CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

GRANDE MÍDIA E CRIMINALIZAÇÃO DA POBREZA

"Em meio ao subdesenvolvimento e consequentemente às diferenças sociais vividas pela maioria da população brasileira e mundial, nos deparamos com uma sociedade que só enxerga e trata o outro de forma excludente. O que não é por acaso. Segundo a sociedade capitalista, imperialista, é preciso que uns tenham mais acesso, oportunidades e direitos do que outros. Isso significa, em termos práticos, que muito poucos - se considerarmos a proporção de ricos e pobres no mundo - serão aqueles que terão acesso irrestrito a bens e serviços. E é exatamente este restrito grupo que comandará as coisas, como acontece desde a fundação do capitalismo no mundo.

E os meios de comunicação são os grandes apoiadores dessa sociedade do capital, pois é por meio deles também que se aliena, é por meio deles que se influencia toda a sociedade, seja na vida política, na vida pessoal etc. O seu papel é o de mostrar sempre a versão do capital, estar sempre contra os trabalhadores, os movimentos sociais e o desenvolvimento equilibrado e justo do país. Ela é uma comunicação que favorece e sempre favorecerá a minoria rica.

Eu, como moradora de favela, vejo esta exclusão midiática de perto. Quantas vezes a mídia fala o que realmente existe nas favelas? Quantas vezes mostrou, ou mostra, que ali existem pessoas trabalhadoras, estudantes, gente que quer apenas seu direito de viver? A mídia quando entra na favela é só para cobrir assuntos ligados à violência, isso quando ela relata a verdade do que ocorreu. E isso nada mais é do que mais uma forma de influenciar a população. Com isso, as pessoas acabam reproduzindo preconceitos sobre o morador de comunidade. Os que moram fora dizem que somos vagabundos, sujos, violentos, entre outras coisas mais. Há uma generalização, todos os meninos são vistos como bandidos, e todas as meninas são vistas como vagabundas, além de relatarem que todos os moradores de favela são preguiçosos, que só não conseguem estudar, trabalhar e etc. porque não são interessados.

Isto não é verdade! Seguramente mais de 90% dos moradores de favelas nada mais fazem do que trabalharem, do que tentarem sobreviver todos os dias. Tudo isso, toda essa reprodução de conceitos que são mostradas nos meios de comunicação fazem com que a maioria das pessoas não respeite o que realmente somos. Muitos moradores não assumem morar em comunidades por conta do preconceito existente e disseminado na sociedade. Exemplo disso é na hora da procura por emprego. É difícil nessas horas você dizer que é morador de comunidade. Pois muitas das vezes, você nem recebe o telefonema de confirmação de currículo.

Nossos governantes, aqueles que votamos de quatro em quatro anos, não nos atendem. Todos sabem que dentro das favelas há diversos problemas, seja o de habitação, de saúde, de educação, de saneamento básico, e aquele que é considerado o mais grave: a violência. Mas, eles nada fazem para resolver estes problemas, pelo contrário, o que se percebe é que por suas atitudes excludentes, reproduzem o que toda a sociedade acha.

Põem caveirão - veículo blindado usado pela polícia nas incursões em favelas - para "resolver" o problema de segurança, põem Postos de Saúde, sem nenhum preparo de atendimento, nos oferecem escolas precárias. As faculdades públicas deveriam estar lotadas de estudantes de classe baixa, mas estão cheias de pessoas que podem pagar instituições particulares. Além disso, o Estado apóia ainda a entrada de Ong's nas favelas, com o discurso de salvar mais um pobrezinho, mais um favelado.

Até quando vamos ter que agüentar isso, até quando vamos tapar nos olhos para isso tudo, até quando vamos aceitar essas injustiças, até quando vamos ter que clamar pelo direito à vida?

Outro exemplo da injusta segurança e da desonesta mídia que temos é o caso de Matheus Rodrigues, menino de 8 anos, que há um mês foi assassinado pela Polícia Militar na porta de sua casa, no Complexo da Maré, uma das maiores favelas do Rio de Janeiro. E isso não aconteceu apenas com o Matheus não, todos os dias ocorrem isso em nossas comunidades, todos os dias nos deparamos com esta dura e cruel realidade. Há três anos, morreu Renan Rodrigues, de 3 anos. Há aproximadamente quatro anos, morreu Carlos Henrique, de 11 anos, todos eles crianças e inocentes, também moradores da Maré. Eram meninos que queriam apenas ter o dinheiro de brincar, de sorrir, de estudar, de sonhar com o seu futuro. Mas os seus desejos, os seus sorrisos, foram todos covardemente enterrados.

Isso por causa do precário policiamento que temos, por causa do massacre que é cada vez mais claro em todas as favelas da nossa cidade, do nosso país. Esse extermínio é cada vez mais claro quando se trata do pobre, do negro e do favelado, seja em que lugar ele for, ou esteja. E estes, nunca fugirão disso, sempre carregarão no peito as marcas cruéis e preconceituosas da sociedade. E como eu já disse, preconceitos estes que na maioria das vezes são produzidos, lançados pela grande mídia."

(Fonte: Blog O Cidadão, por e-mail da Fundação Lauro Campos)

I FESTIVAL DAS FLORES

"As flores atraindo o turismo. O turismo gerando empregos. O emprego dignificando sua vida e abrindo novas perspectivas entre cores e perfume."

"O slogan acima bem demonstra os objetivos do I Festival das Flores de São Benedito. Programado para o período de quatro a seis de setembro próximo, o evento envolverá feira, cursos, palestras e atrações culturais. A promoção é da Prefeitura Municipal em parceria com as floriculturas Reijers, Cearosa, Flora Fogasa, Tec Flores e com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais.


Com organização da Prática eventos, o I Festival de Flores promete alavancar o turismo na cidade serrana da Ibiapaba, a 903 metros de altitude. O local será a Praça de São Francisco, onde fica a Igreja Matriz de São Benedito. A expectativa da Prefeitura é de desenvolver um produto turístico que permita dobrar a taxa de ocupação dos hotéis da região em um ano, gerando novas oportunidades de trabalho. O Sebrae-CE é o principal parceiro da Prefeitura. A abertura do I Festival das Flores de São Benedito acontecerá às 18 horas do dia quatro de setembro, com show do sanfoneiro Waldonys e Banda. Na programação constam ainda oficinas de flores, apresentação de cases de sucesso, Projeto Sebrae Itinerante, eleição da Rainha das Flores, shows dos cantores Guilherme Arantes e David Duarte e da Banda Dona Zefa e uma chuva de pétalas de flores, dentre outras atrações."


Mais informações


Evento: I Festival das Flores de São Benedito, na Serra da Ibiapaba

Data: De 4 a 6 de setembro de 2009

Local: Praça de São Francisco

Telefone: (0xx88) 3626.2080
www.saobenedito.ce.gov.br


(Fonte: Clipagem do Sindieventos)

LIMINAR SUSPENDE CONCURSO PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO DO CEARÁ

"O conselheiro Maurício Albuquerque, em decisão liminar proferida em 27 de agosto, determinou a suspensão do concurso para ingresso na carreira do Ministério Público do Estado do Ceará (MP/CE) até o julgamento do mérito do processo (752/2009-17), em razão de supostas irregularidades ocorridas na aplicação das provas da 2ª fase do concurso.

O pedido de suspensão do concurso foi protocolado por alguns candidatos que se sentiram prejudicados com a correção das provas, aplicadas pela Fundação Carlos Chagas. Segundo o conselheiro, numa análise preliminar, verifica-se a rasura no lançamento das notas de alguns candidatos, conforme verificado pelo arquivo de áudio da Sessão do Conselho Superior do Ministério Público do Ceará.

