domingo, 28 de fevereiro de 2010

FGTS PODE SER MONITORADO POR E-MAIL OU CELULAR

"O trabalhador que não quiser ter uma surpresa desagradável na hora de solicitar a aposentadoria ou sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) tem hoje condições de acompanhar os depósitos mensais feitos em seu nome pela internet. “O trabalhador é o melhor fiscal do seu dinheiro”, observou um técnico da Caixa Econômica Federal.

De acordo com a Caixa, só não acompanha a movimentação da conta vinculada do Fundo de Garantia quem não quer. No site criado especificamente para o fundo (www.fgts.gov.br), o trabalhador tem acesso a vários serviços, inclusive com a possibilidade de receber o extrato mensal por e-mail ou por uma mensagem no celular a cada movimentação na conta vinculada.

Para isso, no entanto, é preciso que o trabalhador tenha a senha do cidadão. Para obter essa senha nem é preciso ter o cartão. Basta o interessado comparecer a uma agência da Caixa e cadastrar o número. Com ela, o trabalhador passa a ter à disposição uma série de serviços e acesso ao extrato da sua conta na hora que quiser.

Quem não tem familiaridade com a internet e ainda tem dificuldade de acessar serviços on-line também pode acompanhar os depósitos mensais na conta do FGTS. Basta ter o endereço atualizado na Caixa Econômica Federal. Nesse caso, o trabalhador recebe o extrato a cada dois meses, com os lançamentos feitos na sua conta.

Atualmente, segundo a Caixa, são emitidos 30 milhões de extratos. Cerca de 7 milhões de trabalhadores possuem senhas cadastradas para acesso a informações via internet. Mais de 210 mil pessoas já optaram pelo serviço via mensagem de celular.

Previdência

Na Previdência Social, a facilidade é a mesma. Os segurados podem acessar o extrato de informações previdenciárias por meio do portal do ministério (www.previdencia.gov.br). É preciso, no entanto, ter uma senha fornecida nas agências da Previdência Social. Para obter a senha é necessário agendar o atendimento pela central 135.

O segurado que possui conta corrente no Banco do Brasil tem acesso ao extrato previdenciário nos terminais de autoatendimento do banco. A Previdência promete, para breve, convênio também com a Caixa Econômica Federal. O objetivo, segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é facilitar ao máximo o acesso dos segurados às informações sobre vínculos e remunerações que constam do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Com base nos dados do CNIS é que a Previdência Social comprova se o trabalhador tem direito a algum benefício e promove o cálculo do seu valor, de acordo com a contribuição recebida. No extrato previdenciário, o trabalhador pode acompanhar, mensalmente, o recolhimento feito pelo empregador. Se constatar algum erro, ele poderá solicitar a correção ou a inclusão de períodos que não constem do cadastro. Para isso, deverá apresentar documentos que comprovem a sua demanda.

O número

7 milhões.

Número de pessoas que recebem informações sobre o saldo por meio de endereço eletrônico na internet."

(Fonte: Vânia Cristino - Correio Braziliense)

FORTALEZA É CAMPEÃO DO 1º TURNO DO CAMPEONATO CEARENSE DE FUTEBOL 2010

Depois do empate no tempo normal entre Fortaleza 4 x 4 Guarani de Sobral, o Fortaleza sagrou-se Campeão do 1º Turno do Campeonato Cearense de Futebol ao vencer nos penaltis por 5 x 4 o adversário.

A emocionante partida terminou no início da noite de hoje (28/02), no Estádio Castelão, em Fortaleza - CE.

O Fortaleza chegou a está perdendo a partida por 4 x 1, mas com a entrada do atacante Rinaldo, o Fortaleza empatou o resultado, com a ajuda de dois gols do veterano.

O Guarani de Sobral desprezou a experiência de jogadores como Clodoaldo, substituindo-o no início do 2º tempo, fazendo com que a equipe sobralense cedesse espaço ao adversário.

Com o turno na mão, o Fortaleza é Campeão da Taça Cidade de Fortaleza e já garante sua participação na final do Campeonato Cearense de 2010, que terá agora um segundo turno, cujo início foi ontem (27/02).

Fotografia: Vista aérea do Estádio Castelão (Fortaleza-CE)

Fotografia: Interior do Estádio Castelão (Fortaleza-CE)

Projeto: O Castelão para a Copa do Mundo 2014 (
Fortaleza-CE)

GOVERNO DE MINAS GERAIS TERÁ EM BELO HORIZONTE UMA CIDADE ADMINISTRATIVA




"50 anos depois de Brasília, Belo Horizonte inaugura cidade administrativa ."

"Até fim de outubro, mais de 16 mil servidores públicos atualmente distribuídos em 53 endereços de Belo Horizonte serão transferidos para a Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves. A nova sede do governo mineiro, que será inaugurada na próxima quinta-feira, é o segundo centro administrativo projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O primeiro, em Brasília, completa 50 anos no dia 21 de abril.

As semelhanças com Brasília, no entanto, param no traço arquitetônico, segundo a secretária de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Renata Vilhena, que viveu na capital federal entre 1999 e 2003.

"O conceito de Brasília é diferente. Na Esplanada dos Ministérios há vários prédios, as pessoas precisam de carro para se deslocar. Aqui, não. Tudo foi verticalizado. Então, não se utiliza carro para ir de uma secretaria para outra. As pessoas vão de escada ou elevador. Economizamos com frota, combustível, telefone, alugueis e serviços de manutenção, limpeza, vigilância. É uma economia de R$ 92 milhões por ano", explica.

A Cidade Administrativa custou R$ 1,2 bilhão e foi encomendada pelo governador Aécio Neves a Niemeyer, que retomou o projeto urbanístico traçado por Juscelino Kubitschek para Belo Horizonte na década de 40, quando foi prefeito da capital mineira. Na época, JK incentivou a urbanização da Pampulha, na zona norte da cidade.

Agora, segundo a secretária, o objetivo é promover o desenvolvimento da região ainda mais ao norte da cidade, a 12 quilômetros do centro, já na fronteira com o Parque Ecológico Serra Verde, onde há carência de serviços públicos e alto crescimento demográfico. Cerca de dois mil servidores já estão trabalhando no local. "Tinha receio com relação aos funcionários porque é mais longe do centro, mas fui surpreendida positivamente. Como o espaço é todo aberto e as divisórias são mais baixas, é preciso uma mudança de cultura. Eles estão até falando mais baixo agora", conta Renata Vilhena.

O novo espaço tem três edifícios: o Palácio Governamental, com quatro pavimentos de 26 metros de largura a 147 metros do chão, o maior vão livre suspenso do mundo, e dois grandes blocos curvos com 200 metros de comprimento e 15 andares, onde ficarão as secretarias.

Dois lagos e estacionamentos completam a área de 804 mil m², quase três estádios do Maracanã. A cidade tem, ainda, um auditório de quatro mil m² e capacidade para 490 pessoas, além de um centro de convivência circular com restaurantes, lanchonetes, correios, bancos e lojas.

A inauguração em Minas Gerais reunirá em torno do governador Aécio Neves diversas lideranças políticas. Foram convidados o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Itamar Franco, o governador de São Paulo, José Serra, ministros do Superior Tribunal de Justiça, senadores e deputados.

Centenário de Tancredo

O nome da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves é uma homenagem ao ex-presidente Tancredo (1910-1985), que completaria 100 anos no dia 4 de março. Tancredo iniciou a vida política como vereador, em São João del Rei, sua cidade natal, em 1933. Foi deputado federal, primeiro ministro, senador e governador de Minas Gerais. Sua eleição para presidente da República, em 1985, marcou o fim do regime militar que teve início em 1964."

Aécio Neves, atual Governador de Minas Gerais, e possível candidato do PSDB à Presidência do Brasil em 2010, é neto de Tancredo Neves, de quem herdou o legado político.

(Fonte: Nara Alves, iG)


FINAL DE SEMANA AINDA NEM TERMINOU E JÁ REGISTRA VÁRIOS HOMICÍDIOS NA GRANDE FORTALEZA

SEXTA-FEIRA (26/01/2010)

1) HOMICÍDIO A BALA
10h05
LOCAL: RUA SETE LAGOS, EUSÉBIO - RMF.
VÍTIMA: GILBERTO M.

