nordeste e ou que seria implantado em forma de SUBSÍDIO e nada foi cumprido (ofício Nº 382/2007-GAB/SSPDS, de 26 de abril de 2007). A Polícia Civil e os Agentes Prisionais, que histórica e respectivamente ganhavam igual e menos que os PMs e BMs, tiveram implantados o SUBSíDIO (Polícia Civil) e aumento acima da média (Agentes Prisionais). O SUBSÍDIO para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, além de direito previsto na constituição, já consta na Lei Estadual nº 13.729, de 11 de janeiro de 2006 (art. 54, 55, 56 e 57). O mais grave é que o SUBSÍDIO foi implantado além da Polícia Civil, para outras categorias como para os médicos da PERFORCE, Procuradores do Estado, Defensores Públicos, etc, e os Militares Estaduais ficaram de fora.
  • Falta regulamentar a jornada de trabalho, que inclusive foi prevista no art. 5º da Lei estadual nº 14.113, de 12 de maio de 2008, cujo prazo era de 180 dias e até hoje não foi cumprido pelo governo. A lei diz que o Poder Executivo encaminharia Projeto de Lei dispondo sobre o Regime de Trabalho Semanal dos militares da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, mas o Estado não cumpriu a lei.
  • A quase extinção das Indenizações por Reforço do Serviço Operacional extra (IRSO).
  • Extinção das Promoções Compensatórias.
  • Extinção dos PMs Voluntários.
  • Falta de promoções.
  • Falta de cursos.
  • O Hospital da Polícia Militar do Ceará está praticamente fechado. Falta-nos um plano de saúde.
  • A Gratificação "do Ronda" não é paga para quem entra de férias, Licença Médica ou mesmo falece em objeto de serviço.
  • Um Soldado do Ronda com menos de 1 ano de serviço ganha mais que um Soldado, Cabo, Sargento, Subtenente, Tenente ou Capitão da "PM Comum".
  • Inexistência da Gratificação de Risco de Vida.
  • Obrigatoriedade de dirigir viatura sem que os Militares Estaduais tenham a especialização legal exigida pela legislação de trânsito. Os PMs alegam que não tem curso técnico para dirigir as Viaturas e citam o artigo 145 do Código Brasileiro de Trânsito, que estabelece a obrigatoriedade de aprovação em curso de treinamento de prática veicular em situação de risco, como premissa básica para poderem trabalhar em tal atividade.
  • Os militares estaduais têm que pagar prejuízos em casos de acidentes com as Viaturas, embora essas estejam com as manutenções preventivas atrasadas e operacionalizando com a documentação "retardada", e pior, na maioria dos casos sem a documentação ou até cópia autenticada (CRLV, antigo DUT) em poder dos motoristas.
  • Falta uma política habitacional para a tropa.
  • Transferências são realizadas à revelia (falam de casos da CPRv, Companhia de Eventos, PMTUR e Companhia de Guarda do Presídio...). Inclusive, alguns policiais civis, militares e bombeiros militares, deveriam passar somente 2 anos em Delegacias, Unidades ou Subunidades, prorrogáveis por mais 2 anos, tudo conforme os Decretos Estaduais nºs 27.878 e 27.879, ambos de 18 de agosto de 2005, mas ali estão há mais de quatro anos, enquanto alguns Militares Estaduais são transferidos sem nem tomar conhecimento das movimentações e sem o "auxílio para mudança - transporte", previsto na lei nº 11.167, de 07 de janeiro de 1986 (arts. 34 e 35).
  • Atraso no pagamento das Diárias de Alimentação e ou Alimentação e pousada para quem viaja em serviço.
  • Atraso na publicação das Reservas e Reformas.
  • Que há descumprimento das normas constitucionais - Constituição Federal (art. 144) e a Constituição do Estado do Ceará (art. 178) -, porquanto o Governo está criando grupos "paramilitares", chamados "Pró-Cidadania", para cuidar da segurança pública fim nos municípios do Estado, deixando inclusive de investir na tropa regular do interior, que se encontra em abandono.
  • As Corporações, a SSPDS e o Governo, não cumprem os prazos nas respostas aos requerimentos e ou outros documentos protocolados.
  • Muitos têm que trabalhar duramente enquanto outros ficam em "casa", dispensados pelos superiores e até exercendo atividades ilegais, como segurança particular e outros "bicos".
  • Existe "retardamento" e até casos de descumprimento de decisões judiciais em favor dos Militares Estaduais.
  • Existe atraso no repasse de algumas peças do fardamento, ademais só receberam uma farda, quando têm que usar o uniforme vários dias consecutivos (4 x 1 e 3 x 1).
  • Falta de condições e material para o trabalho, tais como coletes, lanternas, algemas, apitos, tonfas, munição, luvas, fitas de isolamento de local de crime, cones, spray para demarcação de local de acidente, cavaletes, lençóis descartáveis para "proteger" cadáveres enquanto aguardam a chegada da perícia, material de controle de distúrbios, capa de chuva, capacete, protetor solar, fone de ouvido para HT (policiais das motos reclamam que não conseguem ouvir o rádio de mão tendo que pilotar a moto, quando um simples fone de ouvido resolveria o problema).
  • Reclamam que estão sem o Sistema de Ensino das Corporações, que são amparados pelas Constituições Federal e Estadual e ainda pela LDB – Lei de Diretrizes e Bases para Educação, a Lei Federal n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, no seu artigo 83 (“O Ensino Militar é regulado em lei específica, admitida a equivalência de estudos, de acordo com as normas fixadas pelos sistemas de ensino”), em face da SSPDS ter criado uma Academia nova, comandada por um Períto da Polícia Federal, cuja Academia não pode conduzir o Ensino Militar, mesmo assim até hoje sem funcionar.
  • Não estão sendo vacinados contra tétano, Gripe e outras moléstias.
  • Endividamento, haja vista que passaram quase um ano sem poder contrair empréstimos consignáveis, cujos juros são baixos em relação ao do empréstimo pessoal, ademais não podiam renegociar dívidas, em face do monopólio do Cartão Único/Bradesco.
  • Falta de valorização, principalmente com folgas adicionais, pois têm que trabalhar agora 24 dias/mês. Também não recebem elogios, medalhas, cestas básicas etc.
  • Dentre outras...
A quem apelar?