A justificativa para a suspensão do concurso é que, segundo Maurício Albuquerque, “tendo em conta a proximidade da data de encerramento das inscrições definitivas (31 de agosto de 2009), resta patente o periculum in mora, sendo certo que não suspender o concurso público até o término da análise de mérito da presente demanda, causaria dano irreparável aos requerentes e ao Ministério Público.”

O procurador geral de Justiça do Ministério Público do Ceará foi informado na sexta-feira, 28 de agosto, sobre a decisão, para que tome as medidas cabíveis."

(Fonte: Conselho Nacional do Ministério Público e TJonline)

POR QUE OS POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES DO ESTADO DO CEARÁ LUTAM PELA IMPLANTAÇÃO DO SUBSÍDIO?

1) Porque é uma determinação constitucional - Constituição Federal de 1988 (art. 144, § 9º c/c o art. 39 § 4º):

"Art. 39. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão conselho de política de administração e remuneração de pessoal, integrado por servidores designados pelos respectivos poderes.
(...)
§ 4º O membro de poder, o detentor de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretários Estaduais e Municipais serão remunerados exclusivamente por subsídio fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória, obedecido em qualquer caso, o disposto no art. 37, X e XI.

(...)

Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
(...)
V - polícias militares e corpos de bombeiros militares
(...)
§ 9º A remuneração dos servidores policiais integrantes dos órgãos relacionados neste artigo será fixada na forma do § 4º do art. 39."

2) Porque era o direcionamento atual do Governo do Estado do Ceará o engrandecimento dos órgãos que fazem a Segurança Pública de nosso ente federativo;

3) Porque em todo o Brasil percebe-se um movimento de fortalecimento aos servidores constantes no art. 144 da CF/88, existindo no Congresso Nacional diversos Projetos de Lei e Projetos de Emendas à Constituição, procurando melhorias nas atividades que envolvem a segurança pública;

4) Porque além da própria Carta Magna e de leis ordinárias, a boa doutrina incentiva a implantação do subsídio para os Militares dos Estados;

5) Porque o Estatuto dos Militares do Estado do Ceará possibilita a remuneração através de subsídio;

“LEI Nº 13.729, de 11 de janeiro de 2006.
(...)
Art.54. A remuneração dos militares estaduais compreende vencimentos ou subsídio fixado em parcela única, na forma do art.39, §4.o da Constituição Federal, e proventos, indenizações e outros direitos, sendo devida em bases estabelecidas em lei específica e, em nenhuma hipótese, poderão exceder o teto remuneratório constitucionalmente previsto.
Parágrafo único. O militar estadual ao ser matriculado nos cursos regulares previstos nesta Lei, exceto os de formação, e desde que esteja no exercício de cargo ou função gratificada por período superior a 6 (seis) meses, não perderá o direito à percepção do benefício correspondente.

Art.55. O subsídio ou os vencimentos dos militares estaduais são irredutíveis e não estão sujeitos à penhora, seqüestro ou arresto, exceto nos casos previstos em Lei.

Art.56. O valor do subsídio ou dos vencimentos é igual para o militar estadual da ativa, da reserva ou reformado, de um mesmo grau hierárquico, exceto nos casos previstos em Lei.

Art.57. Os proventos da inatividade serão revistos sempre que se modificar o subsídio ou os vencimentos dos militares estaduais em serviço ativo, na mesma data e proporção, observado o teto remuneratório previsto no art.54 desta Lei.
Parágrafo único. Respeitado o direito adquirido, os proventos da inatividade não poderão exceder a remuneração percebida pelo militar estadual da ativa no posto ou graduação correspondente.”

6) Porque desde 2007 já existem estudos no Estado do Ceará a respeito determinados pelo próprio Secretário da SSPDS e dinheiro para o Estado arcar com as despesas;

7) Porque
no Estado do Ceará os Policiais Civis, Defensores Públicos, Procuradores do Estado, Médicos da Saúde, etc., já percebem em forma de subsídio. Inclusive os Policiais Civis que ganhavam igual aos Policiais e Bombeiros Militares até 2008, hoje estão ganhando mais. Vejamos a tabela do subsídio dos Policiais Civis (Delegados) em vigor desde 2008 (Lei nº 14.218, de 14 de outubro de 2008) em comparação com os vencimentos dos PMs atualmente em vigor (Lei nº 14.425 de 29 de julho de 2009):

"LEI Nº 14.218, de 14 de outubro de 2008.

DISPÕE SOBRE A FIXAÇÃO DO SUBSÍDIO DO CARGO DE DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ. Faço saber que a Assembléia Legislativa decretou e eu sanciono a seguinte Lei:

CAPÍTULO I

Das Disposições Preliminares

Art.1º Fica instituída a remuneração por subsídio para o Grupo Ocupacional Atividade de Polícia Judiciária – APJ, na carreira de Delegado de Polícia Civil, na forma do art.144, §9º, da Constituição Federal em conformidade com o anexo I desta Lei.

DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO SÉRIE 2 ANO XI Nº201 FORTALEZA, 21 DE OUTUBRO DE 2008

LEI Nº14.218, de 14 de outubro de 2008.

DISPÕE SOBRE A FIXAÇÃO DO SUBSÍDIO DO CARGO DE DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

ANEXO I DE QUE TRATA A LEI Nº14.218, DE 14 DE OUTUBRO DE 2008

TABELA DE SUBSÍDIO DO GRUPO OCUPACIONAL ATIVIDADE DE POLÍCIA JUDICIÁRIA – APJ

CARREIRA DE DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL, A PARTIR DE 1º DE JULHO DE 2008

CARGO VALOR DO SUBSÍDIO

Delegado de Polícia Civil de 1ª Classe 6.738,85

Delegado de Polícia Civil de 2ª Classe 7.345,35

Delegado de Polícia Civil de 3ª Classe 8.006,43

Delegado de Polícia Civil de Classe Especial 8.727,01


Vencimentos dos PMs e BMs
a partir da LEI Nº 14.425 de 29 de julho de 2009
2TABELA DE VENCIMENTOS A PARTIR DE 01/07/2009
3POSTO/GRADUAÇÃOSOLDOGMGQP/GQBTOTAL
4Coronel274.473,315.093,334.886,924.44
5Tenente Coronel247.042,604.312,671.635,522.98
6Major233.332,090.002,097.794,421.12
7Capitão219.601,810.411,814.273,844.28
8Primeiro-Tenente205.861,246.401,240.442,692.70
9Segundo-Tenente192.161,109.961,102.062,404.18
10Aspirante-a-Oficial164.691,020.84976.462,161.99
11Subtenente150.991,061.52933.282,145.79
12Primeiro-Sargento137.26974.73823.611,935.60
13Segundo-Sargento123.50874.89739.211,737.60
14Terceiro-Sargento109.77753.95642.671,506.39
15Cabo87.84773.87641.371,503.08
16Soldado 76.87743.54624.881,445.29
17Aluno CFO 3º Ano82.341,124.88933.282,140.50
18Aluno CFO 2º Ano54.89990.16823.611,868.66
19Aluno CFO 1º Ano54.89990.16823.611,868.66
20Aluno CFSdF54.89337.99274.16667.04

8) Porque nos outros Estados da Federação onde foi implantado o subsídio (Goiás etc.), o nível de satisfação aumentou;

9) Porque o governo não pode submeter mais as categorias aos parcos vencimentos atuais, com manobras de beneficiar poucos com gratificações, como por exemplo aqui na PMCE, que só existem 61 cargos gratificados para 13.000 Policiais Militares, ferindo o princípio da isonomia; e

10) Porque evita a irredutibilidade de vencimentos, bem como a extinção de outras vantagens (que serão incorporadas e acrescidas com o aumento). Para se ter uma idéia, se o subsídio já tivesse sido implantado aqui no Ceará, não ocorreria como em 2000, haja vista que com o advento da Lei Estadual nº 13.035, de 30 de junho de 2000, perdemos várias gratificações e direitos. Dentre esses direitos, destacava-se a gratificação de risco de vida. Hoje somos a única Polícia Militar do Brasil que os seus integrantes não são amparados por "risco de vida", quando deveria no mínimo ter sido incorporado.

domingo, 30 de agosto de 2009

POLÊMICA NAS ESCALAS DA POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ

O Blog tem recebido dezenas de comentários, opiniões, solicitações de pronunciamentos, dentre outras propostas dos leitores a respeito da recente polêmica que se instalou, principalmente na Polícia Militar do Ceará, em face da implantação de uma escala denominada de 6 x 1, substituindo as tradicionais escalas 12 x 24 e 12 x 48 (policiamento ostensivo motorizado em viatura 4 rodas) e a de 24 x 48 (para as escalas de prontidão, Guardas de Quartéis e outras especiais de Choque).