2) HOMICÍDIO A BALA
18h05
LOCAL: ESTRADA NOVA AQUIRAZ, AQUIRAZ - RMF.
VÍTIMA: PAULO G. S.

3) HOMICÍDIO A BALA
20h48
LOCAL: TV. JOÃO PAULO, BOM JARDIM - FORTALEZA.
VÍTIMA: MENOR DE IDADE.

4) HOMICÍDIO A BALA
22h08
LOCAL: RUA OLIVEIRA FILHO, PRAIA DO FUTURO - FORTALEZA.
VÍTIMA: CONHECIDO COMO "RONALDO".


SÁBADO (27/01/2010)

5) HOMICÍDIO A BALA
01h49
LOCAL: RUA PERY, PARQUE ALBANO, CAUCAIA - RMF.
VITIMA: MAXIMILIANO F. S.

6) HOMICÍDIO A BALA
12h04
LOCAL: RUA DA FELICIDADE, ITAMBÉ II, CAUCAIA - RMF.
VÍTIMA: WAGNER DE ASSIS DOS SANTOS.

7) HOMICÍDIO A BALA
20h21
LOCAL: ESTRADA BARÃO DE AQUIRAZ, MESSEJANA - FORTALEZA.
VÍTIMA: VICENTE PEREIRA LIMA.

8) HOMICÍDIO A BALA
23h06
LOCAL: AV. G, VILA VELHA - FORTALEZA.
VÍTIMA: FRANCISCO FLAVIO DA SILVA CARNAÚBA.

9) HOMICÍDIO A BALA
23h49
LOCAL: RUA JARDIM OLINDA, JUREMA, CAUCAIA - RMF.
VÍTIMA: FRANCISCO GERLISON PAULA UCHOA.

(Fonte: SSPDS-CE)


IMPOSTO DE RENDA 2010 - ENTREGA DE DECLARAÇÕES COMEÇA NESTA SEGUNDA

"Os contribuintes brasileiros poderão acertar as contas com o Leão a partir de segunda-feira (1º/3), quando a Receita Federal disponibilizará em sua página na internet (www.receita.fazenda.gov.br) o programa para preenchimento da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda Pessoa Física 2010. O prazo para a entrega termina em 30 de abril.

Para usar o programa é preciso ter instalado no computador a máquina virtual Java (JVM), versão 1.6 ou superior. O programa funciona como se fosse outra máquina independente para rodar aplicativos na linguagem de programação conhecida como Java, usada pela Receita e alguns bancos para os conhecidos teclados virtuais.

Segundo a instrução, o Imposto de Renda 2010 tem três versões com instaladores específicos, compatíveis com os sistemas operacionais Windows, Linux e MacOS X, além de outros sistemas. A transmissão da declaração deverá ser feita por meio de outro programa, conhecido como Receitanet, também disponível no site da Receita.

Este ano estão obrigados a declarar os contribuintes que tiveram, no ano passado, rendimentos tributáveis superiores a R$ 17.215,08. No caso dos contribuintes que tiveram rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, ficam obrigados a declarar se esse valor ultrapassar R$ 40 mil.

A obrigatoriedade da entrega da declaração para quem possuía patrimônio acima R$ 300 mil em dezembro de 2009 é uma das mudanças neste ano divulgadas pela Receita Federal. Antes, o valor inicial era de R$ 80 mil. Outra mudança é que os contribuintes que entregavam a declaração apenas por sócio de empresa estão livres dessa obrigação, caso não se enquadre nas demais regras. Em 2010, as deduções continuaram as mesmas, apenas com uma correção de 4,5% em comparação a 2009. Este ano, o valor de abatimento por dependente passa para R$ 1.730,40. Os valores a serem descontados globalmente com educação ficaram em R$ 2.708,94. Não há limite para dedução com saúde.

Papel

A Receita espera enterrar, neste ano, um bicho-papão de auditores e analistas tributários que trabalham diretamente na análise de declarações. Este será o último ano em que o Fisco receberá as declarações por formulário de papel. Ainda hoje, um pouco mais de 1% das pessoas que prestam contas ao Leão ainda optam pelo modelo antigo de declarar, um deus-nos-acuda para os funcionários, que têm de transcrever essas informações para o sistema. “Já vínhamos ensaiando o fim das declarações de papel há algum tempo. Agora, chegou ao fim. Em 2011 não receberemos nenhuma declaração em papel”, avisou o supervisor nacional de Imposto de Renda da Receita, Joaquim Adir. “Muitas dessas declarações contêm erros que inviabilizam a leitura. No fim das contas, tudo acaba indo para a lata do lixo”, acrescentou.

Segundo ele, metade das pessoas que declaram por formulário de papel o fazem sem necessidade. “São pessoas que não têm imposto a pagar nem a restituir. E nem se enquadram em quaisquer outras exigências”, informou.

A partir de 2011, as declarações só poderão ser feitas pelo site da Receita na internet e por meio de disquetes, a serem entregues nas agências da Caixa e do Banco do Brasil.

O número

4,5% - Percentual de correção das deduções em 2010 frente a 2009."

(Fonte: Correio Braziliense e Uol)

AS CONSEQUÊNCIAS DO TERREMOTO NO CHILE




"O terremoto de 8,8 graus de magnitude, um dos mais fortes das últimas décadas, matou pelo menos 300 pessoas, deixou 15 desaparecidos e provocou sérios danos no Chile neste sábado (27/02).

O último boletim, apontando 300 mortos, foi divulgado na noite deste sábado pela chefe do Bureau Nacional de Emergências, Carmen Fernandez.

A presidente do Chile, Michelle Bachelet (foto acima), havia informado à nação a morte de 214 pessoas, 15 desaparecidos e dois milhões de chilenos atingidos.

"Foi um terremoto de grande força", disse Bachelet, advertindo que "ainda não é possível avaliar tudo".

Bachelet, que sobrevoou durante a tarde a região da cidade de Concepción, uma das zonas mais afetadas, pediu calma à população e manifestou suas condolências às famílias das vítimas.

O ministro do Interior, Edmundo Pérez Yoma, advertiu que "este é um cataclismo de proporções imensas, e será muito difícil chegar a números exatos".

Carmen Fernández informou que a zona da cidade de Concepción foi a mais atingida e que na região há cerca de 400 mil "afetados" pelo tremor, que ocorreu às 3h34 (mesmo horário de Brasília).

O tremor teve seu epicentro a 90km de Concepción, cidade de meio milhão de habitantes 500 km ao sul de Santiago. A ponte da cidade, construída sobre o rio Bio Bio, ficou destruída.

Ilha arrasada

O terremoto provocou um tsunami que deixou cinco mortos e 11 desaparecidos na remota ilha de Robinson Crusoé, a 700 km da costa chilena.

Iván de la Masa, prefeito de Valparaíso, a cidade mais próxima da ilha, confirmou que uma série de ondas gigantes matou cinco pessoas e outras 11 estão desaparecidas em Robinson Crusoé.

A pequena ilha, com cerca de 600 habitantes, foi arrasada pelo tsunami. O local, que inspirou o narrador inglês Daniel Defoe a escrever Robinson Crusoé, não sentiu o forte terremoto, mas foi varrido posteriormente por uma série de ondas, que atingiram especialmente a baía de Cumberland, revelou o piloto Fernando Avaria.

"Tudo em uma distância de três quilômetros (em Cumberland) desapareceu", disse Avaria à Televisão Nacional do Chile, após manter contato com a ilha. Na baía de Cumberland havia três pousadas, a prefeitura e várias repartições públicas.

Bachelet, enviou duas embarcações, dois helicópteros e um avião" a Robinson Crusoe, no arquipélago de Juan Fernández.

Escuridão

No momento do terremoto, que durou cerca de um minuto, os chilenos saíram aterrorizados para as ruas. Devido aos vários tremores secundários que se seguiram, as pessoas preferiram permanecer na rua, temendo abalos mais graves às construções.

A confusão foi agravada pela escuridão, já que a energia caiu em toda a região logo após o tremor. As linhas telefônicas também foram cortadas.