sexta-feira, 23 de julho de 2010

MARCOS CALS, CANDIDATO AO GOVERNO DO CEARÁ PELO PSDB LANÇA SITE

O candidato a governador do Ceará pelo PSDB/DEM, Marcos Cals, já está com site oficial da campanha no ar. O endereço é http://www.marcoscals45.com.br/.

(Fonte: PSDB)

BANDIDOS INVADEM CIDADE E REALIZAM O 17º ASSALTO A BANCO NO CEARÁ EM 2010

(Cidade de Cruz - CE)

Foi registrado nesta sexta-feira (23/07) na cidade de Cruz, o 17º assalto à banco no Ceará somente em 2010. Já foram assaltados bancos nas cidades de Fortaleza (2), Palhano, Pedra Branca (2), Banabuiú, Novo Oriente, Aiuaba, Guaraciaba do Norte, Saboeiro, Nova Russas, Orós, Piquet Carneiro, Monsenhor Tabosa, Reriutaba e Lavras da Mangabeira.

No último dia 07/07, bandidos também furtaram um banco em Juazeiro do Norte e tentaram assaltar o Banco do Brasil de Ibicuitinga, chegando a metralhar a Delegacia da cidade. Outras tentativas também foram registradas esse ano, uma novamente em Novo Oriente, e uma em Quixeré.

Assalto em Cruz

Quatro homens fortemente armados, vestidos com fardas de policiais militares, invadiram e assaltaram a agência do Banco do Brasil na manhã desta sexta-feira, no município de Cruz, distante 258 quilômetros de Fortaleza.

Os funcionários da agência foram rendidos enquanto os bandidos realizavam a ação. Não há informação sobre a quantia levada pelos homens. Eles fugiram sem ser identificados em um veículo Honda Civic prata, segundo a Polícia, em direção à cidade de Jijoca de Jericoacoara.

É a terceira vez que o Banco do Brasil de Cruz é assaltado.

(Fonte: Rádio Difusora do Vale Acaraú, Jangadeiro online)

BRASIL É O 10º DO MUNDO EM DESIGULDADE

"Brasil é 10º em desigualdade, diz ONU."