Temos nos reservado em emitir qualquer juízo de valor em razão deste principal colaborador do Blog CIVITATE ser Oficial Ativo da Polícia Militar do Ceará, além de haver sido Comandante Geral até 14 de setembro de 2007, ainda na estrutura do Governo atual. Ademais, determinados assuntos “interna corporis” não podem sair a lume e contribuirmos para discussões e divagações ante proibições contidas em nossa vasta legislação militar. Entretanto, o fato tornou-se de notório domínio público, onde os diversos segmentos sociais do Estado do Ceará através dos meios de comunicação (rádio, TV, Jornais, internet...), vem tratando do mesmo como “assunto do dia”. Até manifestações já ocorreram envolvendo parte da tropa PM em face da notícia propagada.

Ocorre que eu particularmente não ouvi, nem vi até agora nenhum pronunciamento a respeito do fato por parte dos principais gestores da Polícia Militar do Ceará e do Corpo de Bombeiros Militar, haja vista que se uma escala for adota aqui, ali praticamente deverá também por força do “status” de Militares do Estado e das mesmas leis em vigor. Ao que me parece, os pronunciamentos até agora evidentes tem como origem o gestor maior da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, do seu Secretário Executivo e do Comandante do Batalhão Comunitário, tudo conforme matérias midiáticas amplamente divulgadas.

Polêmicas à parte, enquanto Comandante Geral da PMCE, resolvemos o problema praticamente de uma “tacada só”, disciplinando as escalas através das publicações contidas nos Boletins do Comando Geral da PMCE nº 005, de 08/01/2007 e BCG nº 027, de 07/02/2007, observando e implantando também o SIESP - Sistema de Escalas Policiais, através Portaria nº 257/2007-GS, publicada no Diário Oficial do Estado do Ceará nº 046, datado de 08/03/2007 e transcrita no BCG nº 054, 21/03/2007.

Assim, gostaríamos de não emitir qualquer outra opinião a respeito do assunto em comento, ressalvando, a pedidos, os seguintes aspectos a respeito do fato:

PRINCIPAIS VANTAGENS DA ESCALA OPERACIONAL 6 x 1

1) A PMCE e o CBMCE terão mais efetivos disponíveis.
2) Os PMs e BMs trabalharão mais e a um custo financeiro menor para o Estado, principalmente em face do valor pago ser vantajoso para o Estado na ordem de 2/3 contra 1/3.
3) O PM ficará mais presente na área de atuação.
4) O PM ficará menos susceptível às ocorrências extra-serviços.
5) O Estado vai economizar com a IRSO – Indenização por Reforço do Serviço Operacional (“hora-extra”).
6) Em Fortaleza, o frenesi da tropa e viaturas no ir e vir das rendições causará maior sensação de segurança (desde que a tropa transite fardada).
7) Praticamente vai extinguir o “bico” para os profissionais do turno C.

PRINCIPAIS DESVANTAGENS DA ESCALA OPERACIONAL 6 x 1

1) Aumenta a carga direta de trabalho mensal do PM, de 192 horas/mês para 208 horas/mês.
2) Aumenta a carga indireta de trabalho mensal do PM de 64 horas/mês para 104 horas/mês (levando-se em consideração os deslocamentos de ida e volta para os serviços, considerado tempo de serviço - Atestado de Origem, Inquérito Sanitário de Origem, etc.).
3) Aumenta a carga total de trabalho mensal do PM em 256 horas/mês para 308 horas/mês.
4) O PM passará a trabalhar 77 horas/semana contra 64 horas/semana, ou seja, 13 horas a mais.
5) O PM terá que usar a farda 26 serviços/mês contra 16 serviços/mês, quando ele dispõe somente de 01 uniforme.
6) Só quem vai poder estudar será o PM que cumpre a escala fixa do turno A, os do turno B e C serão penalizados, pois suas escalas divergem do horário normal de funcionamento do ensino público e privado.
7) O Uniforme novo possui peças do cinto de guarnição “engessadas”, como o coldre-pistola e o porta-algema que são aptas apenas para uma certa marca e modelo padrão, não é universal. Efetivos de Quartéis que não possuem aquela marca e tipo de pistola e algema para toda a tropa, inviabiliza o uso dos atuais revólveres e algemas da Corporação, que ainda é em maior número na PM.
8) Essa escala vai elevar o número de patologias físicas e mentais da tropa ante a estafante constância, além de elevar o número dos repousos e licenças médicas.
9) Essa escala, principalmente a noturna (turno C), vai elevar o número de acidentes com as viaturas e ou inibir a capacidade operacional, pois será praticamente impossível o PM passar 26 noites sem dormir, principalmente o Motorista.
10) Tal escala fere alguns índices dos fatores estabelecidos pela Inspetoria Geral das Polícias Militares do Brasil (IGPM – Exército) em face do Quadro de Análise dos Fatores do Policiamento em Relação ao Processo - Viatura de 2 e 4 rodas, Montado, Embarcado, Aéreo, Bicicleta (Custo, Mobilidade, Conhecimento, Relacionamento e Flexibilidade), provocando o fenômeno do “insulamento”.
11) Inércia maior, principalmente ante as rendições, provocando o fenômeno do “vácuo”, propiciando a atuação marginal.
12) Aumenta o consumo de combustível e os desgastes das viaturas.
13) Aumenta os gastos com a concessão de vales-alimentação.
14) Aumenta o número de faltas e atrasos aos serviços.
15) Aumenta o número de desvio de condutas e crimes praticados em serviço.
16) As instruções de manutenção terão que ser ministradas em prejuízo do serviço e dentro da escala normal do serviço operacional ou com mais prejuízo na reduzidíssima folga do PM;
17) Aumenta o extravio e o desgaste do material bélico em geral, equipamentos e aprestos;
18) Provoca a inobservância da isonomia, haja vista que permanecerá enorme desproporção dos turnos de serviços para oficiais e praças, principalmente quem trabalha em outros Poderes.
19) Não corrige a atual inversão de valor presente em setores das diversas “polícias” dentro da própria PM;
20) Aumenta o sentimento de competitividade entre a Polícia Civil e a PM, em face daqueles terem subsídio e trabalharem em escalas de serviço de 24 x 72 horas, ou seja, 8 vezes ao mês, quando o PM terá que trabalhar 26 vezes ao mês.
21) Praticamente acaba a IRSO - Indenização por Reforço do Serviço Operacional (Lei nº 13.326 de 15 de julho de 2005, publicada no Diário Oficial n° 145, de 29 de julho de 2005, e que entrou em vigor no dia 27 de setembro de 2005).
22) Praticamente acaba a vida social do Policial Militar e de sua família.
23) Vai aumentar a possibilidade de morte do PM em 63%.