Em Santiago, muros caíram e prédios foram danificados. A Direção Geral de Aeronáutica Civil (DGAC) informou que o aeroporto internacional de Santiago, o maior do país, ficará fechado por pelo menos 24 horas devido ao colapso parcial da estrutura do terminal de passageiros.

Segundo a DGAC, a pista do terminal não sofreu danos, mas a estrutura que sustenta a plataforma de passageiros ficou destruída.

Os voos internacionais com destino a Santiago estão sendo desviados para aeroportos argentinos como o de Mendoza (1.100 km a oeste de Buenos Aires)

Cordilheira

O tremor também provocou problemas nos transportes rodoviários. Desmoronamentos nos acessos de ambos os lados da cordilheira dos Andes obrigaram o fechamento da passagem Cristo Redentor, principal ligação entre Chile e Argentina, muito utilizada para o transporte de cargas. A via foi reaberta às 9h, com recomendações de precaução.

Algumas regiões da Argentina também sentiram o terremoto, cujos tremores secundários chegaram a mais de 6 graus de intensidade. O mesmo ocorreu na cidade de São Paulo, segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília.

O presidente eleito do Chile, Sebastián Piñera, que assume o poder em 11 de março, estimou que o terremoto representa um "duro golpe" para a população do país, destacando que é a pior catástrofe enfrentada pelos chilenos nos últimos 30 anos.

"O Chile deve se unir para estarmos mais preparados para novas catástrofes", destacou Piñera, garantindo que seu governo fará o que for necessário para priorizar a reconstrução do país.

Ajuda externa

Estados Unidos, Brasil, ONU e vários países europeus manifestaram seu pesar e ofereceram ajuda ao Chile.

O presidente norte-americano, Barack Obama, lamentou as "centenas de mortos" no tremor e disse que os Estados Unidos "estão prontos para ajudar" as autoridades chilenas nas operações de socorro e reconstrução.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou sua "profunda preocupação" e se colocou à disposição para oferecer "a assistência que for necessária".

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, prestou suas "condolências aos que perderam membros da família e amigos" na tragédia.

O chanceler chileno, Mariano Fernández, pediu aos países que ofereceram ajuda humanitária que não enviem nada até que os serviços de emergência divulguem suas necessidades reais.

"Não é preciso que qualquer país envie ajuda antes que se determine as necessidades (...) Uma ajuda que chega sem pedido definido não auxilia muito", explicou o chanceler, que citou o exemplo do Haiti.

Antecedentes

O terremoto deste sábado foi o segundo mais potente dos últimos 20 anos, atrás apenas do tremor de 9,1 graus na escala Richter registrado em dezembro de 2004 na costa da Indonésia, que desencadeou a tsunami que matou 220 mil pessoas.

Em 1960, o Chile foi alvo do terremoto mais forte já registrado no mundo, de 9,5 graus, que deixou 3.000 mortos. O país se encontra no ponto de convergência de duas grandes placas tectônicas.

O Chile está acostumado com os terremotos, e conta com uma legislação rigorosa para a construção de imóveis, que devem ser equipados com dispositivos de segurança para aguentar a força dos tremores."

(Fonte:France Presse, Correio Braziliense)

LULA, FILHO DO BRASIL...


"A Professora Aileda de Mattos Oliveira é uma senhora de 78 anos e na ativa. É em cima dessa experiência, do conhecimento que tem da vida, de se ter especializado culturalmente a vida toda, que escreveu o texto abaixo.

"Chega-nos ao conhecimento mais uma demonstração de desequilíbrio psíquico do pífio representante da nação brasileira. A partir de sua ascensão, foram-se perdendo valores que cultivávamos como habituais normas de conduta. Essas mudanças são consequências das alterações semânticas, aceitas pelos órgãos jornalísticos, hoje, também, pouco afeitos à limpidez das ideias.

Tais alterações são produtos dos erros de raciocínio e da falta de intimidade vocabular, que a incontinência verbal do senhor feudal, pela repetição, torna-as vernaculares.

Tudo isso, aliado à esperteza de um espírito pusilânime, tem o poder de corromper os alicerces de todos os poderes da República.

Se a mentira passa à verdade; se o corrupto contumaz deve ser respeitado por não ser um homem comum; se uma organização terrorista, que inferniza os trabalhadores rurais, torna-se uma instituição lutadora em defesa dos direitos dos sem-terra, é transformar os antônimos negativos em palavras representativas de uma nova ética em curso.

Para que se consuma o novo dicionário da sordidez política brasileira, necessário se torna conhecer, a fundo, em todas as dimensões, o seu autor, personagem central de sua própria propaganda político-eleitoreira.

O autoendeusamento torna-o réu confesso do desequilíbrio de que acima nos referimos.

Considerar-se a si próprio Filho do Brasil, é exigir a legítima paternidade, a um país que já sofreu todos os vexames do filho que não passa de um bastardo. Como se não bastassem as ofensas de sua diplomacia, ofende-se mais ainda a nação, anunciando a sordidez de cobrar do país a herança que acredita ter direito e pretende obtê-la, através da delegação de poderes de seus iguais, nas urnas em 2010. É mais uma indenização cobrada ao país, considerado culpado pelo filho ilegítimo, pela tendência inata de sua família, de não ter vocação para o trabalho. O filme que ilustra a vida do responsável pela obra de estropiamento da língua, "coincidentemente" levado à exibição em 1º de janeiro de 2010.

Regredimos ao populismo desenfreado do brizolismo e percebemos, claramente, a existência de dois Brasis: o que trabalha e estuda para o desenvolvimento nacional e o que vive de estelionato político, sorvendo os impostos pagos pelo primeiro dos Brasis. Em toda imoralidade, encontra-se a logomarca da Globo, que não pode perder dividendos, mesmo que seja patrocinando um retorno aos filmes da velha fase macunaímica da miséria colorida.

Não há outro digno representante desse (para mim) repugnante personagem (Macunaíma) da baixa estima brasileira, criação de Mário de Andrade, que o etílico Lula. Alguém da escória da personagem do filme em questão deve ter sido o idealizador do título e da narrativa. O embriagado de álcool e de poder tomou posse do Brasil e está alijando, aos poucos, a parte consciente da sociedade, mas ainda sonolenta, para os esconsos vãos que se tornarão guetos dentro em pouco, se não tomarmos uma veemente atitude.

Já imagino esse filmeco sendo veiculado no agreste, nos sertões, arrebanhando os ingênuos e estimulando-os ao analfabetismo, à bebida e à rebelião. A pressão para um conflito entre brasileiros está se fazendo prenunciar no horizonte.

Esta indecência de filme, se consentirmos, se não reagirmos, se não clamarmos contra a mídia que lhe dará vida, poderá servir de estopim para tomadas de posição sérias que não vão deixar de fora a guarda particular do ébrio presidente: o MST.

Como dizem os traficantes do Rio, "está tudo dominado". Eles sabem o que dizem, infelizmente. Tudo está dominado, porque está corrompido pelo dinheiro fácil em troca da traição e da sabotagem. Apenas por patriotismo, sem levarmos nenhuma vantagem, porque pertencemos a outro grupamento ético, que não leu o glossário lulista, sabotemos o filmeco do "palhaço de Garanhuns", desde já, para que, no ato da divulgação, caia no ridículo o Filho bastardo do Brasil, que bem poderia ser o Filho de outra coisa que já sabemos o que é.

Embora não pareça, o caldeirão da divisão de classes já começou a esquentar. Como não tem a coragem de seu comparsa Chávez e é um poltrão como o Zelaya, usa desses artifícios ultrapassados, mas que caem como uma luva sobre a multidão de ignorantes do interior do país."

(Fonte: Aileda de Mattos Oliveira - Prof.ª Dr.ª de Língua Portuguesa da UFRJ; Clipagem Sindieventos)

MENINO SOLDADO ASIÁTICO NAS FARC ?

"Em 9 de janeiro, El Mundo publica uma noticia com o seguinte título e subtítulo: "As FARC recrutam meninos de 10 a 13 anos", "Para que brincar com bonecas tendo uma AK 47". E, para demonstrar essas afirmações, inclui uma ampla fotografía de um menino com um fuzil.