"Apesar dos progressos sociais registrados no início da década passada, o Brasil continua entre os países mais desiguais do mundo, segundo atesta um relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), que será divulgado nesta sexta-feira.

O índice de Gini - medição do grau de desigualdade a partir da renda per capita - para o Brasil ficou em torno de 0,56 por volta de 2006 – quanto mais próximo de um, maior a desigualdade.

Isto apesar de o país ter elevado consideravelmente o seu índice de desenvolvimento humano – de 0,71 em 1990 para 0,81 em 2007 – e ter entrado no grupo dos países com alto índice neste quesito.

O cálculo do indicador de desigualdade varia de acordo com o autor e as fontes e a base de dados utilizados, mas em geral o Brasil só fica em melhor posição do que o Haiti e a Bolívia na América Latina – o continente mais desigual do planeta, segundo o Pnud.

No mundo, a base de dados do Pnud mostra que o País é o décimo no ranking da desigualdade.
Mas os dados levam em conta apenas 126 dos 195 países membros da ONU, e em alguns casos, especialmente na África subsaariana, a comparação é prejudicada por uma defasagem de quase 20 anos de diferença.

Na seleção de países mencionada no relatório do Pnud, os piores indicadores pela medição de Gini são Bolívia, Camarões e Madagascar (0,6) e Haiti, África do Sul e Tailândia (0,59). O Equador aparece empatado com o Brasil com um indicador de 0,56.

Colômbia, Jamaica, Paraguai e Honduras se alternam na mesma faixa do Brasil segundo as diferentes medições.

Desigualdade e mobilidade

O relatório foca no problema da desigualdade na América Latina, o continente mais desigual do mundo, segundo o Pnud. Dos 15 países onde a diferença entre ricos e pobres é maior, dez são latino-americanos.

Em média, os índices Gini para a região são 18% mais altos que os da África Subsaariana, 36% mais altos que os dos países do leste asiático e 65% mais altos que os dos países ricos.

O documento traça uma relação entre a desigualdade e baixa mobilidade social, caracterizada pelo círculo de aprisionamento social definido pela situação familiar de cada indivíduo. No Brasil e no Peru, por exemplo, o nível de renda dos pais influencia a faixa de renda dos filhos em 58% e 60%, respectivamente.

No Chile esse nível de pré-determinação é mais baixo, 52% - semelhante ao da Inglaterra (50%).
Já nos países nórdicos, assim como no Canadá, a influência da situação familiar sobre os indivíduos é de 19%.

Alemanha, França e Estados Unidos (32%, 41% e 47%, respectivamente) se incluem a meio do caminho.
A mobilidade educacional e o acesso à educação superior foram os elementos mais importantes na determinação da mobilidade socioeconômica entre gerações.

Relatório do Pnud

No campo educacional, os níveis de educação dos pais influenciam o dos filhos em 55% no Brasil e em 53% na Argentina. No Paraguai essa correlação é de 37%, com Uruguai e Panamá registrando 41%. A influência da educação dos pais no sucesso educacional dos filhos é pelo menos duas vezes maior na América Latina que nos EUA, onde a correlação é 21%.

"Estudos realizados em países com altos níveis de renda mostram que a mobilidade educacional e o acesso à educação superior foram os elementos mais importantes na determinação da mobilidade socioeconômica entre gerações", afirma o relatório.

Para o Pnud, a saída para resolver o problema da desigualdade na América Latina passa por melhorar o acesso das populações aos serviços básicos – inclusive o acesso à educação superior de qualidade.

O relatório diz que programas sociais como o Bolsa Família, Bolsa Escola e iniciativas semelhantes na Colômbia, Equador, Honduras, México e Nicarágua representaram "um importante esforço para melhorar a incidência do gasto social" na América Latina, sem que isso tenha significado uma deterioração fiscal das contas públicas.

"No que diz respeito à distribuição (de renda), as políticas orientadas para o combate à pobreza e à proteção da população vulnerável promoveram, na prática, uma incidência mais progressiva do gasto social, que por sua vez resultou em uma melhor distribuição da renda."

(Fonte: BBC Brasil e iG)