(Fonte: Adail Bessa de Queiroz, Instrutor de Policiamento de Radiopatrulha. Jornais Diário do Nordeste, O Povo e O Estado)

ENTERRADO O CORPO DO SENADOR TED KENNEDY

"O corpo do Senador americano Edward Kennedy ( "Ted" ) foi enterrado na noite deste sábado (29/08) no cemitério Nacional de Arlington, em Washington, EUA, ao lado das sepulturas de seus irmãos John e Robert.

Ted Kennedy morreu na noite de terça-feira (25/08/2009), aos 77 anos de idade, devido a um câncer cerebral."


(Fonte: Ig)

03 HOMICÍDIOS NA SEXTA-FEIRA: FINAL DE SEMANA INICIOU "TRANQUILO" NA CAPITAL E INTERIOR DO CEARÁ

FORTALEZA E REGIÃO METROPOLITANA

Foi registrado 01 HOMICÍDIO A BALA às 00h51 da sexta-feira, na Rua F, bairro Barroso II, em Fortaleza. A Vítima foi RAIMUNDO NONATO DA SILVA BERNARDES. Ele levou tiros no Peito e no braço, disparados por dois indivíduos. A Polícia começou a investigar e já tem pistas para elucidar o fato.

INTERIOR DO CEARÁ

"MISSÃO VELHA - Um crime envolto em mistério e que a polícia está em campo para tentar desvendar. A princípio, enxerga apenas características de pistolagem. Foi por volta das 20h30min desta sexta-feira no interior do Mercantil Bom Jesus, localizado na Avenida Coronel Dantas, 459 no Centro de Missão Velha. O comerciante e proprietário do estabelecimento, José Furtado Costa, de 31 anos, teria ido até lá para receber uma mercadoria.

Quando já estava perto de fechar o mercantil, um homem adentrou o imóvel com arma em punho e começou a disparar. Pela forma como o corpo se encontrava, o perito criminal, Milton Alencar, acredita que José Furtado tenha tentado escapar da mira da arma. Ele residia no Sítio Forquilha, Distrito de Missão Nova, na zona rural de Missão Velha e foi alvejado com dois tiros nas costelas e mais um no peito.

BREJO SANTO – Foi sepultado o corpo do montador de sons automotivos, Isaylton Nunes Morato, de 29 anos, que era mais conhecido como Bigodinho. Ele residia na Rua Pedro Pereira de Lucena (Bairro Araújão), onde o corpo foi velado. O assassinato ocorreu em frente a uma loja de material de construção na Avenida João Lucena na saída dessa cidade.

Segundo informações da polícia, um indivíduo não identificado se aproximou do rapaz com arma em punho e começou a efetuar os disparos. Isaylton não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O autor dos disparos fugiu em uma motocicleta juntamente com um comparsa. O corpo foi necropsiado no IML (Instituto Médico Legal) de Juazeiro do Norte."

(Fonte: SSPDS-CE e Miseria)

DISCUSSÃO A RESPEITO DO ESTATUTO DA JUVENTUDE

"A Comissão de Juventude da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, realiza nesta segunda-feira (31/08), às 14 horas, audiência pública para discutir Projeto de Lei Federal de autoria do deputado federal Reginaldo Lopes (PT- MG) – que cria o “Estatuto da Juventude”. A audiência foi proposta pela presidente da comissão, deputada estadual Rachel Marques (PT-CE).

“A audiência visa debater com as organizações juvenis o conteúdo do Estatuto da Juventude. Ou seja, que direitos devem ser alentados na legislação brasileira específica para jovens”, justificou a parlamentar.

A Câmara dos Deputados já instalou uma comissão especial para debater o projeto. O estatuto será um marco legal no que diz respeito à garantia de mecanismos a fomentação de políticas públicas específicas para os jovens. O estatuto define como deveres da sociedade, da família e do Poder Público, por exemplo, assegurar aos jovens direitos à participação social e política, à igualdade racial e de gênero, à saúde e à sexualidade, à educação e à profissionalização e ao trabalho.

Na capital cearense já acontecem às etapas preparatórias para I Congresso de Municipal de Juventude, onde, por meio das suas plenárias temáticas e territoriais a juventude poderá debater sobre as especificidades dos seus bairros e regionais, acumulando informações para a construção do Estatuto Nacional e do Plano Municipal do segmento."

(Fonte: ALEC e TJonline)

sábado, 29 de agosto de 2009

BLOGOSFERA POLICIAL BRASILEIRA CRESCE E ATRAI INTERESSE DA UNESCO

"Trata-se de um fenômeno ainda recente e pouco visível, mas a caminho de tomar grandes proporções – como toda boa ideia nascida na internet. O seu apelido é “blogpol”, mas pode chamá-lo de “blogosfera policial”.

Já há hoje 74 blogs mantidos por policiais – militares ou civis – dedicados a discutir temas como criminalidade, violência e segurança pública, mas também, com frequência, mergulhar no próprio mundo para falar de política salarial, autoritarismo e corrupção policial.

Este número exato (74) é o primeiro resultado de uma pesquisa inédita, recém-concluída, mas ainda não divulgada, sobre “o fenômeno da multiplicação dos blogs”, nas palavras da socióloga Silvia Ramos, coordenadora do CESeC (Centro de Estudos de Segurança e Cidadania), ligado à Universidade Cândido Mendes, no Rio.

Sinal do interesse que o assunto desperta, a pesquisa, coordenada por Silvia e pela jornalista Anabela Paiva, conta com o apoio da Unesco, o órgão das Nações Unidas dedicado à educação, ciência e cultura.

“Acreditamos que a blogosfera policial traz possibilidades transformadoras para a área, por oferecer canais inéditos de diálogo entre forças de segurança e destas forças com outros segmentos da sociedade”, diz Anabela. A pesquisa constatou três tipos de blogs: os que se dedicam à crítica das corporações e políticas de segurança, os que fazem prestação de serviços (informações sobre concursos, por exemplo) e os que usam a ferramenta para expressar opiniões variadas, em busca de diálogo com outros blogs.

Em resumo, observa Anabela, estamos testemunhando a construção de um novo espaço de identidade política e intelectual para os policiais, “algo notável em forças em que a expressão de opiniões costuma ser controlada por rígidos regimentos internos”.

(Fonte: Maurício Stycer - Ig).

CIVITATE - BLOG DO CORONEL BESSA

ESTÁ NA BLOGOSFERA POLICIAL


O CIVITATE com sete meses de operacionalização na WEB - www.coronelbessa.blogspot.com, já registrou mais de 150.000 acessos e consta na site da BLOGOSFERA POLICIAL (ONU-UNESCO, SENASP, YAHOO, GOOGLE, CESeC, CAMPUS PARTY, FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA etc.): http://blogosferapolicial.com.br/.

No TWITTER - twitter.com/coronelbessa, em trinta dias já registramos mais de 5.000 acessos.

Juntos por uma SEGURANÇA PÚBLICA GLOBAL !

(Fonte: http://www.coronelbessa.blogspot.com e htttp://twitter.com/coronelbessa)

SEGURANÇA DO CIDADÃO

"A 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, instalada em Brasília, depois de um ano de debates e 1.359 reuniões em 514 municípios, vem sendo marcada por um clima de conflitos denotando encontrar-se o aparelho policial contaminado, também, pelo radicalismo presente na senha política. Pela primeira vez, uma temática como esta recolheu, para avaliação, debates e aprovação na Conferência, 364 propostas submetidas à apreciação crítica. Delas sairão 40 diretrizes e dez princípios prioritários parar e orientar a Política Nacionalde Segurança.

Nos três dias da programação deste certame nacional espera-se sejam alcançados, pelo menos, alguns consensos. Um deles, sobre o qual não há mais questionamentos, diz respeito à proposta dos grupos temáticos aos governantes para a destinação anual de, pelo menos, 12% da receita estadual para as ações e serviços de segurança pública. Como os municípios estão cada vez mais integrados a essa política, subsidiariamente a sua cota, em cada orçamento municipal, seria de 5%.