Mas o que o menino tem nas mãos não é um fuzil AK (soviético), é um M16 (estadunidense), isto sim, e o menino é asiático. Omitem que se trata de uma foto da Reuters de um menino provavelmente cambojano segundo me informou a agência, ou seja, nem fuzil russo de guerrilha, nem colombiano. Mas, se queriam fotos de meninos com armas de grande calibre, não precisavam ir muito longe. Podiam vê-los na Espanha, numa jornada escolar no quartel do Regimento de Infantaria 'Soria 9', em Puerto del Rosario (Fuerteventura) em 23 de maio.

Além disso, no texto da noticia de El Mundo, diz-se que, na Colômbia, "17.000 meninos portam fuzil". Todavia, em janeiro de 2008, o ministro da Defesa colombiano afirmava que as FARC tinham entre 6.000 e 8.000 combatentes (El País 28-1-2008). Em que bando estão, então, os meninos com fuzis?

O que há, sim, na Colômbia, são dois milhões de meninos que se veem obrigados a trabalhar, segundo a diretora do Programa Internacional para a Erradicação do Trabalho Infantil da OIT, Liliana Obregón. E 4.457 meninos vivendo nas ruas das 16 principais cidades do país, segundo um estudo do Instituto Colombiano do Bem-estar Familiar com a cooperação da União Europeia. E nem os que trabalham o fazem para empresas da guerrilha, nem as grandes cidades do país por onde perambulam os meninos sem lar estão controladas pela guerrilha. Mas desses meninos não falou o jornal espanhol."

(Fonte: Pascual Serrano - Correo del Orinoco. Por e-mail da Fundação Lauro Campos)

PMTUR CAI NO MAR

"Flagrante: troller da PM naufraga no mar de Pecém."

"Essa é mais uma enviada por internauta para nós que fazemos o Jangadeiro Online. A foto mostra um dos novos veículos adquiridos pelo Governo do Ceará para patrulhar as praias cearenses “se afogando” no mar do Pecém (São Gonçalo do Amarante - CE) e a tentativa de um policial, em vão, de resgatar sozinho o veículo.

A cena reflete, de certa forma, o “desprezo” com o bem adquirido com o dinheiro público. Um troller 4×4 desse custa em torno de 100 mil reais. O que leva um motorista a agir de forma tão imprudente a ponto do veículo ficar nessa situação? Com as Hillux do Ronda, da mesma forma. Muitas estão lotando pátios de oficinas para recuperação após batidas ou uso indevido.

Lamentável!"

Matéria publicada na manhã de hoje (26/02/2010).

(Fonte: Chagas Vieira - Blog da Janga, TV Jangadeiro e Blog do Lauriberto Braga)

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O CAPITÃO QUE DISSE NÃO

"Dia 12 de junho de 1968, o capitão aviador Sérgio Ribeiro Miranda de Carvalho, servindo no PARASAR, foi convocado a uma reunião, foi recebido no gabinete do ministro da Aeronáutica pelos brigadeiros Hipólito da Costa e João Paulo Burnier, que viria a se tornar conhecido como torturador e assassino.

Sérgio era admirado por indianistas como os irmãos Vilas-Boas e o médico Noel Nutels. Foi amigo de caciques como Raoni, Kremure, Megaron, Krumari e Kretire. Os índios o chamavam "Nambiguá caraíba" (homem branco amigo). Aos 37 anos, Sérgio Macaco (como era conhecido na Aeronáutica) já tinha seis mil horas de vôo e 900 saltos em missões humanitárias, de resgate e socorro em geral. Todavia, o tipo de tarefa que lhe seria proposta ali pelos oficiais não era nem um pouco digna ou solidária.

- O senhor tem quatro medalhas por bravura, não tem? - indagou Burnier.

Sérgio respondeu afirmativamente. Então o brigadeiro continuou:

- Pois a quinta, quem vai colocar no seu peito sou eu. - Fez uma pausa. - Capitão, se o gasômetro da avenida Brasil explodir às seis horas da tarde, quantas pessoas morrem?

Achando que a pergunta se referia apenas à remota hipótese de um acidente na cidade do Rio de Janeiro, Sergio respondeu:

- Nessa hora de movimento, umas 100 mil pessoas.

Foi nesse momento que os dois brigadeiros começaram a explicar um terrível plano terrorista das Forças Armadas e qual deveria ser a participação de Sérgio. Os dois propuseram que ele, acompanhado por outros membros do PARASAR, colocasse bombas na porta da Sears, do Citibank, da embaixada americana, causando algumas mortes. Em seguida, viria a grande carnificina: queriam que dinamitasse a Represa de Ribeirão das Lajes e, simultaneamente, explodisse o gasômetro. As cargas, de efeito retardado, seriam colocadas pelo capitão Sérgio, que depois ficaria aguardando, no Campo dos Afonsos, o surgimento duma grande claridade. Aí, ele decolaria de helicóptero e aportaria no local da tragédia posando de bonzinho, prestando socorro a milhares de feridos e recolhendo mortos vítimados pela ação da própria Aeronáutica.

Colocariam a culpa nos grupos esquerdistas que lutavam contra a ditadura. Sérgio seria tido como herói por salvar as supostas vítimas dos "comunistas" e receberia sua quinta medalha, enquanto a ditadura teria um pretexto para aumentar a repressão a socialistas e democratas.

O capitão se negou a participar de uma ação tão vil. Declarou corajosamente aos bandidos fardados:

- O que torna uma missão legal e moral não é a presença de dois oficiais-generais à frente dela, o que a torna legal é a natureza da missão.

Outros em seu lugar simplesmente encolheriam os ombros e obedeceriam aos superiores, iriam se desculpar dizendo que estavam apenas "cumprindo ordens". Mas Sérgio era ético, íntegro, não tinha obediência cega a ninguém: seguia, acima de tudo, sua consciência e valores. Era um homem de verdade: denunciou o plano diabólico e evitou aquela que seria a maior tragédia da nossa história.

Foi perseguido pela ditadura, discriminado, removido para o Recife, reformado na marra aos 37 anos, cassado pelo AI-5 e pelo Ato Complementar 19, curtiu prisão... só não puderam quebrar-lhe integridade e honra, sua firmeza de ser humano. Sérgio se recusou a ser anistiado. "Anistia-se a quem cometeu alguma falta", costumava dizer. "Não posso ser anistiado pelo crime que evitei".

Em 1970, necessitando de um tratamento de coluna, aconselharam- no a não se internar em unidade militar, pois certamente seria assassinado lá dentro. Graças ao jornalista Darwin Brandão, com auxílio do médico Sérgio Carneiro, o capitão acabou sendo tratado clandestinamente no Hospital Miguel Couto.

Nos anos 90, o Supremo Tribunal Federal determinou indenização e promoção de Sérgio a brigadeiro. Tal sentença dependia, porém, da assinatura de Itamar Franco. Itamar, como se sabe, não é nenhum modelo de virtude e, não por acaso, foi vice do corrupto Fernando Collor de Mello, que foi prefeito biônico de Maceió durante a ditadura e se criou politicamente graças ao regime militar...

Por seis meses, o presidente Itamar Franco, mesmo sabendo que Sérgio estava acometido de um câncer terminal no estômago, guardou, na gaveta, a sentença do STF favorável ao capitão. Só a assinou três dias depois da morte do herói, ocorrida em 4 de fevereiro de 1994.

Sérgio Ribeiro Miranda de Carvalho (cuja história é narrada no documentário "O Homem que disse Não" do diretor francês Olivier Horn) foi enterrado no cemitério São Francisco Xavier no Caju sem honras militares.

É lembrado, entretanto, por todos aqueles que valorizam a vida, a ética, a honestidade, a coragem. Sérgio provou que, ao contrário do que muitos dizem, uma pessoa pode mudar a História: cada um de nós faz diferença no mundo."

(Fonte: E-mails do Ronaldo e Célio Saraiva)

VIATURA DA POLÍCIA É ATINGIDA POR TIROS EM FORTALEZA

"Ação ousada na estrada do Ancuri, próximo à BR-116, Messejana, em Fortaleza - CE. Três homens armados atiraram contra uma viatura do 30º Distrito Policial, no início da tarde desta quinta-feira (25/02), ao serem interceptados.