As questões no âmbito do aparelho repressor do Estado não seguem, com naturalidade, o caminho do convencimento. Há dez anos, lançou-se o grande desafio da unificação das polícias Militar e Civil, por não haver sentido na sua operacionalidade em organismos distintos. A reação foi enorme, mas o tempo se encarregou de remover obstáculos, especialmente os impostos por grupos dos dois lados ciosos sobre seus espaços de poder. A chegada de lideranças novas nos contingentes civil e militar facilitou a idéia de atuação de forma integrada.

A experiência demonstra não haver necessidade de concorrência entre as polícias Militar e Civil, quando seus objetivos são complementares, havendo, apenas, estruturas diferentes em torno das quais elas transitam. A integração vem se processando na medida em que os contingentes atuam sem alimentar as fogueiras da vaidade, levando em conta apenas o seu elevado mister. Em alguns Estados, essa aproximação se fez de forma contundente, com a unificação até dos currículos, nas Academias de Polícia, centros por excelência de formação da oficialidade e dos delegados de Polícia.

No temário da Conferência, os conflitos giram mais em torno da desmilitarização das polícias, da municipalização da segurança, da regulamentação das Guardas Civis, do controle, supervisão e articulação do funcionamento das empresas de segurança privada. Os inovadores propõem também regular a divulgação da violência na mídia, um passo avança do para atropelar a liberdade de informação, como tem sido moda.

Tema explosivo é a nova atribuição relacionada com o ciclo completo da Polícia. Atualmente, a Militar se encarrega do policiamento ostensivo; a Civil, a investigação dos crimes como Polícia Judiciária. Haveria uma nova divisão de tarefas, ficando a Militar com os crimes patrimoniais, incluindo o ciclo completo; e a Civil, com os crimes contra a vida e o tráfico de drogas. Essas propostas, se aprovadas na Conferência, deverão ser submetidas, ainda, aos governos federal, estaduais e municipais, antes de sua vigência.

As teses espelham o momento vivido pelo País, onde a necessidade de organismos policiais mais ágeis, preventivos e resolutos se impõe como resposta à expansão da marginalidade. A segurança pública, como proposta política nacional, passa a ocupar, com esta Conferência, a agenda prioritária dos governantes, desta vez, em defesa da cidadania."

(Fonte: Editorial do Jornal Diário do Nordeste, edição de 29/08/2009)

SEGURANÇA REAGE NEGATIVAMENTE

"A reação dos que fazem a Segurança Pública no Estado do Ceará não poderia ser outra."

"A reação do Comando da Segurança publicada no jornal O povo de 27/08/2009, mostra o desleixo e a prepotência das pretensas autoridades que querem ver a sociedade tranquila e sem problemas. Essa resposta só pode ter partido de mentes vazias e que não sabem ou desconhecem o valor do ser humano.

Podemos dizer com viva voz, em alto e bom tom, quem dá uma resposta sem ética, sem educação e sem o mínimo de responsabilidade pode sim ser alcunhado de ditador. “Quem não se adaptar será afastado”, diz coronel. Tensão na PM:- O Secretário do executivo da Segurança Pública, coronel Joel Brasil, diz que, em médio prazo, toda a Polícia Militar vai ter de se adequar ao modelo de trabalho e conduta adotado no programa “Ronda do Quarteirão”. Policiais que não entrarem no novo sistema - serão afastados - garante as autoridades reforçadas pelas palavras insanas do coronel. A declaração é uma resposta à insatisfação de PMS com salários e escalas de trabalho.

Senhor coronel Joel Brasil prazer em conhecê-lo. Queremos dizer-lhe que não é assim que se esfola um bode. O policial militar acima de tudo é um cidadão brasileiro e merece o devido respeito das autoridades. O coronel Joel Brasil perdeu uma grande oportunidade de ficar calado, pois o que afirmou no jornal em alusão é uma verdadeira heresia e mostra que o mesmo está coadunado com as maldades e perversidades do governo estadual. Senhor coronel no Brasil ainda que em proporções pequenas a justiça ainda funciona.

Será que o coronel em epígrafe conhece pelo menos a estrutura organizacional das Polícias Militares? Será que já visitou todas as unidades da capital e do interland cearense, já presenciou as necessidades prementes nos mais longes rincões cearenses. O coronel Joel Brasil deveria sair de seu luxuoso gabinete e participar de uma ação policial militar e sentir na pele os riscos que correm os policiais militares, principalmente em ações contra assaltos a bancos. O que existe na secretaria e no governo é muita demagogia e nada mais.

Não sabemos qual a sua corporação, mas os militares estão perdendo a força que dispunham e as FFAA (Forças Armadas) estão sendo jogadas para escanteio sem dó e piedade. Se fores de lá faça alguma coisa por elas, visto que se inserem no mesmo dilema das Polícias. A situação no momento é de penúria. Se pertenceres à briosa estas agindo na contramão dos acontecimentos. Onde está a democracia tão propalada pregada pelo governador nos palanques eleitorais.

Quer dizer que a posição do político nos palanques é uma e quando eleito é outra. Diferente e normalmente contra o povo que o elegeu. Porque ninguém cumpre o que determina a ONU (Organização das Nações Unidas) quanto ao número de policiais em proporção ao número de habitantes do Estado?

Quebramos e esfacelaram a estrutura profissional em termos de postos e graduações. É inadmissível que um cadete ao concluir a Academia Militar não passe por um período de adaptação e seja logo promovido a primeiro tenente. A experiência onde fica? É tirar o policial da academia e jogá-lo as feras. “Segundo o secretário executivo, a Polícia Militar está em fase de transição e é natural que oficiais de alta patente fiquem assustados com o novo regime, que inclui novas escalas de trabalho e conduta”. Mais uma aberração colocada nas páginas de uma mídia séria como é o jornal O Povo. Policial medroso não integra a Polícia Militar, leia o hino da corporação. Quais são as escalas inovadoras e qual a conduta a que se refere o secretário? A realidade é que quase a totalidade dos policiais seja civil ou militar estão totalmente estressados e desestimulados, ou a Policia Civil com a greve que fez não mostrou o que queria?

Era apenas uma greve sem motivo aparente? Melhores condições de trabalho, folgas e vencimentos justos eles reivindicaram e o governador não deu bolas e o reajuste foi o menor possível.

Policial não vive somente de vocação a sua família também merece atenção. Doar sangue é um ato de amor e não insubordinação. Tem muito coisa errada e camuflada na Segurança Pública que precisa de atitudes sérias do comandante maior da Segurança, o governador do Estado. Também não se admite que um político que sabe os problemas que passam os policiais e seus familiares, ainda querer tapar o sol com a peneira fazendo demagogia e sair em defesa do governo. É uma aberração. Deputado líder do governo Nelson Martins diz que houve um aumento de 28, 8% para segurança em relação há anos anterior.

Deputado quem almeja uma segurança de qualidade, esse percentual é ínfimo. Gastar 87 milhões em segurança também não é grande coisa. Todos sabem que equipamentos de segurança são caríssimos e quem quer ter uma segurança de qualidade tem que puxar o dinheiro nem que seja dentro de um cacimbão. É mais um que sai em defesa do governo e contra os policiais.

Essa história do líder do governo já é manjadinha demais. Fala-se muito que mil, dois mil, três mil homens terão ingresso na Polícia Militar, mas garantimos que o efetivo não passa do efetivo de 1972, pois a decepção vem quando do recebimento do primeiro salário. Ultimamente os policiais têm sido tão somente saco de pancadas. Uma pergunta paira no ar e precisa de respostas convincentes: “Para onde está indo o dinheiro descontado para a Previdência Estadual se o Hospital da Polícia Militar está só o “caco”.