Os acusados disparam cerca de quatro tiros no para-brisa do veículo, dando início a uma perseguição policial, seguida de troca de tiros. Eles alegaram que estavam colhendo frutas de uma árvore e que teriam se assustado com o aparecimento da viatura.

Já os policias, disseram que a versão não condiz, já que haviam passado momentos antes no local e mesmo assim, após duas horas, encontraram os homens sem nenhuma fruta durante a abordagem.

Dois dos três suspeitos foram presos e encaminhados ao 30º DP. Ninguém ficou ferido.

O local da ocorrência, segundo a Polícia, é considerado perigoso e conhecido pela prática de assaltos."

(Fonte: Emanuella Braga- TV Jangadeiro, afiliada SBT em Fortaleza-CE)

CONVOCATÓRIA PELA PEC 300 EM BRASÍLIA

CONVOCATÓRIA NACIONAL

URGENTE

"Companheiros, mais do que nunca, a PEC 300 precisa de você. Estamos numa fase decisiva e sua participação poderá alterar e mudar o rumo de nossa história.

Não é segredo que temos sofrido pressões de todos os lados para que a nossa PEC 300 não seja votada e aprovada. Muitos tentam nos desaminar nesta hora. Inclusive as nossas associações que deveriam ficar do nosso lado, mas estranhamente estão defendendo o governo.

Mas não podemos retroceder nesse momento mais importante desta caminhada. O momento é de união, de seguir em frente. Como disse o Secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri: vocês estão com um pé na porta para conseguirem a PEC 300. Se essa porta se fechar, nem em 50 anos essa porta se abrirá de novo.” Conclamamos a você policial militar e bombeiro a dar mais um passo para adentrarmos a essa porta.

Boatos foram desfeitos. Nossa PEC não é inconstitucional, como muitos apostavam. Ela foi forjada pelas mão de milhares de policiais e bombeiros, é fruto de nossa vontade e nossa mobilização. Mobilização esta que agora deve tornar-se a maior da história.

Convocamos todos os PMs e BMs e agora também aos Policiais Civis de todo o Brasil a se fazerem presentes em Brasília nos dias 2 e 3 de março para a maior marcha de policiais e bombeiros na capital federal. No local iremos deliberar se aceitaremos a proposta da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados que fixa o piso nacional em R$ 3.500,00 ou se vamos manter a proposta original de R$ 4.500,00.

Caso a PEC 300 não seja colocada em pauta até o dia 3, haverá uma grande Assembléia Geral da categoria em frente ao Congresso Nacional, onde votaremos indicativo de aquartelamento ou greve geral em todo o Brasil. Esta responsabilidade cairá sobre a Câmara dos Deputados e principalmente sobre seu presidente, Deputado Michel Temer.

Sua presença é indispensável para avançarmos mais um flanco desta batalha. Lembrem-se: “Não há vitória sem luta”. E nossa vitória está decretada! Eu acredito! E você?

Grande abraço a todos, nos vemos em Brasília. E que Deus nos abençoe."

(Fonte: Fernando Almança - Por e-mail do Júlio César)

ATENÇÃO CEARÁ !

VOTAÇÃO PEC-300

POLICIAIS MILITARES INTERESSADOS EM PARTICIPAR DA CARAVANA RUMO A BRASÍLIA/DF .

SAÍDA: DIA 28/02/2010 (DOMINGO)

HORÁRIO: 09H00.

LOCAL: EM FRENTE AO 5ºBPM

OBS. INTERESSADOS MANTER CONTATO COM NINA CARVALHO - ASSOCIAÇÃO DAS ESPOSAS DOS MILITARES CONTATO: (85) 8737-4247

ou

SUBTEN P. QUEIROZ – ASPRAMECE - CONTATO: (85) 8696-3605

(Fonte: Por e-mail do Fred)

NA SEMANA DA MODA EM LONDRES, ESTILO MILITAR FAZ SUCESSO

"Militares da Burberry se destacam na Semana de Londres."

"Na terça-feira (23/02), a Burberry Prorsum fez desfile com inspiração militar e transmissão 3-D em locais selecionados em todo o mundo.

A apresentação do estilista Christopher Bailey diferenciou-se das demais propostas que focam em estampas multicoloridas com inspirações diversas. O ponto em comum são as peles, que predominam entre as tendências da temporada.

O tradicional trench-coat da marca ganhou mais metais (botões dourados) ou veio em versão de peles. Modelos de jaquetas, como a aviador e a casaca, também seguiram o tema da coleção, que privilegiou tons sóbrios como verde-oliva, azul, marrom, cinza e bege. Botas, algumas de cano altíssimo, conferiram sensualidade às modelos.

Já o desfile da Basso & Brooke, do estilista brasileiro Bruno Basso e do inglês Christopher Brooke, trouxe uma profusão de estampas digitais em looks totais. A inspiração foi o Uzbequistão, que integrava a Rota da Seda há dois milênios. Penas, correntes, peles de animais, efeitos marmorizados, espinha-de-peixe, pedras, tudo foi misturado num patchwork que decora vestidos ajustados ao corpo, dos curtos aos longos.

Quem também apresentou coleção nesta terça-feira foi Daniella Issa Helayel, da marca Issa London. Inspirada em locais e nas pessoas de diversos pontos de Londres, a brasileira criou roupas estruturadas, baseadas na arquitetura da cidade, mas não deixou de lado suas estampas em vestidos longos e molengas, uma de suas marcas registradas."

(Fonte: Michelle Achkar - Terra)

JUSTIÇA FEDERAL DECIDE QUE O MINISTÉRIO PÚBLICO PODE REQUERER QUEBRA DE SIGILO BANCÁRIO E FISCAL PARA PREPARAR AÇÃO CIVIL PÚBLICA

"MPF pode requerer quebra de sigilo bancário e fiscal."

"Por unanimidade, a Primeira Turma do Tribunal Regional Federal da 5.ª Região (TRF-5), com sede em Recife, reconheceu que o Ministério Público Federal pode requerer quebra de sigilo bancário e fiscal para preparar ação civil pública por ato de improbidade administrativa.

Esse foi o resultado do julgamento de um recurso interposto por agentes públicos investigados pelo MPF por suspeita de desviar recursos federais destinados à compra de merenda escolar em Alagoas. Os agentes não se conformavam com a decisão da 1.ª Vara da Justiça Federal naquele estado que, a pedido do MPF, havia decretado a quebra de seus sigilos bancário e fiscal.

Segundo informa a assessoria de imprensa do MPF em Pernambuco, o desembargador federal Rogério Fialho Moreira, relator do caso, ressaltou que o Superior Tribunal de Justiça também entende que o sigilo bancário não é um direito absoluto, e pode ser relativizado pelo Poder Judiciário a requerimento do Ministério Público em procedimentos preparatórios e em ações em curso, sempre que existirem razões suficientes para tanto.

Para a Primeira Turma do TRF-5, em casos como este, “obstar a quebra do sigilo bancário a requerimento do Ministério Público seria o mesmo que negar-lhe a possibilidade de exercer seu amplo poder investigatório conferido pela Constituição Federal e pela Lei Complementar n.º 75/93”.

N.º dos processos no TRF-5:

2009.05.00.082908-5 (AGTR 100669 AL)

http://www.trf5.jus.br/processo/2009.05.00.082908-5

2009.05.00.088909-4 (AGTR 100880 AL)

http://www.trf5.jus.br/processo/2009.05.00.088909-4."

(Fonte: Frederico Vasconcelos - Folha online)

O COMPORTAMENTO HUMANO É PREVISÍVEL ?

"Smartphones mostram que comportamento humano é 93% previsível."

"O comportamento humano é cerca de 93% previsível, ou seja, são poucas as pessoas que visitam locais diferentes ou andam por caminhos alternativos. Pelo menos é o que informa um estudo publicado pela revista Science, que analisou dados de smartphones de alguns usuários.