Qual a autoridade de que tem o Comandante da Polícia Militar, pois o governo das mudanças mudou mesmo, passando os órgãos de segurança de primeiro escalão para terceiro. Hoje o comando da Polícia é de mero espectador. Que defendam o governo os seus auxiliares, pois estão sendo bem pagos e com todas as mordomias, mas não se esqueçam dos desprezados policiais que vivem e moram em favelas. Lugar digno de policiais deveria ser outro, pois sendo cicerone do Estado deveriam ser tratados como gente e não como animais.

Senhores policiais não se intimidem com as palavras ásperas do coronel Joel Brasil, pois ele está obedecendo a ordens e se não cumpri-las perderá com certeza a boquinha gostosa que desfruta no momento. Queremos dizer que o buraco é mais acima, pois quando a cabeça vai mal o corpo padece. Essa é a atual psicosfera do segurança no Brasil.

Vemos com certa preocupação os quartéis das Forças Armadas, totalmente protegidos por cercas elétricas. O governo precisa investir maciço na Trindade Social, senão o fim será trágico, e queira Deus que não sejam vítimas da própria situação que criaram.

Pensem nisso!"

(Fonte: Coronel PM RR Antônio Paiva Rodrigues, Mebros da ACI, ALOMERCE e AOUVIRCE. E-mail: celpaiva@oi.com.br)

ATUALIZADO ÀS 20H28 DO DIA 30 DE AGOSTO DE 2009:

AMIGO BESSA OBRIGADO PELA PUBLICAÇÃO DE MINHA MATÉRIA. PEDIRIA AO AMIGO PARA CORRIGIR ESSES DOIS ÍTENS POIS PELA PRESSA COMETI DESLIZES. ABRAÇOS. CELPAIVA


1 - Se fores de lá faça alguma coisa por elas, visto que se inserem no mesmo dilema das Polícias. A situação no momento é de penúria. Se pertenceres à briosa estas agindo na contramão dos acontecimentos. Onde está a democracia tão propalada pregada pelo governador nos palanques eleitorais.

2 - É inadmissível que um cadete ao concluir a Academia Militar não passe por um período de adaptação e seja logo promovido a primeiro tenente. A experiência onde fica?

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

CEARÁ 2 X 0 VASCO DA GAMA

FICHA TÉCNICA
CEARÁ 2 X 0 VASCO DA GAMA

Local: Maracanã
Árbitro: Devarly Lira do Rosário (ES)
Assistentes: Katiuscia Mayer Berger Mendonça (Fifa/ES) e Antonio Carlos de Oliveira (ES)
Renda: R$ 399.758,00
Público: 25.360 pagantes
Gols: Wellington Amorim aos 17 e Mota aos 40 minutos do 2º tempo.
Cartões amarelos: Adriano, Philippe Coutinho e Souza (Vasco); Careca, Heleno, Anderson (Ceará).

VASCO 0

Fernando Prass, Paulo Sérgio, Vilson, Gian, Ramon, Mateus, Souza, Enrico, Alex Teixeira, Alan Kardec (Pimpão) e Adriano.

CEARÁ 2
Lopes, Boiadeiro, Erivélton, Anderson, Fábio Vidal (Jorge Henrique), Heleno, João Marcos, Careca, Geraldo (Esley), Wellington Amorim ( Misael) e Mota.

(Fonte: O Globo e Portal SVM)

SEXTA-FEIRA DE ASSALTOS E TIROTEIOS EM FORTALEZA

BAIRRO DO ITAPERI - FORTALEZA - CE

"A linha de ônibus Conjunto Itaperi foi assaltada por volta das 19h30min desta sexta-feira (28). Três bandidos, após anunciarem o assalto, desviaram o veículo da rota para a comunidade Rosalina, no Bairro Itaperi.

Policiais militares foram chamados ao local e trocaram tiros com os assaltantes. Um deles foi baleado e já foi encaminhado para o Frotinha da Parangaba, os outros dois conseguiram fugir levando os objetos das vítimas."

BAIRRO PRAIA DE IRACEMA - FORTALEZA - CE

"Uma tentativa de assalto a um empresário que saía de um banco, na avenida Monsenhor Tabosa em Fortaleza, acabou em tiroteio, no início da tarde desta sexta-feira. Ninguém ficou ferido e os seis bandidos fugiram sem levar nada.

Por volta do meio-dia, o cliente, deixou o banco acompanhado por um segurança. Os seis homens chegaram em duas motos e um carro, anunciando o assalto. O segurança reagiu, trocando tiros com os bandidos. Uma vidraça do banco e um carro de um outro cliente foram atingidos. Houve pânico na área do banco. Os bandidos fugiram e a Polícia realiza operação de busca."

BAIRRO BONSUCESSO - FORTALEZA - CE

"Quatro homens armados invadiram na manhã desta sexta-feira, 28, uma loja de tecidos no bairro Bonsucesso, na capital cearense. Os bandidos renderem 12 funcionários durante meia hora em um compartimento.

Os assaltantes conseguiram fugir e levaram um veículo e uma kombi carregados de tecido. A polícia encontrou um carro abandonado no Jardim Jatobá e outro em Maracanaú."

(Fonte: TJonline)

INSCRIÇÕES PARA OS COLÉGIOS MILITARES SEDIADOS EM FORTALEZA

"Dois dos colégios militares com conceituado sistema de ensino estão com inscrições abertas para seleção de novos alunos para 2010. O Colégio da Polícia Militar do Ceará lançou edital para ingresso nas séries do 1º, 2º, 6º e 7º Anos do Ensino Fundamental e 1º Ano do Ensino Médio. Já o Colégio Militar de Fortaleza inscreve para as séries do no 6º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio.

CPMCE: 230 vagas para alunos

O colégio da PM está ofertando 200 vagas para o Ensino Fundamental e 30 vagas para o Ensino Médio. Das 230, metade é destinada aos dependentes legais de policiais militares, civis e bombeiros, e a outra metade destinada a civis em geral.

As inscrições podem ser feitas do dia 24 de agosto a 4 de setembro, no horário de 08h30 às 11h30 e de 14h00 às 16h30 na sede do Colégio da Polícia Militar do Ceará, situado na Avenida Mister Hull, s/nº, Km 01, bairro Antônio Bezerra – Fortaleza-CE. O valor da taxa de inscrição é de R$ 25, devendo seu pagamento ser efetuado na tesouraria do colégio.

O edital para as inscrições do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros sairá no dia 15 de setembro.

.: Veja edital, informações da inscrição e demais dados

CMF: 55 vagas para alunos

O Colégio Militar de Fortaleza, o mais antigo e tradicional entre as escolas de Fortaleza, abriu seleção para 45 vagas para o 6º ano do Ensino Fundamental e 10 para o 1º ano do Ensino Médio.

As inscrições vão do dia 24 de agosto a 22 de setembro, das 8h às 12 h/14h às 16h na Av. Santos Dumont, 485, bairro Aldeota, Fortaleza-CE. O valor da taxa é de R$ 65 e o pagamento poderá ser realizado em qualquer Agência do Banco do Brasil.

E-MAIL DE UM CIDADÃO CEARENSE INDIGNADO

"Excelentíssimo Senhor Governador Cid Ferreira Gomes,

Venho através deste e-mail clamar por segurança.