Segundo reportagem do Telegraph, a maioria das pessoas não desvia para fora de um raio de 10 km de sua rotina habitual. Para calcular a previsibilidade do ser humano, o estudo usou dados de smartphones de pessoas que estavam conectadas e emitiam a localização a cada duas horas.

Ainda de acordo com o jornal, a média de lugares visitados por usuários foi de 63. Pesquisadores de Boston acreditam que o estudo pode ajudar em planejamento urbano e também serve para evitar a disseminação de um vírus, por exemplo."

(Fonte: Bruno Roberti - Gigablog, Uol)

TERRITÓRIO DE BANDIDOS


"Anoitece no cruzamento das avenidas Dom Helder Câmara e dos Democráticos. Os ponteiros marcam 22h37m. Hora de dormir? Não na esquina do medo. O som alto e agudo de uma buzina empurra para o meio da rua um jovem, aparentando ter 12 anos. Com uma camisa velha, bermuda e chinelos, ele parece desesperado, gesticulando para todas as direções do trânsito. Sinal vermelho para os motoristas, mas verde para o tráfico. Cinco segundos depois, uma moto sai em alta velocidade da Favela do Jacarezinho, Zona Norte do Rio de Janeiro - RJ. Na garupa da CG Titan 125 cilindradas, o bandido armado com um fuzil aponta para os carros. Ele ameaça disparar. Parece nervoso, esperando alguma reação, mas os condutores recuam. O caminho do crime está livre. A moto acelera em direção à Favela de Manguinhos.

Esse pânico faz parte da rotina. Instantes mais tarde, passa outra moto, desta vez com o traficante usando uma pistola na cintura. Para os moradores e comerciantes, uma cena comum, que se repetiu centenas de vezes durante as quatro madrugadas monitoradas pelo EXTRA. Foram 32 horas de vigília, com observação, fotografias e vídeos, na esquina que liga a localidade da Feirinha, no Jacarezinho, a uma área conhecida como Coréia, em Manguinhos. Ali, a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) é ainda um sonho distante. Quem manda, por enquanto, é o tráfico.

O direito de ir e vir, na esquina do medo, é determinado pelo cano de pistolas e fuzis. No local, se desenrola uma guerra fria que, para ferver, precisa apenas de uma fagulha. Pode ser a passagem de um carro da polícia, o confronto de facções, a desobediência de um condutor amedrontado ou um bandido armado e com vontade de matar."

Veja a reportagem completa e mais fotos no Extra Online:

Território de bandidos

Extra Online: em bairro na Zona Norte do Rio, homens armados circulam livremente à noite

(Fonte: Camilo Coelho e Fernando Torres - Extra online e O Globo)

CUBA - MORTE DE DISSIDENTE APÓS GREVE DE FOME OFUSCA DESPEDIDA DE LULA A FIDEL E RAUL CASTRO

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou em Cuba uma visita de despedida de Fidel e Raúl Castro e de apoio a investimentos brasileiros na ilha, mas sua agenda foi atravessada pela morte de um preso político que manteve uma greve de fome por 85 dias e expirou horas antes da chegada do visitante, na noite de terça-feira. Reina Tamayo, mãe do dissidente Orlando Zapata Tamayo (foto acima), chorava ontem a perda do filho, que tinha 42 anos e cumpria pena de até 36 anos por “falta de respeito”, “desordem pública”, “resistência” e “desobediência”. O presidente Raúl Castro, em gesto inédito, viu-se constrangido a comentar o assunto na coletiva que concedeu ao lado de Lula, ao fim de uma reunião de trabalho. Ele “lamentou” a morte, mas atribuiu o desfecho trágico da greve de fome “às relações (de Cuba) com os Estados Unidos”.

“Orlando Zapata Tamayo sentiu que não tinha outra saída senão morrer de fome, em sinal de protesto, o que representa uma terrível amostra da contínua repressão política de que são objeto os dissidentes em Cuba”, disse em comunicado a organização humanitária Anistia Internacional. O texto reitera o pedido pela libertação incondicional de todos os prisioneiros políticos em Cuba. Só em 2003, na operação Primavera Negra, o regime comunista prendeu 75 ativistas que pediam mudanças políticas.

A Comissão Cubana de Direito Humanos e Reconciliação Nacional (CCDHRN), formada por opositores, relatou que 50 dissidentes foram detidos ou retidos em casa para evitar que assistissem ao funeral de Zapata. “Desatou-se uma onda de repressão política” denunciou o porta-voz da comissão, Elizardo Sánchez.

Raúl Castro, questionado pela imprensa brasileira durante a coletiva que concedeu ao lado de Lula, lamentou a morte de Zapata, mas garantiu que o dissidente recebeu atendimento médico. “Levamos (o preso) ao hospital várias vezes”, garantiu o presidente cubano, que não apenas culpou os EUA, mas empurrou para Washington as acusações de tortura feitas pela mãe do opositor. “Em Cuba não se pratica tortura. Isso acontece em Guantánamo”, afirmou, em referência à base americana que opera na ilha.

O Departamento de Estado dos EUA respondeu, em comunicado, que a morte de Tamayo destaca a “injustiça de Cuba por manter na prisão mais de 200 presos políticos”. Enquanto isso, a blogueira Yoani Sánchez (1) — atualmente uma das mais notórias opositoras do regime — divulgava um vídeo no qual Reina Tamayo expressa sua “dor profunda”. “Meu filho perdeu a vida. Um assassinato premeditado. Meu filho foi torturado todo o tempo em que esteve na prisão”, acusa a mãe de Zapata.

Lula fez sua quarta e última visita como presidente aos irmãos Castro. Como nas três anteriores, o presidente brasileiro excluiu da agenda encontros com a oposição cubana. Desta vez, 50 presos dissidentes enviaram cartas pedindo a Lula que intercedesse por eles nas conversas com Raúl, mas o governante alegou que não as recebeu.

Após a morte de Zapata, o líder do Movimento Cristão pela Libertação, Oswaldo Payá, criticou Lula duramente, em carta aberta: “Denunciamos a todos os governos e Estados que, neste continente e no mundo, preferem a relação harmoniosa com a mentira e a opressão à solidariedade aberta com o povo cubano. Todos são cúmplices do que ocorre e do que venha a ocorrer”.

Reações

Na Espanha, o premiê José Luis Rodríguez Zapatero se referiu de forma velada à morte de Zapata, ao dizer no Congresso Mundial contra Pena de Morte que “ninguém tem o direito de arrebatar a vida de outro ser humano”. A declaração não impediu que o oposicionista Partido Popular (PP) pedisse que o governo “redefina suas relações” com Cuba, uma vez que a política externa de Zapatero reaproximou a Espanha do regime de Havana.

O assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, que acompanhou Lula, também qualificou de lamentável a morte do dissidente, mas justificou: “Há problemas de direitos humanos no mundo inteiro”. Evitando falar sobre o assunto, Lula se encontrou com Fidel Castro, acompanhado do ministro da Secretaria Especial de Comunicação da Presidência, Franklin Martins, e comentou que o ex-presidente está “excepcionalmente bem”.

Horas antes, Lula visitou com Raúl o Porto de Mariel, a 50km da capital, onde o Brasil ajuda a financiar obras de ampliação e modernização. Serão US$ 450 milhões para a construção ou reforma de estradas, ferrovias e depósitos do complexo portuário. A obra foi encarregada à construtora brasileira Odebrecht, que deve começá-la no primeiro trimestre deste ano. Lula também conversou sobre o projeto de prospecção de petróleo em águas cubanas do Golfo do México pela Petrobras."
_______________________

(1 ) Blogueira barrada

"A premiada blogueira Yoani Sánchez, 32 anos, não poderá participar do 5° Congresso Internacional da Língua Espanhola, de 2 a 5 de março, na cidade chilena de Valparaíso. Convidada para falar sobre o uso do espanhol e as novas tecnologias, Yoani revelou ontem que já tem o visto chileno, mas lhe falta o mais difícil e “angustioso”: a permissão de saída das autoridades de seu país. A Academia de Letras Cubana considerou que “foram convidadas pessoas que não contam com aval para refletir e discutir sobre o destino do espanhol, e cuja presença no conclave só pode ser interpretada como uma provocação política”. Yoani chegou a pedir ajuda da presidenta chilena, Michele Bachelet, e do rei Juan Carlos, da Espanha, mas os apelos não deram resultado."