Por volta de meia-noite de terça-feira, 25 de Agosto de 2009, estava saindo do Castelão com minha namorada quando de repente cerca de 10 (dez) marginais nos abordaram no momento em que adentrávamos no carro. Portando facas e nos ameaçando de morte, nos subtraíram:

- 3 celulares;

- Carteira (com 4 cartões de crédito, 1 cartão de sócio-torcedor, 2 cartões de plano de saúde, 2 carteirinhas de estudante, fotos pessoais, minha CNH e algo em torno de R$ 130,00 em dinheiro);

- 1 frente de som;

- 1 controle remoto de abertura de portão;

- 1 cordão de ouro;

Graças a Deus os assaltantes foram “gentis” e nos deixaram com vida, bem como não abusaram da nossa dignidade. E é este o ponto que me intriga: os meliantes foram mais gentis que um POLICIAL DO CANIL, que quando o informei sobre o assalto, apenas olhou para mim e disse: -“É. A polícia hoje está fraca!”.

A POLÍCIA HOJE ESTÁ FRACA? O policial armado de pistola .40, revólver calibre 38, paramentado de colete à prova de balas, botas de coturno, um cão da raça Pastor Alemão... Vem me falar isso? Que a polícia está fraca?? É ESSA A SEGURANÇA QUE O ESTADO OFERECE? Se for, senhor Governador, prefiro ir contra o código e passar a me proteger com minhas próprias mãos, pois MAIS IMPORTANTE QUE LEIS MEDÍOCRES, é MINHA VIDA, MINHA SEGURANÇA E DE MEUS PRÓXIMOS.

Quase cheguei a pedir o Pastor Alemão “emprestado” ao policial para eu mesmo ir atrás dos assaltantes, mas considerando o NÍVEL da polícia do meu Estado, me resguardei para não terminar a noite sendo assaltado e TENDO APANHADO de um intocável fardado.

Estou com vergonha de ser cearense. É este o Estado que vai SEDIAR UMA COPA? É esta POLÍCIA, segundo um próprio membro, FRACA, que vai nos oferecer segurança? Quisera eu ter um relativo poder econômico para poder revelar, através de outdoors, placas, cartazes, panfletos e informes de mídia a VERDADEIRA SITUAÇÃO DA TERRA DA LUZ, que mais caminha para TERRA DAS TREVAS.

Recentemente foi inaugurada uma CPPL em nome de meu falecido tio, Dr. José Jucá Neto, que sinceramente, não imagino se estaria muito orgulhoso de ter seu nome estampado em um dispositivo de justiça onde a segurança é falha. Penso qual seria seu sentimento hoje acerca da segurança do meu Estado, onde os marginais FAZEM O QUE QUEREM e nós, cidadãos que PAGAMOS IMPOSTOS, somos encorajados a agirmos como covardes. Isso mesmo: estão criando COVARDES CONFORMADOS.

Frases como “não reajam”, “entreguem tudo”, “isso acontece”, “isso é normal” apenas criam sentimentos de conformismo e alimentam uma geração de covardes, bem como abastecem como nunca o atrevimento dos marginais, que estão cada vez mais fortalecidos e empenhados no semeio do TERROR entre os HOMENS DE BEM.

Estou DECEPCIONADO e triste por ter minha segurança tratada com tal DESCASO. Acredito que se andasse com um cachorro Poodle estaria mais seguro que esperar algo da nossa PM.

É lamentável. A frase “A POLÍCIA ESTÁ FRACA HOJE” ainda ecoa nos meus ouvidos e cada vez que me lembro, a revolta aumenta! Já imaginaram a moda pegando? Imagine eu entrando em uma sala de aula, e quando questionado por um aluno sobre meu DEVER LEGAL de ministrar a aula, apenas respondesse que “O PINCEL ESTÁ FRACO HOJE”!?

Provavelmente este e-mail seja somente mais um. Que seja, para V.Exa. Governador , Senhor Secretário de Segurança e outros membros do poder estatal. De apronto envio uma cópia para todos os contatos possíveis para que aos poucos, de um a um, os cidadãos fortalezenses, os habitantes do Ceará, os brasileiros em geral, como que em uma reação em cadeia, possam refletir sobre a passividade a qual estamos submetidos e avaliar se realmente vale a pena esperar algo da polícia ou se já não está na hora de fazermos algo de imediato, da POPULAÇÃO DE BEM para A POPULAÇÃO DE BEM.

Todos saberão que ALGUÉM enviou uma mensagem, um pedido DESESPERADO de SOCORRO, e acredito que TODOS aguardarão uma resposta daquele que foi posto no CARGO MÁXIMO do Estado através de nosso valioso VOTO.

Grato pela atenção,

Eduardo José Jucá Mallmann

Químico

RG: 99002226153 SSP-CE."

PESQUISA DIZ QUE VEREADORES DO CEARÁ QUEREM TASSO DE VOLTA AO GOVERNO DO ESTADO

"A União dos Vereadores do Ceará (UVC) divulgou pesquisa realizada entre os seus associados sobre a preferência dos vereadores para as eleições de 2010, nas disputadas ao Senado e ao governo estadual.

Tasso Jereissati (PSDB) é o preferido dos vereadores para ocupar o Palácio Iracema, com 34,8%, seguido pelo governador Cid Gomes (PSB), que ficou com 29,6%. Logo em seguida, aparece o ex-governador Lúcio Alcântara (PR), com 25,18%. A opção de votos em branco ou de nenhum dos candidatos relacionados ficou 10,42% das intenções.

Já na corrida pelo Senado, Eunício lidera tem 30,87% de preferência; com o ministro da Previdência, José Pimentel (PT), em segundo (27,19%) e Tasso em terceiro (25,80%). Em branco, seriam 16,14%.

Segundo o líder do Governo na Assembleia Legislativa, Nelson Martins (PT), “esta pesquisa não representa o conjunto da sociedade. É uma pesquisa segmentada entre vereadores”. Ainda de acordo com o petista, Cid Gomes está muito bem avaliado entre a população do Interior e da Capital.

Já o vice-líder do PSDB na Assembleia, Tomás Figueiredo, rebateu as declarações de Nelson. Segundo o tucano, “esta pesquisa confirma o desejo da população cearense de ver novamente o senador Tasso Jereissati no comando do Governo do Estado”. Contudo, ele ponderou que ainda é cedo para prever um cenário visando às eleições do próximo ano.

Ao todo, 402 parlamentares foram consultados durante o XXVI Congresso Estadual de Vereadores do Ceará, realizado nos dias 25 e 26 de agosto."

(Fonte: Jornal O Estado e TJonline)

ONDA DE ASSALTOS A RESIDÊNCIAS ASSUSTAM NA GRANDE FORTALEZA

"Plantão atípico para a polícia nesta quinta-feira (25). Em menos de 24 horas, três casas foram invadidas e mais de 20 pessoas foram feitas reféns. Em Fortaleza, os crimes ocorreram na Maraponga e no Grande Pirambu. Já em Aquiraz, o assalto com direiro a grupo de turistas feitos refém fora registrado na Prainha.

Família inteira sob a mira de revólveres na Maraponga

Na tarde desta quinta-feira, dois homens armados invadiram uma residência na rua Gama e mantiveram uma família inteira refém por 40 minutos. A dupla levou todos os objetos de valor, o carro da família e uma quantia em dinheiro ainda não revelada.

O veículo foi abandonado no bairro Granja Portugal e a polícia saiu em perseguição aos bandidos, que ainda estão foragidos.
De acordo com moradores da rua, esse é o quinto assalto em apenas três meses na região.

Grande Pirambu: R$ 47 mil levados da casa do empresário

Uma mãe e dois filhos - um deles portador de deficiência física, também foram vítimas de dois homens armados, na residência da família, no bairro Nossa Senhora das Graças, no Grande Pirambu. Segundo a PM, os assaltantes chegaram de carro, trancaram as vítimas no banheiro e, um deles, manteve uma arma sob a mira da cabeça da criança paraplégica.

O pai da família, que não estava no momento do crime, é proprietário de uma revenda de veículos em Fortaleza e guardava R$ 47 mil em espécie. O dinheiro foi levado pelos bandidos.