(Fonte: Viviane Vaz - Correio Braziliense)

JUIZ DETERMINA A INSCRIÇÃO DE CANDIDATO COM TATUAGEM EM CONCURSO PARA SOLDADO DA POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ

"O juiz da 6ª Vara da Fazenda Pública do Fórum Clóvis Beviláqua, Francisco Eduardo Torquato Scorsafava, determinou que o Estado do Ceará promova a inscrição de J. R. S. R.S na segunda turma do Curso de Formação Profissional do concurso da Polícia Militar do Estado do Ceará. Caso a determinação não seja cumprida, o magistrado fixou multa diária no valor de R$ 1 mil. O candidato foi desclassificado pelo fato de possuir tatuagem definitiva em seu corpo, contrariando o item 6.10.1.5 do Edital nº 140/2009.

Para o juiz Eduardo Torquato Scorsafava, a exigência do edital não está de acordo com os princípios constitucionais da isonomia, legalidade, acessibilidade aos cargos públicos e viola o critério de razoabilidade.

Conforme os autos, J. R. S. R. S se inscreveu no concurso público, regulamentado pelo Edital nº 01-PMCE, publicado em 09 de junho de 2008, visando preencher uma vaga no cargo de soldado da Policia Militar do Ceará. O autor da ação foi aprovado no exame intelectual e, “ao ser submetido à inspeção médica, a Administração Pública o eliminou da disputa pelo fato de possuir tatuagem definitiva na parte interna superior do braço esquerdo”.

De acordo com o item 6.10.1.5 do Edital nº 140/2009, são condições incapacitantes: “Pele e tecido celular subcutâneo: infecções bacterianas micóticas crônicas ou recidivantes, micoses extensas; parasitoses cutâneas extensas, eczemas alérgicos cronificados ou infectados, expressões cutâneas das doenças auto-imunes; manifestações de doenças alérgicas de difícil resolução; ulcerações e edemas; cicatrizes deformantes que comprometam a estética ou função; hanseníase; tatuagem definitiva desde que visível com o uso de quaisquer uniformes; cicatrizes inestéticas decorrentes de excisão de tatuagens e nevus vasculares”.

Na sentença, o magistrado ressalta que a tatuagem do candidato tem dimensão pequena, não sendo visualizada por terceiros, e não afeta a honra pessoal, o pundonor militar ou o decoro exigido aos integrantes das Forças Armadas.

“Em verdade, a condição incapacitante reconhecida pela Administração Pública para eliminar o requerente do concurso público não mantém relação com o exercício do cargo em disputa. Ao contrário, configura ato discriminatório e anti-isonômico, devendo, por isso, ser rechaçado através do controle jurisdicional”, afirma o juiz, na decisão da última quinta-feira (18/02)."

(Fonte: Site do TJCE)

PM DO RONDA É BALEADO EM FORTALEZA

"Policial do Ronda é vítima de tentativa de homicídio no bairro Genibaú."

"Um homem foi preso e dois adolescentes apreendidos pela Polícia depois de tentarem assassinar o soldado do Ronda do Quateirão Ednardo Machado Rodrigues, 35 anos, na noite desta quarta-feira (24/02), no bairro Genibaú, em Fortaleza - CE.

Os acusados efetuaram vários tiros contra o policial, que foi atingido no pescoço, na perna e na mão. Ednardo foi socorrido e encaminhado ao Instituto Doutor José Frota (IJF), onde está internado em estado grave.

Os bandidos foram capturados no bairro Bom Jardim. Francisco Nival Lima Silva foi autuado em flagrante por tentativa do homicídio e os adolescentes foram encaminhados para a Delegacia da Criança e do Adolescente. Com eles, foram apreendidos um rifle calibre 12, munição, placas de carro falsificadas e pedras de crack."

(Fonte: O Povo online)


O CANTOR FAGNER É MAIS UMA VÍTIMA DA VIOLÊNCIA EM FORTALEZA - CE


"Nem o cantor e compositor cearense Raimundo Fagner escapou da onda de assaltos em Fortaleza. O carro dele – uma Pajero Full de cor preta – foi alvo da ação de bandidos na noite desta terça-feira (23/02), por volta das 19h30min, próximo ao cruzamento das ruas Torres Câmara com Monsenhor Bruno, na Aldeota.

Os homens quebraram o vidro do veículo e levaram o som automotivo, documentos, uma agenda, celulares e DVDs que faziam parte de uma coletânea de arquivos dos anos 70, que Fagner tinha acabado de recuperar, segundo informou o próprio cantor.

Ainda de acordo com Fagner, a ação foi bastante rápida – “coisa de poucos minutos” – e ele tem esperança de que os arquivos possam ser recuperados pela Polícia."

(Fonte: Jangadeirto online)

SOBE DE 75 ANOS PARA 80 ANOS E SEIS MESES O LIMITE DE IDADE PARA TER UM FINANCIAMENTO DA CASA PRÓPRIA

"Quanto mais velho for o mutuário, mais ele vai ganhar com as mudanças no prazo máximo de financiamento da casa própria que acabam de ser feitas por bancos como Bradesco, Itaú Unibanco e Banco do Brasil. Os agentes financeiros fizeram ajustes nos prazos após a entrada em vigor, mês passado, de novas regras para o seguro imobiliário. Na maioria dos agentes financeiros, até agora, o somatório da idade do mutuário com o prazo do empréstimo habitacional não ultrapassava 75 anos. Isso porque esse era o prazo de cobertura praxe no mercado, segundo a maioria das seguradoras. Mas, de acordo com a resolução CNSP nº 205, da Superintendência de Seguros Privados (Susep), as empresas não podem recusar cobertura de seguro a clientes cuja idade, somada ao prazo de financiamento, seja de até 80 anos e seis meses. Além disso, passa a ser obrigatório que o contrato de seguro tenha o mesmo prazo de vigência do empréstimo.

- A maioria das seguradoras trabalhava com prazo de 75 anos, mas isso variava, não havia regras. E agora isso se uniformizou. Todas as seguradoras vão ter que ofertar o prazo mínimo de 80 anos e 6 meses. Houve uma conjugação de fatores para essa mudança, que inclui o aumento da expectativa de vida e uma política de fomento ao financiamento habitacional - explica Armando Grasso, presidente da comissão técnica de Seguro Habitacional da Federação Nacional de Seguros Gerais (Fenseg), lembrando que o que não mudou foi uma norma do mercado: quanto mais alta a idade do proponente à tomada de crédito, mais altas são as taxas do seguro.

No Bradesco e no Itaú Unibanco, o somatório da idade do mutuário mais o prazo do empréstimo seguia o padrão de 75 anos. Agora, esse período subiu para 80 anos e seis meses. Isso significa que um mutuário com 60 anos, que só conseguia financiar um imóvel por 15 anos nos dois bancos, agora poderá se beneficiar de um prazo de até 20 anos e seis meses. Quem tem 50 anos, pode chegar ao prazo máximo de 30 anos para pagamento.

- Nos últimos anos, o setor já vinha aumentando os prazos das operações, de 15, pra 20, 25, e hoje chega a 30 anos. E agora uma pessoa com 50 anos pode usufruir desse prazo de 30 anos. Tudo isso está sendo muito favorável ao crédito imobiliário - afirma Osmar Roncolato Pinho, diretor do departamento de Empréstimos e Financiamentos do Bradesco.

O Banco do Brasil também alterou o prazo, mas só em seis meses, já que o anterior era de 79 anos, 11 meses e 29 dias, e passou para 80 anos, cinco meses e 29 dias. O HSBC não fez alteração e mantém os 75 anos. A assessoria de imprensa do banco informou, no entanto, que a política de prazo de financiamento habitacional em virtude das mudanças nas regras de seguro ainda não foi atualizada. Essa alteração depende somente de negociações com a área, em andamento. A Caixa Econômica Federal, o Santander e o Real já operavam com prazo de 80 anos e seis meses antes mesmo das mudanças nas regras do seguro e por isso não fizeram alterações."