19 turistas reféns em casa de praia na Prainha

Já em Aquiraz, as vítimas da ação dos criminosos foram 19 turistas. O grupo, incluindo turistas italianos, foi rendido e levado a um quarto. Segundo informações daDelegacia Metropolitana de Aquiraz, máquinas fotográficas digitais, um notebook, 150 euros e mais de R$ 5 mil em dinheiro, além de três cartões de crédito e passaportes foram levados. A polícia já tem pistas dos assaltantes."

(Fonte: Portal SVM)

CURSOS GRÁTIS

"A Assembléia Legislativa do Ceará oferece cursos gratuitos a Distância por meio do programa Unilece (União Interativa do Legislativo Cearense), com o objetivo de integrar e modernizar o Poder Legislativo Cearense. Essa interação permitirá o intercâmbio de informações entre os Poderes Legislativos Estadual e Municipais. Na atual conjuntura, houve um fortalecimento da função fiscalizadora da gestão pública. Nessa perspectiva, existe uma demanda por oferta de serviços públicos de qualidade, sendo imprescindível a qualificação dos quadros funcionais.


O Programa Unilece oferece quatro ferramentas, disponibilizando o acesso à informação e promovendo a inclusão digital, política e social em todo o Estado: AP Interativa, Alecemídia, Interlece e Legioteca.


O Alecemídia é um projeto de educação a distância, destinado a incentivar o aprimoramento profissional dos agentes políticos e servidores do Poder Legislativo Estadual e Municipal em parceria com o Interlegis do Senado Federal, utilizando as novas tecnologias da informação (internet e videoconferência) e também aberto a toda a comunidade. Os cursos são realizados integralmente na modalidade EAD, tem duração de três meses e podem ser acessados de qualquer lugar e a qualquer momento por computador via internet.


O Alecemídia oferece cursos com carga horária até 40 horas e certificados aos participantes emitidos pela Assembléia Legislativa. A temática dos cursos está relacionada com a prática legislativa.


Cursos oferecidos:


- Licitações e Contratos


- Noções Básicas de Administração


- Técnicas de Oratória


- Introdução à Lei de Responsabilidade Fiscal


- Orçamento Público II - Planejamento e Ordenamento de Receita e Despesa


- Orçamento Público III - Instituições de Controle Orçamentário


- Pregão Eletrônico


Período de matrícula


Até 14 de setembro de 2009.


Período dos cursos


22 de setembro a 23 de novembro de 2009."


Informações: www.al.ce.gov.br


(Fonte: Clipagem do Sindieventos)


LEVARAM O GENERAL

"Nem a praça que fica em frente ao 23º Batalhão de Caçadores do Exército escapou da ação de ladrões. O busto de bronze do general Sampaio e as placas de inauguração do local foram roubados

Tinha tudo para ser um local seguro: movimento intenso, vigilância nas proximidades e um quartel do Exército bem pertinho. Mas não é. A praça General Sampaio, localizada em frente ao 23º Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro e entre as avenidas dos Expedicionários e Treze de Maio, no Bairro de Fátima, não escapou dos ladrões.

O busto de bronze do General Sampaio e duas placas, uma de inauguração e outra comemorativa, também de bronze, que decoravam o local, sumiram do dia para a noite. A população responsabiliza o 23º Batalhão. “Isso é uma vergonha. Levaram o busto do general nas vistas do Exército”, reclama o comerciante Luiz Carlos de Oliveira, 64, morador do bairro.

Para ele, que não soube precisar quando o busto foi roubado, a falta de segurança na praça é um problema constante. “Não tem guarda municipal por aqui. Não tem soldado. Ninguém vigia nada”. O proprietário da banca que fica na praça, Francisco Freitas Lopes, 33, conta que o busto desapareceu “da noite pro dia”. “A gente não soube identificar quem roubou. Anda todo tipo de gente por aqui”, diz.

Para ele, o roubo aconteceu, por conta da falha na segurança do local. Segundo Francisco Lopes, a praça tem se tornado um lugar perigoso. Muitas pessoas que tradicionalmente se reuniam lá, no fim da tarde, para jogar xadrez deixaram de ir por medo de assaltos. Segundo ele, além da insegurança, moradores de rua e catadores utilizam o lugar para dormir e fazer comida.

O oficial de Relações Públicas do 23º Batalhão de Caçadores, tenente Sílvio de Paiva, apesar de lamentar o roubo, que, segundo ele, ocorreu há mais de um ano, diz que a praça é de responsabilidade da Prefeitura. “A relação que temos é com aquele que deu o nome à praça”, cita. Conforme ele explica, o terreno, na década de 1980, foi cedido pelo Exército à Prefeitura para melhorar o fluxo de veículos na avenida.

Ele garante que o 23º Batalhão já tentou cobrar uma solução da Prefeitura, por meio de ofícios. “Fazer mais do que isso seria intromissão”, diz. Quanto ao busto, ele disse que, caso a Prefeitura solicite, o Exército poderá analisar como fazer a reposição.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria Regional IV (SER IV), a Prefeitura planeja recuperar o busto e prometeu entrar em contato com o 23º Batalhão. Conforme a assessoria, a Prefeitura já realizou diversas abordagens na praça, com os moradores de rua e catadores, sem sucesso.

Já a segurança será reforçada pela Guarda Municipal com a inclusão do local na ronda de uma viatura que fica em frente à Igreja de Fátima,. A assessoria disse que desconhecia as ocorrências na Praça General Sampaio.

SAIBA MAIS

QUEM FOI?

- General Antônio Sampaio nasceu em Tamboril, município do interior do Ceará, em 1810. Em 1830, alistou-se voluntariamente no Exército. Na Batalha de Tuiuti, durante a Guerra do Paraguai (1864-1870), foi atingido três vezes pelo inimigo. Por conta dos ferimentos, faleceu a bordo do navio que o transportava para Buenos Aires. Em reconhecimento a sua atuação no Exército Brasileiro, General Sampaio foi escolhido como patrono da Infantaria.

ANTES.

Começo dos anos 90, surge a Praça General Sampaio, na avenida 13 de maio, em terreno doado pelo Exército. Pompas e solenidade para colocação do busto militar cearense.

HOJE.

A peça de bronze foi arrancada de onde estava por ladrões. Sem problemas com a proximidade do quartel do Exército, levaram ainda duas placas de bronze."

(Fonte: O Povo - Por e-mail do Castelo)

NUA E PRESA

"Uma modelo foi detida por posar nua para um fotógrafo em uma das salas do Museu Metropolitano de Arte (MET), de Nova York, Estados Unidos da América, informou nesta quinta-feira a imprensa local."


"Kathleen Neill, de 26 anos, foi detida pouco depois que, na quarta-feira, para surpresa dos presentes, tirou a roupa na sala de armas e armaduras do museu.

As autoridades a acusaram do crime de comportamento lascivo e depois a deixaram em liberdade.

A sessão fotográfica não autorizada faz parte do projeto do artista gráfico nova-iorquino Zach Hyman de retratar corpos nus em locais públicos da cidade, como Times Square, o bairro de Chinatown ou a estátua do touro de bronze de Wall Street.

"Tudo foi muito bem até o final, em que ocorreu o pior que podia acontecer", explicou o fotógrafo ao jornal "New York Post", dizendo que se mostrou surpreso pela rápida reação dos guardas de segurança do Met.

"Fizemos questão de entregar a moça à Polícia, havia crianças vendo o que acontecia", afirmou um dos vigias à publicação.

Como em outras ocasiões, Hyman tinha planejado meticulosamente a ida ao museu, e inclusive estava acompanhado das câmeras do canal local "NBC New York".

Nas imagens Neill aparece tirando o vestido rapidamente e posando em frente a uma estátua coberta pela armadura de um cavaleiro medieval à luz dos flashes."

(Fonte: EFE jju/db e Ig)