(Fonte: Luciana Calaza - O Globo)

EUA: TURISTA BRASILEIRO TERÁ VISTO DE DEZ ANOS

"O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (24/02) o acordo entre o governo brasileiro e o governo americano ampliando a validade do visto para os EUA de cinco para 10 anos. A votação foi simbólica. O projeto segue agora para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O Departamento de Estado americano aguarda apenas a conclusão do processo no Brasil, para comunicar ao Congresso a homologação do acordo. Hoje, quem pretende tirar um visto para os Estados Unidos, precisa desembolsar U$131, além de R$ 38 como taxa de agendamento. Se o visto for negado, o dinheiro não é devolvido. Esse mesmo valor é pago pelos americanos que se habilitam um visto para vir ao Brasil.

Redução da validade do visto ocorreu em 2000 no governo Clinton

Até 1995 o visto para os dois países era de 10 anos. Mas nesse ano a embaixada do Brasil nos Estados Unidos reduziu a validade para cinco anos. Mesmo assim, até 2000, o brasileiro continuou obtendo o passe de entrada e permanência nos EUA com validade de 10 anos. No governo Bill Clinton, alegando reciprocidade, a validade do visto americano também caiu para cinco anos.

Agora, graças ao acordo bilateral, o prazo volta para 10 anos. Quem tiver hoje o visto de cinco anos, quando for renovar, já terá o prazo ampliado. Ao contrário das regras brasileiras, cuja alteração precisa de votação nas duas Casas, Câmara e Senado, nos Estados Unidos isso não precisa passar por votação no Congresso.

O ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, em parecer enviado ao Senado favorável ao acordo, disse que os dois países, em conformidade com suas exigências legais, proporiam estender de cinco para 10 anos, reciprocamente, a validade dos vistos para os que viajam a turismo, negócios, para ingressar, transitar, permanecer ou deixar o território dos dois países, dentro de períodos de permanência definidos nas respectivas legislações."

(Fonte: Maria Lima - O Globo)

MEGA-SENA ACUMULA E DEVE PAGAR 2º MAIOR PRÊMIO: R$ 70 MILHÕES

"Acumulada há 11 concursos, a Mega-Sena pode pagar R$ 70 milhões no próximo sábado (27/02), o segundo maior prêmio da loteria. O sorteio ocorre na semana em que apostadores relataram terem comprado cotas de um bolão da lotérica Esquina da Sorte, em Novo Hamburgo (RS), que teria acertado as seis dezenas do concurso 1.155, o qual, segundo a Caixa Econômica Federal (CEF), não teve vencedores.

Nesta quarta-feira (24/02), ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.156 da Mega-Sena. Confira os números sorteados:

09 - 24 - 31 - 44 - 48 - 49

Duzentas e dez apostas acertaram a Quina e vão receber R$ 21.432,57 cada uma. Outras 15.420 fizeram a Quadra e ganharão R$ 416,97.

Os maiores prêmios da Mega-Sena foram de R$ 144,9 milhões, pago na Mega da Virada em 31 de dezembro do ano passado, e de R$ 64,9 milhões, sorteado em 1999 e que foi o recorde da Mega-Sena por mais de 10 anos.

As apostas na Mega-Sena podem ser feitas até 19h (horário de Brasília) do sábado, em qualquer lotérica do País. A aposta mínima custa R$ 2, com seis dezenas.

Bolão

A defesa do proprietário da lotérica onde foi feito o bolão, João Paulo Abend, alega erro e descarta que tenha havido má-fé por parte da lotérica. O advogado Marcelo De La Torres Dias disse que a funcionária responsável pelos bolões vendeu a cartela de jogos para o próprio pai."

(Fonte: Terra)

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

EM DOIS ACIDENTES POLICIAL MILITAR FICA FERIDO E POLICIAL CIVIL MORRE NO CEARÁ

"Policial sofre acidente em possível perseguição a bandidos."

(Equipe do RAIO da PMCE em ação)

"O Policial Militar José Wiliam da Silva, de 33 anos, sofreu um acidente considerado grave, na tarde desta quarta-feira (24/02), durante uma possível perseguição policial.

A vítima estava em uma moto da equipe de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), juntamente com outro policial, quando um carro bateu contra eles. A colisão aconteceu na na Av. Doutor Temberge, na altura do bairro Álvaro Weyne, Fortaleza - CE.

José Wiliam foi socorrido ao Instituto Dr. José Frota, no Centro de Fortaleza. Segundo o chefe de equipe do plantão da tarde, José Soares, ele passou por exames e está bem, sob observação.

O outro policial que estava com ele no momento do acidente não sofreu nenhuma lesão."

"Professor da Academia de Polícia Civil morre em acidente na CE-040."

"O professor da Academia da Polícia Civil, Gérsio Furtado de Aquino, 51, morreu após perder o controle do veículo que conduzia no quilômetro 102 da CE-040, na localidade de Sucatinga, em Beberibe - CE, de ontem para hoje (23 para 24/02).

Uma jovem de 21 anos, identificada como Mirele Maira de Sousa, também estava no carro, mas teve apenas ferimentos leves.

Ela contou que, no momento do acidente, conseguiu colocar o cinto de segurança. Já o motorista não usava o acessório.

O local onde aconteceu o acidente é uma reta. Por conta disso, há a hipótese de que o condutor tenha dormido ao volante.

Uma equipe do SAMU esteve para prestar os socorros, mas nada pode ser feito."

(Fonte: Paulo Campelo e Nilson Bezerra - TV Jangadeiro, afiliadada SBT em Fortaleza-CE)

INTERNET DEIXARÁ AS PESSOAS MAIS INTELIGENTES, DIZEM ESPECIALISTAS

"Uma pesquisa feita online com 895 internautas e especialistas mostrou que mais de três quartos dos entrevistados acreditam que a Internet deixará as pessoas mais inteligentes ao longo dos próximos 10 anos. A maioria dos entrevistados também afirmou que a Internet irá melhorar os níveis de leitura e escrita até 2020. Os dados são de um estudo do Imagining the Internet Center, da Universidade de Elon, e o projeto Pew Internet and American Life.

- Três em cada quatro especialistas afirmaram que o uso da Internet aumenta a inteligência humana, e dois terços disseram que o uso da Internet já melhorou os níveis de leitura, escrita e compreensão de conhecimento - disse a co-autora do estudo, Janna Anderson, diretora do Imagining the Internet Center.

Mas 21% dos entrevistados disseram que a Internet tem o efeito contrário e pode até diminuir a inteligência de quem a usa muito.

- Ainda há muitas pessoas que são críticas do impacto do Google, Wikipedia e outras ferramentas da Web - disse ela.

A pesquisa coletou opiniões de cientistas, líderes de negócios, consultores, escritores e engenheiros de tecnologia, além de internautas escolhidos pelo pesquisadores. Das 895 pessoas entrevistadas, 371 delas seriam "especialistas".

O que incitou os pesquisadores, em parte, foi uma reportagem de capa da Atlantic Monthly de agosto de 2008, escrita pelo repórter de tecnologia Nicholas Carr: "O Google está nos deixando burros?"

No artigo, Carr sugere que o uso excessivo da Internet estaria afetando a capacidade de concentração e reflexão das pessoas. Carr, que participou do estudo, afirmou que ainda concorda com essa visão.

- O que a Internet faz é transferir o foco de nossa inteligência de uma inteligência meditativa ou contemplativa para o que pode ser chamado de uma inteligência utilitária - disse Carr no release que acompanha a pesquisa - O preço de ficarmos pulando de pedaço em pedaço de informação é a perda de profundidade de nossa reflexão.

Já o fundador do Craiglist, Craig Newmark, afirmou, que "as pessoas já usam o Google como adjunto de sua própria memória".

- Por exemplo, eu acho que estou certo sobre alguma coisa, e preciso de fatos para sustentar isso e o Google me ajuda com isso - disse ele.

A pesquisa também mostra que 42% dos especialistas acreditam que a atividade online anônima será "drasticamente reduzida" até 2020, graças a melhores sistemas de segurança e de identificação, ao passo que 55% crêem que ainda será razoavelmente fácil navegar pela Internet em anonimato daqui a dez anos."

(Fonte: Reuters, O Globo)